23.3.26

Sotiris II é muito melhor do que Sotiris I

No dia 11 de fevereiro fomos todos surpreendidos pela notícia de que a SAD procurava um novo treinador. Não pelo facto em si, mas pelo timing. O Rio Ave vinha de quatro derrotas seguidas e o jogo em Braga (3-0) não ajudou.

Pelo que então foi noticiado, por toda a comunicação social e também por nós, houve convites, que foram rejeitados. Quando perguntaram a Sotiris se seria o treinador na jornada seguinte ele disse que teriam de perguntar à administração.

Frente ao Moreirense e mesmo no Dragão, mais duas derrotas, mas notava-se qualquer coisa de diferente. Sotiris ficou, mas mudou. A seguir ao jogo com o FC Porto, chamei-lhe Sotiris II e perguntei: "Será que o novo Sotiris vai mostrar ao velho Sotiris como se faz?" 

Exatamente um mês depois, e com 10 pontos feitos em 12 possíveis é possível perceber que algumas coisas mudaram mesmo:

1) O sistema tático: antes o meio campo do Rio Ave andava perdido e manietado pelo maior número de adversários na zona. Ao tirar um central e meter mais um no meio campo, as coisas equilibraram-se. Ainda por cima a escolha foi muito acertada: Nikitscher, que antes não contava, é agora titular indiscutível.

2) Sotiris passou a chamar aqueles que são e estão melhores. Jogadores como Nikos (regressou à Grécia), Omar, Liavas ou Papakanellos desapareceram das opções. A minha dúvida continua a ser Pohlmann, porque acredito que Graça faria melhor.

3) Os reforços (sobretudo, Blesa, Bezerra ou Mancha) podem não ser tão talentosos como aqueles que vieram substituir, mas estão mais empenhados e nota-se mais compromisso na equipa. O guarda-redes é 10 vezes melhor do que Chamorro.

Há um outro fator que muitos referem: Clayton e André Luiz, nas últimas semanas, estavam com a cabeça fora dos Arcos. É provável e natural que seja verdade, mas deram muito à equipa enquanto cá estiveram. Não concordo com quem diz que estamos melhores sem eles.


(além disso, veio Bruno Alves. Coincidência ou também ajudou a trazer outra garra à equipa? Com ele, ainda não perdemos...)