4.8.19

Ganhamos... e vimos outras coisas... a doer.


Ganhamos. Estamos na fase de grupos da Taça da Liga. É bom.
Objectivo cumprido, numa altura em que nem sempre um jogo a eliminar é a coisa mais justa… ainda com o mercado aberto e com as equipas sem os jogadores todos disponíveis e sem assimilarem ideias de novos treinadores.
Quanto ao 11 apresentado por Carvalhal podemos constatar duas coisas cumulativas:
Jogaram jogadores que já cá estavam o ano passado e que além disso iniciaram a pré-época.
Ou seja, nem reforços, nem jogadores que já cá tendo estado o ano passado chegaram mais tarde.

Na baliza, temos um guarda-redes para as taças: Paulo Vitor.
Pawel na Liga e Carlos Alves no sítio de sempre.

Defesa:
Na direita, Júnio era o único que entrava na predefinição acima referida (Costinha chegou mais tarde). Fez um jogo bom na linha daquilo que mostrou no final da época passada.

Na esquerda Matheus concorria com um reforço e ganhou a corrida, quanto o mim bem pelo que vinham fazendo na pré-época. Cumpriu.
No centro da defesa Bore é para mim o nosso central mais completo. Estava cá o ano passado mas não fez a pré-época toda por ter estado no Euro sub21.

Jogaram Monte e Messias. E aqui quero deixar a primeira nota.
Embora ache que Bore é o melhor, creio que a dupla Monte e Messias é a que combina melhor. Se o ano passado era Semedo e outro qualquer porque este era muito melhor que os outros e fazia de quem jogava ao seu lado também melhor jogador; Bore embora melhor, não é, para já, um craque nem ao lado de Monte nem de Messias. Com isto, Monte é o central que melhor temos na saída de bola, o que proporciona liberdade a Filipe Augusto para receber jogo mais à frente e termos a equipa mais subida e ao mesmo tempo Monte consegue fazer 5 ou 6 passes de 40 ou 50 metros a variar o centro do jogo sem os errar… e mais nenhum defesa nosso o faz.
Messias é o melhor nos duelos individuais aéreos e o mais rápido. Alguns défices de posicionamento que Bore não tem e onde Monte é muito concentrado.
Bore é no um para um quando um contrário o encara o melhor no desarme, é bom de cabeça é bom a sair, posiciona-se bem… mas no combinado os outros 2 funcionam melhor. Um caso interessante para seguirmos ao longo da época.
No nosso primeiro golo, Nelson Monte estava rodeado por 3 jogadores da Oliveirense. Quando o que todos pedíamos era um chutão, o que ele faz é abrir em Matheus com um passe que o deixa com o corredor aberto e nessa transição rápida há um bom golo do extremo do lado contrário, Nuno Santos.

No meio campo quase a mesma coisa. Aceito que digam que Jambor é mais jogador que Tarantini e até aceito que digam que melhor que Filipe Augusto. Mas a realidade é que o nosso melhor meio-campo de sempre (Filipe Augusto, Tarantini e Diego levaram-nos a duas finais de taças e à Liga Europa) liga como ninguém. Filipe Augusto sente-se mais confiante quando sente que tem Tarantini para o dobrar (e posicionalmente Tarantini é exímio). Diego sente uma liberdade sabendo que tem, se necessário, 2 cães de caça atrás dele para o que der e vier.
Tarantini dá um equilíbrio à equipa que muito dificilmente outro dará.
Jambor é uma excelente alternativa, já Vitó tem a vida muito complicada.
Estranhei a ausência de Joca no banco, quando fez um pré-época muito interessante.

Neste 2 casos, dupla de centrais e trio de meio-campo, estamos claramente, na minha modesta opinião, perante situações em que o todo é muito mais que a soma das partes. Nem sempre têm de jogar os melhores, mas sim aqueles que tornam a equipa melhor.
Tarantini merece destaque porque faz isso há anos no nosso clube.

Os extremos de pés trocados:
Nuno Santos, canhoto na direita e a justificar o porquê com 2 golos (o 2º soberbo) e com Junio muito bem a combinar e a entrar nas costas. Nuno Santos é titular de caras. Ele e mais 10 neste momento.
Gabriel perdeu o lugar possivelmente para Mehdi… ou para Mané que levou uma pancada muito feia. Mané ainda não está em forma… mas mostrou pormenores de craque… Esperemos que não o matem de pancada. Mehdi entrou também muito bem, muito disponível e tem golo (e fez)… o que pode fazer sentido também para jogar de fora para dentro na esquerda. Pode até proporcionar 4-4-2 com Nuno na direita, Diego na esquerda e ele e Moreira na frente…
Murilo para mim, como já vinha dizendo, apesar de ter sido titular em vários jogos de pré-época, não tem andamento para competir/discutir a titularidade com estes jogadores. Reforço que na pré gostei mais de Jaime do que de Murilo.

Ponta-de-lança:
Bruno Moreira é o nosso ponta-de-lança mais completo, mais inteligente e na minha opinião o que pode oferecer mais a uma equipa que é baixa. Segura bem, joga de costas para a baliza, sabe jogar de frente (como se viu acabou como 2º avançado) e tem golo.
Entrar Ronan deixou-me a pensar se Carvalhal quer de facto apostar nele ou se estava a pedir um ponta-de-lança.
Said caiu?

Notas finais:

6- golos podiam ser 5 ou 8... marcamos e marcar é sempre bom.
3 – oportunidades de golo da Oliveirense em cantos, com jogadores a saltarem sozinhos e felizmente a não marcarem, mais uma de bola corrida que me lembre. É preciso mais atenção e mais trabalho.
13 – a soma de PSP’s e seguranças a olhar para a bancada poente com cerca de 1000 pessoas. Quero ver pela proporção 1000 polícias a olhar para 9000 pessoas nos jogos em que rebentam petardos e tochas em cima do nosso banco e nos nossos apanha-bolas.
1- central que nos falta se for melhor que os que cá estão.