24.7.20

A Cereja no Topo do Bolo

À entrada para última jornada, o Rio Ave FC discute ainda um lugar europeu.
Não dependemos só de nós, mas teremos sempre que ganhar para que isso suceda. Como tal, o foco não deve estar na Europa mas sim nos 3 pontos no Bessa.

E o discurso de Carvalhal foi sempre esse. Os 3 pontos e nunca a Europa. A meio da época virou-se para os 51 pontos que era o recorde do clube numa só época. Tarde, mas bem, porque dizer que se joga para os 3 pontos é o que toda a gente diz, mas pensar no que foi feito dentro para melhorar é para mim o caminho certo.

Já no início da época tinha escrito que o objectivo devia ser esse, o dos 51 pontos, pois para crescermos teremos de ser melhores que aquilo que nós próprios fomos ontem e não olhar para quem anda à nossa volta.
Famalicão pode ir? Que vá... pode é acontecer como Beira-Mar, Leiria, Arouca, Leixões, Olhanense... olhemos para o Aves que recentemente ganhou uma Taça de Portugal e depois ganhou tudo nos sub-23... para onde irá? Até o Paços foi a pré da Champions e desceu pouco depois.
Prefiro um Rio Ave FC estável a um clube que não sabe de quem é nem por onde possa andar daqui a 2 anos.

Se há objectivo a bater é o de pontos numa volta. Porque é um registo nosso que podemos melhorar.
Para isso basta um ponto, pois temos 27, tantos quantos na primeira volta de Miguel Cardoso. Contudo, creio que na cabeça do treinador e dos jogadores estarão os 30 pontos nesta segunda volta que são possíveis de alcançar com uma vitória. Um número redondo que seria muito merecido.

E portanto, já antes da última jornada dar os parabéns pelo objectivo conseguido. Fomos melhores do que aquilo que alguma vez havíamos sido, iremos ficar em 6º ou 5º, mas podia ser em 4º ou 8º. Mais de 51 pontos seria sempre o melhor Rio Ave de sempre: e foi.

Mesmo em 6º acabaremos no lugar que à partida seria o nosso em teoria. 3 estarolas, Braga e no 5º teoricamente seria o Vitória SC em vez do Famalicão e nós no 6º. Se acabarmos acima disso tanto melhor.

Parabéns ao Presidente António da Silva Campos e restantes Orgãos Directivos, ao Director Desportivo André Vilas Boas, à equipa técnica liderada por Carlos Carvalhal e aos jogadores capitaneados pelo eterno Tarantini. Uma palavra para a Associação de Adeptos Rioavistas que mesmo nesta fase se mobilizou para, de uma forma acautelada e cumprindo com as normas, nunca ter deixado de dar apoio à equipa. Felicitar também todos os sócios e simpatizantes pelo recorde.

Portanto, a cereja no topo do bolo seria a Europa, mas... também há bons bolos sem cerejas e este Rio Ave FC 2019/2020 foi um bolo delicioso.