25.1.18

Quanto valem os avançados?

O plantel começou a temporada com 3 avançados. Entretanto saíram Karamanos e Yazalde e chegou Dala, ficamos com 2. Guedes foi imune às mudanças e assume-se como a grande referência ofensiva do Rio Ave.

E quanto vale o nosso 7? E já agora quanto valia quem saiu e quanto vale já quem chegou?
clicar na imagem para aumentar
O peso de Guedes é impressionante no que toca ao que os 5 avançados já contribuíram esta temporada. É conhecida a persistência do nosso treinador em apenas ter em campo um homem com características destes. De facto, o Rio Ave só teve 2 pontas de lança em campo juntos esta época nem 10 minutos. A primeira vez que aconteceu foi na derrota com o Feirense na 9ª jornada, esse fatídico jogo em que nada correu bem. Karamanos foi titular e Guedes entrou aos 52 minutos. 2 minutos depois Bruno Teles foi expulso e Karamanos saiu para entrar Yuri aos 56 minutos. Depois na jornada seguinte, Guedes foi titular e  Karamanos entrou para o lugar de Yuri aos 88 minutos, pouco depois do golo do Sporting. De resto, Guedes foi substituído por Karamanos em 4 jogos e o grego foi substituído por Guedes em 2 ocasiões. Já Dala entrou para o lugar de Guedes 1 vez.

E no total dos golos quanto vale Guedes? E os outros?
clicar na imagem para aumentar
Individualmente é a par de Novais o melhor marcador e tem uma média de 1 golo a cada pouco mais de 2 jogos. Nesse aspecto, Novais bate Guedes, para ser batido por Pedro Moreira. No entanto, o médio defensivo tem apenas 72 minutos de utilização em 8 jogos. Guedes e Novais valem mais de metade dos golos obtidos pelo Rio Ave.

E no que toca a sectores, a coisa está assim:
clicar na imagem para aumentar
Ou seja, o meio-campo vale mais de 60% dos golos obtidos. Lá na frente só Guedes contribuiu e cá atrás só os laterais esquerdos deram uma ajuda.