2.7.10

Comprar a sede - que sentido faz?

Tanto quanto percebo sou uma voz isolada, mas isso não me impede de continuar a dizer que gastar dinheiro a comprar a sede é um erro. Na última AG ficámos a saber que «este edifício, situado no centro da cidade, continua a ser um marco da história do Clube. Iremos continuar as negociações, já encetadas com os actuais proprietários, através da Comissão formada entretanto para o efeito, tendo em vista a sua aquisição» [ficámos ainda a saber por ASC que os herdeiros fizeram uma proposta financeira e que o Rio Ave fez uma contra-proposta].

primeira questão: a aquisição custará 200 mil euros? Mais? De onde virá este dinheiro? Fará sentido aumentar o passivo (e as dívidas) para comprar um edifício que não temos há anos (portanto, que não faz falta)? O dinheiro em causa terá que impacto no futuro? Podia ser gasto de outra forma (na formação)?
segunda questão: depois de comprado o edifício, é preciso fazer obras. Muitas obras. Quem as pagará?
terceira questão, mais importante (penso): para que servirá a sede? Que utilidade terá? A compra tem subjacente alguma ideia?

Sou contra este passo, que considero um grande erro; e penso que é o tipo de decisões em que a Direcção deveria pedir opinião aos sócios, em AG ou no Conselho geral; temo que seja tarde demais.