29.8.22

Record diz que Baeza vem por empréstimo

 O Record, diz que Baeza vai ser emprestado pelo Celta de Vigo. Sinceramente não conheço o jogador, trata-se de mais um médio, creio que para fazer concorrência a Guga. Baeza pode juntar-se assim a Samaris, que também está a ser dado como certo na nossa equipa.

Foto Jornal Record

Porto, 4ª jornada: Esta vitória já passou, venham mais e contra quem dê mais um bocadinho de luta.

 

Aziz e Pedro Amaral, marcadores de serviço

Boa noite a de ontem. Foi uma vitória fácil sobre o Porto, mas estávamos mesmo a precisar assim de uma equipa mais fraquinha que nos permitisse a primeira vitória na Liga, uma que nos leve a uma temporada tranquila!

Mas vamos ao que realmente interessa, que de futebol estamos falados. Razão tem o treinador do Porto quando se queixava do tempo de jogo ou do antijogo, se quiserem: não era preciso o Rio Ave jogar bem toda a primeira parte para os deixar vergados. Teria bastado parar de marcar golos aos 33 minutos, dava pra ganhar na mesma e a dor dele seria menor. Também percebo que se tenha chateado com o nosso médico por tratar tão bem os nossos jogadores. Na verdade eram os jogadores dele que não estavam nada bem e precisavam de tomar qualquer coisita ou de um miminho.

 E já que estamos numa de elogios, Taremi: que senhor!, que senhor! Não se esqueceu do primeiro clube em Portugal e quis dar um sinal a quem se esqueceu de pagar a transferência, isto é, sem dinheiro não há golos contra o Rio Ave. E fez tão bem a coisa que para não dar muitos nas vistas acertou no poste. Taremi, és grande! 

Agora vamos olhar para os nossos. Se os jogadores\treinador do Porto hoje não conseguiram passar da porta do quarto pra fora por causa do síndrome do melão inchado, do nosso lado aconteceu o mesmo, mas por causa do ego. Meus meninos, meus meninos: não ganhem em Chaves que vão ver! A equipa volta a ser fraca, de segunda Liga e a precisar de 47 reforços, o Freire volta a ser um idiota, o Amaral o pior jogador da Liga, o Aziz um tosco que só marca de penalty. Nós adeptos estamos aqui para vos criticar, para vos exigir a cura do cancro e o fim da guerra na Ucrânia. Lá porque o Porto é fraco e lhes demos 3 na pá, isso não quer dizer nada. Uma vitória destas até só devia valer 2 pontos, seus convencidos!

28.8.22

- Hoje vi uma equipa de 1ª. Grande vitória!

O Rio Ave foi de facto a equipa de 1ª, e o FC Porto pareceu uma equipa de 2ª. Não sendo apenas demérito do Porto, este Rio Ave entrou sem dúvida com muita atitude, cabendo-lhe todo o mérito dessa iniciativa. A equipa melhorou muito o seu jogo nas últimas 2 jornadas e há 4ª jornada conseguiu não só a 1ª vitória deste campeonato, como também derrotar o campeão nacional que apenas havia perdido 1 jogo num ano e meio de jogos da liga.

Foto Rio Ave FC

Falando mais propriamente do Rio Ave, quanto a mim existiram 2 jogadores a um nível muito superior, Aziz com 2 golos e uma assistência, e Pedro Amaral, que marca um golo e assiste outro, posto isto pouco há a dizer, fomos melhores que o Porto na 1ª parte e obviamente que a vencer por 3-0, Luís Freire fez pela vida e controlou o jogo e o resultado com as substituições conseguindo terminar o jogo com uma vitória justa e muito importante para nós. 

O Fc Porto, melhorou na 2ª parte, falhou um penalti por intermédio de Taremi, que foi ovacionado pelos adeptos do Rio Ave quando foi substituído.  Sérgio Conceição com o "azedume" do costume fala de um antijogo do Rio Ave, que quanto a mim foi quase sempre inexistente. O Fábio levou um "balázio" na cabeça, e o Aziz foi pisado, este foi o antijogo do Rio Ave… mas depois o mesmo treinador, fala do demérito que ele próprio teve em estar neste jogo, pois, na opinião dele, não merecia, não foi digno de estar no banco da equipa do Porto, é caso para perguntar: - em que ficamos Sérgio?

Quanto a Luís Freire, disse que entramos bem com a pressão de Aziz e Fábio, que quiseram pressionar desde o início. A equipa demonstrou sempre um espírito muito forte. Preparamos bem as 2ªs bolas, o 1º golo foi muito importante no desenrolar do jogo, foi um grande golo, e temos que valorizar o jogo das equipas pequenas quando este é bem feito. Já no Estoril havíamos feito um bom jogo.

20.8.22

3ªj Estori: azar na praia

 Malta, afinal temos equipa ou não? Ontem tivemos!

Mas vamos começar pelo fim, pela presença do treinador na flash interview da Sporttv. É raro, mas acontece: Luis Freire viu o mesmo jogo que toda a gente! 

Luis Freire a pensar em bater no árbitro, retratado no Facebook do Rio Ave

A maior parte das vezes eu acho que ele não vai aos jogos, porque no final parece que está a falar da Cinderela quando o filme que toda a gente viu foi o Shrek. A personagem que se vê no terreno, de um lado para o outro e a gesticular é apenas um sósia do mister. Ontem era mesmo Luis Freire e afinal o homem até percebe de futebol, acertou na forma como colocou a equipa a jogar e nas substituições só errou com aquele moço que foi expulso e que merecia levar duas bofetadas bem dadas. Portanto, sr. treinador Freire, faça favor de aparecer mais vezes no dia dos jogos que é pra isso que lhe pagam.

Quem também tem de começar a aparecer para jogar é o Aderlan. Pra continuar com as asneiras mais lhe vale ficar em casa e dizer que está doente. Aquela entrega de bola a um jogador do Estoril já perto do fim do jogo... Ai Jesus... Já o disse e repito: eu acho que é do cabelo. O rapaz bem tenta arranjar um penteado que o impeça de fazer asneiras, mas não tem tido sorte. Acho que no futuro devia apostar num pente zero. 

Agora mais a sério: quantos de vós aos 6 minutos já estavam de paralelo na mão prontos para partir o televisor? É, eu sei, eu também não parti o meu porque o seguro de casa não cobre avaria por "arremesso de paralelepido", é exclusão, fui ler o contrato. E depois, convenhamos, era uma palermice porque íamos perder o melhor jogo da temporada. Eu até vou ser um bocadinho mais ambicioso, o melhor jogo de 2022! O começo foi mauzinho, mas  depois os moços viraram aquilo tudo do avesso! Que bela atitude, que vontade, que garra! Se não foi isto, foi o chicote que o presidente tinha com ele no banco que os convenceu a ter de honrar a camisola. Por falar na camisola, a amarela que usamos em Alvalade deve ter sido o segundo factor porque perdemos com tanta facilidade. O primeiro, óbvio!, foi a ausência do treinador que estava castigado. 

Bem, em todos os jogos há coisas que não gostamos, mas não nos viremos apenas para as coisas más. Se fosse para falar de coisas más, mais me valia escrever só sobre o árbitro e não vale a pena. Ontem foi muito positivo, depois de sofrermos o primeiro golo estivemos muito bem. Chegámos ao intervalo a perder, mas por cima do encontro. E a segunda parte continuou com a mesma tendência, mais Rio Ave que só falhava quando tinha de finalizar. Com os golos e com o bom jogo, nunca achei que não ganharíamos. O treinador mexeu muito bem na equipa, mesmo tendo tirado os autores dos golos. Fico convencido que o segundo golo do Estoril lhes cai do céu porque a nossa defesa teve medo de cometer penalty e mais convencido ainda que não ganhámos porque o João Ferreira, raistaparta moço!, cometeu uma infantilidade tão grande que merece ficar castigado 5 jogos. Sobre os factores do jogo que não dominamos, estamos conversados. Sobre o que podemos fazer, ontem foi um bom exemplo. É encorajador, mesmo deixando um amargo muito grande na boca. Não será certamente sempre assim, não iremos jogar sempre bem, mas pelo menos eu hoje não acordei a pensar que a equipa fica a dever muito ao que a Primeira Liga exige. 

Costinha celebra o primeiro golo. Facebook do Rio Ave


14.8.22

Equipa "da" 2ª liga, perde 3-0 com o Sporting.

 Se dúvidas houvesse quem era melhor, fácil ficou de ver quando aos 36´ sofremos o 1º golo.
Até aos 36' éramos e fomos equipa de 1ª liga, depois, fomos sempre de 2ª. O jogo correu de feição ao Sporting, é certo que foi diga-se em boa verdade, sempre superior. Quanto a nós tivemos pouca chegada na frente, e por isso perdemos um jogo muito mais sofrido que jogado. Já se antevia.
Foto: Rio Ave FC
Melhoramos um pouco na 2ª parte, melhoramos essencialmente na forma como abordamos o jogo, e no seu reposicionamento, aqui notou-se treinador, mas já estávamos a perder e foi fácil ao Sporting melhorar. Quem entrou pouco ou nada deu de novo, o que demonstra que continuamos sem capacidade fogo e por isso ainda "estamos" uma equipa de 2ª liga, aliás quem o diz é o treinador no final do jogo, e eu corroboro. Pareceu-me que o 1º golo é precedido de falta, mas isso não me parece colocar o trabalho do árbitro em causa, o VAR nada disse.

Do Sporting, apenas para dizer que quem tem "este Pote" e este Matheus... arrisca-se a ganhar facilmente a equipas como o Rio Ave.

Destaques: Vitor Gomes, que jogo! Os mais novos tem que olhar para este jovem. Paulo Vitor que apesar de muitas dificuldades em entender o jogo é um jogador com explosão e que promete quando evoluir física e taticamente.

O treinador no Final: - começamos o jogo com 10 jogadores da segunda liga e com 2 jovens da formação, temos um longo caminho a percorrer.

11.8.22

Pedro Mendes afinal ainda é possível.

A Bola  afirma que acordo ainda é possível, e Pedro mendes pode mesmo rumar a Vila do Conde.

A meu ver seria desejável e bom para o Clube, Pedro Mendes é um jogador muito trabalhador, um ponta de lança moderno que exerce grande pressão sobre os adversários,  ainda lhe falta mais golo, acredito que surja com a evolução normal (tempo) do jogador, pois trata-se de um jogador muito jovem, trata-se de um jogador que os treinadores gostam pela capacidade de luta que dá na 1ª fase de construção.

Se o Rio Ave deve fazer um esforço por este jogador?  - eu acho que sim!  A ser verdade e a confirmar-se a noticia de a Bola, ficar com 50% do passe, será excelente, pois eu acho que este jogador vai evoluir positivamente, e pode tratar-se de um investimento, tanto desportivo, como financeiro, bastante positivo a médio prazo

Foto: Jornal A bola 


9.8.22

Hernani é um grande reforço!

Click na foto para ampliar
O Rio Ave contratou mais um jogador para reforçar o plantel deste ano. Hernani, quanto a mim é um craque, craque que eu vi jogar ao vivo e me lembro bem, teve grandes épocas  no Vitória(Guimaraes - Veja o video aqui), e depois no FC Porto (Veja o Video aqui)  na sua última passagem por Portugal. 

A pesar de passagens mais recentes e menos felizes por Espanha jogando pouco (ver histórico nas fotos), trata-se de um jogador de muita qualidade e que faz "crescer água na boca", é um estremo direito, mas que pode fazer também todas as posições do ataque, é muito possante e finaliza bem com os 2 pés. Com 30 anos, chega a custo zero, e estando bem, é um verdadeiro achado pelo "scouting" do RAFC.  Em declarações ao site do RAFC o jogador expressou a vontade de  relançar a sua carreira em Portugal, e no nosso clube.

Esta contratação é uma das 3 que o Reis do Ave anunciou na passada semana, e é de esperar que cheguem ao clube mais 2 jogadores ainda esta semana. É ainda previsível que com estas contratações, a colocação de 2 ou 3 excedentários aconteçam até ao final do mês.

Bem vindo Hernani, 
o Reis do Ave deseja-te o maior dos sucessos. 

Click na foto para ampliar
Click na foto para ampliar

6.8.22

Vizela: derrota na abertura da Liga.

Aquilo que realmente importa começou. Começou mal, mas a liga é longa. 

A falta de entusiasmo da pré-epoca tipicamente rioavista não deixava antecipar coisa muito diferente. Não chegou gente nova que entusiasme e faça um tipo sair da praia para ver o reforço mais recente. Já se sabe que com ASC é assim, não adianta andar cá com coisas que quem tiver de chegar vai chegar com calma e a seu tempo. Às vezes o presidente parece que está à espera da época de saldos: foge dos leilões e espera que os descontentes nos cheguem a preço que se possa pagar. Tem resultado. A malta protesta, mas é um método sobejamente conhecido cá da casa. E não é que os que já cá estão sejam fracos. Não são, mas é precisa mais qualidade. 

Ora bem, para o jogo de hoje Freire lança as novidades Paulo Victor e Nóbrega. Bem os dois. O defesa não compromete, o extremo promete. Já Aderllan... Meio Pantalon dava pelo Aderllan todo. Mas, curiosamente, aquilo que mais nos deixava comichosos cá por casa era o minuto a que Vítor Gomes ia ver um amarelo. Ninguém acertou, mas quase. O Vítor continua imprudente. Mas se o fantasma dos cartões e das expulsões não atacou no relvado, apanhou o Freire no banco. Merecido ou não, não tenho noção. Do que tenho noção é que fomos enfadonhos e tristonhos. Falta muito fogo nesta equipa. O melhor está certamente para vir, mas, hoje por hoje, animado é coisa que não fiquei. Vitória certa do Vizela. 

Onde andas Hugo Gomes?

Hoje, no regresso à primeira Liga, perdemos e perdemos bem.

O Vizela além do golo tem uma bola à trave e na segunda parte fez o que quis do nosso meio-campo e defesa.

O árbitro na dúvida apitava para eles? Sim, apitava.

O árbitro perdoou-lhes 3 amarelos e a nós nenhum? Também é verdade.

Perdemos por culpa do árbitro? Não. Perdemos porque não fizemos a nossa parte. 

No lance que a bola vai à trave, Pedro Amaral é comido indecentemente. Nada de novo.

No lance que dá o golo, Aderllan oferece a bola ao adversário em zona de finalização (e o Hugo Gomes é que jogava feio... jogar feio não é jogar para a bancada e cometer erros estúpidos).

Aderllan perde duas bolas de cabeça, por mau tempo de salto para jogadores com menos 20centímetros que ele.

Aderllan perde 4 ou 5 bolas em zona proibida e num desses lances um colega tem de ver amarelo para parar o contra-ataque.

Foi assim que descemos, com Amaral e Aderllan (entre outros) a enterrarem a equipa.

Foi assim que o ano passado, Johnatan para mim foi o melhor da Liga2: porque temos 2 centrais maus, muito maus e o guarda-redes tem de ser o bombeiro de serviço. (e disse isto mal acabou o campeonato - fui dos poucos que o considerou melhor que Guga, como se pode ver aqui e para que não digam que falar depois de um jogo mau é fácil https://reisdoave.blogspot.com/2022/05/rio-ave-campeao-destaques-jogadores.html) .

Mas há quem ache que Aderllan merece tudo porque marcou 2 golos no jogo decisivo da época passada.

Isto não vai ser fácil. Foi com esta equipa que fomos campeões? Foi... mas uma divisão abaixo.

Entramos com 10 jogadores que o ano passado jogaram Liga 2 e outro que jogou na terceira divisão espanhola, a extremo e agora é lateral.

Neste momento, temos uma equipa de Liga 2 na Liga 1 ... e o jogo provou isso.

Luis Freire, no banco, fez o seguinte: trocou um 6 por outro 6, trocou um falso ala direito por um falso ala direito, trocou um extremo que joga a lateral-esquerdo por outro extremo que joga a lateral-esquerdo, trocou um segundo avançado por um segundo avançado, trocou o lateral-direito por um lateral-direito - as últimas 3 já a perder.

Ficou também claro que Magrão e Fábio Ronaldo estão à frente de Flores e Olinga no plantel.

Muita posse, pouco golo! Perdemos 1-0.

Entramos com o pé esquerdo no regresso á 1ª liga .A derrota por 1-0 aceita-se e compreende-se, o Rio Ave teve muito domínio na 1ª parte, o Vizela, cresceu na segunda, e teve mais oportunidades. O Vizela teve a possibilidade de fazer por várias vezes o 2-0, o Rio Ave na 2ª parte nunca conseguiu chegar á baliza adversária com perigo, não criando nenhuma oportunidade digna de registo. Quer isto dizer, que a equipa tipo( a inicial) está capaz, os que entraram não acrescentaram, antes pelo contrario, a equipa perdeu-se na segunda parte, ficou sem entrosamento e/ou fio de jogo, ao invés, o Vizela foi sempre muito mais perigoso.

Do filme do jogo ficam as 3 ideias:
- 1ª Parte do Rio Ave (72% posse de Bola - 5 cantos)
- 2ª  Parte toda do do Vizela
- Vizela a marcar cedo na 2ª parte, e com uma bola na barra.

Do onze inicial gostei do Guga e do Nobrega, dos que entraram, muito fracos foram  Ronaldo e Ruiz que no total ainda jogaram 27 min.
Fica um ideia final, que com esta derrota, o Rio Ave vai mesmo ter um inicio de campeonato difícil,  para a semana vamos a Alvalade,  e se os reforços não chegarem para entrar na equipa, com estes jogadores apenas as dificuldades serão muitas. Esperemos que o melhor esteja para vir.

Das declarações do treinador adjunto Nuno Silva: temos que ser uma equipa mais forte mentalmente, mas gostei dos princípios de jogo, da entrega da equipa, mas estivemos muito nervosos no momento de dar a volta ao jogo.


3.8.22

3 Reforços a caminho

Um defesa esquerdo, um avançado/médio ofensivo (10) e um extremo, podem chegar ainda esta semana a Vila do Conde, o ReisdoAve sabe que a vinda destes jogadores é dada como certa, e está por horas, alguns estão presos apenas pelo certificado internacional, que, chegando, os fará viajar para Vila do Conde imediatamente para serem integrados no plantel. Não são Brasileiros, são jogadores tidos como de 1ª liga e prontos para entrar no onze inicial da equipa. Dada a escassez de tempo não se prevê que possam ser opção para o jogo com o Vizela.

Até agora o Rio Ave já contratou 6 jogadores, (Lucas Flores, Patrick William, Miguel Nóbrega, Paulo Vitor, João Ferreira, e Leonardo Ruiz). Com as 3 contratações previstas para estes dias, o Rio Ave deve fechar o plantel em termos de entradas, faltando depois definir se existirá alguma saída de última hora dado que o mercado ainda vai estar aberto até 31 de agosto.  Assim sendo, ao todo a equipa será reforçada com 9 jogadores, e o Plantel terá cerca de 27 ou 28 jogadores.