28.2.08

O que é que nos pode impedir de subir?

As lesões.

Mesmo com as saídas em Janeiro, o plantel tem qualidade (à excepção do ataque); os ordenados em atraso - que parecem estar a ser resolvidos - também não são - infelizmente - novidade; penso que não teremos problemas com arbitragens; não há instabilidade directiva ou técnica. A concorrência - à excepção do Trofense - não é melhor.

Por isso, se não estou mais optimista é porque tem havido um tsunami de lesões. Hoje os jornais falam em 17 jogadores disponíveis e nas lesões dos laterais na defesa.

Temo que os resultados venham a reflectir isto mesmo.

Saudação ao novo blogue

Aconteça o que acontecer, Rio Ave até morrer é o nome de um novo blogue sobre o nosso clube. Quantos mais, melhor.
Duas notas:
- o seu autor(a?) diz que tem 14 anos; é de pequenino que se puxa pelo Niquinha!

- o seu autor não está idenficado (Magui?); a credibilidade não se conquista anonimamente.

26.2.08

Que política de incentivos aos jogos?

A festa dos vizelenses impressionou muitos rioavistas e a mim fez-me lembrar dos famosos bilhetes oferecidos.

Na realidade, e se é certo que a equipa joga mal, o Rio Ave está em segundo. Deveria ter mais gente no estádio.

Com a legimidade de ter sido dos poucos que não criticou a direcção pela política - ainda que confusa - de oferta de bilhetes, e depois de ter ouvido o nosso presidente na última AG a dizer que isso estava a trazer dividendos ao clube, pergunto: deixaram de oferecer bilhetes? não vão oferecer mais?

Ou vão esperar pelas duas ou tres jornadas do fim?

25.2.08

O que é que se passou com Danielson?

É difícil aceitar a explicação oficial: opção técnica. Nem no banco?
(e não estava lesionado...)

24.2.08

20ªj - Vizela - E não dependemos de ninguém

Penalty? Sim. No estádio pareceu-me que sim. Discutível, mas saboroso.

O jogo prometia muito, o Rio Ave começou bem, mas não criava perigo, o Vizela equilibrou mas era sobretudo nas bolas paradas que ameaçava a nossa baliza. E durante todo o jogo o equilíbrio foi muito apesar de maior posse de bola do Rio Ave. O Vizela jogou como eu esperava, fechadinho e expectante, a trocar bem a bola e à espera de um erro da nossa defesa que pudesse aproveitar. O erro não apareceu, chegou foi o tal penalty tardio que nos deu 3 pontos. E o 2º lugar.

Foi a primeira vez que vi os reforços na equipa e acho que o conjunto ficou favorecido. Circula-se e segura-se melhor a bola, Livramento é intermitente mas promete, Wires muito certinho, Matias competente, Mateus o que menos me impressionou. No ataque continua a faltar uma verdadeira referência. Ademar passou o tempo entre o aquecimento e o banco, não entrou.

Notas de jogo
Não há grandes destaques na equipa e tenho alguma dificuldade em eleger o melhor em campo. O meu voto cai também em Wires. O brasileiro (lembra-me Niquinha...) fez 3 posições (médio defensivo e jogou nas duas laterais da defesa) e cumpriu em todas. Para o 1º jogo como titular foi muito bom. Destaco também Delson e Mora. Delson fez o golo, o guarda-redes teve pouco trabalho mas evitou um golo quase certo e isso fez toda a diferença.

Sinal muito negativo para as lesões. Ficamos sem laterais para as Aves. É demasiada lesão numa época só. Também perdemos Livramento por causa da expulsão.

O treinador
Eusébio leva 4. Foi do inferno ao céu: foi condicionado pelas lesões, Livramento é expulso para logo de seguida ver o penalty da vitória. Estar em lugar de subida vale-lhe o 4. E hoje ganhou em toda a linha: dos 6 do topo da classificação, só não ganhamos pontos ao Gil Vicente.

(Vizela)... e ajudou mesmo!

O Gil pedia, antes do jogo, a ajuda de Nossa Senhora da Guia. E ela - ou alguém por ela - veio ajudar. E não, não me estou a referir ao penalti; não vi imagens, mas no estágio fiquei com a sensação clara de que a bola tinha batido na mão do jogador do Vizela.
Milagre porque o Rio Ave merecia a vitória. AInda bem que veio - e todos nós, os de Vila do Conde, saltámos no estádio quando Delson marcou. Mas além de ter sido um jogo equilibrado e de o adversário ter valor, a verdade é que até em oportunidades de golo as coisas estiveram equilibradas (umas tres para cada lado).
O Rio Ave voltou a demonstrar enormes carências no ataque, sendo que Ronaldo e Mateus - esforçados - estiveram particularmente desinspirados. Evandro não esteve melhor. Safou-se Delson. Mas Wires foi o melhor em campo. Foi, aliás, o único reforço que merece nota positiva (Livramento é pisca-pisca, aparece e desaparece, mas, claro, mostra bons pormenores).
Também dou nota positiva a Gaspar e a André Serrão.
Ao treinador dou nota 3 (até 5, como sempre); os milagres não disfarçam os problemas; a entrada de Serrão pareceu-me demasiado cautelosa e a verdade é que o Rio AVe jogou pouquinho. Correu bem.

Mesmo com ajuda divina (e é o segundo jogo a ganhar assim...), valeram os três pontos. O mais importante.

PS - Mau, mau, foram as duas lesões. Miguel Lopes e Rogério Matias, este acabado de chegar de uma lesão. É impossível não perguntar se não se passa alguma coisa com a preparação dos jogadores, uma vez que não há memória em Vila do Conde de uma coisa assim.

Que esperar logo?

Além da chuva, um adversário dífícil, que fora de casa é a equipa com mais empates e menos golos sofridas desta Liga Vitalis. É mesmo a melhor defesa da Liga e a equipa que mais empates conta. Na 1ª volta ganhou-nos por 2-0.

Menos eficaz que o Rio Ave no ataque (menos 1 golo marcado), o Vizela tem menos 9 golos sofridos que nós.

Nos últimos 5 jogos marcou 6 golos, sofreu 1, 2 vitórias, 2 empates, 1 derrota em Olhão. 8 pontos em 15. Nós fizemos 5 golos, sofremos 6, 1 vitória, 2 empates, 2 derrotas, 5 em 15 pontos.

Espero por isso um Vizela muito eficaz a defender e à espreita do contra-ataque.

Ainda não vi actuar os reforços de Inverno do Rio Ave. Estou curioso. Eles ou outros, não interessa quem faça a diferença, importa é vencer. A vitória leva-nos ao 2º posto isolados, empate ou derrota pode atirar-nos para 5º.

Que a Sra da Guia nos ajude!

23.2.08

Rogério Matias treina sem limitações...

diz a última informação na página do clube. Para amanhã?

21.2.08

Ainda a época passada («circunstâncias que impediram...»);

Paulo de Carvalho, hoje no Record:
«Não vamos, em circunstância alguma, abdicar dos nossos interesses desportivos. Se alguma vez passar pela cabeça de alguém que é preciso fazer alguma justiça no futebol, então é importante essas pessoas lembrarem-se das circunstâncias que impediram o Rio Ave de subir na época passada. Se algum clube merecia estar na Liga principal éramos nós.”»
A que é que Paulo de Carvalho de refere? A isto ou a mais qualquer coisa (que se desconhece)? Infelizmente o autor do texto não achou que fosse relevante perguntar e ficamos sem saber.

PS - na entrevista reafirma-se o objectivo da subida e revela-se que os ordenados estarão em dia até fim de Março.

20.2.08

A propósito da suposta saída de Keita

A confirmar-se a saída de Keita aqui anunciada, não é coisa que me espante.

Keita nunca confirmou plenamente em Vila do Conde qualidade de goleador que fizesse a diferença. Reclamou essa qualidade, mas não a demonstrou.

Em Maio de 2005, ainda no Alverca, Keita foi descrito pelo jornal Record como 'Ouro negro'.

O senegalês chegou ao Rio Ave para jogar na Superliga, acompanhava-o Chidi e dois os criaram expectativas. No entanto, o nosso duo 'Ouro Negro' fracassou, não teve o sucesso esperado. A chegada de novos reforços em Janeiro, retira-lhes ainda mais protagonismo e Keita vai procurar sucesso noutro local. E Chidi?

"Vou levar-te comigo meu irmão..." ?

19.2.08

Sem Rogério Matias nem Vilas Boas

De acordo com as informações do site, Eusébio não pode contar com Rogério Matias e André Vilas Boas para o jogo de domingo.

Se Vilas Boas pode ser substituido por Wires (mais Delson, Livramento e Evandro; ou no limite, por Delson, entrando Ademar ou Serrão para o seu lugar), já a lesão de Rogério Matias é um problema - como se viu em Barcelos. Espero que Eusébio consiga treinar alguém para o lugar, alguém que saiba defender e correr com a bola (o que não parece ser, manifestamente, o caso de Danielson).

PS - uma dúvida: se está visto que Eusébio não quer alas no ataque e se nunca joga com três avançados, para que serve Samson, se não para defender?

18.2.08

Ganhar uma equipa

Li ontem no JN declarações de Eusébio após o jogo de Barcelos. (Não consegui encontrá-las online, lamentavelmente...)

O treinador do Rio dizia que tinha ganho uma equipa e assumia a candidatura à subida de uma forma que não me recordo de ter lido\ouvido antes.

Isto pode querer dizer duas coisas:
- Eusébio tem grande confiança que com a chegada dos reforços de Inverno a equipa ficou mais equilibrada e qualitativamente mais forte;

- o treinador pretendeu elevar o moral dos jogadores.

Ou então que virão aí boas novas. Salários regularizados?

Voltar ao 2ª lugar!

Depende só de nós.

Vencendo o Vizela na próxima jornada, regressamos ao 2º lugar. Apesar de os vizelenses terem feito um resultado impressionante contra o Varzim e de nós termos empatado, apenas estão 2 pontos à nossa frente.

O treinador do Vizela diz hoje n' "A Bola" que quer subir de divisão e que pretende um bom resultado em Vila do Conde. Eusébio também assumiu que somos candidatos à subida. A priori bons argumentos para um jogo muito emotivo. Domingo (sim, espero quw seja domingo) a prova dos nove, espero eu que com conta certa para o Rio Ave.

16.2.08

Empate em Barcelos; Livramento é o novo patrão da equipa?

Segui atentamente o relato da Linear - e não foi fácil; golo do Gil Vicente no primeiro minuto!; depois Miguel Lopes fez o empate e (pelo que se ouviu), os ultimos 20 minutos da segunda parte foram do Rio Ave, com várias oportunidades de golo.
Livramento e Miguel Lopes muito elogiado por Vidal e TóCastro. Wirus estreou-se (lesão de Vilas Boas na primeira parte, penso) e tambem foi elogiado.
O Rio Ave teve mais oportunidades, mas só deu para o empate. (e terá ficado um penalti a favor do Rio Ave por marcar).

ALgumas notas finais:
- as lesões continuam; passa-se alguma coisa?
- APesar da excelente exibição na Figueira, Paiva voltou ao banco, com Mora na baliza;
- Eusébio repetiu o erro que provocou a derrota com o Feirense, Danielson a defesa-esquerdo (e por aquilo que se ouviu, foram várias as barracas, sobretudo na primeira parte); Samson ou Tiago Terroso não eram opções mais válidas? Além do mais, Rogério Matias vai continuar lesionado...
- Ronaldo e Mateus, a dupla de ataque de hoje, com Chidi a entrar na segunda parte.

Domingo recebemos o Vizela e temos a primeira de várias finais.

15.2.08

Não marcar Passos

Esclarecida para mim a questão da antecipação do jogo em Barcelos, vamos a números.

Nos últimos 5 jogos o Rio Ave tem 1 vitória apenas para 3 derrotas e um empate, 4 pontos somados. Sofremos 6 golos para apenas 4 marcados. E nos 2 últimos jogos fora de casa perdemos.

O Gil ainda está pior do que nós. Na última série de 5 jogos, soma 3 pontos apenas, fruto de 3 empates e 2 derrotas. Está também pior nos golos, marcou 2 e sofreu 5. Nos dois últimos jogos em casa empatou.

Na tabela classificativa temos vantagem de 4 pontos. Na primeira volta vencemos por 1-0, golo de Ronaldo.

Na época passada vencemos em Vila do Conde e em Barcelos. Que se repita!

14.2.08

Porquê sábado?

Confesso que não entendo.

Há festa em Barcelos?

Um jogo destes, sábado à tarde?

Há um Wirus? Mas sem certificado internacional...

13.2.08

O jogo em Barcelos é sábado à tarde

Grande exibição de Paiva

Vi ontem no Porto Canal um resumo do jogo na Figueira da Foz e o que retive (o resumo era muito resumido...) foram três ou quatro defesas muito boas de Paiva. Infelizmente não foram suficientes para evitar a derrota, mas poderá ser um sinal sobre a forma do guarda-redes. Um bom sinal.

11.2.08

Venha uma Vitalis, em copo, que a Taça já se foi

«O Rio Ave deu uma imagem muito boa. Equipa organizada, com ligação eficaz entre sectores e propósitos atacantes evidentes.» Mas perdeu 3-1. Não vi, não posso dizer mais nada. Apenas lembrar o que disse Eusébio no final do jogo: «Não gostei da arbitragem. O segundo golo da Naval nasce de uma falta inexistente. Penso que o árbitro não esteve à altura. Ainda assim, penso que não se notaram as diferenças entre as equipas e o Rio Ave mostrou toda a sua qualidade, dignidade e carácter

Três notas finais:
- Confirma-se a entrada de Livramento para o lugar (no onze, pelo menos) de Niquinha (Vilas Boas, Delson, Livramento e Evandro será o quarteto inicial no meio campo);
-Mateus substituiu Keita; depois do que vi frente ao Fátima, pensei que Keita não voltava tão cedo ao onze. Mas ainda entrou como substituto
- Rogério Matias lesionou-se! Há uma maré de azar no Ave...

7.2.08

Resta-nos o segundo lugar; Agora é que o...

... Trofense sobe mesmo!

Salarios continuam em atraso

Da Bola de ontem: o dinheiro recebido com a saída de Milhazes e Vítor Gomes serviu para pagar as inscrições na Liga dos reforços; os salários continuam em atraso (três meses) e «o balneário já viveu dias melhores e o ambiente, neste momento, não é o mais pacífico, algo que se traduz facilmente no relvado»

Da Bola de hoje: Paulo de Carvalho repete que o objectivo é a subida de divisão; «os jogadores estão tranquilos. Sabem que vão receber e quando isso vai acontecer».

Aparentemente há contradições entre as duas notícias; só aparentemente?

6.2.08

FAQs

Aos leitores deste blogue têm surgido muitas questões ao longo do tempo. Apontei as mais frequentes e resolvi agora dar-lhes as devidas respostas.

P1 - O Rio Ave é candidato à subida?
R1 - Não. O presidente disse hoje à TSF que sim, mas foi uma resposta daquelas que os presidentes dão. Foi como dar um voto de confiança ao treinador que é despedido apenas 2 semanas mais tarde. O presidente queria ter dito 'Não', que era para todos acreditarmos na subida. Assim ninguém acredita. Foi entusiasmo do momento. O Rio Ave não é candidato à subida, garanto-vos que era isso que ele queria dizer.

P2 - O treinador comunga da opinião do presidente?
R2 - Depois de muito preponderar, o treinador comunga.

P3 - O Rio Ave vai subir?
R3 - O rio Ave sobe sempre com a maré.

P4 - Se falhar a subida, Eusébio fica no Rio Ave?
R4 - Não.

P5 - Se subir, Eusébio fica no Rio Ave?
R5 - Não. Com dinheiro fresco já se pode contratar outro treinador. Um que se sacrifique como Eusébio que é um homem da casa, que defende o clube e a Direcção como este, que nem sequer protesta por causa dos ordenados em atraso já não é preciso.

P6 - Keita vai ser o melhor marcador do Rio Ave?
R6 - Não.

P7 - Keita é o melhor avançado do Rio Ave?
R7 - Não. Era Milhazes.

P8 - Niquinha tem mesmo 36 anos?
R8 - Não. Tem 20 anos. Quem tem 36 anos é o Leandro Lima.

P9 - Por que é que o clube atravessa dificuldades financeiras?
R9 - Porque não tem dinheiro.

P10 - De quem é a culpa das dificuldades financeiras?
R10 - De quem gasta o dinheiro.

P11 - O clube vai ter sempre dificuldades financeiras?
R11 - Não. Nada é eterno. Um dia até o Rio Ave Futebol Clube vai acabar. As dificuldades acabarão nesse dia.

P12 - Alguém conhece os reforços de Inverno?
R12 - Sim, os familiares deles, pelo menos esses.

P13 - Esses jogadores são mesmo reforços?
R13 - Sim, duplamente. Reforçam as dificuldades financeiras e a folha salarial.

P14 - O Timisoara foi avisado que Milhazes gosta de marcar autogolos?
R14 - Não.

P15 - Um conselho que devemos dar ao Vitor Gomes quanto à estadia em Itália?
R15 - Que nunca diga que um dia gostava de ter uma namorada que fosse minhota.

P16 - Apesar dos avisos antes dos jogos, por que é que há sócios e adeptos que continuam a ver os jogos em pé nos corredores de acesso às bancadas?
R16 - Porque a ASAE nunca foi ao estádio do Rio Ave Futebol Clube. Já tentaram, mas como tinham de pagar bilhete para entrar mudaram de ideias. Depois viram o resumo na TV e como só viram 4 pessoas na bancada Superior e todas devidamente sentadas, não voltaram ao estádio.

Estas são as 16 perguntas mais frequentes. Outras que tenham, podem deixar como comentário. As mais frequentes serão um dia respondidas. Ou não.

Paulo de Carvalho assume subida de divisão

Não sei se é a chicotada psicológica que a equipa precisa, mas certamente foi a pensar no balneário que o nosso presidente falou hoje com a TSF, assumindo a subida de divisão como objectivo.

Miguel Lopes titular na selecção sub-21

... que está a jogar neste momento. A defesa direito.

2.2.08

Por que Eusébio é parte do problema

Perder em Portimão, frente a um dos últimos, fazer um ponto em 12 possíveis, jogar tão mal como hoje se viu não acontece por acaso.

Dei o benefício da dúvida, mas não dou mais: o Rio Ave só ganhou, como expliquei abaixo, por milagre, quando já muitos se resignavam a um ponto. Eusébio é o rosto desta equipa: sem chama, sem brilho, sem qualidade, sem categoria.

Neste momento estou convencido de que outro treinador faria melhor no Rio Ave. Mas como não acredito que isso vá acontecer, só espero que esta pausa de duas semanas (sim, não conto com a Taça... já que continuo a pensar na subida de divisão como único objectivo) ajude a mudar. Afinal, quem é que disse que um milagre nunca vem só?

(Fátima, 1-0) O pior jogo em muitos anos

... ou pelo menos desde que António Sousa saiu!

O Rio AVe já empatou, já perdeu em casa, mas pelo menos teve oportunidades - que resultaram de arte ou de algum engenho; do esforço da equipa; hoje nem isso; o Rio Ave teve duas ou três oportunidades de golo em todo o jogo, que foi muito, mas mesmo muito mau.
O que me espanta mais - para além da insistência em jogadores que não têm futebol para o Rio Ave, como Keita (que falta de atitude e empenho a de Keita - por mim não era mais convocado) e Serrão, sendo que este até esteve bem a defesa direito, no final - não é que os reforços não tenham ajudado (Ademar e Mateus quase não tiveram oportunidade, Matias esteve inconstante, mas não foi negativa a sua exibição), mas sim que jogadores como Miguel Lopes, Evandro, Chidi, Ronaldo e sobretudo Delson tenham feito exibições quase desastrosas - o que é que se passa, malta?
Já houve jogos maus, com resultados fracos, mas em que a equipa lutou; hoje só ganhou por milagre; e porque o Fátima a jogar assim vai para a segunda... (muito certinhos, muito tranquilos, mas sem ânimo, sem garra, sem qualidade - Mora fez uma ou duas defesas em 90 minutos).

O melhor em campo era, já antes do golo, Gaspar. Confirmou. Com nota positiva apenas Bruno Mendes, Mora e Vilas Boas - que apanhou mais amarelo, justamente mostrado, num lance estupido, a meio do campo.

O treinador leva nota zero: pelas escolhas iniciais, pelo medo em mudar (ao intervalo era preciso fazer alguma coisa, mas não fez), pela incapacidade de mobilizar, pelo fia-te na virgem e não corras...

Ganhámos - mas, como se adivinhava, foi milagre.

1.2.08

Quando Fátima vem à Vila

O comum é ir-se da Vila em peregrinação a Fátima, não o inverso. E quantas Marias da Vila são de Fátima?

Com grande pena minha falho o jogo de amanhã. Estou muito curioso para ver que 11 Eusébio vai colocar em campo. Exceptuando Rogério Matias, os reforços são grandes incógnitas para mim. Não espero que se afirmem de imediato, não há rotinas criadas, não há entrosamento com os colegas e não estou a ver o treinador a fazer escolhas muito arriscadas. Espero apenas Rogério Matias titular.

Também tenho curiosidade de saber se o 3-5-2 (5-3-2?) é para manter. À noite saberei. Nem o relato posso ouvir.

Quem deve estar no estádio a assistir ao jogo é uma ex-glória do Rio Ave da década de 70, Leonardo Nunes. Leonardo foi campeão nacional da 3ª divisão e melhor marcador com 40 golos se não estou enganado. Por estes dias cruzei-me com o agora comentador da Rádio Onda Viva. O Rio Ave tem o segundo melhor ataque da Liga Vitalis, mas uma pontaria afinada como a de Leonardo ainda dava muito jeito.

Autografou-me um poster do Rio Ave que guardo numa das gavetas do trabalho. Agora é uma relíquia!

18ª jornada

1 vitória, 3 empates e 1 derrota, ou seja 4 em 15 possíveis pontos. Assim se resumem os 5 últimos jogos em casa. E a vitória foi há... 3 meses (28/10/2007), contra o Penafiel na 8ª jornada. Preocupante, digo eu.

E nos últimos 5 jogos da Liga fizemos 4 pontos em 15 possíveis. 4 golos marcados, 6 sofridos, em 3 jogos fora e 2 em casa.

O CD Fátima que está 10 pontos e 10 posições atrás de nós na classificação fez ainda pior: 3 jogos fora, 2 em casa, 3 empates e 2 derrotas, 3 pontos somados, 6 golos marcados, 8 sofridos.

Dizer que é obrigatório ganhar dispensa-se.

Na 1ª volta empatámos em Fátima 1-1, golo de Ronaldo.