31.3.19

A Descida Mais Perto do Que Parece


Perdemos.
Perdemos bem e maioritariamente por culpa própria.

O árbitro condicionou de novo? Claramente que sim. 4 faltas à entrada da área por marcar, amarelos que saem com mais facilidade para o Rio Ave do que para o Aves e faltas a meio campo só para um lado.

Se o que Daniel Ramos disse no final do jogo, sobre o reparo que o árbitro lhe fez, por ter comentado a sua actuação num outro jogo anterior, então isso deve ser motivo de queixa pelo Rio Ave FC. Chama-se perseguição.

1º golo: estupidez do Rio Ave. Afonso Figueiredo está de costas. Acredito que Leo lhe tenha dito para "deixar". Mas quando se diz para deixar tem de se ter a certeza que se chega primeiro à bola. Assumindo que assim foi: o erro é de Leo. Contudo, um defesa experiente ali chutava a bola...

A questão é: a culpa aqui é do treinador? Com Mourinho, Jesus, Lage, Conceição, Ancelotti ou com Guardiola, ... Leo e Figueiredo entenderiam-se? Não creio.


2º golo. Estavamos com 10 por não estar lá Semedo. Desorientados e desorganizados: levamos um golo no contra-ataque. Má adaptação da equipa aquela circunstância e golo. Culpa do treinador? Parcialmente sim... mas exige-se que dentro do campo quem lá anda tenha a noção de que com 10 é preciso alguém fazer a posição. Ninguém a fez.

Contudo, o Aves fez esses 2 golos, mas podia ter feito mais. Se marcássemos primeiro seria diferente? Seria e os 2 treinadores assumiram isso na flash. Mas íamos marcar primeiro como? Tivemos alguma oportunidade de golo? Não. E o Aves sim. Antes de marcar teve duas. E entre o primeiro e o segundo golo outras duas. E mais uma após o 0-2.
E aqui entra a responsabilidade do treinador, principalmente após 15 dias para trabalhar a equipa.
Eu vejo princípios no jogo, vejo movimentações e triangulações no meio campo... mas depois não vejo criação de jogadas que me digam que são claras de golo.
Será porque não tem os jogadores que quer para trabalhar? Será que o mataram com a saída de Vinícius? Não sei. Sinceramente não sei.

Agora, sei que temos de ser coerentes...
Não se pode numa semana dizer que Daniel Ramos é um treinador de equipa pequena porque joga no contra-ataque e depois dizer que quando ele tem bola, o melhor era jogar no contra-ataque porque temos jogadores rápidos, e com muita bola não criámos oportunidades...
Mesmo frustrados, tristes e desesperados... temos de ser coerentes...

Mais... neste contexto, não adianta nada massacrar. Remar todos para o mesmo lado pode não chegar. Se andarmos desencontrados do treinador e dos jogadores será praticamente impossível.

Posto isto, 7 jogos para o final, dos quais 6 contra equipas dos primeiros 7 classificados.
O outro jogo é em Setúbal.
21 pontos em disputa. Se me perguntarem se acho que vamos fazer mais ou menos que metade dos ponto, eu queria dizer mais... mas racionalmente tenho de dizer menos. Acho que faremos 3 ou 4 pontos... E isso implica ou morrer na praia ou... sobreviver na praia... porque vai ser ali no limiar da linha de água.
36 pontos podem não chegar...
E das 18 equipas temos o calendário mais difícil até final do campeonato.
Há que acreditar... Há que ter fé...
Mas sinceramente neste momento... não tenho muita.
Vejo uma descida a pique para o fundo do poço... e o poço pode não ter fim.

PS1: Nos jogos contra o Benfica e o Porto... gostava de ver as bancadas como vi hoje. Verde de um lado... e apenas com os bilhetes obrigatoriamente cedidos para o outro lado...

PS2: Nuno e Dala voltaram. Saúdo. E espero que possam ser jokers.