19.3.19

Lateral Direito... Quem?


Para o jogo com o Desportivo das Aves, Nadjack, o nosso lateral direito mais utilizado e a quem tenho tecido mais críticas do que elogios desde que o vi jogar pela primeira vez quando cá chegou em 2016, está castigado.
Quem jogará?

1- Júnio é o substituto natural, tendo feito um jogo horrível pelos sub-23 esta semana... e tem a desculpa de não estar entrosado. Ok. Mas não nos esquecemos do inicio de época tenebroso que apresentou. Apesar de achar que será a primeira opção do treinador, para mim nem a última seria.

2- A segunda opção do treinador para substituir o 2 e por já ter tentado apresentar esse jogador na posição este ano incluindo-o num 11 onde acabou por se lesionar no aquecimento, mas também por já ter ocupado o lugar pontualmente com Pedro Martins e Luis Castro seria Nelson Monte. Está lesionado: não é opção.

3- Um jogador que numa situação de recurso, após uma expulsão de Júnio fez o lugar e que também o fez pontualmente no Real Madrid é Fábio Coentrão. Contudo, contra o Nacional saiu lesionado. A paragem para as selecções pode dar-lhe tempo para recuperar, mas está tão bem no lado esquerdo que eu não mexia. Mexer num lado já vai ser mau... mexer nos 2 para mim é pior.

4- Os outros laterais do plantel são esquerdos. Matheus e Figueiredo. Se Fábio jogar à direita, Matheus jogará na esquerda... mas e porque não Matheus na direita? Ou se o treinador achar que se adapta melhor... porque não A. Figueiredo jogar no lado contrário ao seu? São laterais... e se vemos tantos laterais direitos a jogar bem dos 2 lados... um lateral esquerdo também poderá cumprir à direita.

5- A solução que eu preferia parece que não é solução. Costinha. Excelente época nos sub23... mas está na seleção de sub19. Creio que os sub19 ficarão até mais tarde que os AA e sub 20... mas mesmo que não fiquem, já percebemos que jogadores da formação não são opção e já nem vale a pena pensarmos nisso.

6- Enquadrando no ponto 2 uma opção natural seria pôr um central lá. Muitos treinadores o fazem em recurso. São defesas por natureza e sabem defender... ou deveriam... Buatu? Ficava muito agradecido ao angolano, apreciaria a sua disponibilidade, contudo, por favor, obrigado... mas não. A ser um central prefiro Bore e é quem eu acredito que o treinador vá colocar se não for Junio e não quiser mexer em Coentrão. 

7- Um médio? Pedro Moreira jogou o ano passado a lateral num jogo em que estavamos com muitas lesões e castigos... creio ter sido em Portimão. Este ano quem seria? Leandrinho? Se não é seguro na sua posição faço ideia fora dela... Tarantini? por toda a experiência que tem e por cumprir bem tacticamente em qualquer lugar porque tem um conhecimento enorme do jogo seria algo a ponderar. Mas teria a capacidade de subir e a velocidade mínima necessária para compensar a falta de rotina no lugar? Não creio.

8- Colocar um extremo como aconteceu um dia com Coentrão e que durou para a vida toda, ou como já aconteceu noutros anos em situações de recurso e a precisar de ganhar por exemplo com Ukra e até numa situação de desespero mais recente com Gabrielzinho... Ora bem, quanto a este estou como relativamente a Leandrinho... se já na posição deles é o que é... faço ideia numa outra... ou talvez eu não perceba nada disto e possa ser Gabrielzinho o Cafu dos Arcos (o brasileiro ex-AC Milan e bicampeão do mundo e não aquele banal que passou pelo Boavista).

Há muitas opções para o lugar. E quando assim é das duas uma... Ou temos uma equipa de craques e todos sabem jogar em todo o lado e portanto são opções válidas... ou a insegurança e falta de confiança nos jogadores é tão grande que quando se olha para a equipa nem se sabe quem deva jogar porque não sabemos qual deles é o menos inválido... Infelizmente estamos claramente perante a segunda.
Não falo nos outros porque se alguns destes já têm pouca lógica... os outros não teriam lógica nenhuma... 

Contudo...,

Daniel Ramos mostrou já que por vezes gosta de "inovar" seja taticamente, seja estrategicamente ou até nas posições dos jogadores ... Pois bem destas todas em cima... E repito, não havendo Costinha, seja lá porque razão for, eu apostaria diferente: um jogador que assumo ter criticado a sua contratação quando olhei para um avançado que tinha marcado 1 golo em 23 jogos no Brasil - Carlos Junior.
E Porquê? Tem uma disponibilidade e uma compromisso de equipa incrível, é esforçado, entra bem quando está no banco, lê bem o jogo, apoia o lateral quando está na ala e não sendo um portento técnico é no trabalho que está o seu grande ponto positivo. Tacticamente muito disciplinado. Teria também grande projecção ofensiva… e vamos jogar contra uma equipa de quem temos de descolar rapidamente.
Quase só faltou falar em Paulo Vítor... mas acho que não estamos mal a esse ponto.