28.7.20

Rio Ave FC 20/21

O Rio Ave FC será a primeira equipa portuguesa a entrar em prova nas competições europeias.
Isto quer dizer que irá ter mais jogos (assim o desejamos) do que as outras equipas - embora com eliminatórias a uma só mão, mas também em menos tempo. (Haverá adeptos no estádio?)
Sabendo desde já que o treinador chega de novo, é importante que seja anunciado para que possa começar a trabalhar o mais rápido possível.

Esta eventual sobrecarga, leva-nos a também a ter de considerar um plantel eventualmente mais extenso que o deste ano.

Sendo quase certo que Taremi e Nuno Santos (nas palavras do presidente) dificilmente ficam e que há jogadores emprestados sem cláusula, como por exemplo Dala e Musrati (o último, que de acordo com "O Jogo" vai para Braga com o treinador - e vamos ver se será o único), seria importante segurar os emprestados que se pode: Aderllan já está e creio que Diogo Figueiras tem cláusula pelo que creio que seria importante activar.
Messias ao que tudo indica não convenceu, pelo que ficam só 3 centrais... Um deles Monte que foi o lateral que disputou o lugar com Figueiras esta época.
Vamos ficar com Junio e Nadjack? Bem sei que há Costinha, mas pouco contam com a formação e já nem acredito.
Pedro Amaral é uma alternativa real?
Para 6 teríamos Ruben Gonçalves como opção, mas lá está, contará?
Piazon creio que tem mais um ano de empréstimo.
Na baliza creio que os 3 têm contrato e não estamos mal.

Posto isto falta: 

  • 1 treinador;
  • 1 lateral direito (se Figueiras não ficar);
  • 1 central (ou 2 se Monte for considerado lateral, mas aí fica a falta menos um lateral);
  • 1 médio "6" (se não der para segurar Musrati);
  • 1 médio "8" (porque sempre faltou uma alternativa a Tarantini - às vezes baixava Diego, às vezes subia Musrati ou FA, outras vezes entrou Vitó quase por favor, mas nunca houve um alternativa real, um verdadeiro box-to-box que Tarantini também já não é para duas vezes por semana);
  • 1 extremo esquerdo (porque Nuno Santos vai sair - Gabrielzinho voltará, mas não chega. Jaime vai para o Covilhã... e se viesse Rúben Ribeiro fazer a posição que já fez, dando mais projecção a Matheus?);
  • 1 Segundo avançado (sinceramente não há outro Dala... mas tem de haver parecido)
  • 1 Ponta-de-lança (de Ronan a Taremi vai a distância do Brasil ao Irão).
Pelo menos isto falta e se for possível reforçar um ou outro sector tanto melhor.

Quantos aos treinadores que se têm falado o que mais gosto é Ivo Vieira, mas veja-se como acabou o Vitória quando no início do ano limpou as pré-eliminatórias todas. Se vier, que tenha aprendido com os erros. A minha segunda opção seria um que não se falou: Ricardo Soares do Moreirense. Tanto se fala em João Henriques (porque ele também se dá a isso), mas Ricardo Soares (mais discreto, mais sóbrio e mais pragmático no discurso) no Moreirense fez tantos pontos quantos o Santa Clara e na minha opinião com menos argumentos. Se vier que traga Fábio Abreu.

PS: talvez tenhamos de contratar outro lateral-esquerdo. Se eu estivesse no lugar de Carvalhal pegava em Matheus (que eu no início da época passada critiquei) que tanto evoluiu, pagava e levava-o. Foi o jogador que permitiu ao Rio Ave assumir um jogo com base no tal conceito. Permitia (a par de Figueiras ou de Monte do outro lado)  com a sua inteligência fazer a linha de 3 ou de 4 com a metamorfose que aplicava e interpretação táctica que tinha do jogo. Tanto era lateral-defensivo ou ofensivo, como 5 minutos após era um central-esquerdo que fechava no meio ou que subia pelo corredor para causar o desequilíbrio no adversário.