31.3.09

Até segunda-feira ninguém treina mais, ok?

Agora foi Fábio Coentrão?

Passa-se alguma coisa com André Vilas Boas?

Primeiro ficámos a saber que trabalhou à parte, agora que «o caso do médio André Vilas Boas é diferente. Sem adiantar pormenores, o clube limita-se a informar que o jogador “está a fazer trabalho específico” no plano físico, não estando, porém, lesionado»

Nós e o Belenenses

partindo do pressuposto de que há três equipas para dois lugares e de que o Trofense vai descer, o outro lugar poderá ser disputado entre nós e o Belenenses. Deixo ficar aqui algumas comparações entre as duas equipas: entre as várias coisas que a comparação diz é que precisamos de 141 minutos para marcar um golo; o Belenenses 94.

30.3.09

Uma pausa agitada...

... e, duas semanas depois, parece que há mais jogadores lesionados do que antes da pausa!

Mais um golo decisivo de Tiago Terroso

Tiago Terroso marcou ontem o golo do empate do Pampilhosa frente ao Tourizense (poucos minutos depois de entrar, já que foi suplente).
Qualquer que seja o destino do Rio Ave e qualquer que seja o treinador, espero que não se esqueçam deste jogador; e se se esquecerem cá estarei para (v)os lembrar!

Brito reconhece mas não perde esperança

«A equipa está a jogar um bom futebol mas os resultados não estão a aparecer"»
«Já estou habituado a este tipo de situações e, se não puder ser antes, pelo menos que o Rio Ave atinja a última jornada com a possibilidade de depender apenas dele e não dos outros"»
«Temos feito um trabalho no sentido de recuperar pontos, mas não tem sido fácil, pois o campeonato está muito complicado cá para baixo. Mas se não acreditássemos, não estávamos aqui»

27.3.09

Segundo empate

O Rio Ave empatou pela segunda vez seguida a zero - agora com o Freamunde.
«Carlos Brito não pôde contar com seis jogadores: Candeias, Fábio Coentrão e Yazalde, que têm estado ao serviço da selecção de sub-21 no Torneio da Madeira, e Henrique, Ronaldo e Miguel Lopes, todos por lesão. (...) Outra ausência é a do médio André Vilas Boas, não devido a um problema clínico, mas, segundo informação oficial, porque “está a fazer trabalho específico”. (...)
O Rio Ave alinhou inicialmente com Paiva, Wires, Edson, Gaspar, Sílvio, Niquinha, Bruno Novo, Delson, Livramento, Evandro e Chidi.
Para o segundo tempo, Carlos Brito fez entrar Mora, Bruno Mendes, Fábio Faria, Rogério Matias, Jorge Humberto, Vítor Gomes, Tarantini e Pedro Moutinho. A um quarto de hora do fim, saíram Delson e Chidi e reentraram Bruno Novo e Evandro.
O brasileiro Wires foi o único jogador que esteve em campo do princípio ao fim, tendo começado como lateral direito e terminado a médio» (Lusa)

Dois Toques, um regresso

Os três jornais desportivos dão hoje conta que o avançado brasileiro Hugo, da Escola Dois Toques, já não está à experiência em Vila do Conde, uma vez que as suas qualidades não foram avaliadas positivamente.

(é impressão minha ou esta não foi propriamente uma boa altura para ter um jogador à experiência no Rio Ave? Não podiam ter esperado dois meses?)

26.3.09

O Rio Ave metido ao barulho na Taça da Liga

«Se os meios tecnológicos disponíveis no mercado fossem chamados a ajudar as equipas de arbitragem nas suas decisões, o Benfica teria jogado no sábado com o Rio Ave, o que também não seria nada fácil. (...) Os visitados, os vilacondenses, aceitaram com fair play o erro da equipa de arbitragem [Vukcevic marcou o golo da vitória cinco metros em fora de jogo]. Ou se não aceitaram ninguém deu por isso...», Leonor Pinhão em A Bola de hoje.

25.3.09

Estão a gozar com a malta!

Três meses para construir um site?!
A situação é inqualificável - e não acredito que haja uma boa explicação.
Arrisco mesmo dizer que se trata de incompetência.
E de gozo.
Estão a gozar com a malta!

Brito chama dois juniores

No jogo de hoje em Santa Maria da Feira o Rio AVe usou dois juniores: Hudson e Nuno.
De Hudson sei que marca golos - e que joga no ataque; de Nuno nada sei; se quiserem ajudar(-nos)...

24.3.09

Henrique lesionado (e azarado)

Henrique tem sido um homem azarado em Vila do Conde.
Não foi apenas a perna partida, não é apenas a lesão, é sobretudo o facto de - com este ou com o anterior treinador - não ter tido oportunidade de mostrar o que vale. E, por muito que se diga, é nos jogos que os jogadores conseguem mostrar verdadeiramente o que valem.
Henrique é um jogador azarado - não surpreende se sair do Rio Ave no fim desta época; até porque ele precisa de mostrar o valor que tem e em Vila do Conde...

23.3.09

Boas notícias

O próximo jogo é só daqui a 15 dias, mas quanto mais cedo dos jogadores estiverem operacionais melhor.
Por isso saúda-se o regresso de Pedro Moutinho e de Tarantini. A grande dor de cabeça é agora Miguel Lopes.

19.3.09

Desiludido com Brito

Defendi a contratação de Brito e ainda não perdi a esperança - penso, aliás, que ninguém perdeu a esperança porque ainda não se trata de uma missão impossível.
Mas devo ser honesto reconhecendo que estou desiludido com o trabalho do míster - ele próprio deverá estar um pouco desiludido.
O Rio Ave não ganhou mais jogos do que antes, passou de penúltimo para último, continua a perder pontos e continua a jogar mal.
O Rio Ave não está pior do que antes - mas a equipa é melhor! E por isso repetir o comportamento do período antecessor é negativo. Gostava de ouvir o míster explicar o que é que está a falhar, porque é que a equipa não está a melhorar, porque é tudo continua na mesma.
Vamos aproveitar as últimas oito jornadas para finalmente pôr o chicote a trabalhar?

Evandro com o 'pé quente'

Evandro marcou ontem e voltou a marcar no jogo-treino desta manhã;
Temos homem?

18.3.09

Lesões para as úlltimas jornadas! (ACT)

Miguel Lopes veio com um entorse num joelho e Pedro Moutinho continua sem recuperar da lesão do jogo com o Marítimo; vamos ver se estes 20 dias servem para pôr toda a equipa a 100 por cento e se mais ninguém se magoa...

ACTualizo a 19/3/09: lesão de Miguel Lopes 'inspira cuidados'; Coentrão e outros lesionados...

As últimas sete OITO jornadas (nossas e dos outros)

Considerando que o Setúbal parece estar - depois de duas vitórias - a sair da zona perigosa, sobram três para dois lugares.
Comparemos os campeonatos do Rio Ave, Belenenses e Trofense e tiremos algumas notas:
- Rio Ave e Trofense têm dois jogos fora; o Belenenses tem dois jogos em casa;
- O Rio Ave vai a Belém e o Belenenses vai à Trofa; o Rio Ave recebe o Trofense (ou seja, as três equipas jogam entre si);
- Belenenses (na Luz) e Trofense (na Luz e com o FC Porto na Trofa) jogam com os «grandes»; o Rio AVe é o único que não tem de os defrontar;
- dos quatro jogos em casa do Rio Ave, o mais dificil parece ser o do Braga; o Trofense tem apenas três jogos em casa (e um deles com o FC Porto); o Belenenses também tem quatro jogos em casa (e com o Braga).
Em resumo, parece que o Trofense é o que está em piores condições; se fossemos da Trofa estaríamos mais pessimistas, certo? Mas descem dois...

Rio Ave:
Nacional (casa)
Leixões (fora)
Trofense (casa)
Naval (fora)
Braga (casa)
Guimarães (fora)
Belenenses (fora)
Amadora (casa)

Trofense:
Marítimo (fora)
Nacional (casa)
Rio Ave (fora)
Braga (fora)
Belenenses (casa)
Benfica (fora)
FC Porto (casa)
Paços Ferreira (fora)

Belenenses:
Académica (fora)
Setúbal (casa)
Marítimo (fora)
Nacional (casa)
Trofense (fora)
Braga (casa)
Rio Ave (casa)
Benfica (fora)

17.3.09

1 para 2

14 golos marcados, 28 golos sofridos. Marcamos 1 golo para cada 2 que sofremos. Sofremos o dobro do que marcamos.

Defendemos e atacamos mal? No meio, alguma virtude?

Mais vale um Coentrão na mão do que dois Candeias a voar?

Um é jogador do Benfica, outro do FC Porto.
Ambos são jovens, estão na selecção B e foram dispensados/emprestados ao Rio Ave.
Ambos são extremos, ambos são avançados, ambos apostam na velocidade e na técnica.
E acabam aqui as coincidências.
Um tem demonstrado - em campo - grande humildade e determinação, ataca, defende, esgota-se!
O outro tem sido pastelão, desmazelado, sobranceiro.
Um é titular, o outro suplente - e em Alvalade não foi opção (ficou os 90 minutos no banco, o que não pode deixar de merecer leituras).
Obviamente que um é Coentrão e o outro é Candeias.

PS - Coentrão abdicou de um salário de sonho em Saragoça para ganhar muito menos em Vila do Conde, onde é, ainda assim, o jogador mais caro. Tem feito para o merecer.

16.3.09

20 dias de paragem (com a liga às costas..)

Como os nossos leitores já sabem, o Rio AVe volta a jogar a sério no dia 6 de Abril, segunda-feira, às oito e meia (recebemos o Nacional).
No próximo fim de semana há Taça da Liga e no seguinte o decisivo jogo da selecção com a Suécia.
Até dia 6 haverá dois jogos-treino e o peso de ser o último classificado.

Vamos, todos, falar claro?

O jogo em Alvalade não gera consenso - há quem ache que o Rio Ave jogou bem (apesar de meia oportunidade de golo...).
Faço uma pergunta para tentar clarificar: comparemos por favor os jogos na Luz, no Dragão e em Alvalade e digam qual foi aquele em que estivemos pior (foram três derrotas, por isso...).
Para mim não há dúvidas: foi o de Alvalade! (e, atendendo às circunstâncias, depois da boa exibição com o Marítimo e o Sporting de rastos, a minha desilusão é grande).
O que acham?

14.3.09

(Sporting) Desiludido (incluindo com Brito)

Esperava bastante mais do Rio Ave - mas o Rio Ave tarda em «dar a volta». Comparando os jogos na Luz e no Dragão, este foi o pior jogo. O Rio Ave sem alma, sem chama, sem oportunidades de golo, com jogadores que parecem estar a fazer sacrifício (Delson), a má orientação de Brito e o exagero do árbitro a expulsar Bruno Mendes. É tudo isto, junto, que explica não tanto a derrota mas o facto de o Rio AVe só ter tido uma oportunidade golo (desperdiçada por Coentrão).

Brito apostou em Chidi e apostou mal - uma nulidade como quase sempre acontece e pôs Sílvio a defesa-direito (o primeiro golo do SPorting acontece por culpa de um destrambelhamento mental de Sílvio). Aliás, já que se fala em Brito, nota 1: além do mau onze, não conseguiu pôr a equipa a jogar em Alvalade e também nos gostei que, apesar de estarmos com 10, tivessemos desistido do resultado, quando sai Yazalde e entra Vítor Gomes (nem Eusébio teria feito uma substituição assim).

O melhor em campo foi Coentrão: mesmo sem ter feito uma grande exibição, lutou muito e mostrou classe; gostei de Wires, que mostrou a Brito que foi um erro a aposta em Sílvio.

As jornadas passam e o Rio AVe não arranca.

É forçoso reconhecer que temos razões para estar desiludidos.

22ªj - Sporting - Curtinho

Acreditei que iamos pontuar, mas fomos simpáticos. Não jogámos mal, até tivemos os primeiros cantos, tentámos estar em todo o lado, mas senti que a equipa estava um pouco curta e envergonhada quando teve de reagir ao golo sofrido. E logo no primeiro remate que foi à nossa baliza. Para cúmulo sofremos o segundo golo na jogada em que ficámos com 10. Assim é difícil.

Tenho que dizer que gostei de ver a confiança de Coentrão e Brito nas declarações à RTP. A montanha que temos de subir para escapar à descida parece cada vez mais inclinada, mas ainda é possível de escalar.

Os jogadores: achei que Fábio foi o melhor. Também gostei de Niquinha, Gaspar e Yazalde. Foram jogadores que nunca se esconderam, foram provavelmente os que mais estiveram em jogo e os que mais quiseram outro resultado.

O treinador: Brito leva 2. Porque a equipa não jogou mal, porque não deixou o Sporting jogar muito, porque não teve medo. Chidi não foi aposta ganha é certo, mas entendo que tenha sido o nigeriano escolhido. Seria à partida uma aposta na maior velocidade e força física para tentar surpreender o adversário em contra-ataque. Não me espantou ainda Edson à esquerda: quando Martins jogava no nosso Rio Ave, outro central esquerdino, também muitas vezes fazia essa posição.

13.3.09

Candeias vai ser titular em Alvalade... (act)

... é o que vos digo.
E explico porquê:
- sem Moutinho, Candeias é mais opção;
- este é o jogo ideal para um Candeias motivado;
- Brito usará o jogo de Alvalade como uma espécie de 'ultimato' ao jogador;
- sem Candeias (e sem Moutinho) Brito regressaria ao 4-4-2, o que não acredito que vá acontecer; temos mais hipotese de ganhar (sim, ganhar) em Alvalade com uma frente de ataque de três homens.

Quanto ao meio campo, a dúvida é Vilas Boas ou Livramento; são lugares diferentes, como é óbvio, mas só podem jogar onze... (Edson vai jogar no lugar de Bruno Mendes e Wires no de Miguel Lopes)

ACT com a lista de convocados: sem surpresas (a presença de Rogério Matias dará a entender que Sílvio é defesa-direito?)

Quatro do Rio Ave na selecção (mas...)

O Rio Ave é o clube mais representado na lista de convocados para o estágio da selecção B de Portugal, com quatro jogadores: Miguel Lopes, Candeias, Coentrão e Yazalde.

Algumas notas:
- isto fala pela qualidade dos reforços que a Direcção conseguiu;
- isto mostra que a equipa foi bem reforçada, está mais forte e tem qualidade;
- isto mostra que há uma aposta em jovens em Vila do Conde (ao mesmo tempo que temos os mais experientes);
- isto mostra que na próxima época não teremos, em previsão, qualquer um deles (mas que só nos devemos preocupar com isso quando soubermos se ficamos na primeira);
- isto mostra que, se contarmos que Yazalde não ficou no Rio Ave por azar (azelhice), e que Miguel Lopes se afirmou no futebol português em Vila do Conde, que três dos quatro «são» de Vila do Conde.

Um novo Coentrão?

«Fui para Lisboa com 19 anos e subiu-me a fama à cabeça. Devia ter pensado mais. Mas fez-me bem estar na Madeira e em Madrid. Comecei a ver o que é realmente a vida. Nesta altura, já sinto ter a maturidade ideal para jogar no Benfica»

Sergio China, lembram-se?

é treinador principal do Náutico, principal clube de Pernambuco (Recife)!~

A saudade é grande!

12.3.09

«Jogo com o Rio Ave decisivo»

Pemitam-me insistir nesta questão: acho que seria de fazer ver aos nossos jogadores que dificilmente se encontraria um melhor contexto para ir a Alvalade ganhar! (nem por encomenda!); não chega, obviamente; mas se juntarmos o nosso futebol ao clima que se vive em Alvalade talvez possamos conseguir a primeira vitória fora (e, já agora, «vingar» a humilhação sofrida no último Sporting- Rio Ave, há três anos!); muito mais porque «Pedro Barbosa, director desportivo do Sporting, espera um ambiente difícil em Alvalade, onde a equipa recebe no sábado o Rio Ave para a Liga».

Brito: «não sei jogar para o ponto»; vamos a isso, míster! (sem Pedro Moutinho, lesionado; Tarantini tambem tem estado sem treinar)

11.3.09

Três alterações para sábado? Evandro a titular?

Bruno Mendes, André Vilas Boas e Evandro nos lugares de Edson, Niquinha e Pedro Moutinho, diz A Bola.

O meu comentário: eu mantinha Edson, mas aceito a opção de Brito; Niquinha tem lugar no onze do Rio Ave, como tem demonstrado, tal como Vilas Boas; o que me espanta é o eventual regresso de Evandro (muito mais depois do que aconteceu na sexta-feira, em que o golo do Marítimo resulta de mais uma asneira de Evandro); é preciso um substituto para Moutinho? Brito não quer Candeias ou prefere reforçar o meio campo? Tem Vítor Gomes para jogar ao lado de Vilas Boas, Niquinha e Delson. E tem Chidi, se for caso disso.

Em Alvalade, no sábado

Se o Sporting tivesse ganho na Alemanha estaria agora moralizado; se o Sporting tivesse goleado na Alemanha estaria supermoralizado - e isso seria mau para nós.
O Sporting foi goleado e está em crise e isso deve ser visto com uma vantagem para nós. Ainda por cima o jogo é em casa deles e se as coisas não correm bem os sócios não se vão inibir de assobiar a equipa (aliás, deverá ser um jogo com poucos socios presentes);
se o Sporting, depois de goleado, mudasse de treinador, haveria provavelmente o efeito da «chicotada psicológica», mas felizmente para nós o Sporting vai manter Bento.
Ou seja, com um pouco de sorte (marcar primeiro), com a equipa motivada e jogar com qualidade podemos estar perante uma oportunidade única de vencer em Alvalade.
Os jogadores que se consciencializem disso!

Gaspar acha que «A goleada sofrida pelo Sporting nada traz de positivo ao Rio Ave»

Três jogadores do Rio Ave nos cinco melhores...

... do Sindicato dos Jogadores em Fevereiro: Yazalde 1º, Miguel Lopes, 2º Coentrão 5º.

PS - Quem tem dado mais nas vistas, Yazalde ou Orlando Sá? Ainda assim, Queirós insiste em Orlando Sá

10.3.09

Coentrão não aguenta 90 minutos?

Já repararam que Fábio Coentrão ainda não fez 90 minutos (um jogo completo)?
Penso que genericamente todos estaremos satisfeitos com o regresso do Fábio - ele tem demonstrado empenho, está muito lutador e não perdeu qualidade (apesar de ainda continuar longe do Fábio que assinou pelo Benfica e sobretudo do Fábio que pode ter lugar no Benfica, mas adiante!).
Contra o Estrela foi suplente; contra o Benfica saiu aos 79', contra a Académica saiu aos 68', contra o FCP saiu aos 76', contra o Setúbal saiu aos 86', contra o Paços saiu aos 75' e contra o Marítimo saiu aos 86'.
Coincidência?
Há alguma explicação?

PS - Sábado lá teremos Coentrão; esperemos que inspirado para 'matar' o leão (e nesse caso nem precisa de 90 minutos...)

9.3.09

As perguntas do início da semana

Sílvio vai manter-se a titular?
Edson vai continuar na primeira equipa?
Vilas Boas vai continuar de fora?
Livramento sai do onze?
Candeias continuará suplente?

São perguntas a que só o mister saberá responder (e se calhar só na véspera), mas parece-me que nem todas as perguntas têm o mesmo grau de dificuldade; Sílvio vai continuar a titular, parece-me certo.
Edson marcou e está moralizado - Brito irá ter isso em conta;
O meio campo do Sporting vai exigir a presença de Vilas Boas; e Moutinho, se não estiver lesionado, tem condições para se manter como titular, mantendo Candeias (cada vez mais apagado) no banco.

PS - O Jogo acertou em cheio no onze de sexta;
PS 1 Miguel Lopes está fora por causa dos cartões (nos comentários a explicação); Wires no lugar!

Ganhar em Alvalade?

O que é que nos pode animar nestes dias, depois da tremenda desilusão que foi o empate com o Marítimo?
São cinco pontos perdidos em oito dias - cinco pontos que já não voltam.
O que me anima um pouco é o facto de a equipa pela primeira vez (esta época?) ter demonstrado qualidade. Com um pouco de sorte e a mesma motivação/determinação, podemos pontuar em Alvalade. O Sporting precisa de pontos mas nós precisamos mais - os jogadores têm de estar conscientes de que nos devem dois pontos.
Também me anima ter visto pela primeira vez um Delson que já não via há muito tempo (um Delson que, nos finais de época, tem baqueado).
Espero que a lesão de Moutinho não seja grave para podermos ir disputar o resultado a Alvalade.

PS - também dá algum ânimo o facto de a concorrência estar a facilitar.

7.3.09

(Marítimo); que fazer contra o azar

Foi azar.
Foi azar a bola na barra, foi azar os falhanços de Coentrão e Yazalde, foi azar a grande exibição de Marcos, foi azar a lesão de Pedro Moutinho.
Foi o melhor jogo que vi do Rio Ave, um jogo que nos daria esperança se o campeonato não estivesse na parte final (sim, estou um pouco desanimado).
O Rio Ave a jogar assim garantiria o seu lugar na primeira com tranquilidade - mas porque é que esta equipa não conseguiu fazer uma coisa parecida em Paços de Ferreira?
A primeira parte foi boa, a segunda muito boa. Podiamos ter ganho por 2 ou 3 - Carvalhal disse no final que o vencedor deveria ser o Rio Ave (que maior elogio poderíamos ouvir?).
Delson, para mim, foi o melhor em campo; à capacidade de lutar do costume, acrescentou qualidade e determinação. Também gostei de Sílvio (sim, só lesionado volta a sair da equipa), de Gaspar e de Moutinho (não entrou bem, mas deu finalmente bons sinais).
Para Brito nota quatro. Não se lhe pode apontar nada: eu poderia criticar a ausência de Vilas Boas (e isso estava notar-se na primeira parte, uma vez que o meio campo não tirava a bola ao Marítimo), mas se Delson foi o melhor em campo... Livramento não esteve bem? Não. Mas fomos nós que pedimos a sua entrada...
Candeias não rendeu? Não, mas Moutinho lesionou-se e a entrada foi normal. Tarantini também entrou bem. E que culpa tem Brito que a Evandro saia tudo mal (o golo do Marítimo nasce de um erro infantil de Evandro, que quer muito mas consegue cada vez menos). (só uma nota míster: está muito menos interventivo do que no passado, quase não se levanta; o que é que se passa? parece estar mais desanimado do que eu...)
Vamos, agora, esperar que a concorrência não se afaste muito; pode ser que o azar não continue.

PS1 - na primeira volta foi um empate com sabor a vitória (apesar da injustiça); ontem foi um empate com sabor a derrota
PS2 - como podem ler as minhas opiniões são em muitos aspectos diferentes das do Gil (com quem vi o jogo, lado a lado) e de alguns dos nossos leitores; cada um pensa pela sua cabeça, como é evidente.

6.3.09

21ª - Marítimo - Que dizer?

Não tenho muito para dizer, porque o desalento não me deixa. Não foi falta de sorte, foi falta de pontaria. Depois quase tudo o que eu possa dizer neste momento será lugares-comuns, fruto de quem levou um soco no estômago e está em dificuldades para recuperar o fôlego.

Gostei do global dos jogadores, achei Edson o melhor, destaco ainda Moutinho pelo primeiro ar de sua graça e Gaspar.

Dou 2 a Carlos Brito. Acho que montou a equipa para ganhar e isso não aconteceu por azelhice que não é culpa sua, teve azar com a lesão de Moutinho e a má forma mostrada por Candeias. Mas não ganhámos.

O futebol não é um auto de fé, mas eu acredito na manutenção. 6ª feira 13 é só daqui por 8 dias, mas tenho a impressão que o calendário está errado.

Boa noite amigos.

Sílvio a titular!

Os três desportivos trazem três «onzes» diferentes para logo.
A Bola tira Candeias, mete Evandro e faz o meio campo com Livramento, Niquinha e Delson; Rogério Matias será titular segundo A Bola.
O Jogo aposta em Sílvio, em Pedro Moitinho no lugar de Candeias e no mesmo meio campo (Niquinha, Delson e Livramento).
Finalmente o Record mantém Matias na esquerda, meio campo com Delson, Niquinha e Livramento e também Candeias fora, substituído por Evandro.
Estas previsões valem o que valem, mas teoricamente resultarão do que os seus jornalistas, que acompanham o Rio AVe, vêem nos treinos.
E por isso surpreende-me a unanimidade em torno das saídas de Candeias e de Vilas Boas. Já não me espanta tanto a presença de Livramento, como se sabe.
Eu, que não vejo os treinos, aposto neste onze para logo (que é diferente de qualquer um dos apresentados); veremos quem tem razão:
Paiva
Lopes, Gaspar, Edson e Sílvio
Vilas Boas, Niquinha e Livramento
Candeias, Yazalde e Coentrão
(a saída da equipa de Candeias corresponderá, salvo qualquer outra informação de que não disponho, a um castigo, com tudo o que isso significa)

Para afixar hoje no balneário

«Marítimo não ganha há nove anos em Vila do Conde»
(título hoje do Público - e atenção que, nestes nove anos, houve épocas em que o Marítimo esteve muito mais forte do que agora)

5.3.09

Falta de mobilização

Numa altura tão crítica como esta não seria de mobilizar o universo rioavista (e vilacondense) para o jogo de amanhã? Que eu saiba nada está a ser feito. E, quem de direito, continua a apostar em animação ao intervalo (ainda por cima em condições degradantes, como aconteceu no último jogo) - que pode agradar aos que lá estão mas não traz mais gente.
É preciso mais gente no estádio - e a Direcção está a falhar nesse aspecto.

Contrariar tudo e todos

Tenho quase a certeza de os rioavistas são os únicos que nesta altura acreditam que é possível continuar na primeira divisão. Eu acredito e não é preciso nenhum milagre.
Mas também todos sabemos que será muito difícil - ganhar ao Marítimo amanhã vai ser muito difícil. Mas também todos sabemos que o Marítimo não vai ganhar todos os jogos que faltam até ao fim. E Carvalhal também já teve muitos dissabores como treinador...
Vem isto a propósito do «estudo» do Maisfutebol: «imagine que nas últimas dez jornadas se repetem exactamente os resultados que se verificaram na primeira volta» - o Rio Ave desce.
Não dependemos de ninguém, temos uma equipa que oferece garantias, temos todas as condições para os jogadores renderem o máximo. O que peço aos jogadores é que não desperdicem a oportunidade.

4.3.09

«Conquistar os três pontos, obviamente»

diz Brito! Deus (também) o ouça!

Carlos Brito vai ler com toda a atenção...

... Luís Freitas Lobo em A Bola de hoje; O Luís faz uma análise muito lúcida ao grande problema do futebol do Rio Ave, em quase completa sintonia com o que aqui tenho escrito.
Basicamente o Luís diz que o problema do Rio Ave é a bola chegar ao ataque; que Niquinha não pode ser esse homem, que como o lugar está «em aberto» são os homens do ataque que o fazem mas que depois já não podem fazer tão bem o que devem, marcar!
O Luís - que esteve em Paços no sábado - diz que falta «um médio diferente, com visão de passe»; «Falta a este Rio Ave um elo de ligação do meio campo» - uma falha visível desde a constituição do plantel (poderia ter sido corrigido em Janeiro?).
Onde discordo do nosso conterrâneo é na avaliação que faz de Livramento; o Luís diz que lhe parece que Livramento é lento nessa tarefa. Eu digo que o Livramento faz melhor esse lugar do que todos os outros. Ou melhor, alguém tem de o fazer; se Niquinha, Delson, Tarantini ou Evandro não o podem fazer, há no plantel outra alternativa?

Sílvio a titular?

A Bola diz que Sílvio deverá ser titular depois de amanhã.
Não me espanta - só peca por chegar tarde.

Fabeta irá jogar?

Irá Carlos Brito usar Fabeta no lugar de Gaspar?
O quê, não sabem quem é Fabeta?
É um defesa central português de 21 anos, de seu nome completo Fábio Daniel Moreira Barros, jogador que, aliás, é muito falado na Internet.

PS - Será este?

3.3.09

As escolhas de Brito

Ninguém, aqui, quer ser treinador do Rio Ave (acho...) e ninguém como o treinador do Rio Ave conhece os jogadores com quem trabalha todos os dias.
Nós, adeptos, queremos o melhor para o nosso clube, mas não podemos confundir os papéis.
A única coisa que podemos fazer é dar as nossas opiniões - e quando elas reúnem algum consenso quem de direito pode prestar alguma atenção.
É o caso - parece-me - da utilização de André Vilas Boas e de Livramento no meio campo do Rio Ave.
São dois jogadores em quem Brito não tem apostado a tempo inteiro. Mas são dois jogadores que lutam muito e nos seus lugares podem fazer a diferença.
Haverá no mundo muitos trincos melhores do que Vilas Boas, mas no Rio Ave ninguém rouba bolas ao adversário como ele - e ninguém dá o litro como ele. São, parece-me, condições suficientes para jogar 90 minutos. O caso de Livramento é ainda mais evidente: sem ele não há ninguém (uma lacuna do plantel, sempre o disse) que leve a bola da defesa para o ataque; Niquinha, para mim, tem lugar no onze mas Delson, nesta altura, não (como Evandro, e Brito demorou a vê-lo).
São apenas ideias, mister. O que todos nós lhe pedimos é que não jogue com os nomes nem com crenças individuais; quer um quer outra não ganham jogos!

PS - Ainda mais uma míster: a sugestão atinge também Candeias; a sua exibição em Paços foi fraquinha, a forma como saiu foi muito desagradável (não é François?); se ele não estiver com vontade haverá certamente no plantel quem a tenha; não se esqueça, por favor, como foi quando conseguiu evitar a descida no seu primeiro ano de treinador!

De 13º para 16º

Repararam que, na semana passada, havia quatro equipas com 16 pontos (Rio Ave, Paços, Belenenses e Setúbal) e que nós estávamos em 13º (fora dos lugares de descida, portanto) e que esta semana há três equipas com 16 pontos (saiu, infelizmente, o Paços) e nós somos últimos?
Tanto quanto me explicaram são os regulamentos que mandam - o Rio Ave tem três pontos ganhos neste mini-campeonato (ao Setúbal), o Belenenses também três (ao Rio Ave) e o Setúbal seis (ao Rio Ave e ao Belenenses); ou seja, temos de ir ganhar a Belém...

Um aplauso para Miguel Lopes...

«Não podia tratar da minha vida e deixar o meu clube numa situação delicada», explica quando lhe perguntam se gostaria de estar já no Dragão (e com a falta de laterais a esta hora já era titular!)

2.3.09

Lambidas as feridas, venha o Marítimo

Espero que a equipa tenha aprendido alguma coisa com o jogo de Paços. E que não apanhe mais nenhuma lição até ao final da época para depois se ficar a lamentar. Faz-me muita confusão ver uma equipa treinar toda a semana e ter o triste desempenho que terá apresentado no sábado. Profissionais??

Marítimo: Bruno Mendes está de fora por castigo, Edson regressa porque não acredito que Brito aposte noutro nome. Especulando: Matias sai por troca com Sílvio? Vilas Boas dá lugar a Livramento (que foi 3 vezes titular em 7 possíveis, só uma em casa e sendo sempre substituído)? Candeias por Evandro?
Pessoalmente não acredito em quatro trocas. Duas quando muito e uma delas é mesmo forçada.

Sporting - Rio Ave é sábado dia 14, às 21h

(e dá, claro, na televisão)

Candeias que ilumina pouco treina como um louco?

Candeias foi o único dos titulares que trabalhou de forma intensa no treino de hoje.

O que me preocupa

Alguns dos nossos leitores escreveram nos comentários ao texto anterior que todas as equipas têm dias maus, de certa forma desvalorizando o que aconteceu. Gostava de pensar assim, mas infelizmente não consigo.
É que não só se esperava mais como se exigia.
Uma equipa que tem os salários em dia, que tem os prémios de jogo em dia, que até tem o pequeno almoço de borla (e reforçado...) e a que (tanto quanto se sabe) não falta nada, tem de fazer melhor. Até pode perder, mas tem de lutar, tem de morrer em campo. E foi isso que faltou - atitude, entrega, raça. E isso é difícil de explicar. A bola foi ao poste? falharam um penalti? o guarda redes adversário fez uma exibição do outro mundo? isto sim, são coisas que se explicam pelo azar. Agora o que se viu em Paços...

Não falta qualidade à equipa, falta liderança psicológica! E essa tanto terá de vir do treinador como da Direcção. Nem que seja preciso contratar um motivador (tipo psicólogo). O que não pode estar em causa é a vitória de sexta-feira.