28.6.09

AG 1 - Niquinha; valeu a pena (ACT)

Como prometido, lá intervim na AG para questionar o caso-Niquinha.
Em concreto, e em coerência com o que venho aqui escrevendo, manifestei publicamente uma dupla tristeza: pelo facto de - tendo em atenção o que veio a público e não foi desmentido - o Rio Ave não contar com Niquinha e com a maneira como o processo foi tratado.
Relativamente à primeira situação, limitei-me a manifestar a tristeza, porque reconheço competência e capacidade aos responsáveis para decidirem a melhor equipa para a próxima época;
Relativamente à segunda, considerei uma forma indigna de tratar aquele que jogou 12 anos com a nossa camisola o saber pelos jornais que não contavam com ele.
Antes ainda de ASC responder, Mário de Almeida foi ainda mais inequívoco: sentiria uma verdadeira revolta se a notícia tivesse algum fundamento; não falou com ninguém, mas tem a certeza de que não é assim. É inaceitável, disse. Só por isso já valeu a pena.
ASC não disse que sim nem que não (no meu entender). Explicou que o jogador partiu para férias repentinamente e sem dar uma palavra à Direcção e que esperam que ele volte para falar com ele. Mas que saberão reconhecer o seu trabalho.
Niquinha, tanto quanto se soube, regressou hoje a Portugal. Esperemos, então, pelas novidades.

O meu comentário: mais uma vez, julgo saber que Brito não conta com Niquinha; tem todo o direito; deveriam era ter tido outra postura na maneira como as coisas são abordadas. Os jornalistas escrevem aquilo que lhe dizem. E o não desmentido da notícia foi um erro. Acredito que Niquinha até não continue a jogar, mas ficou o alerta para a necessidade de tratar do assunto de outra forma. É que, por muito que possam dizer, não foram os sócios que o puseram a capitão durante tantas épocas. Ele é para mim um símbolo do clube.

ACTualizo a 29/6: Record: «Nota para o momento em que Mário de Almeida, presidente da mesa da assembleia geral, catalogou de "inaceitável" a conduta do Rio Ave face à situação de Niquinha, que deve deixar o clube»; O Jogo: «Figura proeminente em Vila do Conde, na qualidade de presidente da Câmara e da AG do clube, Mário Almeida considerou até "inaceitável" a eventual dispensa de Niquinha. A notícia já saltou para as páginas dos jornais, mas o aviso de que o autarca se sentirá "revoltado" se tal acontecer poderá fazer repensar a direcção»; A Bola: «Mário Almeida considerou, a confirmarem-se as notícias recentes, ser muito grave não reconhecer os extraordinários serviços prestados por Niquinha ao emblema de Vila do Conde»; Rioavistas: «esta-se a perspectivar uma ruptura nada pacifica, penso que Niquinha está a forçar esta direcção a renunciar dos seus serviços, que poderia passar perfeitamente por desempenhar outras funções(isto claro se fosse de forma pacífica)»