16.12.13

(13 FC Porto) Um-a-um: EdiRio

Ederson: 2 (fez duas boas defesas, mas para mim saiu muito mal no lance do primeiro golo; um guarda-redes tem de chegar com as mãos onde os outros chegam com a cabeça! E houve mais um lance ou dois em que se sentiu que Ederson não estava a dar 'aquela' confiança, nomeadamente aos 28' quando nao saiu a um canto e a bola foi ao poste);
Lionn: 2 (Lionn não deve ter dormido a pensar na maldade que Varela lhe fez e que deu origem ao segundo golo portista; não esteve mal no global, mas atacou menos do que se esperava; é impressão minha ou nesse lance estava a defesa-esquerdo??? terei percebido mal?)
Marcelo: 2 (deixou Jackson sozinho no segundo golo, mas até então esteve muito bem; no terceiro também não escapa 'ileso')
Rodriguez: 2 (quem não arrisca não petisca e Rodriguez expõe-se pouco durante o jogo; por isso falhou muito pouco, sem que - pela positiva - se visse algo que o destacasse)
Tiago Pinto 2 (Edimar protegeu-o e teve menos trabalho a defender. Apareceu algumas vezes no ataque, mas sem consistência)
Wakaso: 2 (foi dos mais lutadores, dos que se viu mais. Entre desarmes limpos e faltas, foi um dos protagonistas do jogo. Mas falta-lhe alguma coisa para fazer a diferença: velocidade e capacidade de construir);
Luís Gustavo: 1 (acho que passou ao lado do jogo, talvez por estar muito preso)
Diego Lopes: 2 (o normal; lutou muito, mas tem uma taxa de 'sucesso' muito baixa: muitos passes falhados, poucas situações de perigo por si originadas; já começa a ser cansativo, mas a equipa teria outro rendimento com um jogador com outras características naquela posição)
Braga: 1 (outro que passou ao lado; teve um lance em que podia ter feito a diferença e falhou)
Ukra: 1 (igual a Braga, mas sem o lance que poderia ter feito a diferença)
Edimar: 3 (pelo golo, mas sobretudo pelo lance, já que é ele que ganha a bola. Foi a surpresa tática, penso que se ressentiu um pouco, mas fez a diferença)
Joeano, Renato Santos, Hassan 1 (com mais ou menos tempo em jogo, nada mostraram)