18.9.20

Bósnios, turcos, italianos... seja o que for! Siga!!!


1º jogo, 1ª missão cumprida – objectivo fase de grupos continua de pé.
Vitória justa que pecou por ser tardia e pelo sofrimento que trouxe. Mas sabe bem melhor assim.
Não foi um grande jogo, mas para a fase da época e para o contexto que se vive considero que foi uma exibição globalmente positiva. O 11 não surpreendeu, mas creio que a primeira mexida foi tardia – refiro-me à entrada de Gelson Dala que de facto virou o jogo.
Como pontos positivos destaco além de Dala, a segurança do guarda-redes que pouco ou nada tendo para fazer, quando interveio foi eficiente e para Lucas Piazon a assumir o jogo. Não gostei de Mané na esquerda, acho que para fazer esse papel de vir da esquerda para dentro com bola no pé, Gelson Dala adapta-se melhor. Aderllan muito seguro a defender, mas com duas falhas na saída de bola o que não é habitual e Filipe Augusto com três ou quatro falhas na saída e com algumas faltas desnecessárias (contudo diga-se que prefiro um jogador que faça faltas a mais - desde que controle os cartões, o que ontem não foi o caso quando viu aquele amarelo estúpido -  do que um que seja mole e deixe o adversário sair em contra-ataque).

Laterais cumpridores. Tarantini (muito bem na segunda parte) e Geraldes seguros e objectivos, mas pouco influentes na primeira parte o que levou à saída do 2º. Bruno Moreira muito trabalhador e na hora da verdade, quando teve de dar um toque de classe deu-o exemplarmente na jogada do primeiro golo.

Uma palavra para Jambor. A ideia que tinha do jogador, pela pré-época que fez é a mesma que já trazia dos outros anos. Não tem lugar no 11. É muito mole. Ontem (desta vez quando marcou o golo), tal como tinha feito em épocas anteriores e como já fez esta pré-época (normalmente acontece quando é substituído e é recorrente) decidiu fazer gestos a “provocar” o treinador por não ter entrado mais cedo ou por não ter sido titular. Isso é de um mau colega, porque o que ele estava a querer dizer é que na cabeça dele ou Tarantini ou Filipe Agusto, um deles deveria estar no banco para o menino jogar. Cria mau ambiente, é de mau profissional e é faltar ao respeito a um superior. Portanto que seja tão agressivo no jogo como é a ficar de trombas que com certeza irá jogar mais.

PS: Falta um 6 como já foi assumido publicamente (pena Ruben Gonçalves não contar) mas falta também um matador. Contudo, se chegar um goleador é importante termos noção que esse jogador não pode ser comparado com os 2 últimos que passaram no Rio Ave FC. Vinicius e Taremi foram ímpares no que conseguiram, porque estão num patamar de qualidade e consequentemente do rendimento que obtiveram muito mais elevado do que aquilo que é a média de um jogador "normal" do Rio Ave FC.