31.12.17

O que fica ainda do jogo de ontem (o melhor e o pior)

1) Se eu fosse o Nuno Santos pedia para ser emprestado! Vê-lo jogar neste esquema parece uma tortura. O Nuno Santos que  nós conhecemos dos juniores~, e que depois teve várias oportunidades de se mostrar, gosta de ir à linha, de fazer uma ou outra finta, e de meter a bola na área. E é bom nisso. Eu sei que a minha ideia é estúpida, mas acredito que o jogador, futebolisticamente falando [e que eu não conheço], não está feliz em Vila do Conde.

2) MC explicou no final que as duas substituições que fez ao intervalo tiveram a ver com a gestão de esforço e com o calendário (ou seja, estavam planeadas). Novais descansou, Lionn ganhou ritmo. Faz sentido.

3) Vimos mais uns minutos de Gabriel. Mas não deu para construir uma ideia sobre o jogador.

4) Não gostei de Yazalde. Lento, desinspirado. Podia ter feito melhor? [por falar em fazer melhor, já vi o lance do segundo golo do Leixões na televisão: julgo que Rui Vieira larga a bola antes de ser tocado.]

5) O melhor para o fim: a estreia de Vitó. Marcou o primeiro golo mas distinguiu-se sobretudo pelos passes de qualidade que fez, passes verticais (para a construção do ataque) que por vezes faltam à nossa equipa. Eu, que já o vi jogar dezenas de vezes, sei o que vale. E gostava de o ver mais vezes titular na equipa. Não é favor por ser da formação, tem qualidade para isso.