19.12.09

(Guimarães) Uma das melhores exibições da época

Não me lembro de escrever aqui sobre vitórias morais, mas hoje o Rio Ave, perdendo, fez uma excelente exibição e só não ganhou por azar e talvez porque Artur Soares Dias não marcou aquele penalti aos 45 minutos da primeira parte.
Gostei muito do Rio Ave, que jogou sempre personalizado, que teve várias oportunidades de golo e que encostou o Guimarães na segunda parte.
Os jogadores, a regressar nesta altura a Vila do Conde, podem estar de consciência tranquila - fizeram, do meu ponto vista, uma das melhores exibições da época.
Foi pena aquele livre, que Vítor Gomes provocou (sem necessidade? [ele diz que nem tocou, mas a repetição televisiva parece mostrar o contrário]) e foi pena a barreira ter sido mal feita (Carlos podia ter feito melhor? é a minha dúvida).
Não é fácil destacar o melhor em campo, porque, como se pode ver, há muitas e boas exibições. Mas, tendo de escolher, volto a apostar em Fábio Faria. Imperial! Aproveito para destacar também Gaspar, Sílvio ou Bruno Gama.
A Brito dou nota 2. Apenas - e por uma questão de coerência (teimosia?) da minha parte - pela insistência em Chidi. Com ele João Tomás tem muito mais dificuldades, porque não recebe cruzamentos/passes e isso hoje verificou-se claramente. Se Tomás é a nossa mais-valia no ataque tem de ser servido. Chidi não o serve. Chidi até fez uma exibição positiva na primeira parte, mas continua sem marcar. Quanto às substituições, tirando a aposta em Tarantini em vez de Adriano, teria feito o mesmo.
Em resmo: Viva o Rio Ave; perdemos, mas o jogo só nos pode orgulhar.