25.1.18

Ser o melhor e ser o menos bom

Há um novo líder na tabela que leva à designação do Rei do Ave, o melhor jogador da temporada. Ruben Ribeiro aguentou-se na liderança uma jornada após ter saído para o Sporting, mas acabou destronado por Marcelo. O central nunca tinha sido líder até agora. Outra curiosidade: Marcelo nunca foi o jogador mais pontuado em nenhuma das 18 partidas que disputou. Vale o que vale, a regularidade é muito recompensada numa prova tão extensa. O pódio fecha com Tarantini. Outro pormenor: entre os 11 melhores não há defesas esquerdos.

O prémio de melhor das jornadas leva-o ainda Ruben, o melhor 7 vezes e o menos bom em 1 jornada. Estes números invertem-se quando falamos de Óscar Barreto. O jogador colombiano foi o titular menos pontuado em 7 jornadas e o jogador com mais pontos 1 jornada.

Levar com a distinção de ser o titular menos pontuado num jogo é algo que seguramente desagrada aos atletas. Guedes, por exemplo, levou o que contar na época passada. Foi o menos pontuado 9 vezes. No entanto, precisou de 30 jornadas para chegar às 7 nomeações que Barreto conseguiu em 19. Apesar dos pesares, Guedes acabou por ser o melhor marcador da época que acabou com 8 golos, algo que só alcançou na 34ª jornada. E já agora só chegou aos 7 na 33ª. Para já leva 7 com 19 jogos.

Já agora em 2015/2016 quem levou com o indesejado título foi Ukra. Ainda assim, o seu desiderato foi mais modesto, só foi o menos pontuado em 6 jornadas.