31.12.17

É este o substituto de Karamanos?

Fernando, 24 anos, jogador do Santa Clara (segundo o Record).
Tem 9 golos em 24 jogos esta época.


Um brinde a Miguel Cardoso!

O ano termina com 22 jogos realizados nas três competições.
Destes, 12 terminaram com a vitória da nossa equipa - mais de 50%, o que é excelente.
A tática de Miguel Cardoso pode enervar alguns adeptos (basta estar na bancada para perceber isso, nomeadamente o recurso aos pés do guarda-redes para construir o ataque) mas balanços destes não são habituais no nosso Clube.
Nestes 22 jogos estão dois com o Benfica (não perdemos nenhum - os jogadores do Benfica foram pagos para não ganhar!], dois com o FC Porto e um com o Sporting. Cinco, portanto.
Dos 22, seis terminaram com a nossa derrota. Destaco dois: os três pontos perdidos frente ao Sporting num dos melhores jogos de Rui Patrício nos últimos anos e a recente derrota no Dragão, por 3-0. Nem parecia o Rio Ave...
Há ainda 4 empates (talvez o das Aves tenha sido o mais difícil de digerir...)
Balanço feito.
Ergo o meu brinde a Miguel Cardoso.
(foto: Record)



O que fica ainda do jogo de ontem (o melhor e o pior)

1) Se eu fosse o Nuno Santos pedia para ser emprestado! Vê-lo jogar neste esquema parece uma tortura. O Nuno Santos que  nós conhecemos dos juniores~, e que depois teve várias oportunidades de se mostrar, gosta de ir à linha, de fazer uma ou outra finta, e de meter a bola na área. E é bom nisso. Eu sei que a minha ideia é estúpida, mas acredito que o jogador, futebolisticamente falando [e que eu não conheço], não está feliz em Vila do Conde.

2) MC explicou no final que as duas substituições que fez ao intervalo tiveram a ver com a gestão de esforço e com o calendário (ou seja, estavam planeadas). Novais descansou, Lionn ganhou ritmo. Faz sentido.

3) Vimos mais uns minutos de Gabriel. Mas não deu para construir uma ideia sobre o jogador.

4) Não gostei de Yazalde. Lento, desinspirado. Podia ter feito melhor? [por falar em fazer melhor, já vi o lance do segundo golo do Leixões na televisão: julgo que Rui Vieira larga a bola antes de ser tocado.]

5) O melhor para o fim: a estreia de Vitó. Marcou o primeiro golo mas distinguiu-se sobretudo pelos passes de qualidade que fez, passes verticais (para a construção do ataque) que por vezes faltam à nossa equipa. Eu, que já o vi jogar dezenas de vezes, sei o que vale. E gostava de o ver mais vezes titular na equipa. Não é favor por ser da formação, tem qualidade para isso.



30.12.17

3-2 ao Leixões. Eliminação na Taça da Liga

Valeu a inspiração de alguns jogadores em alguns momentos.
Novais, com dois bons golos, e Vitó (a estrear-se, e a marcar) fizeram a diferença.
O Leixões foi um adversário aguerrido e lutou pelo empate.
Nós não fizemos um bom jogo e percebeu-se que havia jogadores em subrendimento.
(segundo golo do Leixões precedido de falta? No Estádio não consegui perceber)


PJ pede arquivamento por falta de provas

Uma pequena notícia do Correio da Manhã de hoje (a que só agora tive acesso) diz muito:
E deixa várias perguntas no ar. Esta por exemplo: como é que o Ministério Público fala em 4 arguidos se a PJ não tem provas?

Derrota com o Benfica (2015-16) também investigada? (ATUAL.)

O que mais nos vai acontecer?
Um pouco mais  de respeito, por favor.
O Benfica nao era favorito nesse jogo? Que sentido estar  a pagar a jogadores que à partida  (pela lei das probabilidades) perderiam esse jogo?
(A fonte é a CMTV e está nos desportivos de hoje)
ATUalizo com o Comunicado do Rio Ave: "O Rio Ave Futebol Clube deixa bem claro que irá agir judicialmente contra todos aqueles que, pelos assuntos à data e no futuro, veiculam insinuações baseadas em dados falsos, difamatórios e atentatórios ao bom nome e honra dos atletas e da Instituição"

29.12.17

O último jogo a sério com o Leixões

Taça da Liga, 29 de Dezembro de 2015. Coincidência!

O jogo foi em Matosinhos e deu vitória nossa, 1-2. Golos de Kayembé e Tarantini. Do 11 inicial, 6 jogadores já não envergam as nossas cores.

Abalo foi titular nesse jogo, ele que tem alinhado pela equipa B nos últimos tempos

foto: zerozero.pt

Em estado de choque (as últimas informações)

Acho que ficámos todos em estado de choque com a notícia de quarta, da SIC.
Já disse e repito que não acredito que seja verdade.
Principalmente porque qualquer jogador sabe que, provada sua participação, a sua carreira futebolística passa à história. E quem vai querer estragar tudo por 5 ou 10 mil euros?
O nosso Clube já se demarcou.
Esta manhã já li os cinco jornais que dedicam espaço ao assunto, para tentar perceber melhor o que se passa (se a fonte de informação dos jornalistas é a PJ ou o Ministério Público - quem mais pode ser? - então quis ver o que mais eles 'dizem').
Além da confirmação, feita ontem, da existência do inquérito, por crime de corrupção, vários jornais dizem que os quatro envolvidos viram os seus telemóveis apreendidos pela PJ, mas que dois já foram devolvidos. O Correio da Manhã diz que a PJ não encontrou nada de especial nesses telemóveis.
Enquanto A Bola diz que os quatro envolvidos, quando chamados a depor no Ministério Público, negaram tudo, o JN diz que os mesmos se recusaram a prestar declarações.
Em resumo: depois de ler os jornais ainda fiquei mais convencido de que nada aconteceu. Razão tem o Presidente Campos para pedir urgência na resolução deste caso.

Mais:
- a conferência  de imprensa de MCardoso, marcada para hoje, foi cancelada (e bem);
- o Rio Ave - Leixões vai ser transmitido pela Sporttv5 em direto (não estava previsto)
- Palavras sensatas do presidente do Sindicato dos Jogadores.

28.12.17

Coisas que a Liga nos diz - 3

A defesa, o jogo de equipa e a disciplina.

A defesa:
- Menos golos sofridos que a média; Bom!
- Menos autogolos; Bom!
- Menos bolas ganhas; a melhorar.
- Mais bolas perdidas; a melhorar bastante.

clicar na imagem para aumentar
fonte: ligaportugal.pt

Jogo de equipa:
Bem, aqui é uma razia, tudo abaixo da média da Liga. Visto por aqui nunca se diria que estamos em sexto e a entusiasmar os apaixonados pelo futebol.

clicar na imagem para aumentar
fonte: ligaportugal.pt

A disciplina:
Já vimos que não temos sido propriamente um exemplo neste aspecto. Mas pelo menos não é fácil apanharem-nos em fora de jogo!
clicar na imagem para aumentar
fonte: ligaportugal.pt

Agora só falta mesmo a confirmação? Ruben no Sporting

Vai já em janeiro (dia 11?), assina até 2021 (três anos e meio) e o Rio Ave recebe meio milhão (400 mil segundo O Jogo). A Bola diz que acordo com o Rio Ave e o jogador ficou fechado ontem.

ATualização:
O acordo foi selado numa reunião em que estiveram presentes o team manager dos leões, André Geraldes, o advogado João Lobão, assim como Miguel Ribeiro, diretor-geral do Rio Ave, e António Silva Campos, presidente do emblema vila-condense. O Sporting vai ressarcir cedendo ainda Tobias Figueiredo,

27.12.17

4 jogadores do Rio Ave arguidos por resultado combinado (ATUAL:)

No Feirense- Rio Ave da época passada.
 notícia é da SIC e deixa-nos chocados.
Quatro jogadores do Rio Ave terão sido pagos para perder um jogo do campeonato da época passada frente ao Feirense, avançou nesta quarta-feira a SIC. Os jogadores, acrescenta a estação de televisão, foram constituídos arguidos.

Coisas que a Liga nos diz - 2

E depois dos remates, os golos marcados.

Em 12 pontos analisados, estamos abaixo da média em 7 deles. E também aqui se reflecte a questão de ser dentro ou fora da grande área. Ponta de lança goleador precisa-se ou...?

clicar na imagem para aumentar
fonte: ligaportugal.pt
Ainda assim, convém não esquecer que o Rio Ave tem um balanço positivo em 5 golos.

Marcelo e Ruben ainda jogam com o Aves (dia 10)

Só depois se verá a eventual saída dos jogadores, diz ASC numa entrevista à TSF.

Já o Record diz na primeira página que esta é uma "Semana decisiva para Marcelo e RRibeiro"....


Coisas que a Liga nos diz - 1

clicar na imagem para aumentar.
Fonte: ligaportugal.pt
Olhando ao capítulo dos remates, o que me salta à vista é que, destes dados que a Liga compilou, somos uma equipa acima da média. (e eu concordo!)

O único aspecto em que estamos abaixo da média da Liga é nos remates dentro da grande área. E abaixo numa percentagem bastante significativa. E o que se pode entender daqui? Que temos dificuldade em jogar nessa zona? Que temos avançados pouco rematadores? Que é o nosso sistema de jogo que leva a isso?

26.12.17

Rigor e risco

clicar na imagem para aumentar
O quadro acima ilustra o número de cartões que cada uma das equipas da Liga acumulou até agora. (Tondela e Guimarães contam já 16 jogos disputados e isso já está reflectido no quadro)

Em todos os tipos de cartão, o Rio Ave está perto do topo ou mesmo no topo, como é o caso dos cartões vermelhos.

Não acho que a nossa equipa seja violenta ou excessivamente viril a jogar. Parece-me é que o número de cartões acumulados configura mais um caso de uma equipa com alguma tendência para correr riscos enquanto joga. O Rio Ave tem deixado a imagem de uma equipa que joga com grande rigor, que não abdica do seu sistema em qualquer situação e em qualquer estádio. É esse rigor táctico responsável pelo número de cartões? Eu diria que sim, particularmente na zona central do terreno, da defesa ao meio-campo ofensivo, atendendo a que são desse sector os jogadores mais penalizados disciplinarmente.


Uma situação a corrigir

Vários adeptos já nos fizeram chegar o alerta, é tempo de nos associarmos a uma denúncia que não dignifica o nosso Clube.
Os adeptos que entram pela porta 4, junto ao Pavilhão, são servido pelas casas de banho que vemos abaixo, e - dizem-nos - muitaa vezes sem água.
O Rio Ave do Século XX, o Rio Ave liderado por António Silva campos, já nos habituou a outro nível de exigência.

Curiosidade acrescida para o jogo com o Leixões

Nem em S. João da Madeira o Rio Ave 'facilitou', voltando a apresentar o onze de sempre.
Será o jogo frente ao Leixões uma exceção?
À mesma hora o FC Porto joga em Paços de Ferreira e é favorito para se apurar.
Na quarta-feira seguinte recebemos nós o Paços, mas para a Liga, e só os 3 pontos nos interessam.
Posto isto, suspeito que pela primeira vez MC vai alargar um pouco e dar oportunidade a outros jogadores. Mas não aposto...
Foto: Catarina Morais / Kapta +

PS - o jogo com o Leixões significará a despedida de Marcelo e de RR ou ainda os teremos, como espero, no próximo ano?

25.12.17

Prendas no sapatinho - votos para 2018

Aqui fica  minha lista:

- Conquista da Taça de Portugal;
- 5º lugar na classificação;
- Uma nova cobertura de toda a bancada (e não apenas da zona que agora está protegida);
- Saúde para o nosso Presidente que, ao longo destes anos, tem tido algumas adversidades.
Tudo isto faria de 2018 o ano perfeito.

24.12.17

Sobre o resultado pouco natalício da equipa B, ontem...

A equipa B não demonstrou espírito natalício e solidariedade para com os mais frágeis (😁) e esmagou o Varzim por 6-1.
Vitória sem história, com destaque para os dois golos de Schutte (os outros foram de Leandro [2], Abalo e Pauleta; Leandro parece ter voltado à boa forma).
PS - André Carvalho, filho do nosso amigo e ex-jogador Carvalho, estreou-se à frente da equipa B do Varzim.

Brian Ruiz e Iuri Medeiros, os pedidos ao Pai Natal de Alvalade

Isto no caso de Marcelo se mudar já e Ruben Ribeiro também.
Viriam os dois? Não acredito.



23.12.17

Marcelo e RR: quem vai pagar a Academia?

Há dois meses escrevi aqui que Miguel Cardoso era o elemento mais em foco no plantel e que até seria ele, contratado por um clube com mais posses, a pagar a nova Academia da formação.
Era, claro, uma 'provocação' mas pelos vistos não andei longe da verdade: se se confirmar a saída de Marcelo e Ruben Ribeiro em janeiro, uma parte do mérito terá de ir para o míster.
Se Ruben está a fazer a melhor época dos últimos anos (ou mesmo a melhor de sempre), Marcelo já teve épocas mais em evidência, na minha opinião.
A forma de jogar do Rio Ave (que por vezes nos cria alguma perplexidade) está realmente a valorizar os jogadores.
(Record de ontem)

(por mim, a Academia pode esperar; os jogadores, a saírem, só na próxima época!)

É só pela careca? (Cardoso e Guardiola)

mais uma voz a comparar Miguel Cardoso com Pep Guardiola.
Desta vez é o jornalista do Record José Miguel Machado:
"Miguel Cardoso ainda está a começar, é certo, mas o primeiro impacto é brutal. Com as devidas diferenças, faz lembrar Pep Guardiola. Pegar numa equipa de média dimensão nacional e colocá-la a jogar um futebol de qualidade, elaborado e que encanta quem vê tem de ser valorizado. Pela ideia, pela coragem e pelo trabalho que está a ter resultados em pouco tempo. Tudo é simples, tudo é perfeito. Mesmo quando a bola teima não entrar e os resultados teimam em não corresponder ao que se viu em campo. Mesmo até quando os adeptos vila-condenses assobiam e pedem pontapé para a frente. Isso não vai acontecer, não com Miguel Cardoso. E ainda bem."

22.12.17

Má noite?

Todos temos dias bons e dias maus. Nem sempre nos corre tudo bem.
Ao Rio Ave aconteceu a noite má no dia de ontem com o Porto. Quando assim é, o que há a fazer é levantar a cabeça e dar a resposta positiva no jogo seguinte.
No jogo da Taça da Liga houve Porto a mais e Rio Ave a menos, apesar de maior posse de bola do Rio Ave.

Na cabeça de Miguel Cardoso

Há (pelo menos) uma coisa que Miguel Cardoso conseguiu: tornar-se o treinador-revelação do campeonato e por os outros a falar do seu sistema. Ainda ontem isso aconteceu com Sérgio Conceição.

Será interessante perceber, daqui a alguns anos, como evoluiu o seu pensamento, de que forma jogará quando treinar diferentes equipas e como vai lidar com os detalhes que em cada momento fazem o jogo.

A mim o treinador Miguel Cardoso intriga-me e, quase sempre, seduz-me.
Aqui ficam mais três anotações para uma lista que vai crescendo jogo após jogo:
- quantos treinadores, a perder 2-0 desde os 21 minutos, fariam a primeira substituição aos 75 minutos? [uma grande confiança nos onze e/ou uma menor confiança nos substitutos?]
- qual o papel do ponta de lança num esquema de jogo em que a bola não é cruzada para a área e nunca chega à pequena (exceto nos cantos)?
- parece que os jogadores deixaram de saber como se joga em contra-ataque.
(foto: Rio Ave FC)

RR: o folhetim continua

Segundo o Record, Ruben e Marcelo podem ir já em janeiro.

O que se passou ontem no Dragão

Há uma forma de explicar o que se passou ontem no Dragão: o FC Porto foi muito melhor (claramente a melhor equipa do campeonato), podia ter vencido por 4 ou 5 golos e deixou pouco espaço para o Rio Ave jogar.
Está tudo dito.
Está?
Talvez não.
O facto de o FC Porto ter jogado muito bem não impedia o Rio Ave de ter jogado melhor.
Não estou a referir-me a falhas individuais, que podem sempre acontecer, mas a jogadores que quase não se viram. Ao intervalo desisti de continuar a contar o número de bolas perdidas por Geraldes. Ruben Ribeiro parecia uma sombra. Tarantini não apareceu. Guedes não se viu.
O Rio Ave a render como habitualmente teria feito outro jogo, teria dado outra imagem e teria dado outra réplica.
(foto: Rio Ave FC)

PS - Há ainda a explicação de Miguel Cardoso: o míster fala em falta de competência em três áreas concretas. Já Sérgio Conceição identificou a principal lacuna da nossa equipa? "Sabíamos da identidade do Rio Ave, quando tem bola e quando não a tem. Uma equipa que privilegia a primeira fase de construção, que quase de uma forma cega quer sair a jogar desde trás. Sabíamos que pressionar sabíamos poderia dar frutos, como deu, e o primeiro golo é exemplo disso. Não permitimos saída ao Rio Ave, que joga no campo todo que tem uma dinâmica muito interessante»

21.12.17

Rio Ave perde 3-0 no Dragão. E podiam ser mais

Ha muito que, a perder, não  me acontecia desejar o fim do jogo quase  durante toda a segunda parte.
O Rio Ave sofreu  os dois primeiros golos em duas falhas individuais (Cássio  e Marcão) mas o resultado final não diz  tudo. O FC Porto podia  ter marcado mais dois ou três e a nossa equipa fez um jogo  muito desinspirado do meio campo para a frente. Geraldes, RR, Tarantini e Guedes não  estiveram à altura. Pelé  foi uma exceção.
Estará  a equipa focada já noutras competições e deixou  a Taça da Liga para tras?
Ha muito que o Rio Ave não era uma equipa banal e perto de levar uma goleada. Hoje foi!

Sérgio Conceição não gosta da forma como o Rio Ave joga

Disse o treinador do FC Porto, ontem:
«Por tudo o que o Rio Ave tem feito, e pela mensagem do seu treinador, acho que não vai abdicar da sua dinâmica e dos seus princípios. Estamos preparados, pensamos mais naquilo que podemos fazer, mas estamos atentos à equipa adversária», prosseguiu. Convidado a apontar os pontos fortes do Rio Ave, Conceição indicou «a capacidade de ter bola e jogar no campo todo». «É uma equipa positiva, tem feito um trajeto assinalável. Mas se me pergunta se gosto ou não... é outra coisa. Mas tem dado frutos», salientou.
(por falar na forma como o Rio Ave joga; Rui Malheiro explicou no Record porque é que o Rio Ave desapareceu na primeira parte do último jogo com o Benfica. A imagem é elucidativa; a ter em atenção logo no Dragão)


Futebol à quarta (um arranque de época intenso)

O Rio Ave joga hoje e depois fecha o ano em Vila do Conde, frente ao Leixões (Taça da Liga, 30/12).
Curioso é que depois tem dois jogos à quarta-feira:
Liga 16j: Rio Ave - Paços de Ferreira (3/1/2018, 20h15)
e
Taça de Portugal, quartos de final: Rio Ave - Aves (19 horas, 10/Janeiro)
(pelo meio vamos a Braga, fechar a primeira volta, no sábado dia 6)

20.12.17

Rio Ave B - Varzim B no Natal

A equipa B já não ganha há cinco jogos e ocupa um lugar pouco condizente com o valor individual de muitos dos jogadores.
A recuperação começa já este sábado com o Rio Ave- Varzim (jogo em atraso).
Em memória dos velhos tempos!
PS - derrota na última jornada frente ao Padroense por 1-0. Equipa do Rio Ave sem contributos da equipa principal (exceto Carlos Alves).

Marcelo impera! (ATUAL.)


Atualizado com um comentário:  não parece haver dúvidas, Marcelo vai mesmo sair. A sua saída dará dinheiro ao Rio Ave (ou seja, sairá em janeiro?)? Para lutarmos pela final da Taça de Portugal e pelo 5º lugar da classificação precisamos de Marcelo, o melhor central desde Marcos e um dos melhores de todo o campeonato.

19.12.17

Marcelo a caminho do Sporting (ATUAL.)

Diz O Jogo, que acrescenta que o clube de Lisboa tem acordo com o jogador.
Marcelo termina contrato no final desta época.

Cássio e Novais, os melhores

Um que defendeu, outro que marcou!
(foto: Rio Ave FC)

Cássio e Novais somaram 34 pontos e foram os melhores da última jornada.
Seguem-se Marcão, com 30, e depois vários jogadores com 29 (Tarantini, Ruben e Geraldes).
O titular menos pontuado foi Nadjack, com 23 (menos um do que o suplente Monte).

Yazalde também quer sair

Além de Karamanos, Yazalde também estará de saída.
"Para além de Guedes, como alternativa para o eixo do ataque, o Rio Ave tem apenas Yazalde, avançado que praticamente não entra nas contas do treinador. Aliás, Yazalde, que tem um golo marcado em quatro jogos como suplente utilizado, também não está satisfeito e pretende igualmente sair; no final da época termina contrato e será um jogador livre."

120 +100 = ?

A equipa estava cansada no domingo.
Conseguirá recuperar para o jogo de depois de amanhã?
(O Porto tem menos um dia de recuperação para quinta depois do jogo da Taça de Portugal)

De que forma o sorteio da Taça de Portugal pode influenciar uma aposta menos convicta na Taça da Liga?
Vai MC repetir o onze no Dragão (sem Marcelo)?
Ou vão aparecer outros jogadores, que 'pedem' uma oportunidade, como Yazalde, Nuno Santos ou Bruno Teles?

18.12.17

(um-a-um frente ao Chaves) Tarantini esteve a 100%

Cássio: 4 (excelente em vários momentos)
Nadjack: 1 (nada lhe terá corrido bem. Intranquilo, mal posicionado, pouco determinado a atacar; como se não bastasse ainda é ele que - por azar - atrapalha Cássio no golo adversário)
Marcelo: 3 (até ser expulso estava muito bem. Chega tarde ao lance e pisa o adversário)
Marcão: 3 (não foi o seu melhor jogo; um pouco conflituoso)
Yuri Ribeiro: 3 (foi dos que caiu na segunda parte)
Pelé: 3 (dos melhores na primeira)
Tarantini: 3 (o melhor em campo. Só faltou o golo, que ficou nos ferros)
Novais: 3 (marcou, tentou, mas depois desapareceu)
Ruben: 3 (mais um que desapareceu)
Geraldes: 2 (continuo à espera de ver aquele Geraldes que é decisivo no um para um e que transforma em 'riqueza' as qualidades que tem)
Guedes: 2 (a bola não lhe chegou, quando chegou falhou - mas no lance frente ao guarda-redes adversário rematou de primeira e fez bem)
Monte: 3 (entrou muito bem)
(foto: Rio Ave FC)

Nuno Santos: 2 (tentou)
Barreto: 1 (não se viu)

Árbitro?

Jogo atípico do Rio Ave em Chaves, terminou com um empate.
Primeira parte excelente do Rio Ave. Segunda parte com nítida baixa de rendimento.
Primeira parte arbitragem de Bruno Paixão. Segunda parte arbitragem de Ricardo Baixinho.
Os cento e vinte minutos do jogo com o Benfica para a Taça de Portugal, fizeram-se sentir no jogo em Chaves. 
Cássio: 4. Mais uma vez fundamental para segurar o resultado.
Nadjack: 2. A segunda parte não lhe correu muito bem.
Marcelo: 2. Estragou tudo com a expulsão (exagerada é certo, mas podia evitar o contacto).
Marcão: 4. Aguentou a defesa com estoicidade.
Yuri Ribeiro: 3. Bem a defender e a tentar ir para o ataque com velocidade.
Pelé: 3. A sua zona de acção torna-se quase intransponível.
Tarantini: 4. Voltou ser fundamental no meio campo. Foi o "patrão" desta zona do campo.
João Novais: 5. Grande golo.
Francisco Geraldes: 4. A querer regressar ao seu melhor no jogo ofensivo da equipa.
Guedes: 4. Cheirou o golo por duas vezes. Não conseguiu, mas estava lá.
Rúben Ribeiro: 4. Qualidade técnica é com ele. 
Nelson Monte: 3. Entrou e, mais uma vez, cumpriu integralmente as suas funções.
Nuno Santos: 2. Pouco tempo em campo e ainda quando a equipa jogava apenas com dez.
Barreto: 2.  Jogou o longo prolongamento, objectivo refrescar e não deixar o adversário marcar.
 

Taça de Portugal: Rio Ave - Aves; rumo ao Jamor!

Continuamos a jogar em casa na Taça de Portugal.
Recebemos o Aves na segunda semana de janeiro.

Passando, já sabemos que jogamos na meia final com Caldas/Académica ou Farense (1º jogo em casa)

(os sorteios têm sido nossos amigos; imperdoável não chegar ao Jamor!)


Ainda por cima o sexto lugar pode dar acesso à terceira eliminatória, como aconteceu com o Rio Ave em 15-16, devido a uma final entre Braga e Porto.

Karamanos regressa à Grécia

A Bola de hoje diz que o Rio Ave não conta com Karamanos para a segunda volta do campeonato e que o jogador regressará à Grécia.

(comentário: não surpreende: 11 jogos, 500 minutos, um golo, frente à Sanjoanense; aliás, nas últimas jornadas deixou de ser convocado. Virá alguém para o seu lugar? Com que características?)

Juniores: a vitória da revolta

Não tenho escrito regularmente sobre a equipa de juniores, primeiro porque só vi três ou quatro jogos e depois porque a equipa tem tido mais dificuldades do que aquilo a que estamos habituados.
Parece haver menos qualidade individual (no sentido dos jogadores poderem, em determinados momentos, resolver os problemas que vão surgindo), compensada sempre que possível por uma grande entrega.
No sábado, frente ao Vitória de Guimarães a equipa foi buscar todas as forças imagináveis e suplantou um adversário com mais 'qualidade'.
Foi uma vitória de raiva.

PS - deu nas vistas este jogador da Guiné-Equatorial, Benjamin, 18 anos, extremo veloz e tecnicista. A estar atento.

Ruben Ribeiro prefere o FC Porto e só vai na próxima época (ATUAL:)

Ontem o Record avançou que o FC Porto vai contratar RR para a próxima época.
O jornal avança que Ruben é portista e tem o sonho de jogar no seu clube de coração.
Hoje O Jogo e A Bola recuperam essa informação.

ATUAlizo: O Record acrescenta que Ruben está a pressionar o FC Porto para sair já em janeiro.

O meu comentário: se sair na próxima época, não vamos receber nada, mas teremos o jogador até final da época, ajudando a equipa a atingir os objetivos.

Foi pela arbitragem?

Penso que é a segunda vez esta época que não me revejo no relato que o Clube faz do jogo.
Primeiro porque fala de uma "prestação notável", quando só os primeiros 45 minutos são de grande qualidade, e segundo porque dos onze parágrafos de texto cinco são sobre a arbitragem.
Há um penalti sobre Geraldes aos 39' e há mais algumas más decisões, mas não me parece que tenha sido pelos árbitros (compreendo e aceito a expulsão de Marcelo, por exemplo).
[MC, na Sporttv, não fez qualquer referência ao árbitro, falando apenas num 'conjunto de fatores para não termos ganho'].
Na segunda parte o Rio Ave não mostrou o seu futebol, não criou perigo e (além do mérito do adversário, que tem qualidade) claramente os jogadores pareceram fatigados, ainda que o treinador tenha dito no final do jogo que eles deram uma resposta fantástica. Inevitável face aos 120 minutos do Benfica? Provavelmente sim. Nesse caso não teria feito mais sentido refrescar a equipa, em vez das duas trocas (Nadjack e Marcão)?
A segunda parte frente ao Chaves junta-se à segunda em Santa Maria da Feira como os piores momentos do Clube esta época.

17.12.17

1-1 em Chaves. 45 minutos muito bons; 45 minutos muito maus

Duas partes completamente distintas:
Primeiros 45 minutos de grande qualidade por parte da nossa equipa, com várias oportunidades para marcar e 0-1 ao intervalo. Escasso.
Ao intervalo tudo mudou.
Até o árbitro!
Bruno Paixão saiu lesionado e o seu substituto mostrou ser muito fraco [nunca pensei ter de escrever que tinha saudades de Paixão, mas a vida dá muitas voltas...].
Só que o Rio Ave também tem de se culpar a si próprio.
A inspiração ficou no balneário, os jogadores pareciam apáticos e/ou cansados  e quase só defendemos.
Como se não bastasse, Marcelo foi expulso (lance involuntário de Marcelo sobre o aversário).
Não conseguimos fazer um lance de golo na segunda parte.
O que se passou?

Cássio, o melhor!

Miguel Cardoso tem mais um ano de contrato

Foi o próprio míster que o revelou, ontem, na conferência de imprensa de antecipação do jogo com o Chaves. "O treinador do Rio Ave tem uma intencionalidade muito clara até final da época. Tem contrato por mais uma época e está completamente concentrado nos projetos do Rio Ave", disse o próprio.

Na conversa com os jornalistas, Miguel Cardoso não deixou perceber se irá fazer muitas mexidas na equipa que logo vai entrar frente ao Chaves, tendo em vista o jogo da passada quarta-feira e também o da próxima quinta, no Dragão.
Diz que até à hora do jogo verá quem pode dar melhores respostas, para engrandecer a equipa. [gostei de ouvir o míster dizer que se os jogadores querem ser mais ambiciosos e jogar noutros patamares também têm de saber lidar com o cansaço que resulta de jogos, intensos, a meio da semana].

Mas teremos Nadjack no lugar de Lionn?
Bruno Teles a fazer de Yuri Ribeiro?
Leandrinho a dar descanso a Pelé?
E Barreto a substuituir um dos homens do meio campo?

Ruben Ribeiro põe-os loucos também fora do campo (FC Porto e Sporting) [ATUAL.]

O Jogo diz que vai assinar por dois anos e meio com o Sporting...
ATUALizo: "Os Leões querem assegurar-se que Rúben Ribeiro chega a Alvalade já em janeiro. Em troca, o clube lisboeta promete ceder um jogador à formação de Vila do Conde". Ceder um jogador para pagar um jogador que em janeiro tem contrato? Acho curioso, mas se calhar estou a ver mal... ceder a título definitivo? Que jogador? Com que idade e potencial?

... mas o Record diz que vai para o FC Porto (e que Jesus já antecipava...)

PS - faz grande jogo logo em Chaves, Ruben!