Mário Almeida - sim ou não à Europa?

“Liga Europa, ali tão perto…”
sonho que ansiamos seja realidade
Efectivamente, o nosso Rio Ave FC não vive hoje uma situação verdadeiramente inédita, mas reconhecemos não ser absolutamente normal.
A duas jornadas do fim do Campeonato da 1.ª Divisão da época 2010/2011 estar na disputa de um lugar na Liga Europa, com a permanência garantida há já algum tempo, é espectacular e motivo de enorme satisfação para todos aqueles que vivem apaixonadamente o nosso Clube.
É importante realçar que temos uma massa associativa escassa e um reduzido orçamento, muito longe da generalidade dos clubes com quem competimos. As receitas são pequenas e decrescentes, nomeadamente as provenientes dos jogos em casa, da publicidade e dos patrocínios. Por isso, só com muita imaginação, rigor e contenção é que se consegue construir um plantel equilibrado e motivado, capaz de ombrear com adversários muito mais “ricos”.

É claro que temos as nossas “armas”:
- garante-se um permanente e próximo acompanhamento aos profissionais do Clube, fazendo-os sentir que somos seus aliados e não seus “patrões”;
- procede-se de forma a que o Clube não seja devedor ao Fisco, à Segurança Social, aos elementos do plantel, a colaboradores diversos, aos fornecedores, etc.;
- conta-se com uma massa associativa fiel e activa, que apoia e incentiva sempre que tal é importante.

Concretamente, no que respeita à questão colocada sobre “os prós e os contras” do Rio Ave FC se classificar para uma competição europeia, afirmo convictamente o seguinte: seria fantástico que tal acontecesse, não só por ser algo que entraria na história do nosso Clube, mas também por evidenciar a forma correcta como a gestão financeira e desportiva vêm sendo feitas.
É óbvio que a participação numa prova europeia traz problemas e custos, como sejam o ter de se iniciar a preparação futebolística bastante mais cedo e os elevados gastos da deslocação/estadia. Mas estou convicto que o prestígio derivante da presença em competição tão reconhecida e o facto de tanto honrar o Clube contribuíriam para que outras eventuais receitas pudessem reflectir um consequente e significativo efeito positivo.
Pelo que, se dependesse da minha vontade e não dos resultados das duas últimas jornadas, gritaria já
“o nosso Rio Ave FC chegou à Europa para dignificar o Clube e Vila do Conde”.

Mário Almeida