23.12.09

Carta ao Pai Natal

Querido Pai Natal

amanhã à noite sei que vais andar muito atarefado a distribuir presentes pelo planeta inteiro. Sei que privilegias as crianças, mas eu como criança que sou nesse Peter Pan que mantenho activo em mim, decidi abdicar dos presentes que tenhas para mim depois de um ano em que me portei exemplarmente. Portei-me tão bem, que acho que tenho o direito de pedir que dês os meus presentes a quem eu eleger como merecedor dessa atenção.

E eu escolhi os jogadores e o treinador do Rio Ave Futebol Clube! Já reparaste como eles se portaram tão bem? Eu sei que eles não são propriamente crianças, mas bem vistas as coisas, eles são os meus meninos, meus e de mais uns milhares de pessoas que os acompanham quase religiosamente. E sei que essas pessoas também gostavam de os ver recompensados pelas alegrias que nos deram. E olha que o que eu peço nem é assim muito caro ou difícil de transportar no teu trenó.

A minha lista é a seguinte:

Carlos – um disco do Bonga
Mora – um relógio para não se demorar tanto a marcar pontapés de baliza
Trigueira – um boné novo para tapar a cabeça e não ter de andar a apanhar chapéus nos jogos
Magno – uma biografia de Carlos Magno, rei dos Francos, filho de Pepino o Breve
Zé Gomes – uma cana de pesca para tirar uns robalos nas Caxinas ou no estreito de Bósforo
Gaspar – mirra para embalsamar os adversários
Fábio Faria – um GPS para não se perder em Lisboa quando for para o Benfica
Jeferson – restaurador Olex porque um branco de carapinha não é natural
Bruno Mendes – está tão habituado a resistir a tudo e todos mesmo quando o dão como acabado que lhe devias dar o disco da Gloria Gaynor: I Will Survive
Sílvio - uns docinhos de Santa Clara para ganhar uns quilitos
Valdir – um seguro de saúde porque o rapaz anda adoentado há meses
Vilas Boas – O capitão tem vontade de ir à Europa, por isso um bilhete de avião
Wires – O Punjab anda tão faltoso que dar-lhe a rever o filme de Ghandi era um óptimo presente
Ricardo Chaves – um bom lubrificante para ser um pouco mais rápido a mexer as pernas e a deixar os adversários para trás
André Serrão – um curso de auto-motivação porque o André está há muito tempo à espera de se poder mostrar
Vitor Gomes – um dicionário português-italiano / italiano-português
Tarantini – um conjunto de pilhas Duracell para não ser tão intermitente nas suas aparições
Adriano – um despertador para acordar a horas ou um relógio que o lembre das horas de ir dormir
Terroso – um bilhete numa excursão até à Pampilhosa da Serra onde foi tão feliz e apreciado
Evandro – um PPR porque começa a ser tempo de preparar a reforma
Bruno Gama – um saquinho de fantasias de Natal da Imperial, porque anda pouco fantasista o rapaz…
João Tomás – um conjunto de luzes de Natal a piscar para se enfeitar com elas quando joga; pode ser que assim o Queirós repare nele
Chidi – sente saudades do Keita, um reencontro com o senegalês noutro clube era bom
Sidnei – um daqueles livrinhos “Futebol para totós” para ver se deixa de ser tão trapalhão
Wesllem – quer tanto uma oportunidade que já merece um Lugar ao Sol
Bruno Fogaça – um isqueiro Zippo. É que dizem que mantêm o fogo aceso em qualquer circunstância, e o Bruno desde que cá chegou faz muito fumo, mas pouco fogo.

Para Carlos Brito, uma cópia de “O Talismã” de Sir Walter Scott, porque é isso que ele tem sido para nós.

Vá lá Pai Natal! Não é nada difícil para ti! Se me puderes atender, prometo que no teu sapatinho terás um equipamento oficial do Rio Ave!