26.7.23

Os novos 1500 sócios custam/custaram 118.500€ aos novos investidores!

 

1500 sócios, custaram ou custarão aos novos investidores, com as cotas totalmente pagas durante um ano cerca de 118500€, quem o diz sou eu, pura especulação eu sei,  tentei perceber quanto custariam estes sócios usando os preços no site do clube. Multipliquei um novo sócio, Homem 7€ euros e 5€ mulher, dividi os sexos em partes iguais, multipliquei por 12 meses e adicionei os  5 euros dos cartões de sócios que são obrigatórios. 

Resultado: 118.500€ para tomar  conta de um clube á luz dos novos empreendedores em grupos de futebol, parece-me uma pechincha. Falta saber quantas ações serão necessárias para que a SAD possa ser constituída. Por lance mínimo decidi atribuir 0.50€ por ação (acredito que o valor de arranque não possa ser inferior.) Ora não sabemos qual é o nosso passivo, mas calculando-o por baixo em 5 milhões de euros, a SAD teria que ser constituída no mínimo com 10 milhões de ações. 5.000.0001  ações para o Rio Ave e sócios e 4.999.999 milhões para os investidores. Isto traduzindo em euros seriam:

1.       2.5€ milhões para rio ave e sócios

2.       2.5€ milhões para investidores.

Ora é aqui que entram novamente os tais 1500 sócios, não acredito que estes sócios comprem uma única ação da nova SAD por iniciativa própria, a não ser que os investidores queiram ter uma maioria encapsulada, (onde é que eu já vi isto? Aves SAD, lembram-se?) e comprem 500 ações (250€), em nome de cada um destes sócios, seriam então necessários uns 375.000€ no total. Tendo a certeza que depois, e apesar de não terem a maioria das ações, na prática terão, porque compraram ações destinadas aos sócios de forma encapsulada, ou seja, as ações vão de facto parar a esses tais 1500 sócios, mas na prática estão nas mãos dos investidores.

Estamos no campo das especulações, eu sei, mas meu deus, isto é possível á luz dos nossos futuros e mais que previsíveis estatutos, mas então como se pára isto, não sei… Ou melhor, sei, nesta fase acho que APENAS o CLUBE poderá comprar ações da SAD juntamente com o Investidor, depois veremos como os sócios poderão ter acesso a essas ações comprando-as mais tarde. Acautelando isto nos novos estatutos.

Isto dá que pensar e deixa-me com muito receio quanto á transparência deste processo.

Voltando á especulação, mas afinal quanto pagaria um investidor para ficar com o clube?

Eu respondo 3€ Milhões ! (Fazendo as contas, 2.5€ milhões para as ações, mais 118.500€ para os novos sócios, 375.000€ para as ações que estes 1500 sócios comprariam para depois darem aos investidores a maioria.  Total aproximado 3€ milhões de euros).

Feito o exercício especulativo, surgem as perguntas:

  1.  A nossa futura SAD só valerá 5 milhões de Euros? Não acredito, acho que o valor dos jogadores deverá totalizar um valor muito superior, talvez 3 vezes mais.
  2.  Ficar em minoria 49.9% por apenas 3€ milhões, de uma coisa que vale talvez 15 milhões (é só somar o valor dos jogadores no transfer market, vale o que vale, estamos a especular) é praticamente dar 49.9% do clube a investidores por apenas 25, 30% do seu real valor! Que negócio… não acham
  3. Assusta, ninguém faz contas assim como eu, mas fazem-nas, de certeza de forma ainda muito mais complicada e detalhada, e de certeza que não ando longe. Quem vem a terreiro mostrar estas contas? Já sei, vou esperar sentado! O importante é percebermos o que anda por detrás disto tudo… E principalmente, porque razão existe tanta GENTE a entrar no futebol para INVESTIR, isso não vos provoca dúvidas? Eles vêm para GANHAR dinheiro MUITO dinheiro… eu acho que com este exercício especulativo, consegui mostrar como se faz!
  4. Mas afinal o que são 3€ milhões para investidores? Nada, aos dias de hoje uma pechincha.
  5. Para o clube e sócios, será que estes conseguirão comprar o que falta em ações? Um clube que está de tanga com um enorme passivo, onde vai arranjar o dinheiro para constituir a SAD, apenas com a avaliação dos ativos? E se o nosso passivo for o dobro ou triplo como já se fala? nem quero imaginar!
  6. E os sócios, sim os outros nossos sócios, os antigos lol, incluindo eu, será que conseguirão comprar 250€ de ações deixando o restante para o clube? não acredito.
  7. Em janeiro vamos precisar de reforçar a equipa e fazer ajustes, onde vamos buscar o dinheiro?
  8. A nova SAD de certeza que vai querer investir no plantel, mas como, se há uma divida enorme que pode não ser paga durante a constituição da SAD. Empréstimos bancários? Endividamento imediato desvalorizando a SAD uns dias depois? Isto não seria defraudar os sócios, pelo menos os que comprassem as ações?

 E muitas mais perguntas se poderiam fazer a partir daqui…

Não vou fazer mais, façam vocês essas perguntas…

 Uma coisa eu tenho a certeza eu vou ler os estatutos antes de os votar. E se estes não forem claros, eu votarei sempre contra a SAD, e com toda a legitimidade farei campanha contra essa/esta SAD.