Raul Moreira em entrevista: «somos das equipas mais débeis do Campeonato»

1) Fala-nos um pouco da equipa; dos que entraram e dos que saíram (saíram por razões financeiras ou outras).
Raul: A caracterização mais próxima da equipa é, na nossa opinião (equipa técnica): imaturos e inconstantes mas dedicados e ambiciosos!
A equipa é composta por uma base que era a segunda linha do ano passado, mais jovens recrutados nas divisões inferiores, mais dois atletas brasileiros com experiência, embora já distante, de primeira divisão Portuguesa.
Plantel muito jovem, com pouca experiência de primeira divisão e com défice em alguns aspectos decisivos neste tipo de competição, nomeadamente físico e psicológico!
Lutaremos com "armas" diferentes das dos anos passados, onde teremos de fazer das fragilidades e das limitações, força e espirito de sacrifício!
Lutaremos jogo a jogo com a mesma ambição e dedicação sabendo porém que em alta competição, não chega apenas estas características. É preciso muito mais!
Tem de haver acima de tudo qualidade e competência! Vamos trabalhar muito para que possamos evoluir e atingir o objectivo! Será uma tarefa árdua e desgastante a todos os níveis! Vamos à procura da felicidade!
É deveras complicado, para quem vive como nós (secção de Futsal) o pulsar intenso do Futsal, estar tranquilo e despreocupado com a actualidade, principalmente pela saída de atletas de qualidade inquestionável!
Alguns saíram por questões financeiras, pois o orçamento contemplado para esta época é inferior aquele que tivemos, há três épocas, quando nos sagramos Campeões Nacionais!
Outros saíram pela indefinição criada em torno do futuro do Futsal e a não resposta atempada a "timings", pedidos por eles, para a apresentação de proposta de renovação. A planificação foi elaborada e contextualizada à semelhança das épocas anteriores, onde obtemos resultados memoráveis, os timings é que foram completamente desajustados!
Cada um procurou resolver atempadamente a sua vida, de forma a que não ficassem "descalços", posteriormente! Temos de respeitar as opções de cada um pois no lugar deles todos faziam o mesmo, com certeza!
Não temos cão, tentaremos caçar com gato, as garras é que poderão não ser fortes para presas tão grandes!

2) Do que conheces do futsal português, em que patamar competitivo colocas o Rio Ave desta época? A lutar com o Povoa Futsal, por exemplo? É desmotivador ter de começar por lutar pela manutenção?

Raul: Antes de responder, concretamente ao que me perguntas, é necessário fazer um ponto de situação para que os os sócios e simpatizantes do Rio Ave FC, e amantes do Futsal, percebam e entendam a realidade actual do Futsal do clube e o que dela se pode esperar para a época que agora vai iniciar.
De uma forma frontal, realista e desapaixonada tenho de dizer convicta e seriamente que, caso não existam alterações significativas na estrutura, será quase impossível atingir a notoriedade, o êxito e a qualidade adquirida e demonstradas mas últimas três épocas!
Desde a entrada do Presidente, Antonio da Silva Campos, o Futsal do Rio Ave FC, deixou de ser uma secção autónoma dirigida apaixonadamente por meia dúzia de amigos, passando a ter condições logísticas e administrativas mais condizentes com a grandeza do clube.
Apenas faltava o mais importante para a afirmação no Futsal Português: os resultados Desportivos!
Embora tenho sido mais célere, mas à semelhança do Futebol de 11, esses resultados e essa afirmação e estabilização do clube no futsal Português é uma realidade concreta, sendo hoje um clube respeitado e admirado por todos, graças, principalmente, às duas brilhantes épocas passadas.
Por tudo isto, esperávamos poder, está época consolidar e reforçar esse estatuto, tendo a certeza que, se mantivéssemos as mesmas condições até agora disponíveis, iríamos continuar a fazer história e, quem sabe conquistar, a semelhança do Fundão, um título!
Basta lembrar que, na época passada não perdemos com o Fundão e dos quatro jogos realizados com os dois finalistas, apenas perdemos um, em casa com o Sporting! Elucidativo!
Ao longo destes três anos, a principal mudança, em busca dos ambicionados resultados desportivos, deveram-se quase em exclusivo à planificação
atempada, qualificada e pormenorizada da metodologia de treino e ao trabalho exaustivo de scouting , o que permitiu a contratação de atletas de qualidade inquestionável, NUNCA ultrapassando orçamentos anteriormente despendidos e sem resultados.
Por isso e sem querer sacudir a água do capote e respondendo mais diretamente à tua pergunta afirmo que quem conhece pormenorizadamente o Futsal Português sabe que atletas da qualidade que nós tínhamos tem de ser atempadamente aliciados e contratados, visto que o mercado Nacional é muito curto e restrito, por isso, mais complicado que a redução acentuada do orçamento, foi não conseguirmos ir ao mercado nos "timings" correctos e precisos, devido às constantes e demoradas indefinições ocorridas! Esta situação paga-se muito caro; ou com fracos resultados desportivos ou com aumento, posterior, do orçamento, para colmatar as lacunas graves existentes!
Neste momento somos das equipas mais débeis do Campeonato, principalmente devido a redução significativa do orçamento agravada com o atraso na construção do plantel mas também pela saída do núcleo duro e pela juventude do plantel.
Quanto a comparação com o Povoa, o que posso dizer é que perdemos 2-1 com eles no Torneio do Modicus! Mantiveram toda a base à exceção do Jefferson, e reforçaram-se, atempadamente, com jogadores jovens de qualidade, tendo ao contrário do ano passado, na minha opinião, mais opções válidas! Estão um degrau bem acima de nós! Sem qualquer duvida!
É normal que todos queiram lutar para o título, mas isso não é possível.
O lutar pela manutenção nunca pode ser desmotivador! Acima de tudo, deve ser fator de maior responsabilidade e espírito de sacrifício, lealdade e união!
Trabalharemos com o mesmo afinco e seriedade, respeito e consideração pela camisola que envergamos, lutando por objectivos não tão ambiciosos nem, na minha opinião, que se coadunam com a grandeza e o passado recente do clube na modalidade, mas respeitando sempre as decisões de quem manda no clube! E nisso o Presidente é soberano e tem a nossa maior admiração e respeito!
Esteve sempre do nosso lado incondicionalmente, mas temos de perceber a conjuntura e económica-social que o pais apresenta e o Rio Ave não foge à regra! Somos (equipa técnica), compreensíveis e sensíveis a esse facto!
O que não vamos, nem podemos assumir é qualquer responsabilidade por danos desportivos irreparáveis para o futsal do RioAve FC, que possam advir de todos estes condicionalismos e limitações!
Para além de NADA termos para mostrar a ninguém, porque o nosso (equipa técnica) valor é mais que reconhecido e congratulado a nível Nacional, NINGUÉM mais que nós quer continuar a engrandecer o nome do Rio Ave FC!
Não fazemos é milagres, com certeza!

3) Apesar dos bons resultados das últimas épocas, a verdade é que o futsal no Rio Ave ainda não se impôs como uma mais-valia no Clube; como explicas?

Raúl: Bons resultados não! Excelentes, históricos, inesquecíveis e, se calhar, irrepetíveis!
Senão vejamos, nos últimos 3 anos o Futsal do Rio Ave FC a nível colectivo conquistou pela primeira vez:
- Campeonato Nacional da 2 Divisão
- Manutenção na 1 Divisão Nacional
- Terceiro Classificado na fase regular do Campeonato Nacional da 1 Divisão (Máximo atingido por qualquer equipa Sénior na história do Clube)
- Presença nos Play-Off
- Meia-Final do Campeonato Nacional
- Duas épocas consecutivas na 1 divisão Nacional
- Presença duas épocas consecutivas nos Play-Off
- Três épocas consecutivas na 1 Divisão Nacional
A nível individual:
- Melhor Marcador do Campeonato Nacional da 1 Divisão (Fernando Cardinal)
- Primeira presença de 1 atleta Português, num Campeonato do Mundo Sênior, ao serviço do clube (Fernando Cardinal)
- Presença simultânea de 2 atletas Portugueses, numa convocatória para a selecção Nacional sénior (Fernando Cardinal e Fábio Lima)
- Presença simultânea de 3 atletas Portugueses, numa convocatória para a Selecção Nacional Sénior (Fernando Cardinal, Fábio Lima e Vitor Hugo)
- Presença de um Embaixador (100 Internacionalizações) na Selecção Nacional Portuguesa, nos quadros do clube (Israel Alves)
- Presença de 4 atletas (clube mais representado na convocatória) na Selecção Nacional Sub-21 ( Fábio Marafona, Tiago Cruz, Bruno Santos e Rafael Gomes)
- Presença de 3 atletas numa convocatória da Selecção Nacional Sub-19 (Tiago Cruz, Bruno Santos e Joel Silva)
À semelhança das relevantes presenças em finais da nossa equipa de Futebol, e o magnífico apuramento para a LIGA EUROPA, ISTO NINGUÉM APAGARÁ!
ISTO É HISTÓRIA!
Todos estes feitos individuais, enquanto atletas do Clube, são FEITOS ÚNICOS NOS 75 ANOS DE HISTÓRIA DO CLUBE!
Por isso, o Futsal só não é mais valia para quem é míope ou para quem age de má fé, e não quer o bem do clube!
A explicação para a não mais valia é a seguinte:
Era muito importante, para quem gosta do Futsal do Rio Ave FC, que esses leigos,que agem de má fé, se declarassem e se assumissem de uma vez por todas!
Uma coisa é não gostarem, criticarem e denegrirem a imagem do Treinador, do Director ou do Capitão, sem qualquer motivo para tal!
Mas com isso, podemos nós muito bem! Pois são esses frustrados que nos dão cada vez mais força para lutarmos, atingirmos e suplantarmos os nossos objectivos!
Outra coisa, é não misturar os seus gostos e opiniões duvidosas, com o Amor ao clube!
Para terminar, e para lembrar os mais distraídos digo orgulhosamente que,
- representei este clube, muito mais vezes que a maioria!
- suei muito mais por ele, do que a maioria!
- capitaneei este clube em todos os escalões de formação, mais vezes que a maioria!
- tive o prazer de ser profissional sénior deste clube, ao contrário da maioria!
- sou treinador deste clube, ao contrário da maioria!
- conquistei títulos ao serviço do clube, ao contrário da maioria! E...
- jamais cuspirei no prato que me dá de comer a mim e a minha família!
Enquanto assalariado do clube jamais admitirei que metam em causa o meu profissionalismo!
Não tem motivo, nem razão para isso, mas ao longo dos anos aprendi que uma mentira dita muitas vezes, torna-se verdade!
E que a inveja, é a coisa mais feia do mundo!
Agora, no meu coração, mando EU...e mais NINGUÉM!