3.8.18

É no miolo que está o nosso problema!

A eliminação do Rio Ave  da Liga Europa, é uma consequência da juventude da equipa, (ontem apenas 2 jogadores titulares da época passada jogaram) e também da nossa juventude em provas Europeias.


Não podemos estar continuamente a fazer épocas boas e grandes no nosso campeonato e depois desperdiçar esse trabalho todo, na 1ª eliminatória em que participamos na Liga Europa da época seguinte, temos que melhorar a nossa capacidade de manter a espinha dorsal da equipa de uma época para a outra, e temos que aumentar o número de jogadores da terra na equipa principal!
Dito isto, apetece dizer também que, mais do que fazer uma análise individual aos jogadores de ontem!  Interessa-me mais ao dia de hoje, e no início de época, tentar perceber qual é ideia de jogo que o nosso treinador está a tentar implementar, e se com os jogadores que temos, podemos atingir/conseguir com sucesso essa ideia mais para a frente no campeonato, sendo certo que apenas foi o 2º jogo oficial, e que  já se pode tirar algumas ideias concretas.
Ficou evidente para mim, e com alguma surpresa confesso, que a ideia de jogo assenta num 4-2-3-1, e que a equipa demonstrou em vários períodos desdobrar-se em 4-3-3 quando Gelson Dala recuava ficando á frente de Tarantini e Leandrinho, ou 4-4-2 quando Gabrielzinho  ajudava Nadjack a fechar o lado direito da defesa, deixando quase sempre Gateno e Bruno Moreira sozinhos. Esta ideia , com estes jogadores, evidência ou identifica desde já algo que não estávamos habituados, Tarantini ao lado de Leadrinho e á frente da defesa, se de Tarantini já sabemos que quase sempre cumpre a um nível exemplar a verdade é que este seu novo posicionamento, obriga-o a mudar rotinas e ajustar os processos, coisa que a sua experiência pode de facto ajudar, mas  ontem para mim ficou evidente que o ora vais tu, ora vou eu, com Leadrinho(21), ainda não está a 100%, e ficou também evidente que o nosso 21, é muito melhor a defender, do que a construir, parece-me que lhe falta alguma maturidade(velocidade no processo ofensivo pode ter sido o calor). Sem Tarantini, na sua posição de verdadeiro 8 em muitos momentos do jogo, o Rio Ave, sentiu muitas dificuldades de jogar entre linhas, e de organizar o seu jogo ofensivo sem ser pelas faixas laterais, onde me parece que a equipa está muito forte, especialmente o lado esquerdo. O melhor ontem: Gateno, já começou a brilhar(grande jogo).

Quanto á posição do nosso 10 de ontem, Gelson Dala, pareceu-me muito perdido, nunca conseguiu ligar o nosso jogo em linhas adiantadas, e por diversas vezes usou e abusou das suas acções individuais, quase todas perdidas e com consequências, sendo que o adversário as aproveitou por várias vezes para fazer transições muito rápidas, e numa delas com golo. 
Assim sendo onde residem os nossos problemas, muitos apontam a defesa, que ontem de facto pareceu-me muito desconcentrada, nervosa até nos 1ºs 15’, digo isto porque gostei muito da defesa no 1º jogo, mas, se não é a defesa, é o quê então? para mim é o processo, é a ideia de jogo que ainda não está devidamente afinada, pelo menos com estes jogadores. Talvez precisem de mais tempo, a équipa é praticamente TODA nova!
Precisamos portanto de fazer pequenos ajustes, ou com os jogadores que jogaram ontem, ou com os  que não jogaram, ( Makaridze, precisa de ser muito melhor ontem esteve muito mal… não sei se por estar lesionado!? Leandrinho parece-me ainda muito verde para jogar com Tarantini, Dala está completamente fora da sua posição, precisa portanto de mais tempo para se adaptar, ontem até teve golo e falhou outro depois de uma jogada genial, e finalmente Bruno tem muito pouco Golo), ou ainda com 2 ou 3 jogadores que ainda podemos contratar caso haja disponibilidade financeira. Ou seja, porque ainda temos algum tempo, se fosse eu  pensaria 2 vezes se deveria ir ou não o mercado procurar um  GR, 6, 8, 10…!

Conclusão : - É no miolo que está o nosso problema!
Eu acredito!