30.10.06

Sair

Todos os treinadores falham - e muitas vezes a culpa nem é sua.
A fronteira entre um bom e um mau treinador são os resultados - há uns que têm maus resultados mas podem sempre invocar um número maior de sucessos (Luís Campos não...).

Eusébio está a falhar claramente. É um mau treinador? Não importa, nesta altura. Poderá haver razões que justifiquem o falhanço (ordenados em atraso? indisciplina dos jorgadores? sub-rendimento de vários deles?). Talvez no futuro se saiba. Mas está a falhar. O clube está a começar a ser humilhado.

Resta-lhe sair. Talvez não seja fácil tomar a decisão porque provavelmente não voltará a ter (pelo menos nos próximos tempos) uma oportunidade na alta competição (mantendo-se, tem sempre a esperança de que as coisas mudem). Mas é preciso não esquecer que o falhanço de Eusébio não é de agora; também vem da época passada.

Eu espero dignidade nesta altura.

3 comentários:

Anónimo disse...

As condições oferecidas ao João Eusébio nunca foram as melhores, mas o futebol vive de vitórias...
Vitórias essas que estão a faltar e não deixam outra hipotese que não seja a saida do João Eusébio.
Atirar com as culpas SÓ para o Eusébio também é ingrato, porque não podemos ter memória curta e ele para além de GRANDE RIOAVISTA conseguiu optimos resultados como coordenador das camadas jovens.
Mas o melhor para todos os que gostam do Rio Ave incluido o Eusébio é a sua saida, pois não prolonga o seu sofrimento, pois é um grande rioavista.
Penso que a direcção também não está isenta de culpas, pois quando não se cumpre com os deveres, não se pode exigir muito...daí a falta de disciplina como consequencia da falta de ordenados...
A direcção deve ainda pressionar o Benfica a pagar os 45% do passe do Miguelito a que o Rio Ave tem direito...Assim podemos apostar num Rio Ave com um treinador novo, com novo sangue, nova mentalidade e que leve o Rio Ave aos lugares mais adequados ás nossas verdadeiras capacidades.
Mas acho que não podemos, estar a bater sempre no Eusébio, porque além de grande Rioavista que é, talvez não seja o mais culpado de todos...
Para todos a melhor solução é a troca de treinador e uma varridela no plantel.
Viva ao RIO AVE!

Anónimo disse...

Tenho lido que a situação do Rio Ave se deve, porventura, a salários em atrazo. Tanto quanto sei os salários da época passada foram liquidados e os prémios dos jogos tammbém. E a equipa desceu de divisão. Na presente época não parece que os salários tenham algum atraso significativo (um mês, quanto muito). Pelo que me informaram, dadas as dificuldades económicas do clube, não existem é prémios dos jogos (também não fazem sentido: os profissionais são pagos para jogar ao mais alto nível, sem precisarem de extras). ~
Da história do clube nunca os jogadores, pelo menos nos anos mais recentes, tiveram tanta estabilidade salarial como no mandato desta Direcção - basta ouvir os jogadores mais antigos. Por último o Presidente da Direcção sempre afirmou que o Rio Ave nesta época não era candidato à subida.
Dias maus todos temos, o certo é que o Rio Ave não tem sido inferior senão à totalidade dos clubes com que jogou, pelo menos com noventa por cento deles.
Não é criticando tudo e todos que se consegue estabilidade na equipa.
Quanto ao comportamento da Direcção, o mês de Novembro é o mês eleitoral. Os sócios que têm outras ideias, outras soluções, outros projectos podem e devem avançar. Não podemos é criticar constantemente e nos momentos decisivos, fugimos. Seria muito bom para o Rio Ave que se apresentassem a eleições mais do que um projecto. Está na hora. Não peçam é que sejam os outros a concorrerem por nós. Por mim já dei para esse peditório e sei o que a Direcção, esta ou qualquer outra, sofre para manter a sobrevivência do clube.
Viva o Rio Ave!

Anónimo disse...

Acredito que Eusébio seja um grande adepto do Rio Ave!

Acredito que até possa ser bom treinador!

Mas penso que nesta altura não tem saída!