12.9.19

Os nossos jogos são fifty-fifty,

mas estamos a usar melhor o tempo que temos a bola em nosso poder.

Explicando melhor: as estatística mostram que nos 4 jogos que temos disputados há 50% de posse de bola para o Rio Ave. O jogo com maior desequilíbrio na posse de bola foi em Famalicão e aí com vantagem para o adversário numa proporção de 41 para 59%. Recorde-se porém que jogámos com 10 a partir do minuto 56. Contra o Guimarães tivemos uma expulsão aos 57 minutos e tivemos mais posse, 52-48%. O factor casa poderá explicar alguma coisa neste particular. Note-se que no total são 67 minutos a jogar só com 10, ou seja sensivelmente 2/3 de um jogo.

Nesse tempo de jogo com a bola em nosso poder temos mais golos marcados que os adversários na outra metade que lhes toca. Temos mais golos mas também temos mais remates, é certo. Mas mesmo assim, contas feitas, temos uma eficácia de 20% contra apenas 13% dos oponentes. Portanto, o que andámos a fazer, fizemo-lo bem.

A gorda vitória contra o Aves influencia muito estes números? Nos golos marcados e remates sim, mas não na posse nem na eficácia. O jogo de Alvalade é mais significativo. Contra o Sporting 55% de posse contra 52% com o Aves; eficácia de 75% em Alvalade (4 remates) contra 31.25% em casa contra os avenses (16 remates). Os totais: