16.8.09

Brito - a mais valia (e as razões do optimismo)

Começa logo mais um campeonato que todos esperamos que nos dê mais alegrias do que o anterior (o anterior deu-nos uma e sofrida...).
Tanto quanto me apercebo há entre os vários responsáveis pelo futebol do Rio Ave optimismo - eu também acho que há razões para isso.
A equipa tem mais qualidade (e mais opções) do que a do ano passado (apesar de Fábio Coentrão...), a Direcção está a fazer um trabalho muito meritório e há, desde o início, uma mais-valia chamada Brito.
Haverá certamente quem não saiba, mas Brito é o treinador da primeira liga com mais jogos. Jesualdo? Jesus? Bento? Não, Brito. Apesar dos seus 46 anos(que fará em Setembro).
Claro que há treinadores na primeira liga com mais vitórias do que derrotas (Jesualdo e Bento, basicamente, mas também Jesus e Jorge Costa, mas estes com números que precisam de ser confirmados), mas dos 18 treinadores nenhum tem mais de 300 jogos na primeira liga - só Brito, com 314.
Penso que isso não pode ser ignorado e os próprios jogadores terão de ter isso em conta.
Para além dos números, gosto do sistema táctico de Brito, da sua ousadia em campo, confio nas suas capacidades para escolher os jogadores (mesmo que por vezes não concorde, como é óbvio, porque não há ninguém que concorde sempre...).
Por isto tudo também estou (moderadamente) optimista de que vamos conseguir garantir a manutenção cinco ou seis jogos antes do fim do campeonato (chegando longe numa das duas taças); são esses os meus objectivos para esta época.

Sem comentários: