7.7.10

O criativo que (não) há

A propósito destes nomes que o João Paulo avançou, não me parece haver um único que preencha as características necessárias para um bom 10 criativo. Pelo menos não do estilo que Carlos Brito sempre gostou de ter no Rio Ave, espelhado em nomes como Sérgio China, Jaime, Ricardo Nascimento ou até Dibo. Felício e Mendes parecem-me jogadores paras as alas, enquanto que Braga será um homem mais polivalente, a encaixar bem talvez como segundo avançado num esquema de 4-4-2.

Há 3 dias de treino e do que tenho visto, um jogador saltou-me à vista, um que nunca equacionei para a posição: Felipe Alberto. E algumas qualidades em que antes não reparei, hoje pareceram-me muito evidentes: técnica apuradíssima, qualidade de passe curto e longo, recepção sempre certa, critério na distribuição de jogo. Teremos homem?