25.8.09

O 'mistério' Adriano

Nas várias previsões de onze que fui fazendo incluí sempre Adriano (e a verdade é que o fiz não tanto por aquilo que vi em campo mas por aquilo que os responsáveis do Rio Ave dele disseram).
Penso que se pode considerar surpreendente a sua ausência do onze: em duas ou três conversas informais que tive com os mais altos responsáveis pela equipa do Rio Ave fiquei com a convicção de que estamos perante um craque, um jogador que se revelará no campeonato nacional. E do qual o onze do Rio Ave não abdicaria. Enganei-me redondamente.
Adriano não só não é opção inicial como domingo nem entrou.
A explicação mais simples é que está tapado por Wires - a jogar muito bem. Mas são dois jogadores muito diferentes; Wires tem qualidades que Adriano não terá (a entrega, a combatividade, a polivalência, a regularidade, o entrosamento colectivo) mas este também as tem em detrimento daquele (a qualidade do passe, a técnica na finta, o remate poderoso e colocado, os seus livres). Em Leiria ainda pensei que Adriano estivesse mais talhado para jogos em casa (de pendor mais atacante), mas enganei-me novamente. Quem sai para entrar Adriano, pensará Brito? (Chaves, recuando Wires, penso eu).
De qualquer forma é um 'mistério' que iremos acompanhando ao longo da época.

PS - outra razão para Adriano jogar: tanto quanto julgo saber é um dos jogadores que a Direcção espera vender e, assim, realizar receitas; também tanto quanto julgo saber só tem um ano de contrato, pelo que deveria ser vendido já em Janeiro. Para isso tem de jogar, certo? (mas não estou a criticar Brito por, por esse motivo, não o pôr a jogar; pelo contrário. O mister deve ter todas a condições para escolher os onze que melhor podem realizar os seus objectivos).

2 comentários:

LuisFreitas disse...

Adriano não joga porque está tapado, o melhor meio campo do Rio Ave é AVB, V.Gomes e Wires... Para Adriano jogar o sistema táctico teria de mudar ou encosta-lo à ala

João Paulo Meneses disse...

Eu penso que teríamos de ver Adriano jogar para dizer - com o máximo de objectividade -se ele tem lugar ou não. Brito não mudará de esquema, mas alguém poderá ser sacrificado. Penso que, independemente das simpatias que cada um de nós tem por este ou por aquele jogador, o que todos queremos é um Rio Ave melhor. E se Adriano for melhor do que qualquer um dos outros...
(Adriano é médio de ataque, não é trinco; mas Wires e Vítor Gomes são polivalentes)