12.7.18

Formação: a falência do sistema (ATUAL.)

Ontem, à hora a que a equipa principal se preparava para defrontar o Espinho, decorria o primeiro treino dos sub23. À mistura com algumas caras novas (pelo menos para mim) estavam vários jogadores que têm treinado com José Gomes. Já contava com a presença de Vitó, mas ver Jaime surpreendeu-me.
Muito mais quando vi, a seguir, que José Gomes deu quase 90 minutos de jogo a outro jovem extremo, Damien, acabado de chegar ao Clube [nada de move, como penso que se percebe, contra este jogador, da mesma forma que nunca troquei uma única palavra com Jaime - apenas me interessa o que tudo isto significa ou pode significar para o Rio Ave].
Ao que parece o problema já não é serem jovens, mas, sim, serem de Vila do Conde e da tão elogiada formação.
Posso estar a ver mal, mas este caso representa (simbolicamente) a falência do sistema. E deve merecer reflexão.
(foto: Facebook Rio Ave FC)

PS - não sou adepto de deixar um jogador com mais qualidade de fora só por não ser de Vila do Conde ou da formação. Honestamente não me parece que seja o caso, mas cá estarei para reconhecer que me enganei.

Atualizo: se bem percebi, todos os jovens da nossa formação que fizeram a pré-época já estão a trabalhar em pleno com os sub23. Nem um, portanto, foi aprovado!