19.10.20

O campeonato a sério começa a partir de domingo!

Volto à derrota de ontem para deixar mais algumas notas:

1) Não está em causa a vitória do Benfica, que tem claramente o melhor plantel do campeonato português, está a jogar bem e provavelmente ganharia o jogo em quaisquer circunstâncias (curioso como o trio de arbitragem marcou três lances a sempre favor do Benfica que felizmente o VAR anulou!). Mas os Rioavistas exigem outra atitude.

2) Não são, contudo, os números da derrota que me inquietam, mas sim a forma como o Rio Ave jogou. E, como se viu, até podiam ter sido mais… O Rio Ave fez o seu pior jogo desta época, com falhas individuais e coletivas, com jogadores experientes a comportarem-se como jovens nervosos e um treinador que parece estar a ter muitas dificuldades para se impor. 

3) Antes de expor as minhas críticas ao treinador, um ponto prévio: então era o maior frente ao Besiktas e AC Milan e agora não presta? Nem Mário Silva foi o maior nessa altura, embora fique associados a esses dois jogos históricos, nem agora é o pior. Não tem culpa dos falhanços de Aderllan Santos ou Filipe Augusto, da desinspiração de Geraldes ou Bruno Moreira, mas há várias coisas que não batem certo.
Alguns exemplos, além dos que referi ontem:

- Desde o castigo a Matheus Reis que a equipa não tem defesa-esquerdo. Coentrão ainda não está em forma e o treinador prefere Monte a Pedro Amaral, contratado como defesa-esquerdo. Para além do que significa (para o jogador) esta escolha, Monte a defesa esquerdo é jogar com menos um [central de formação, foi defesa direito no ano passado e defesa esquerdo nesta época. Penso que o jogador merece um pouco mais de respeito, do que ser lançado a umas feras para as quais não tem garras – leia-se características].

-      A equipa esteve descompensada: no lado esquerdo não tinha defesa, mas tinha avançado; do lado direito, tinha defesa (Ivo Pinto, o melhor em campo), mas não tinha avançado (Piazon foi mais um médio do que alguém que criou perigo); por outro lado, Geraldes andou encostado à linha esquerda, não havendo ninguém para ‘pegar’ no nosso jogo a meio campo e fazer a bola circular.

-      Mais: Mário Silva continua a apostar mal no onze. Dois exemplos: Bruno Moreira a titular e Pelé no banco!

4) Embora com limitações no ataque, o Rio Ave tem um plantel de muita qualidade. Muito mais qualidade do que aquela que tem demonstrado nos jogos nacionais. Não sei porque razão, mas Mário Silva não está a ser capaz de tirar partido dessa qualidade.

5) É por isso que depois desta entrada em falso, o campeonato começa domingo em Faro. Exige-se não só outra atitude mas outra qualidade.


PS - Já elogiei Mário Silva pelas análises que faz no final dos jogos. Ontem fugiu ao problema: «Não fizemos um jogo consistente. É uma noite triste, depois dos jogos que conseguimos no campeonato e na Liga Europa." No campeonato, míster????? «Faltou-nos sermos iguais a nós próprios. Tivemos seis jogos de um nível completamente diferente do de hoje" Seis? Está a contar com as três primeiras jornadas do campeonto??