1.3.20

O que fica do empate com o Belenenses

Nota prévia: é tão óbvio que só podia haver um vencedor que perguntar a Carvalhal se considerava o resultado justo, sendo uma pergunta legítima, é... parvo! Daí a resposta do míster... Até porque, toda a gente viu, o Belenenses não quis nem fez nada para ter mais do que o pontinho.

Dito isto, acho que detalhada explicação de Carvalhal no final do jogo tem um 'mas...'.

Vejamos: o treinador diz que «Não podíamos ter feito mais. Merecíamos ter saído vencedores. Não gosto muito de estatísticas, mas eles ajudam a perceber o que foi o jogo. 12-1 em pontapé de canto, 7-0 em remates dentro da área e 2-0 em remates à baliza. Não foi um jogo avassalador em termos de oportunidades, mas foi no domínio, controlo de jogo e transições. Evidentemente que quando uma equipa se fecha como o Belenenses se fechou, é difícil criar oportunidades. (...) É preciso algum jogo interior neste tipo de encontros e hoje não tivemos o Diego e o Piazón, jogadores que dominam esses espaços. O Dala não está a 100 por cento, mas mexeu com o jogo quando entrou. Fizemos tudo o que podíamos ter feito. (...). Só se tivéssemos o Messi emprestado. Hoje o nosso Messi, o Diego, esteve de fora.» (tudo aqui)
Concordo com tudo o que Carvalhal diz, mas... (lá está) acho que falta qualquer coisa.
Sem Diego e Piazon a equipa teria de ter jogado de outra forma. Carvalhal pôs Tarantini a fazer de Diego. Eu teria posto Dala. Se não aguentasse os 90 minutos poderia ter sido substituído na parte final.

Mais equipas virão jogar como o Belenenses. Se não tivermos Diego estamos arrumados? Não acredito!
(foto: Facebook Rio Ave FC)

PS - Filipe Augusto e Matheus Reis não jogam no Dragão, na próxima jornada da Liga. Matheus poderia ter sido mais 'cuidadoso' no lance em que viu o amarelo, numa zona do terreno sem perigo?