15.12.09

Vilas Boas eleva a fasquia - Europa

Pela primeira vez - e ainda por cima é o capitão - um jogador assume publicamente a Europa como objectivo: «O Rio Ave nunca conseguiu alcançar uma posição que permitisse a participação numa competição europeia e, neste contexto, acho que todos gostaríamos de fazer história».

O meu comentário: Vilas Boas certamente tem a noção de que, a partir desta altura, as expectativas externas começarão a subir e que aquilo que até pode ser uma boa classificação (10º, 9º, por exemplo) no final pode ser visto como um fracasso (não ter chegado à Europa). A ambição desportiva não faz mal a ninguém, mas a gestão da comunicação deve fazer-se com cuidado e com estratégia (nesse sentido as palavras de Gaspar parecem-me mais cautelosas). E como dizia Brito, recentemente, não podemos ignorar que equipas que tiveram uma primeira volta mais fraca (e que até mudaram de treinador, como o Guimarães ou o Marítimo), vão certamente melhorar.
Pessoalmente, não acredito que o Rio Ave fique em lugar europeu. Mas não deixarei de vibrar com uma classificação histórica, como é óbvio.