Vitória em Alvalade.
Essencial: 3 pontos.
Para quem quer desvalorizar: com 3 penaltis.
Para quem viu o jogo: com coragem ,com personalidade, nem sempre bem jogado, mas com muita vontade e com períodos a dominar o Sporting em sua casa.
Antes de mais parabéns ao treinador. Incutiu nos jogadores que jogar em Alvalade contra o Sporting é a mesma coisa que jogar em casa contra o Aves. E meter-lhes isso na cabeça deve dar muito trabalho no contexto do futebol português.
Depois parabéns ao árbitro pela coragem: marcar 3 penaltis a favor da mesma equipa não é normal. Marcar 3 penaltis a favor de um pequeno na casa de um grande, mesmo eles sendo de facto faltas para penalti, demonstra uma coragem imensa: Parabéns João Pinheiro.
Quanto aos jogadores estiveram globalmente bem:
Matheus foi o jogador menos com um alívio que dá o primeiro golo ao SCP, mas não o culpo, pois ou mete o pé ou quem estava atrás dele fazia golo. No segundo golo do SCP o mesmo Matheus tem uma infantilidade de marcar um lançamento 30 metros à frente. Isso dá um lance perigoso a favor deles em que nasce o segundo golo.
Nuno Santos também a anos-luz do que nos habituou.
De resto a equipa toda muito bem: nestes jogos contra equipas de maior valia notam-se as debilidades técnicas de Tarantini, mas que depois são compensadas pela sua experiência e inteligência táctica no processo defensivo.
Diego e FA têm uma qualidade acima de qualquer suspeita.
Uma palavra a Nelson Monte: fora de posição mas muito bem.
A dupla de centrais muito eficaz também.
Pawel e Moreira cumpriram.
O destaque: TAREMI - hattrick... desta vez de penaltis sofridos.
3 penaltis sofridos (que foram 4 mas um não assinalado) e incansável na procura da bola e do espaço (espaço onde ganha a frente e que só não marcou porque sofreu faltas).
2 jogos e 15 minutos: 3 golos e 5 penaltis sofridos.
Ganhamos como equipa: mais posse de bola, mais duelos ganhos, maior eficácia no passe.
A corrigir: fizemos 3 remates enquadrados na baliza que foram os 3 penaltis e que deram golo. É preciso rematar mais e melhor em bola corrida (tudo bem que Coates não deixou).
PS1: Já tivemos Jambor no banco... e a entrar. Carvalhal quer um suplente para FA? Como se viu mais uma vez hoje para o mister, o croata é um "8". Falta 1 dia para fechar o mercado... Precisamos de um "6" para combater com FA e espero que ninguém precise do Taremi.
PS2: houve épocas em que não tivemos 5 penaltis assinalados a favor o campeonato inteiro...
PS3: não costumo falar no adversário, mas aos sportinguistas, antes de se queixarem do João Pinheiro, tentem perceber porque é que o mesmo homem que vos eliminou da Liga Europa há 2 anos, que vos fez perder a supertaça este ano e que tem tido erros estúpidos constantes nestes 4 anos, com perdas de bola constantes na defesa e cortes e passes falhados em zonas proibidas, continua a jogar e têm Luis Neto no banco. Coates é muito fraco: e no que me toca... ainda bem.
31.8.19
(2-3 em Alvalade) Taremi ganha tres penaltis e o Rio Ave vence em Alvalade
Vamos deixar as análises mais detalhadas para depois.
Para nós, este jogo fica marcado pelas 3 grandes penalidades ganhas por Taremi, que resultaram em 3 golos (Filipe Augusto, Ronan e Filipe Augusto - um alinhamento pouco comum).
Vai ser uma semana a discutir os lances mas do que vi não tenho duvidas no primeiro e no terceiro lances. No segundo, percebo e aplaudo a decisão do árbitro João Pinheiro, juma vez que Coates puxa, ainda que de fugida, a camisola de Taremi, além de um toque no pé.
Marcar 3 penaltis em casa do Sporting é de homem! O mesmo não acontece com a Sporttv que elege Bruno Fernandes o homem do jogo, quando Taremi ganha as 3 grandes penalidades.
(Pinheiro falhou em não expulsar Coates no segundo penalti. Ainda bem para nós).
Destaco as exibições de Taremi, Filipe Augusto e Matheus Reis (sobretudo a atacar).
Para nós, este jogo fica marcado pelas 3 grandes penalidades ganhas por Taremi, que resultaram em 3 golos (Filipe Augusto, Ronan e Filipe Augusto - um alinhamento pouco comum).
Vai ser uma semana a discutir os lances mas do que vi não tenho duvidas no primeiro e no terceiro lances. No segundo, percebo e aplaudo a decisão do árbitro João Pinheiro, juma vez que Coates puxa, ainda que de fugida, a camisola de Taremi, além de um toque no pé.
Marcar 3 penaltis em casa do Sporting é de homem! O mesmo não acontece com a Sporttv que elege Bruno Fernandes o homem do jogo, quando Taremi ganha as 3 grandes penalidades.
(Pinheiro falhou em não expulsar Coates no segundo penalti. Ainda bem para nós).
Destaco as exibições de Taremi, Filipe Augusto e Matheus Reis (sobretudo a atacar).
Publicada por
João Paulo Meneses
Leandrinho no Setúbal (atual.)
Falta saber se emprestado (tem mais um ano de contrato) ou se rescindiu e é jogador livre. (porque falta a confirmação oficial)
De qualquer forma, deixa de ser jogador do Rio Ave e é menos um problema para resolver.
Ainda falta encontrar clube para Miguel Rodrigues (e para alguns jovens dos sub23 que precisam de sair para evoluir, como Tiago André, Carlos Alves ou Jaime).
atualizado a 2/9: é oficial
De qualquer forma, deixa de ser jogador do Rio Ave e é menos um problema para resolver.
Ainda falta encontrar clube para Miguel Rodrigues (e para alguns jovens dos sub23 que precisam de sair para evoluir, como Tiago André, Carlos Alves ou Jaime).
atualizado a 2/9: é oficial
Publicada por
João Paulo Meneses
30.8.19
Diogo Figueiras, reforço à vista!
O lateral direito Diogo Figueiras, que representava o Braga, será o novo reforço do Rio Ave, isto decifrando a imagem enigma publicada pelo facebook do Rio Ave.
Publicada por
Gualter Macedo
Identidade = Taremi?
Foto: Facebook Rio Ave FC |
1. Equipa organizada (sempre bem posicionada na perda, e sempre bem posicionada para a transição ofensiva).
2. Busca do Golo ( ter Bola, para poder ter como grande objetivo o golo)
3. Não subjugar a Identidade em função da estratégia.
4. Fazer um jogo positivo
5. Ter princípios de jogo( definir como a equipa se deve comportar nos vários momentos de jogo)
6. Olhar mais para nós e para aquilo que conseguimos fazer.
7. Forma de jogar (desenho tático e posicionamento da equipa nos vários momentos de jogo).
É bem elucidativo, o que CC quer para a equipa! É “audível” que ele quer que estes jogadores tentem executar o que se pede nos treinos, e só depois virá a estratégia para o jogo em questão.
Mais uma vez, fico com a certeza de que CC acredita muito mais no que treina, do que propriamente numa estratégia de surpresa explorando e treinando formulas e antídotos para contrapor os pontos fracos do adversário.
Voltando à questão identidade, fiquei com a impressão no jogo com o Famalicão, que na ausência de Identidade durante 77’, após a mudança de estratégia no jogo, mudou também a nossa identidade, e um só jogador (Taremi), quase nos dava a possibilidade de pontuar no jogo. O mesmo se passou no jogo com o Aves, a equipa fez ajustes pontuais, procurando melhorar a identidade, conseguindo muito mais jogo do que em Famalicão é certo, mas ainda assim eu acho que tivemos muito mais Taremi, do que muito mais Identidade. A identidade tem que estar lá independentemente de quem joga, mas eu penso que ninguém acredita que o nosso jogo(identidade) consiga ser o mesmo ou melhor sem Taremi na equipa. Logo e por isto, eu acho que frente ao Aves, tivemos muito mais IDENTIDADE = TAREMI, do que Identidade = Principios de jogo e Forma de jogar.
E amanhã que Taremi ( Identidade) teremos? Acho que amanhã ele(Taremi) vai rebentar com o Sporting. Acho que amanhã ele vai encher as páginas dos jornais e telejornais...
Só espero que ninguém se atreva a vir buscá-lo, sim porque ainda há "Janela"!
Será que vamos conseguir surpreender o Sporting? Temos equipa para isso! Eu acredito.
Que jogador do Rio Ave se poderá superiorizar a Taremi? Talvez Nuno Santos!
Publicada por
Gualter Macedo
Bruno Moreira, Ronan ou... Taremi?
Não é previsível que CC faça mudanças no onze (até porque Bruno e Taremi parecem entender-se bem).
Mas o facto de Bruno Moreira não ter marcado qualquer um dos 11 golos do Rio Ave, em dois jogos, pode merecer atenção - Taremi, com 4 e Nuno Santos, com 3, são os melhores marcadores.
Existem duas alternativas no plantel: Ronan e Taremi.
Taremi com Nuno Santos e Mané (quando estiver plenamente em condições) seria um tridente de enorme qualidade.
Ronan é um jogador com outras características, sobretudo pela altura. Mas para Ronan poder marcar a bola tem de chegar à pequena área.
Mas o facto de Bruno Moreira não ter marcado qualquer um dos 11 golos do Rio Ave, em dois jogos, pode merecer atenção - Taremi, com 4 e Nuno Santos, com 3, são os melhores marcadores.
Existem duas alternativas no plantel: Ronan e Taremi.
Taremi com Nuno Santos e Mané (quando estiver plenamente em condições) seria um tridente de enorme qualidade.
Ronan é um jogador com outras características, sobretudo pela altura. Mas para Ronan poder marcar a bola tem de chegar à pequena área.
Publicada por
João Paulo Meneses
sub23: 3º jogo fora, 3º empate (0-0 com a Académica)
Três jogos fora seguidos. Três empates.
Parece que a equipa está menos forte do que no ano passado.
Em Coimbra Pedro Cunha fez alinhar Carlos Alves, João Pedro, Luca, Bianchi e Gabi; Rúben Gonçalves, Diogo Teixeira (c), Damien, Ricardinho, Bruninho e Francisco.
Jogaram ainda: Filipe Almeida, Tiago André, Pedro Graça, Leandro e Jaime.
Uma equipa claramente ofensiva, mas que não marcou qualquer golo.
Parece que a equipa está menos forte do que no ano passado.
Em Coimbra Pedro Cunha fez alinhar Carlos Alves, João Pedro, Luca, Bianchi e Gabi; Rúben Gonçalves, Diogo Teixeira (c), Damien, Ricardinho, Bruninho e Francisco.
Jogaram ainda: Filipe Almeida, Tiago André, Pedro Graça, Leandro e Jaime.
Uma equipa claramente ofensiva, mas que não marcou qualquer golo.
Foi também o jogo de despedida de Ricardinho.
Tiago André continua a não ser uma opção clara - o míster está a contar que Tiago saia para outro clube?
PS - O Rio Ave inscreveu, até agora, seis jogadores dos sub23 na Liga de Clubes (não estou a conta com Carlos Alves, Vitó e Costinha): Tiago André, Diogo Teixeira, Leandro, Schute, Furtado e Jaime.
Quem falta? Bruninho! Nunca se sabe se não viremos a precisar dele. No site oficial do Rio Ave só estão, nesta altura, os 24 que fazem parte do plantel.
PS - O Rio Ave inscreveu, até agora, seis jogadores dos sub23 na Liga de Clubes (não estou a conta com Carlos Alves, Vitó e Costinha): Tiago André, Diogo Teixeira, Leandro, Schute, Furtado e Jaime.
Quem falta? Bruninho! Nunca se sabe se não viremos a precisar dele. No site oficial do Rio Ave só estão, nesta altura, os 24 que fazem parte do plantel.
Publicada por
João Paulo Meneses
29.8.19
Breves notas sobre o que os 2 jogos da Liga já nos dizem
É ainda cedo para se ter uma ideia precisa dos características mais marcantes do Rio Ave 2019/2020. Há apenas 3 jogos disputados, foi adiado um jogo contra um adversário que compete pelos mesmos objectivos que nós e um dos jogos foi contra um adversário de uma divisão inferior à nossa. Ainda assim há alguns factos curiosos que merecem 2 minutos da nossa atenção. Para já, só falaremos da Liga no quadro que abaixo se mostra.
Assim:
- temos menos posse de bola que os nossos adversários. A expulsão de Messias em Famalicão influencia seguramente este valor;- cometemos mais faltas e, apesar de temos um cartão vermelho, no cômputo geral temos menos cartões. O quadro não mostra, mas cometemos mais faltas no jogo em casa do que no jogo fora (17-16);
- com mais remates que os adversário, somos também mais eficazes. Em Famalicão, mesmo com menos um jogador durante 34 minutos, a proporção de remates foi 12-15, enquanto que no jogo passado foi 16-8;
- já marcámos golos nas duas partes dos jogos, mas ainda só sofremos nas segundas;
- já marcámos e sofremos golos de bola parada e até já desperdiçamos um penalty;
- em 2 jogos o treinador já fez 2 substituições duplas.
Publicada por
Gil
28.8.19
As queixas (?) dos jogadores em relação aos adeptos (ATUAL.)
Acredito que os leitores se espantam com o título deste texto. Não mais do que eu.
Se só agora escrevo é porque quis confirmar que -infelizmente - assim é.
Segundo percebi: há jogadores (e não serão dois ou três, garantem-me) que estão zangados com o facto de (alegadamente) haver adeptos que apupam nos jogos desde o princípio.
E por isso limitam ao mínimo a relação com os adeptos nos jogos.
(atenção o problema não tem a ver com esta época, já se arrasta de épocas passadas)
(atenção o problema não tem a ver com esta época, já se arrasta de épocas passadas)
Continuo espantado.
- Nunca houve tanto apoio como agora, sobretudo por mérito da Associação de adeptos, que tem feito um bom trabalho;
- o local da bancada onde me sento é oposto ao da claque. No local onde me sento não noto qualquer animosidade para com a equipa (o Gil, que se senta ao meu lado há 20 anos, sabe que nestes anos por duas vezes interpelei sócios que mais pareciam torcer pelo adversário. Mas nos últimos anos não tenho precisado de me chatear...).
- Malucos há em todo o lado. Mas um maluco ou dois malucos não fazem uma massa adepta, nem quero crer que os jogadores pensem isso.
Por tudo isto, não percebo nem aceito.
Este texto serve para tentar afastar fantasmas da cabeça dos jogadores.
O que estiver ao meu alcance, continuarei a fazer.
E os jogadores, o que fazem eles?
Tarantini, o capitão, tem a palavra!
Atualizo a 2/9: texto colocado ontem pelo João Borges, presidente da Associação: "Os Ultras Verdes 1939 vêm por este meio agradecer à equipa por finalmente perceberem ao fim de muitos anos de que uma postura proativa para com os seus adeptos os fará catapultar para outros níveis"
E os jogadores, o que fazem eles?
Tarantini, o capitão, tem a palavra!
Atualizo a 2/9: texto colocado ontem pelo João Borges, presidente da Associação: "Os Ultras Verdes 1939 vêm por este meio agradecer à equipa por finalmente perceberem ao fim de muitos anos de que uma postura proativa para com os seus adeptos os fará catapultar para outros níveis"
27.8.19
Sobre o 3º jogo dos sub23 (empate 1-1 com o Cova da Piedade)
No passado sábado o Rio Ave foi a Almada defrontar os sub23 do Cova da Piedade.
Numa equipa em quer Costinha e Vitó voltaram a ser titulares (tal como Carlos Alves), regista-se o regresso de três jogadores: Tiago André (titular), Leandro e Damien Furtado, suplentes, após lesões.
Nota também para estreia de um jovem da formação em quem, pessoalmente, aposto bastante, o avançadoVítor Francisco (Chico), além de uma outra estreia, a do central Luca..
No final, 1-1. Bruninho não marcou (jogou 82 minutos) e o Rio Ave não ganhou. Marcou o suplente Ricardinho.
PS - Por falar em sub23, Tiago André regressou, Damien regressou, Leandro regressou. Só falta Kelechi. Ao que percebi, deixou o Rio Ave porque, imagino, era preciso fazer a opção de compra e pediam muito dinheiro (trata-se de um central com potencial, mas não muito melhor do que aqueles que lá estão).
Numa equipa em quer Costinha e Vitó voltaram a ser titulares (tal como Carlos Alves), regista-se o regresso de três jogadores: Tiago André (titular), Leandro e Damien Furtado, suplentes, após lesões.
Nota também para estreia de um jovem da formação em quem, pessoalmente, aposto bastante, o avançadoVítor Francisco (Chico), além de uma outra estreia, a do central Luca..
No final, 1-1. Bruninho não marcou (jogou 82 minutos) e o Rio Ave não ganhou. Marcou o suplente Ricardinho.
PS - Por falar em sub23, Tiago André regressou, Damien regressou, Leandro regressou. Só falta Kelechi. Ao que percebi, deixou o Rio Ave porque, imagino, era preciso fazer a opção de compra e pediam muito dinheiro (trata-se de um central com potencial, mas não muito melhor do que aqueles que lá estão).
Publicada por
João Paulo Meneses
26.8.19
Monte a defesa direito - o que significa
Carvalhal explicou no final do jogo com o Aves que «O Júnio é um jogador jovem [22 anos], que está em evolução. Temos insistido com ele para melhorar a receção e o passe na primeira fase de construção, ele está a trabalhar afincadamente. Estamos convencidos que ele pode atingir um nível bom, mas vai precisar de uma ou outra semana para melhorar a saída».
Eu acho a escolha mais 'complexa' do que parece:
1) para começar, já o disse, Monte cumpriu. Não foi o melhor em campo, mas não também não foi o pior. Concordo com o Carlos Francisco quando diz que prefere um defesa que antes de atacar saiba defender, porque é para isso que lá está.
2) também não duvido que CC encontrou uma solução que corresponde aos seus objetivos para a equipa;
3) mas é estranho que tendo dois laterais direitos disponíveis no plantel, o míster tenha escolhido desviar um central (acaba por ficar uma certa 'censura' aos dois);
4) para mim, o que o míster está a dizer à Direção é que, além de um homem para a frente, precisa também de um defesa direito (não é a primeira vez que se fala nisso...).
5) agora estou mais convencido: Costinha ficará no plantel e, não tenho dúvidas, irá estrear-se pela equipa principal ao longo da época. Mas o míster (ainda?) não vê nele as qualidades que muitos de nós lhe reconhecemos e jogará sobretudo pelos sub23, como aconteceu mais uma vez no sábado.
Eu acho a escolha mais 'complexa' do que parece:
1) para começar, já o disse, Monte cumpriu. Não foi o melhor em campo, mas não também não foi o pior. Concordo com o Carlos Francisco quando diz que prefere um defesa que antes de atacar saiba defender, porque é para isso que lá está.
2) também não duvido que CC encontrou uma solução que corresponde aos seus objetivos para a equipa;
3) mas é estranho que tendo dois laterais direitos disponíveis no plantel, o míster tenha escolhido desviar um central (acaba por ficar uma certa 'censura' aos dois);
4) para mim, o que o míster está a dizer à Direção é que, além de um homem para a frente, precisa também de um defesa direito (não é a primeira vez que se fala nisso...).
5) agora estou mais convencido: Costinha ficará no plantel e, não tenho dúvidas, irá estrear-se pela equipa principal ao longo da época. Mas o míster (ainda?) não vê nele as qualidades que muitos de nós lhe reconhecemos e jogará sobretudo pelos sub23, como aconteceu mais uma vez no sábado.
(foto: Facebook Rio Ave FC)
à(s)
11:59
Etiquetas:
Carlos carvalhal 19-20,
Costinha,
equipa 19-20,
Junio Rocha,
mercado 19/20,
Nélson Monte
Publicada por
João Paulo Meneses
6º hat trick (CORRIGIDO)
De acordo com o site Playstats, confirmado pelo Sérgio Oliveira (obrigado), há mais hat tricks, informação, por exemplo, que A Bola não tem; O texto está corrigido.
1979/90 - Fernando Meireles (3-2 ao Varzim)
1979/90 - Fernando Meireles (3-2 ao Varzim)
1982, 1982 e 1982 - N’Habola
1984 - Rui Lopes
1974 - Pires
1996 - Fernando (ao Sporting)
1997 - Dibo (ao Belenenses)
1999 - Hugo Henrique (ao Salgueiros)
2012 - João Tomás (ao V. de Setúbal -Kieszek na baliza do Setúbal...)
2014 - Hassan (ao Estoril, 24 de agosto 2014)
2019 - Taremi (ao Aves, cinco anos depois do último)
(fonte: Wikipedia)
(outros hat-tricks mas não na primeira divisão); em 2000, Hugo Henrique marcou 4 à Académica (2ª divisão)
1996 - Fernando (ao Sporting)
(Fernando, o último em baixo, foi um dos jogadores que o Rio Ave vendeu em dezembro de 1996, neste caso ao Leiria, quando a Direção do Presidente Paulo de Carvalho assumiu publicamente a descida de divisão e Carlos Brito passou a ser o treinador principal para preparar a próxima época, na segunda. Ainda hoje é um dos grandes 'milagres' do futebol português; até sair, Fernando marcara 7 golos pelo Rio Ave)
1997 - Dibo (ao Belenenses)
1999 - Hugo Henrique (ao Salgueiros)
2012 - João Tomás (ao V. de Setúbal -Kieszek na baliza do Setúbal...)
2014 - Hassan (ao Estoril, 24 de agosto 2014)
2019 - Taremi (ao Aves, cinco anos depois do último)
(fonte: Wikipedia)
(outros hat-tricks mas não na primeira divisão); em 2000, Hugo Henrique marcou 4 à Académica (2ª divisão)
à(s)
10:35
Etiquetas:
96/97,
Dibo,
Fernando,
Hassan,
hattrick,
história,
Hugo Henrique,
João Tomás,
Mehdi Taremi,
N'Habola,
Pires,
Rui
Publicada por
João Paulo Meneses
25.8.19
24.8.19
"Bota Like"
Começando pelo óbvio.
Quem é o homem que tem menos Likes por golo marcado? Medhi Taremi...
Esta será a desculpa de quem acusou o Rio Ave de contratar este craque apenas pelo peso das redes sociais.
Bem... QUE CRAQUE.
Já tinha justificado a titularidade quando entrou contra a Oliveirense...
Carvalhal esperou. Voltou a justificar quando entrou contra o Famalicão.
Carvalhal fez o óbvio. E o homem fez o que se viu:
3 golos. 1 penalty sofrido... uma assistência para um golo cantado que foi falhado e uma arrancada antes do meio campo a deixar tudo de boca aberta (ainda bem que a lesão foi momentânea).
Em 2 jogos sofreu 2 penaltys. Além dos golos.
Tem tudo: força, velocidade, técnica, visão de jogo, capacidade de desmarcação e golo.
Palavras para quê?
Só temos mesmo de ir à página do homem e fazer Like.
Quanto ao resto, a única surpresa no 11 foi o facto de Carvalhal mexer em 3 posições da defesa. Mexeu em 2 jogadores, mas em 3 posições: nos 2 centrais (1 era obrigatório) e derivou o outro para a lateral. Aliás, o que já havia acontecido com Pedro Martins, Luis Castro e Miguel Cardoso (Daniel Ramos também preparou um jogo assim, mas houve uma lesão de última hora): Nelson Monte a lateral direito. Uns por necessidade outros mesmo por opção, como ontem. Dá que pensar.
Está Carvalhal a pedir um lateral, ou a assumir que com estes jogadores do meio-campo para a frente não precisa de um lateral, mas sim de um defesa direito?
A verdade é que Monte cumpriu e eu prefiro um defesa que antes de atacar saiba defender, porque é para isso que lá está.
Outra variante foi o 4-4-2 com Medhi a aparecer junto a Bruno Moreira e Diego a descair na esquerda. A verdade é que Diego tem tendência de voltar para o meio e isso aconteceu.
Resultou muito bem com bola, mas Matheus ficou muitas vezes desprotegido. Contra o Aves deu, mas contra Sporting e Vitória é algo que tem de ser corrigido. Será que foi essa mais uma razão para do outro lado haver um central na lateral, para que o central a jogar pela esquerda pudesse estar mais perto de Matheus? Talvez, mas houve muitos buracos na esquerda que felizmente o Aves não aproveitou.
Quanto ao jogo, vi jogadas excelentes de combinação.
Guarda-redes tranquilo. Defesa compacta, segura e concentrada.
Médios com dinâmica, Bruno Moreira nas tabelas e a arranjar espaços para as penetrações, Nuno Santos nas diagonais.
Uma pressão altíssima na saída de bola adversária (Bruno Moreira trabalha muito naquilo que não se vê)...
Taremi... a fazer uma das melhores exibições individuais que me lembro de um jogador do Rio Ave FC fazer.
Genial.
Grande jogo, grande vitória e com futebol espectáculo.
PS: se o homem ganha muito ou pouco não sei. Sei que mesmo que pague para jogar, se for melhor que os outros, tem de jogar sempre. Se tiver uma cláusula baixa porque assim o exigiu, será preferível vendê-lo barato ou nunca o ter tido? Seja qual for o contrato, foi o negócio possível para o ter cá, com este futebol, foi sempre um grande negócio.
PS 2: as alterações na segunda parte "estragaram" a equipa o que me leva a pensar se temos banco. Um banco com 2 laterais e apenas 1 médio (que não entrou). Mané continua sem justificar uma entrada directa no 11. Vitó no lugar de Jambor no banco. Joca continua ausente... O que se passa?
Publicada por
Carlos Francisco
23.8.19
(5-1 ao Aves) O dia em que vimos nascer uma estrela
Taremi jogou tanto que, a jogar assim, não vai ficar muito tempo em Vila do Conde!
Que exibição fantástica, premiada com três golos.
Mas não são apenas os golos: joga e faz jogar! Ganha duelos e desmarca.
Há muitos anos que um jogador não fazia um jogo tão bom com a nossa camisola. Lembrei-me da exibição de Evandro frente ao Sporting...
Sim, hoje foi Taremi e mais dez mas é preciso ser justo e dizer que a equipa fez uma primeira parte de grande qualidade, com muita dinâmica, com Diego Lopes a vir buscar jogo (faz toda a diferença) e o meio campo, que tão mal estivera em Famalicão, a mostrar qualidade e grande atitude.
CC surpreendeu com Monte a defesa-direito e também aqui as coisas correram bem.
Vitória justa, que só pecou por escassa: Tarantini, duas vezes, Bruno Moreira, Ronan e Taremi (este menps evidente) falharam golos de baliza aberta.
PS - o mister disse antes do jogo que sabia o que havia a retificar depois da derrota em Famalicão. Todos sabemos: Taremi foi suplente há 8 dias e hoje titular.
Que exibição fantástica, premiada com três golos.
Mas não são apenas os golos: joga e faz jogar! Ganha duelos e desmarca.
Há muitos anos que um jogador não fazia um jogo tão bom com a nossa camisola. Lembrei-me da exibição de Evandro frente ao Sporting...
Sim, hoje foi Taremi e mais dez mas é preciso ser justo e dizer que a equipa fez uma primeira parte de grande qualidade, com muita dinâmica, com Diego Lopes a vir buscar jogo (faz toda a diferença) e o meio campo, que tão mal estivera em Famalicão, a mostrar qualidade e grande atitude.
CC surpreendeu com Monte a defesa-direito e também aqui as coisas correram bem.
Vitória justa, que só pecou por escassa: Tarantini, duas vezes, Bruno Moreira, Ronan e Taremi (este menps evidente) falharam golos de baliza aberta.
(foto: Facebook Rio Ave FC)
PS - o mister disse antes do jogo que sabia o que havia a retificar depois da derrota em Famalicão. Todos sabemos: Taremi foi suplente há 8 dias e hoje titular.
Publicada por
João Paulo Meneses
Adeus João José.
Com a sua Morte, fica o vazio!
Um ser humano como poucos, JJ era humilde, de grande carácter, sem inimigos, pelo menos nunca conheci nenhum... com uma capacidade herdada pelos seus entes queridos, para Pintar, Poetizar e não só.
(em baixo, 2º da esquerda para a direita)
Em tempos quando estivemos juntos disse-lhe que ele devia pedir a todos que tenham quadros ou poemas dele, que lhe facultassem uma cópia/original para que mais tarde se pudessem compilar numa exposição e/ou num Livro. Talvez não tivesse existido força, para o concretizar agora, notei-lhe alguma vontade de o fazer, mas os olhos baixaram, como que a dizer: -acho que já não consigo. Creio que agora essa missão fica para a Família, e eu serei um dos que enquanto estiver aqui ajudarei, no que de mim precisarem...
Essencialmente quero junto a mim recordações de um homem bom, e que bom seria ter um livro ou um quadro dele!
O João não gostava que dissessem que o seu "traço" era bom, eu e a maioria das pessoas acha que é excelente, e acha-o inconfundível.. Agora talvez apenas e só a exposição/livro, irá mostrar a dimensão da sua obra e do seu traço, infelizmente é sempre assim. Quanto aos seus poemas sempre curtos, e sempre com a tal mensagem que a todos nos toca...São de grande qualidade, reconheço alguns traços de Régio, principalmente na capacidade de síntese.
O João José foi jogador do Rio Ave Fc nos tempos áureos do campo da avenida. Jogou também no FC Porto, foi comentador desportivo pela Foz do Ave largos anos, e ainda escrevia para os nosso jornais locais. Era também fanático pelo rancho da Praça, que muito ajudou especialmente com os seus poemas e canções.
Em sua memória o Rio Ave devia pedir à Liga 1 minuto de silêncio, no jogo de hoje!
Fotografias obtidas através do Facebook de João José. |
Qual é a identidade do Aves?
Após 2 jogos, parece-me bastante positivo que tenha 3 pontos
conquistados em casa, no entanto, se olharmos par o jogo no Bessa, onde perderam
por 2-1 verificamos que o Aves fez um jogo muito bom, e só mesmo por mero azar
não empatou a partida, pois o lance do Golo do Boavista de Penalty, é
realente muito duvidoso, e só é marcado pelo VAR. Quero com isto dizer, que
esta equipa é muito perigosa no ultimo terço, (CC referiu-o na conferência)
tem jogadores muito rápidos, e talentosos refiro-me a Mohammadi, quanto a mim o
melhor jogador do Aves, um Iraniano jovem, mas que está a fazer furor, já tem 2
golos marcados( Boavista grande remate e Marítimo de penalty, e foi sempre o
melhor em campo, depois, é só ver o 3º golo do aves contra o Marítimo e podemos
perceber que o Ponta de lança Wellington, é possante, e sabe fugir com
velocidade ás defesas, quanto ao Ruben Macedo, é um extremo também muito rápido,
que tem golo e muito bom jogo de cabeça(1º golo do Aves contra o Marítimo).
Todos sabem que este Aves tem sido a nossa besta negra destes últimos anos, por isso temos que contrariar esta mala-pata, eles jogam num claríssimo 4-2-3-1(igual ao nosso), não usam muitos jogadores no processo de construção, em regra apenas usam 4 jogadores no processo ofensivo, dado que privilegiam a profundidade porque têm jogadores muito rápidos, dando também muita atenção á perda de bola, Inácio gosta de ter “sempre” 6 jogadores atrás da linha da bola. Outra característica identificada, é a de que o Aves não se incomoda em dar a posse aos adversários, fê-lo em ambos os jogos, para tentar ter o espaço necessário para o uso da tal profundidade. Tenho para mim , que vai ser um jogo de posse do Rio Ave, mas como disse o nosso treinador vamos ter, que ter muita atenção ao momento da perda, não vamos poder subir 6 jogadores "sempre", digo eu, pois corremos o risco de ser surpreendidos na transição feita em profundidade, a tal grande arma entre as outras que aqui enumerei, e que identifica este Aves (- eu falei em identidade? - Claro que sim, mas do Aves).
Todos sabem que este Aves tem sido a nossa besta negra destes últimos anos, por isso temos que contrariar esta mala-pata, eles jogam num claríssimo 4-2-3-1(igual ao nosso), não usam muitos jogadores no processo de construção, em regra apenas usam 4 jogadores no processo ofensivo, dado que privilegiam a profundidade porque têm jogadores muito rápidos, dando também muita atenção á perda de bola, Inácio gosta de ter “sempre” 6 jogadores atrás da linha da bola. Outra característica identificada, é a de que o Aves não se incomoda em dar a posse aos adversários, fê-lo em ambos os jogos, para tentar ter o espaço necessário para o uso da tal profundidade. Tenho para mim , que vai ser um jogo de posse do Rio Ave, mas como disse o nosso treinador vamos ter, que ter muita atenção ao momento da perda, não vamos poder subir 6 jogadores "sempre", digo eu, pois corremos o risco de ser surpreendidos na transição feita em profundidade, a tal grande arma entre as outras que aqui enumerei, e que identifica este Aves (- eu falei em identidade? - Claro que sim, mas do Aves).
Hoje Mister Carvalhal, eu só quero ganhar, e quanto a si Amigo
Inácio, toda a sorte do mundo, mas apenas depois deste jogo. Amigos, amigos, clubes á parte! Abraço!
Identidade precisa-se! Temos Duas Caras!
Foto: (montagem com fotos do Rio Ave FC e GD Aves) |
ambas com msg aos jogadores!
CC: Precisamos de Identidade mais forte.
Inácio: Temos Dua Caras.
Depois de ouvir os 2 treinadores anteverem a partida de hoje, fico com a ideia que os discursos de ambos estão muito virados para dentro, quase como recados diretos a alguns jogadores.
Para Carlos Carvalhal: O enfoque foi: ”… na Identidade que tem ser mais forte do que a ideia de jogo…” focou claramente que a nossa identidade falhou em Famalicão principalmente na 1ª parte, e que não podemos voltar a falhar nessa tal identidade, que tanto quis explicar. Eu chamar-lhe-ia INTENSIDADE, ele preferiu a identidade...ok, nós entendemos mister, vamos ficar todos á procura da identidade no jogo de hoje.
Referiu ainda sobre o adversário: que é forte nas transições, não só no interior mas também nos corredores, equipa muito atrevida e perigosa, e sito novamente, "...temos que ter muito cuidado no momento em que perdemos a bola.."
Estas mensagens parecem-me claramente para o GRUPO, pois só a equipa consegue recuperar a sua identidade, e só o treinador pode dizer-lhes como recuperá-la, resta saber se uma semana é suficiente.
Inácio diz que “…a sua equipa tem duas caras...", e continua, "...as primeiras partes não são muito intensas e bem conseguidas…” (lá está a tal intensidade de que eu falo no Rio Ave e que o nosso mister chamou de IDENTIDADE), Ora eu até quero acreditar nisto que diz o mister Inácio, mas vou contrapor o que disse mister, analisando os 2 jogos que disputou, o Aves marcou 3 golos na 1ª parte, e 1 na segunda, e destes 4, 3 foram na sequência de lances de bola parada 2 cantos e 1 penalty. A outra mensagem que Inácio deixa, é de que quer mais concorrência no plantel, e usou a frase: “…quer que eles se sintam no Vietname…”, ora isso tem a haver, penso eu, com o facto de esta quinta feira o Aves ter recebido um médio defensivo do Fluminense Luiz Fernando, mais um reforço portanto, para a tal concorrência interna que Inácio deseja, a guerra (Vietname) entre os jogadores que querem ser titulares. Ou seja, as duas grandes mensagens na sua antevisão foram claramente também para o seu balneário.
A minha leitura quanto a estas mensagens nas conferências de imprensa, é de que, ambos os treinadores estão a pôr mais peso ou carga nos jogadores em termos de responsabilidade, tanto nos resultados como na atitude. Retirando-a deles próprios...Há treinadores que preferem o contrário, e fazem-no bem mais tarde, quando já estão com a corda na garganta, estes estão a fazê-lo agora, e portanto, fico com a ideia de que poucas vezes poderão repeti-la, pois os jogadores também sabem ler as indiretas das conferências de imprensa. (-Mister eles lêm o nosso Blog! lol!)
Hoje eu quero é ganhar, se for com a tal identidade, tanto melhor, mas quero essencialmente ganhar!
Publicada por
Gualter Macedo
22.8.19
Passarinhos fritos
Que se lixe o Braga, o Aves é que tem sido a nossa besta.
Ainda ninguém se esqueceu do jogo dos quartos de final da Taça de Portugal (17/18).
Depois disso, parece maldição e não ganhamos um jogo - três derrotas na época passada, incluindo Taça da Liga.
Por tudo isto, mas sobretudo porque precisamos de uma vitória, amanhã é o dia.
PS - haverá mudanças no onze, mas espero que não se limitem à substituição de Messias (por Aderllan? Borevkovic?). Ficarei muito dececionado se Taremi não for titular, quer como ponta de lança quer como extremo quer como segundo avançado. E está na hora de 'exigir' a Mané aquilo que ele pode e sabe
(Kieszek, Junio, Aderllan, Borevkovic e Matheus; Filipe Augusto, Tarantini e Taremi; Nuno Santos, Bruno Moreira/Ronan e Mané)
Ainda ninguém se esqueceu do jogo dos quartos de final da Taça de Portugal (17/18).
Depois disso, parece maldição e não ganhamos um jogo - três derrotas na época passada, incluindo Taça da Liga.
Por tudo isto, mas sobretudo porque precisamos de uma vitória, amanhã é o dia.
PS - haverá mudanças no onze, mas espero que não se limitem à substituição de Messias (por Aderllan? Borevkovic?). Ficarei muito dececionado se Taremi não for titular, quer como ponta de lança quer como extremo quer como segundo avançado. E está na hora de 'exigir' a Mané aquilo que ele pode e sabe
(Kieszek, Junio, Aderllan, Borevkovic e Matheus; Filipe Augusto, Tarantini e Taremi; Nuno Santos, Bruno Moreira/Ronan e Mané)
(Dala marcou nesse jogo da Taça de Portugal; enquanto há vida há esperança)
Publicada por
João Paulo Meneses
21.8.19
Ainda o empate dos sub23 no Estoril
2 golos de livre direto de Bruninho.
2 frangos (um deles monumental) de Carlos Alves.
(Carvalhal está atento?)
2 frangos (um deles monumental) de Carlos Alves.
(Carvalhal está atento?)
Publicada por
João Paulo Meneses
20.8.19
Said(a) para o Lokeren (Bélgica) (ATUAL.)
Os jornais belgas dizem que Said já esteve a conhecer o clube mas a verdade é que ainda não é oficial.
Said veio em janeiro e nunca se afirmou na equipa principal - quatro jogos e um golo.
A imprensa diz que segue para Lokeren emprestado.
(a confirmar-se ,o plantel ficará com 17 jogadores da época passada mais sete reforços. 24 jogadores. As contas aqui)
ATualizo a 23/8: o Clube não o confirmou oficialmente, mas o Lokeren já o dá como oficial.
Said veio em janeiro e nunca se afirmou na equipa principal - quatro jogos e um golo.
A imprensa diz que segue para Lokeren emprestado.
(a confirmar-se ,o plantel ficará com 17 jogadores da época passada mais sete reforços. 24 jogadores. As contas aqui)
ATualizo a 23/8: o Clube não o confirmou oficialmente, mas o Lokeren já o dá como oficial.
Publicada por
João Paulo Meneses
Bruninho - o homem em destaque (ATUAL)
Já se percebeu que a equipa sub23 mantém a estrutura do ano passado.
Pelo menos enquanto não se encontrar colocação para Carlos Alves, Tiago André (esteve no banco, mas não foik utilizado), Jaime e Furtado (a recuperar de lesão). E enquanto Costinha e Vitó não forem opção na equipa principal.
Aqui estão 4 dos titulares de quinta-feira.
Juntem-se os dois centrais (Bianchi e Filipe Almeida), mais Diogo Teixeira e Schute e já temos 8 jogadores que transitam.
As três novidades são o defesa-esquerdo brasileiro Gabi (a cumprir a terceira época em Vila do Conde, depois de passagens por Atlético de Madrid, Benfica e Sporting, entre outros), o médio vilacondense (fez toda a formação de caravela ao peito, desde os 13 anos) Pedro Graça e o reforço Bruninho - o melhor em campo.
Bruno Lopes tem 21 anos e um percurso longo. Já jogou nas equipas principais do Gil Vicente ou Merelinense.
Parece ter sido uma boa contratação.
(Atualizo: marcou os dois golos no Estoril , 2 - Rio Ave , 2)
Pelo menos enquanto não se encontrar colocação para Carlos Alves, Tiago André (esteve no banco, mas não foik utilizado), Jaime e Furtado (a recuperar de lesão). E enquanto Costinha e Vitó não forem opção na equipa principal.
Aqui estão 4 dos titulares de quinta-feira.
Juntem-se os dois centrais (Bianchi e Filipe Almeida), mais Diogo Teixeira e Schute e já temos 8 jogadores que transitam.
As três novidades são o defesa-esquerdo brasileiro Gabi (a cumprir a terceira época em Vila do Conde, depois de passagens por Atlético de Madrid, Benfica e Sporting, entre outros), o médio vilacondense (fez toda a formação de caravela ao peito, desde os 13 anos) Pedro Graça e o reforço Bruninho - o melhor em campo.
Bruno Lopes tem 21 anos e um percurso longo. Já jogou nas equipas principais do Gil Vicente ou Merelinense.
Parece ter sido uma boa contratação.
(Atualizo: marcou os dois golos no Estoril , 2 - Rio Ave , 2)
(gostava de apresentar uma foto do jogador com a nossa camisola mas infelizmente não foi possível)
Publicada por
João Paulo Meneses
19.8.19
O que o jogo de sexta nos disse (reforços)
15 minutos antes do jogo ligaram-me da Rádio Estádio para deixar algumas ideias sobre a partida em Famalicaão.
E, ao contrário do que julgo ser a minha maneira de estar, não tive muito para dizer, a não ser que estávamos centenas à espera da vitória.
O que me deixou encrencado foi o onze que o míster escolheu.
No início da época CC disse que o 5º lugar era difícil, dando como exemplo o facto de termos perdido jogadores influentes (embora só dois titulares no final da época, Semedo e Dala).
Já entraram cinco jogadores e CC apenas usou um de início em Famalicão.
Depois do que se viu frente à Oliveirense (ficámos iludidos com o resultado?), o míster apostou nos mesmos.
Taremi pode estar a adaptar-se mas é titular de caras neste Rio Ave! Um bom jogador, mesmo a adaptar-se, mostra o seu valor. Taremi mostrou.
Outra coisa: antes do jogo, Carvalhal disse que "Temos dois jogadores por posição, mas estamos sempre abertos a melhorar o potencial e qualidade do grupo. Continuamos atentos ao mercado e se aparecer uma ou outra situação haverá sempre oportunidade para incorporar um ou dois jogadores". Acredito que tenha reforçado essa opinião. Como já se escreveu neste blogue, é urgente um médio para 'apertar' Diego Lopes e precisamos de um defesa direito de qualidade indiscutível (e não quero voltar a falar de Costinha). Já agora, quem é o substituto de Tarantini? Vitó? Jambor? Aquela posição é chave.
E, ao contrário do que julgo ser a minha maneira de estar, não tive muito para dizer, a não ser que estávamos centenas à espera da vitória.
O que me deixou encrencado foi o onze que o míster escolheu.
No início da época CC disse que o 5º lugar era difícil, dando como exemplo o facto de termos perdido jogadores influentes (embora só dois titulares no final da época, Semedo e Dala).
Já entraram cinco jogadores e CC apenas usou um de início em Famalicão.
Depois do que se viu frente à Oliveirense (ficámos iludidos com o resultado?), o míster apostou nos mesmos.
Taremi pode estar a adaptar-se mas é titular de caras neste Rio Ave! Um bom jogador, mesmo a adaptar-se, mostra o seu valor. Taremi mostrou.
(foto: Facebook Rio Ave FC)
Outra coisa: antes do jogo, Carvalhal disse que "Temos dois jogadores por posição, mas estamos sempre abertos a melhorar o potencial e qualidade do grupo. Continuamos atentos ao mercado e se aparecer uma ou outra situação haverá sempre oportunidade para incorporar um ou dois jogadores". Acredito que tenha reforçado essa opinião. Como já se escreveu neste blogue, é urgente um médio para 'apertar' Diego Lopes e precisamos de um defesa direito de qualidade indiscutível (e não quero voltar a falar de Costinha). Já agora, quem é o substituto de Tarantini? Vitó? Jambor? Aquela posição é chave.
Publicada por
João Paulo Meneses
18.8.19
Entrada em Falso
A estreia no campeonato deu-se com uma derrota em Famalicão.
Não é chocante. Mas foi uma desilusão.
Primeiro porque era o nosso primeiro jogo e vínhamos de um 6-1.
Depois é uma equipa que subiu este ano e nós já andamos cá em cima há 11.
Mais que isso é um adversário directo num concelho fronteiriço pelo que não deixa de ser um derby.
Em relação 11 era o que imaginava à excepção de Gabriel. Acreditei que com os 45 minutos contra a Oliveirense teria perdido o lugar para Medhi.
Assim não aconteceu e mais uma vez desperdiçou a oportunidade.
Primeira parte fraca de nossa parte.. Entramos mal. Sem conseguir pegar no jogo e com ansiedade. O que não é normal. Defesa intranquila e meio-campo sem iniciativa o que levou a que quase nem houvesse ataque porque a bola não chegava lá.
Aliás a equipa jovem e inexperiente era o adversário mas nós é que nos demos a esse papel.
De referir que a falta sobre Diego é vermelho. Mais chocante é que o VAR, Bruno Esteves, foi o árbitro que há 2 anos expulsou Geraldes por muito menos na Madeira.
Contudo, admito que Tarantini também podia ter sido expulso e não foi.
Onde continuamos a ser prejudicados é na escassez de amarelos aos nossos adversários.Foi o ano passado e começou igual.
Junio ficou condicionado logo na primeira parte, quando os laterais e médios do Famalicão fizeram várias faltas semelhantes.
Na segunda parte melhoramos ligeiramente.
Mas eles marcaram e nós não. Bolas ao ferro, perda de bola infantil que dá expulsão, Mané por azar em fora-de-jogo, penalty falhado... e eles a aproveitarem um brinde do nosso guarda-redes.
Faz parte. O árbitro prejudicou, prejudicou bastante, mas mesmo assim, tínhamos obrigação de fazer muito mais.
Messias é bem expulso. O golo é bem anulado. E a falta que dá o golo do Famalicão é que me deixa muitas dúvidas.
O que não me deixa dúvidas é a falta à entrada da área aos 90+5 sobre Filipe Augusto onde Rui Costa mais uma mostra a sua classe e mostra amarelo ao nosso jogador por simulação quando este leva uma valente pantufada.
Árbitro fraco... mas Rio Ave também fraco... e quando assim é... fica mais difícil.
Jogamos 10 minutos quando entrou Medhi. E gostei de Carvalhal no risco que correu. Com menos 1 era fácil manter 4 atrás e ninguém o iria questionar... mas arriscou e isso é de realçar.
Medhi mexeu com o jogo. Rápido, intenso, disponível, lutador, qualidade técnica, visão de jogo. Tem tudo.
Gabriel tem de sair.
A questão é se Medhi entra para a esquerda ou se passamos ao 4-4-2 com Bruno atrás de Medhi como acabamos em Famalicão e onde resultou melhor, com Diego na esquerda e Nuno à direita no meio-campo.
Mané está claramente em baixo de forma e para já não justifica a titularidade.
Nota 1: Aderllan se estiver com ritmo e qualidade com que saiu de Braga entra de caras nesta equipa. Monte esteve muito inseguro. No seu forte que é a saída para o ataque falhou muitas vezes.
Nota 2: os laterais tão criticados a época passada estiveram bem.
Nota 3: Não vou crucificar Pawel por dar um frango nem FA por falhar o penaltie.
Nota 4: Muito menos vou crucificar Bruno Moreira, ao contrário do que vi, 3/4 da bancada fazer, porque primeiro é preciso que alguém passe a bola para a poder ter. Depois é difícil jogar com um fosso de 30 metros, aguentar a bola à espera que alguém a venha receber com esse tempo de espera. Terceiro é muito complicado fazer a pressão sozinho na saída de bola do adversário, aliás, é inútil e a culpa não é dele.
Quarto: não devemos ser ingratos para com Bruno Moreira ao compará-lo com um jogador que vale 17milhões de euros. Sim, Vinícius custou ao SLB 17 milhões pelos muitos golos no Rio Ave FC e não pelos 2 golos em 6 meses no Mónaco. E a última imagem para comparar Bruno é essa: não o devemos fazer.
Mais: devemos comparar Bruno com Guedes e nesse aspecto estão ao mesmo nível. E Guedes era tão criticado... enfim. Além disso, Guedes na sua melhor época tinha um médio a jogar a 10 que ajudava muito na pressão alta na saída do adversário: Geraldes. E Geraldes tinha atrás dele Pelé: o melhor 6 do Rio Ave FC nos últimos 15 anos.
Diego não faz metade do trabalho defensivo de Geraldes e daí achar que Diego deve passar para a esquerda. Porque Bruno pode ajudar Medhi a fazer esse trabalho jogando com os 2.
Bruno falhou um golo? Falhou. Mas não era uma bola fácil. É mais grave que o erro de Nuno Santos, de Pawel ou de FA? Não me parece.
Acho sinceramente que ninguém dá o devido valor a Bruno Moreira, que depois dos pontas-de-lança das 4 equipas crónicas nos primeiros lugares, não sei se haverá algum tão bom quanto ele.
Publicada por
Carlos Francisco
17.8.19
Só jogamos dos 77’ aos 96’!
Foto (Rio Ave FC) |
Agora mais a frio queria deixar aqui 5 ideias sobre este jogo.
A 1ª tem a ver com a nossa entrada no jogo, apáticos, quisemos fazer um jogo controlado, parecia haver risco zero na cabeça de todos, parecia que estávamos a jogar para o empate, a querer dar iniciativa e posse ao adversário. A equipa até conseguia as faixas, com Nuno e Gabrielzinho, e chegou varias vezes á zona de finalização na 1ª parte, mas esta foi eu diria no mínimo infantil, ora na forma como permitimos que o adversário se antecipasse, ora na decisão dos nossos atacantes, quase sempre precipitada ou inconsequente. Nunca ganhamos o meio campo, raramente a 2ª bola, e quando a recuperávamos, perdíamos-la logo a seguir. Eu diria que falhamos na abordagem ao jogo, em vez de sermos nós a surpreender, foram eles que nos surpreenderam, mais rápidos sobre o portador, Flipe Augusto e Tarantini sem qualquer capacidade para construir, eles eram mais energéticos, e mais faltosos!Vendo o jogo novamente, na sua totalidade hoje, a 2ª ideia tem a haver coma "ideia de jogo". Já conhecemos bem este, 4-2-3-1 do Rio Ave em posse, que é dinâmico, e que se transforma em 4-4-2 quando defende. O curioso é que o nosso adversário, para surpresa minha, e pelos vistos para CC também, começa o jogo num falso 4-3-3, na prática o Famalicão defendia com um 5-4-1, e saía a jogar em 4-2-3-1, a diferença entre eles e nós, é que eles jogaram apenas com 1 pivô defensivo, e com 2 jogadores a construir, nós jogamos sempre com 2 pivôs defensivos, e apenas um a construir, esta supremacia no meio campo, deu-lhes confiança suficiente para jogarem de frente para a bola, e nós sem espaços, jogamos quase sempre de costas para a baliza. Fico com a sensação que que CC esperou demasiado tempo para alterar isto, demos 45’ ao adversário sem necessidade nenhuma, no campo víamos que éramos melhores, mas na prática eles corriam o dobro, e eram mais agressivos!
A 3ª ideia, é a de que o treinador mexeu bem na 2ª parte, mas foi uma mexida muito reativa à expulsão, e ao resultado. Ao vê-los a aquecer antes ainda do intervalo CC já se preparava para colocar Mané, e Mehdi em campo, mas a expulsão obriga-o a mudar o plano de jogo, e como é óbvio, aí esteve bem, reequilibrar a equipa era primordial. Depois da expulsão, e do golo, a equipa teve 15 min’ sem conseguir sair do seu meio campo, mas quando CC decide arriscar( 77’ min) tira o defesa lateral, passa a jogar com uma defesa a 3, a partir daí encosta o adversário ás cordas, a equipa cresce, e só não empata por manifesta falta de sorte. O Filipe Augusto não pode marcar penalties assim, acaba por chegar muito devagar à bola, o pé de apoio fica muito junto à bola, e claro o falhanço é uma consequência...
A 4ª Ideia, é a de que se queremos jogar todos os jogos para ganhar, no tal jogo a jogo, porque razão damos 45 min ao adversário? Não percebi, nós temos melhor equipa que este Famalicão isso notou-se, mas fomos pequenos na atitude e na abordagem ao jogo. Porque razão não reagimos taticamente na 1ª parte e não colocamos Tarantini ao lado de Diego ou colocamos Jambor em campo? deixando apenas Filipe Augusto encostado aos centrais? Eu sei agora parece fácil, e eu não sou treinador. Mas mister uma equipa que quer jogar para a Europa tem que entrar a mandar, e nós entramos intranquilos e cheios de medo.
A 5ª Ideia, tem a haver com o Árbitro e com as opções do treinador no escalonamento da equipa. A falta que dá o Golo ao Famalicão, não existe, é um erro claríssimo do Árbitro, Tarantni joga claramente a bola. No último lance do jogo, houve falta sobre Filipe Augusto, era um livre perigosíssimo, e nunca cartão amarelo por simulação, de resto Rui costa, esteve bem nas decisões, no entanto este "caseirismo" que se lhe reconhece é que não se compreende, principalmente contra nós.
Quanto ás opções, sem assistir aos treinos, eu ia ao mercado o quanto antes buscar DEFEZAS/LATERAIS... Tirava da equipa Messias, Monte, e Tarantini, e colocava Aderlan, Borevkovic e Jambor, e ainda se continuarem "nesta" forma Gabrielzinho e Bruno também têm que sair da titularidade, temos também que encontrar alternativa a Diego Lopes, sendo que deste jogo sai uma certeza, Mehdi tem que ser titular já no próximo encontro, já está pronto, apenas 19 min em campo, foi claramente o melhor! Nota Final para o Público, grande claque!
Publicada por
Gualter Macedo
16.8.19
Rio Ave perde 1-0 em Famalicão. (ATUAL)
De uma forma curta e grossa: o Famalicão jogou melhor e teve mais atitude do que nós, mas nós fizemos o suficiente para empatar (duas bolas na barra e um penalti disperdiçado).
Os meus colegas de blogue falarão certamente de outras coisas (da arbitragem, do desacerto da defesa, etc.), mas como estou muito f... chateado, prefiro fazer esta análise:
1) Carvalhal esteve mal no onze. Voltaram a jogar os mesmos, mesmo aqueles que se percebem que não têm condições para serem titulares ou não estão em boa forma. Dois exemplos (mas há mais): Gabriel e Bruno Moreira. Gabriel começa a cansar os adeptos; Taremi fez mais em 10 minutos do que Bruno em 90!
(melhor em campo Taremi!)
2) Cedo se percebeu que o Rio Ave estava com muitos problemas no meio campo. Chegávamos tarde, perdiamos os lances (o golo do adversário nasce de uma perda de bola de Nuno Santos no nosso meio campo), sucediam-se os passes errados (Monte, o que se passa?). E a verdade é que o míster não encontrou antídoto para contrariar a pressão adversária.
3) A perder 1-0 e com menos um, CC faz uma jogada ousada; tira o defesa-direito, desloca Borevkovic para o local e mete Taremi. Só não empatámos por manifesto azar.
Em resumo: hoje CC não me convenceu.
PS - quase 400 adeptos apoiaram o Clube em Famalicão, destacando-se a mobilização da Associação. É merecedor de nota e de apreço.
(ATUAL: Análise lúcida de Carvalhal no final)
Os meus colegas de blogue falarão certamente de outras coisas (da arbitragem, do desacerto da defesa, etc.), mas como estou muito f... chateado, prefiro fazer esta análise:
1) Carvalhal esteve mal no onze. Voltaram a jogar os mesmos, mesmo aqueles que se percebem que não têm condições para serem titulares ou não estão em boa forma. Dois exemplos (mas há mais): Gabriel e Bruno Moreira. Gabriel começa a cansar os adeptos; Taremi fez mais em 10 minutos do que Bruno em 90!
(melhor em campo Taremi!)
2) Cedo se percebeu que o Rio Ave estava com muitos problemas no meio campo. Chegávamos tarde, perdiamos os lances (o golo do adversário nasce de uma perda de bola de Nuno Santos no nosso meio campo), sucediam-se os passes errados (Monte, o que se passa?). E a verdade é que o míster não encontrou antídoto para contrariar a pressão adversária.
3) A perder 1-0 e com menos um, CC faz uma jogada ousada; tira o defesa-direito, desloca Borevkovic para o local e mete Taremi. Só não empatámos por manifesto azar.
Em resumo: hoje CC não me convenceu.
PS - quase 400 adeptos apoiaram o Clube em Famalicão, destacando-se a mobilização da Associação. É merecedor de nota e de apreço.
(ATUAL: Análise lúcida de Carvalhal no final)
Publicada por
João Paulo Meneses
15.8.19
Sub23: vitória 1-0 frente ao Benfica
Jogo positivo da nossa equipa, embora se note que falta (naturalmente) entrosamento.
Rio Ave apresentou-se com três novidades no onze (Gabi, a defesa esquerdo, Pedro Graça a médio avançado e Bruninho a extremo) e foram precisamente dois desses jogadores a dar nas vistas: Bruninho, o melhor em campo, e Gabi.
Outra novidade, mas apenas tática, Diogo Teixeira foi o trinco, no lugar de Martim.
De resto tivemos a equipa do ano passado, com Vitó a titular (jogou 45 minutos), tal como Carlos ALves, Costinha, Bianchi, Filipe Almeida, Jaime e Schutte (algumas exibições descoloridas, com destaque para os dois avançados, complicativos).
O Rio Ave foi mais perigoso, foi mais lutador e mereceu a vitória.
Rio Ave apresentou-se com três novidades no onze (Gabi, a defesa esquerdo, Pedro Graça a médio avançado e Bruninho a extremo) e foram precisamente dois desses jogadores a dar nas vistas: Bruninho, o melhor em campo, e Gabi.
Outra novidade, mas apenas tática, Diogo Teixeira foi o trinco, no lugar de Martim.
De resto tivemos a equipa do ano passado, com Vitó a titular (jogou 45 minutos), tal como Carlos ALves, Costinha, Bianchi, Filipe Almeida, Jaime e Schutte (algumas exibições descoloridas, com destaque para os dois avançados, complicativos).
O Rio Ave foi mais perigoso, foi mais lutador e mereceu a vitória.
(foto: Facebook Rio Ave FC)
PS - 11 horas, o jogo prestes a começar: na porta destinada aos sócios e adeptos do Rio Ave (a maioria) está apenas um segurança e uma fila de 30 ou 40 pessoas. Na outra porta, dos adeptos visitantes, estão dois ou três seguranças e nenhum adepto para entrar. Amadorismo.
Publicada por
João Paulo Meneses
Costinha titular nos sub23
Previsão completamente furada.
Costinha jogou uma hora hoje frente ao Benfica.
Exibição positiva.
Quase marcava de cabeça.
Costinha jogou uma hora hoje frente ao Benfica.
Exibição positiva.
Quase marcava de cabeça.
Publicada por
João Paulo Meneses
Vamos lá começar! Como Joga o Famalicão?
Na semana passada ficamos todos desiludidos por não haver jogo!
E porque não reverter esta situação a nosso favor? Como?
Eu explico:
O Famalicão apesar de ter ganho ao Santa Clara na 1ª jornada, a mim não me convenceu, vi um Santa Clara bastante perdulário, o melhor em campo foi mesmo Defenfi o GR do Famalicão, fez 3 ou 4 defesas de grande nível, e evitou que o Santa Clara empatasse a partida.
Vi um Famalicão com muitos desequilíbrios no seu processo defensivo, com grandes dificuldades no jogo aéreo e em lances de bola parada. Usa 2 sistemas, começa quase sempre com o 4-2-3-1, mas em muitos momentos do jogos transforma-o em o 4-4-2( igual ao Rio Ave). Este Famalicão é no entanto muito forte nas transições, chega a colocar 6 jogadores no processo ofensivo, vive essencialmente da velocidade de Fábio Martins e Ruben Lameiras, 2 extremos de grande qualidade, que servem o ponta de lança Toni Martinez, quanto a mim o melhor jogador desta equipa fica guardado para Pedro Gonçalves, um 10 de grande qualidade, com uma técnica acima da média. Mas voltemos à questão de fundo, o Famalicão venceu porque aproveitou com uma eficácia tremenda, invulgar até, as duas oportunidades que teve ao longo do jogo, e que nasceram CLARAMENTE de GRANDES erros defensivos do adversário. Chegados aqui, é precisamente aqui onde eu acho que podemos reverter a situação de não termos jogado na semana passada e transforma-la a nosso favor. Nós neste momento temos um conhecimento muito maior desta equipa do Famalicão, facilmente identificamos os seus pontos fortes e fracos, logo e por isso será fácil para CC contrapor estes pontos do jogo do Famalicão, já o Famalicão a última referência que tem da nossa equipa é o jogo da taça da liga… Daí para cá passaram-se 2 semanas, e todos sabemos o que em 2 semanas nesta fase do campeonato os treinadores conseguem apurar, é muito tempo, e por consequência acho que CC deverá ter encontrado a forma certa de surpreender este Famalicão.
O que o Rio Ave não pode fazer?
O Rio Ave não pode de forma nenhuma deixar que o Famalicão use a profundidade, se lhes dermos espaços entre linhas, e se eles conseguirem colocar os seus extremos de frente para a nossa baliza, antevejo grandes dificuldades, eles são muitos “sádicos” e pacientes, sabem sofrer, e adoram uma transição rápida, logo não podemos ser uma equipa macia, quero um Rio Ave forte e “agressivo” para este Famalicão, nem que para isso seja necessário recorrer mais vezes do que é habitual nesta equipa a faltas no meio campo.
O que podemos fazer para ganhar?
Termos posse, enervá-los, eles jogam em casa após 25 anos de ausência na 1ª liga, pressionar o portador da bola como se fosse uma final, atacando o que de pior eles têm, a defesa, bem como os lances de bola parada, temos que ser audazes e ao mesmo tempo inteligentes, porque se por um lado eles estão tranquilos porque já têm 3 pontos, por outro eles sabem que venceram um adversário direto com uma dose elevada de sorte, e que este Rio Ave, é muito melhor que o Santa Clara, logo podem desta vez não ter a sorte que tiveram nos Açores, assim sendo, penso que também lhes assiste muito nervosismo.
14.8.19
Costinha titular em Famalicão
Provavelmente a frase deveria ser uma pergunta: Costinha titular em Famalicão?
E depois eu respondia: sim.
Mas a minha convicção, relativamente às capacidades do jogador, é tão elevada, que escrevo afirmativamente.
Carvalhal, nestas duas semanas, teve oportunidade de ver as qualidades de Costinha e já não tem dúvidas sobre a sua continuidade na primeira equipa.
Mais: depois de amanhã, em Famalicão, será a grande sensação do onze Rioavista!
E depois eu respondia: sim.
Mas a minha convicção, relativamente às capacidades do jogador, é tão elevada, que escrevo afirmativamente.
Carvalhal, nestas duas semanas, teve oportunidade de ver as qualidades de Costinha e já não tem dúvidas sobre a sua continuidade na primeira equipa.
Mais: depois de amanhã, em Famalicão, será a grande sensação do onze Rioavista!
(foto: Facebook Rio Ave FC)
Saiu Strkalj
Rescindiu e vai para Tondela.
O plantel tem nesta altura 18 jogadores da época passada mais sete reforços. 25 jogadores. As contas aqui)
(ficámos sem conhecer o real valor do jogador. No Tondela poderá mostrar-se e António Araújo, o empresário, saiu vencedor. Agora só lhe falta encontrar clube para Leandrinho, que a situação atual é má para o jogador. E por falar em empresários, das cinco contratações, duas têm a assinatura de Gaspar Freire, Kieszek e Aderllan.).
O plantel tem nesta altura 18 jogadores da época passada mais sete reforços. 25 jogadores. As contas aqui)
(ficámos sem conhecer o real valor do jogador. No Tondela poderá mostrar-se e António Araújo, o empresário, saiu vencedor. Agora só lhe falta encontrar clube para Leandrinho, que a situação atual é má para o jogador. E por falar em empresários, das cinco contratações, duas têm a assinatura de Gaspar Freire, Kieszek e Aderllan.).
Publicada por
João Paulo Meneses
13.8.19
O central é Aderllan (ex-Braga)
Santos é defesa-central, com 30 anos, de nacionalidade brasileira e vasta experiência no futebol português depois de ter representado CD Trofense e SC Braga, por quem conquistou uma Taça da Liga, antes de trajecto de relevo no futebol internacional pelos espanhóis do Valência e pelos brasileiros do São Paulo e Vitória.
(o comentário: Aderllan fez uma grande época no Braga em 2014/15 e foi vendido por quase 10 milhões ao Valência. Nunca se impôs e andou sempre emprestado. Na época passada o Al Ahli Jeddah da Arábia Saudita comprou o passe por 5 milhões e é emprestado pelos sauditas que Aderllan chegou ontem a Vila do Conde. Vem para relançar a carreira, mas se não desaprendeu continua a ser um central de qualidade.)
Publicada por
João Paulo Meneses
Crise? Oportunidade (para uma bancada nova)
Sim, estamos todos de olhos em bico com a estória da bancada, mas não é por isso que trago estes dois carateres chineses: em conjunto significam crise, mas separados têm uma lógica interessante: o primeiro quer dizer perigo e o segundo (entre outras coisas) oportunidade. Ou seja, na ideia dos chineses, crise pode ser uma oportunidade.
É nisso que tenho pensado nestes dias: se o ISEP acha que a bancada nascente não está em condições de suportar 'carga', fará sentido gastar dinheiro a repará-la? Quanto custa a reparação?
Não será melhor aproveitar e fazer uma bancada nova, coberta, a nossa nova bancada, deixando a poente exatamente como está, para os adeptos visitantes?
Acredito que esta pode ser uma oportunidade de valorizar o património do Clube.
Não temos dinheiro?
Se é necessário, vamos ao banco e pagamos as prestações.
Se tivermos de reduzir o orçamento daSAD SDUQ um milhão por ano não virá daí mal ao mundo.
É nisso que tenho pensado nestes dias: se o ISEP acha que a bancada nascente não está em condições de suportar 'carga', fará sentido gastar dinheiro a repará-la? Quanto custa a reparação?
Não será melhor aproveitar e fazer uma bancada nova, coberta, a nossa nova bancada, deixando a poente exatamente como está, para os adeptos visitantes?
Acredito que esta pode ser uma oportunidade de valorizar o património do Clube.
Não temos dinheiro?
Se é necessário, vamos ao banco e pagamos as prestações.
Se tivermos de reduzir o orçamento da
Publicada por
João Paulo Meneses
12.8.19
Arranque... a seco
Seria suposto hoje estar a escrever sobre uma possível desilusão ou sobre uma grande vitória sobre um adversário directo ou até sobre um jogo fraco sem história nenhuma.
A verdade é que não arrancou o campeonato para o Rio Ave FC, tendo como causa algo grave.
Falta de segurança na bancada nascente.
Em primeiro lugar: se há risco de alguém se magoar ou perder a vida então a tolerância deve ser 0. Não há jogo de futebol no mundo que se deva sobrepor à integridade nem muito menos à vida de ninguém e nesse aspecto a decisão era básica: não arriscar.
Depois vêm outras questões.
O relatório foi entregue dia 8/8/2019. Quando foi pedida a vistoria? 2 dias antes?
Ou 3 meses antes como se fala?
O ISEP não tem capacidade para apresentar um relatório em menos de 3 meses?
1 semana antes houve jogo nos Arcos com adeptos da Oliveirense na bancada nascente.
Tinham condições de segurança? Os adeptos do Vitória são mais que eles?
Houve negligência da Liga em autorizar um jogo sem vistoria?
Naquela bancada há um café, há balneários e há mais movimento.
Acredito também que 60 pessoas não façam o peso de 2500 em movimento e que as vibrações provocadas por estas aumentem exponencialmente e muito qualquer tipo de risco da estrutura.
Mas sem relatório, uma semana antes, como se adivinhou isso?
E não devia ser o Rio Ave FC a explicar isso aos sócios?
A dar "uma palavrinha"?
Desportivamente saíamos prejudicados, na minha interpretação. O Vitória tinha o nosso jogo entre 2 jogos europeus. Embora já numa fase mais adiantada de preparação acredito que neste momento, mais que ganhar em Vila do Conde, a cabeça deles estaria na Liga Europa. Algo que a 8 de Setembro não se passará até por ser data de selecções.
Jogaremos o primeiro jogo do campeonato, na prática, fora de casa e em Famalicão. Adversário teoricamente directo e que neste momento já tem 3 pontos, já passou a ansiedade da estreia, quando nós ainda não e em que um empate os deixa 3 pontos à nossa frente.
Em termos de imagem saímos denegridos de uma forma escandalosa, mesmo que não haja responsabilidade total do clube. Em termos de comunicação houve deficiência na forma como se expôs o assunto e a direcção ficou mal vista.
A reforçar este ponto, temos o facto de nos últimos 5/6 anos se falar constantemente na falta de condições que o estádio proporciona aos adeptos e numa cobertura que não foi feita na bancada poente... porque tecnicamente não era viável.
Agora temos antes disso de resolver o problema da bancada nascente, que como toda a gente já vinha dizendo tinha menos condições que a poente.
Vou só reforçar algo que disse há uns tempos.
Temos neste momento uma bancada péssima e uma bancada má (exceptuando as zonas dos camarotes e da tribuna presidencial que sofreram obras de remodelação há 5 anos).
A bancada péssima, a Nascente, aquela que não tem condições, bem podia ir abaixo, fazer-se uma bancada adequada ao grau de elevação que o Rio Ave FC hoje apresenta na primeira liga e com as condições de dignidade que os seus sócios merecem e um pouco mais acolhedora, coberta e abrigada e passarem os sócios para a Nascente, ficando a poente, má como está para os visitantes, onde já não era necessária uma nova cobertura, porque serviria exactamente como está.
Só queremos uma bancada à Paços.
PS: Se o fizerem e quiserem voltar a pôr os bancos do lado poente e deixarem a presidencial e camarotes na poente, assim o façam... se calhar até ouvem menos bocas. Até dava jeito...
Mas alguma coisa é preciso fazer. Ou na poente... ou na nascente.
A verdade é que não arrancou o campeonato para o Rio Ave FC, tendo como causa algo grave.
Falta de segurança na bancada nascente.
Em primeiro lugar: se há risco de alguém se magoar ou perder a vida então a tolerância deve ser 0. Não há jogo de futebol no mundo que se deva sobrepor à integridade nem muito menos à vida de ninguém e nesse aspecto a decisão era básica: não arriscar.
Depois vêm outras questões.
O relatório foi entregue dia 8/8/2019. Quando foi pedida a vistoria? 2 dias antes?
Ou 3 meses antes como se fala?
O ISEP não tem capacidade para apresentar um relatório em menos de 3 meses?
1 semana antes houve jogo nos Arcos com adeptos da Oliveirense na bancada nascente.
Tinham condições de segurança? Os adeptos do Vitória são mais que eles?
Houve negligência da Liga em autorizar um jogo sem vistoria?
Naquela bancada há um café, há balneários e há mais movimento.
Acredito também que 60 pessoas não façam o peso de 2500 em movimento e que as vibrações provocadas por estas aumentem exponencialmente e muito qualquer tipo de risco da estrutura.
Mas sem relatório, uma semana antes, como se adivinhou isso?
E não devia ser o Rio Ave FC a explicar isso aos sócios?
A dar "uma palavrinha"?
Desportivamente saíamos prejudicados, na minha interpretação. O Vitória tinha o nosso jogo entre 2 jogos europeus. Embora já numa fase mais adiantada de preparação acredito que neste momento, mais que ganhar em Vila do Conde, a cabeça deles estaria na Liga Europa. Algo que a 8 de Setembro não se passará até por ser data de selecções.
Jogaremos o primeiro jogo do campeonato, na prática, fora de casa e em Famalicão. Adversário teoricamente directo e que neste momento já tem 3 pontos, já passou a ansiedade da estreia, quando nós ainda não e em que um empate os deixa 3 pontos à nossa frente.
Em termos de imagem saímos denegridos de uma forma escandalosa, mesmo que não haja responsabilidade total do clube. Em termos de comunicação houve deficiência na forma como se expôs o assunto e a direcção ficou mal vista.
A reforçar este ponto, temos o facto de nos últimos 5/6 anos se falar constantemente na falta de condições que o estádio proporciona aos adeptos e numa cobertura que não foi feita na bancada poente... porque tecnicamente não era viável.
Agora temos antes disso de resolver o problema da bancada nascente, que como toda a gente já vinha dizendo tinha menos condições que a poente.
Vou só reforçar algo que disse há uns tempos.
Temos neste momento uma bancada péssima e uma bancada má (exceptuando as zonas dos camarotes e da tribuna presidencial que sofreram obras de remodelação há 5 anos).
A bancada péssima, a Nascente, aquela que não tem condições, bem podia ir abaixo, fazer-se uma bancada adequada ao grau de elevação que o Rio Ave FC hoje apresenta na primeira liga e com as condições de dignidade que os seus sócios merecem e um pouco mais acolhedora, coberta e abrigada e passarem os sócios para a Nascente, ficando a poente, má como está para os visitantes, onde já não era necessária uma nova cobertura, porque serviria exactamente como está.
Só queremos uma bancada à Paços.
PS: Se o fizerem e quiserem voltar a pôr os bancos do lado poente e deixarem a presidencial e camarotes na poente, assim o façam... se calhar até ouvem menos bocas. Até dava jeito...
Mas alguma coisa é preciso fazer. Ou na poente... ou na nascente.
Publicada por
Carlos Francisco
Subscrever:
Mensagens (Atom)