1.4.13

Ainda o (meio...) elogio a Nuno

Pelas reações que me chegaram, este não foi o meu texto mais popular...
Compreendo e aceito, mas gostava de voltar ao assunto: o que Nuno fez, penso, foi tentar contrariar o inevitável, a derrota. O Benfica está num excelente momento e dá a ideia de que qualquer equipa (ainda por cima num momento menos bom, como o do Rio Ave) entra na Luz derrotada. Que o resultado não começa em 0-0 mas já a perder.
Nuno tentou surpreender, tentando ganhar mais agilidade no ataque com o avanço dos laterais, que ultimamente tem estado muito preso. Fê-lo da melhor maneira, sobretudo se se pensar que o Benfica tem um forte meio campo? Nuno teve de lidar com outro problema:, falta de alternativas a meio campo.
É por isso, por não se ter resignado, que deixei o elogio.
Correu muito mal.
Porque o Benfica marcou demasiado cedo, porque o livre foi à barra e não entrou, porque o penalti ficou por marcar, porque...
"Ses" à parte, nada justifica, com 2-0, manter 30 minutos o mesmo esquema tático.

ATUALizo com o comentário de Rui Rodrigues (retirado do seu Facebook): «O Rio Ave perdeu por 6-1 na luz,muito por culpa de um jogar posicional errado. Nuno quis inventar sem lógica de interpretação, o 5-2-3 estratégico foi um fracasso total, baixar o bloco e as linhas anteciparam o desenrolar do resultado. Retirar o pivot mais ofensivo do sector intermediário deu espaço para o Benfica acelerar processos e circular a bola a um ritmo mais elevado. Um bloco defensivo de 3 centrais, sem rotinas de processos e desorganizado foi muito permeável. Inventar um sistema táctico perto do fim desta liga mostra incompetência e pouca leitura do jogar da equipa nesta fase da época. Perder a identidade do 4-2-3-1 foi oferecer meia dúzia de ovos a este Benfica muito forte e que assim goza uma Páscoa muito mais gostosa. O Rio Ave ontem foi o exemplo mais claro de como perder um jogo antes deste se iniciar, nunca deves perder a tua identidade e modelo de jogo,seja com que adversário for e em que campo o defrontares, é a minha ideia de ler o jogo,não basta querer ganhar o jogo antes de mais temos que o perceber e o saber ler e preparar,espero que o colectivo se recomponha para o Dragão»