16.5.19

Agora, sim, é o momento de falar do treinador da próxima época (ATUAL.)

Se tivermos em conta que nos 12 primeiros jogos, Daniel Ramos conseguiu apenas 3 vitórias, a ponta final surpreendeu (nos últimos cinco, três vitórias, um empate e uma derrota, com o Benfica).
Faço, contudo, um balanço negativo da época (classificação e taças), sendo que a culpa não é apenas do atual treinador.
A seguir ao jogo com o Aves escrevi que o Rio Ave deveria procurar um novo treinador.
Ainda bem que me enganei (o seu hipotético substituto dificilmente faria melhor).
Mas não mudo de opinião global sobre o treinador.
Sempre escrevi que a equipa tinha qualidade (com Vinicius era ainda mais evidente) e que tinha de produzir mais e melhor. Esta ponta final foi apenas a prova disso.
Penso que DR demorou demasiado tempo a acertar no onze (havia lesionados, mas não justifica tudo), a tirar o melhor rendimento dos jogadores e a mostrar um futebol com qualidade (que se viu contra FC Porto e Benfica).
E - principalmente - achei que foi bastante conservador ao longo da época (joga muito pelo seguro e, de uma forma geral, é mais defensivo do que aquilo que eu gostaria).
Se a Direção decidir renovar com Daniel Ramos, será o meu treinador e tentarei ter sempre uma palavra positiva ou de crítica construtiva.
Mas em coerência penso que deveriamos procurar alguém com outro perfil.
(foto: Rio Ave FC)

PS - nada disto tem a ver com ser ou não de Vila do Conde. Para mim no Rio Ave ninguém pode ser prejudicado por ser de Vila do Conde. Havendo dois com as mesmas características, o de Vila do Conde está sempre primeiro.

ATUAL a 17/5: "Estou de corpo e alma no clube do meu coração e cumpri um sonho ao treinar o Rio Ave. O trabalho foi positivo e continuarei se houver condições para isso", partilhou Daniel Ramos.