15.10.08

Niquinha «vai jogar para sempre»!

Uma ode linda ao futebol de Niquinha, eis o que escreve o nosso conterrâneo (mindelense) Luís Freitas Lobo em A Bola de hoje:

«(...) é falar de um jogador que já parece ter atravessado o tempo e vivido várias vidas dentro dos relvados. Aos 37 anos, Niquinha, há 12 épocas no Rio Ave, continua a fazer do meio-campo a sua casa. Conhece todos os seus atalhos. É mais do que um mero veterano ainda a jogar. É um velho sábio que indica caminhos à bola e aos colegas, como contra o Paços de Ferreira, onde, vendo o lado esquerdo desguarnecido, ele próprio disse como o ocupar. Sei que é impossível, mas sempre que o vejo em campo não o vejo como os outros jogadores ditos normais. Nessa altura, acho que vai jogar para sempre».

Luís, os teus leitores deste blogue mandam-te um abraço sentido. Niquinha é o nosso deus e tu és o seu profeta! (e nós, apenas, os seus humildes discípulos...)

21 comentários:

Anónimo disse...

Acho q tanto o Niquinha como o Evandro deviam ser alvo de uma homenagem pelo profissionalismo demonstrado e pelo amor que têm ao Rio Ave FC!
Bem Hajam

Ricardo S.

Anónimo disse...

e o gama?

Anónimo disse...

Nao gosto muito de falar de homenagem ou sentimentos demasiado profundo sobre jogadores ainda no activo, ja que pode acontecer perfeitamente ja no proximo fim de semana ter uma ou outra palavra menos proprio para com eles, por isso, gosto muito de todos eles, mas desde de que nao façam muita merda nos jogos.

Quanto ao Ze Pedro, tenho lhe a dizer que se ele estivesse mais atento ao fenomeno Rio Ave deveria saber que o Gama ja foi homenageado pelo clube.

João Paulo Meneses disse...

sejamos claros: o Gama mereceu essa homenagem e aqui sempre o elogiamos, sobretudo quando se esqueceram dele. Mas o Gama foi uma jogador pouco mais do que jeitoso. 200 jogos, 5 golos...
O Niquinha é um jogador de eleição, que teve o azar (sorte para nós) de nunca olharem para ele com outros olhos; Niquinha ou Vandinho, por exemplo? Niquinha, claro. Niquinha é, para mim, um fora de série. Não é por não ter saído do Rio Ave que deixa de o ser. Pelo contrário. É mais difícil ser um fora de série no Rio Ave do que no FC Porto.
Niquinha não merece uma homenagem. Niquinha é eterno no coração dos grandes rioavistas.

Anónimo disse...

jp concordo consigo no que respeita a niquinha, mas já no q toca a Gama não, pois o que serve pra um serve para o outro, o facto de marcar 5 golos não é relevante, e qtos deu a marcar? qtas subidas deua ao clube? Gama era um terror pras defesas e sabe disso era um jogador acima da média, pois alíava tecnica com velocidade. Mais, teve propostas para sair (braga e guimaraes) e nunca o fez aceitando até reduções no ordenado, e embora goste do niquinha este nunca o fez aliás até já tivemos 2 novelas pre epoca.
tn

Anónimo disse...

Não me lembro de ver o Gama homenageado, a sério. Entendo que homenagem não tem de ser em jantares ou noutras ocasiões. Tem de ser no estádio, que foi no estádio que ele brilhou e nos deu muitas alegrias.

E não concordo consigo, Jp. Gama foi imenso, foi igualmente dedicado, igualmente empenhado, foi capitão muito tempo e muitas das propostas nem as quis ouvir pelo amor ao clube. Como uma que teve de Itália. Perguntem-lhe.

Anónimo disse...

O Niquinha e o Evandro são símbolos. Mas ao nível do Gama, no actual plantel, só o Gaspar se ficar aqui até ao fim da carreira.
E mesmo assim não sei... o grande Gama é eterno:

http://www.youtube.com/watch?v=RtbLy4yBeqc

João Paulo Meneses disse...

temos pontos de vista diferentes; respeito-os, como é óbvio;ó importante é que os possamos discutir com civismo e paixão.

Anónimo disse...

Plenamente de acordo, Jp.

Anónimo disse...

O Zé Pedro é mesmo um tipo civilizado...

Que o espírito do "Gusto" viva para sempre no Estádio dos Arcos.
Tanto neste como no futuro estádio que tanta estranheza causa a alguns.

ass: paulo

Anónimo disse...

Ó Paulo, alguém anda a usar o meu nome para criar guerras neste blog. Acho que deve ser a mesma pessoa que assina com nomes estranhos, mas no fundo deve ser é só uma pessoa. Vou criar um perfil de blogspot para acabar com a confusão, aconselho-o a fazer o mesmo.

E também lhe deixo outro conselho: deixe-se de considerações sobre os outros, fica-lhe mal.

Anónimo disse...

Acho que a "retirada da camisola" que é comum, por exemplo, na NBA, é a forma mais bonita e eterna de homenagear um grande jogador num clube.
Por exemplo, ninguém mais vai jogar com o 23 dos Chicago Bulls (Michael Jordan) e essa camisola está pendurada no tecto do pavilhão.

Acho que ninguém mais deveria jogar com o 22 no RAFC (Gama), nem com o 5 quando o Niquinha deixar de jogar.

Outra hipótese seria o Rio Ave criar um "hall of fame", onde seriam inscritos os grandes jogadores do clube, com base em critérios justos e que se identifiquem com a visão do clube.
Ex: o jogador deve ter um número mínimo de jogos realizados pelo Rio Ave na primeira liga (200? significa pelo menos 7 épocas)
Era uma forma de preservar a história e homenagear esses atletas.

Anónimo disse...

Agradeço ao meu neto a possibilidade que ele me criou para poder participar neste debate.
Sem ele não me era possível, transmitir neste espaço a minha opinião (porventura a primeira e última).
Reconheço o mérito dos jogadores mencionados. Mas não me esqueço que eles foram e são profissionais, e como tal não fizeram mais que as suas obrigações. Homenagens do clube merecem todos aqueles que deram tudo o que tinham pelo Rio Ave sem receber nada em troca. Que disputaram campeonatos bem díficeis e sem quaisquer condições. Esses, sim, na minha modesta opinião, mereceiam ser homenageados pelo clube e, se possível, ainda em vida. Existem muitos exemplos de atletas que mereciam a homenagem - como por exemplo: Alberto (tipografia - avançado), Isac (defesa central), Ilídio (médio), Barbosa (actual director técnico do clube - defesa central) e muitos outros.
Era bonito que alguém de Vila do Conde se debruçasse sobre o clube e fizesse uma biografia do clube com todos os nomes de quem ajudou o clube (jogadores, treinadores, directores e funcionários) a chegar à pujança actual.

Renato Sousa disse...

Tanto Gama, Niquinha e mesmo Evandro, são os exemplos mais recentes de dedicação ao clube, já várias vezes disse, meio em jeito de brincadeira, que todos mereciam uma estátua em frente ao estádio.
Tenho a honra de ter tido a oportunidade de tirar uma foto com todos eles, que guardarei com orgulho.

FORÇA RIO AVE!

Carlos Saraiva disse...

Niquinha um fora de série? Claro que respeito a opinião, mas Niquinha está muito longe de ser um fora de série. É verdade que foi e é um dos melhores médios a actuar em Portugal nos últimos anos e merecia ter chegado mais longe na sua carreira. Ainda hoje, olhando para os três grande, é fácil perceber que teria lugar em qualquer dos planteis. É muito melhor jogador que Binya, Pereirinha ou Bollati, só para dar alguns exemplos, mas nunca será um fora de série.
Fora de série é Cristiano Ronaldo, Méssi, foram Maradona, Pelé e Eusébio, entre outros claro.
Não podemos generalizar a expressão sob pena de metade dos futebolistas ser chamado de fora de série e isso não é para todos.

http://chutodeletra.blogspot.com/

Anónimo disse...

Para quem não se lembra a Rádio Linear lançou a Homenagem ao Gama durante uma semana! Onde entre muitas coisas, tivemos a oportunidade de ouvir a esposa, o Pai e mais alguns familiares. Foi um momento bonito de rádio, pois eu que acompanhei tantos anos o Gama, não o conhecia tão sentimental e puro!

Apesar de diferentes (Niquinha e Gama) acho que não se deve generalizar, nem Niquinha é um fora de série, nem gama foi um super jogador. Acho que em ambos os casos souberam gerir a carreira com muita “cabeça”(está na moda jogar de cabeça mas só ao alcance de alguns), dando que quase sempre prioridade á estabilidade familiar e não tanto á ganância ávida de ganhar muito dinheiro e ter muita fama. Essas qualidades no mundo do futebol de hoje, por si só, fará destes, grandes jogadores!

Em termos qualitativos, o Gama tinha algo que para uma equipa como a do Rio Ave era importantíssimo, velocidade, ou seja, o Rio Ave quando precisava de dar velocidade ao jogo, fazia-o sempre por Gama, Gama não era nem nunca foi um finalizador, existem poucos jogadores muito rápidos, que finalizam bem, por definição no futebol um jogador rápido finaliza mal, quando o faz bem, esse sim é um fora de série!!! Mas a maior virtude do Gama, era o seu espírito combativo, o Gama chegava a fazer “piques” de 50 metros seguidos, varias vezes num jogo, e claro terminava completamente esgutado, porque eram poucos os que conseguiam correm aquela velocidade tantas vezes seguidas…O seu Pulmão era impressionante!
Sendo assim, o gama foi um jogador de desequilíbrio constante para as defesas, e de muitas assistências, e durante 40 anos de futebol do Rio Ave nunca apareceu um jogador com estas características que desse tanto ao Rio Ave. Por isso Merece as Homenagens que teve, e muitas mais que possa ter!

Quanto ao Niquinha, não precisava da velocidade para jogar a defesa central, a lateral direito, a lateral esquerdo, a médio esquerdo, a médio direito, a médio centro ou ainda com o numero 10 ou até á moda antiga como trinco. Precisava apenas de usar o seu posicionamento para tirar partido da sua capacidade técnica, precisava de olhar para acertar quase sempre o que o adversário iria fazer, e depois, depois o seu pulmão, talvez a única semelhança com Gama, ou seja Niquinha é, e foi o nosso pulmão do meio campo durante muitos anos. Ou seja neste momento eu não me lembro de nenhum jogador que tenha passado pelo Rio Ave que tenha jogado tantas vezes em posições diferentes, sempre ou quase sempre com um rendimento acima da média. Esta polivalência, no futebol de hoje é muito importante principalmente para clubes pequenos como o Rio Ave, que têm poucas soluções no banco, e é por isso, que este jogador merece ser homenageado, a sua polivalência é impar, e muito profissional, nesse sentido acho que se pode considerar o Niquinha um fora de série! Talvez este seja tambem o motivo pelo qual tantos andaram desatentos, porque muitas vezes Niquinha não brilhou porque se sacrificou a jogar em posições que claramente não eram a dele. Niquinha tu és GRANDE JOGADOR, viessem mais como este, e a nossa equipa não mais sairia da super liga!

Comentador de Bancada

Anónimo disse...

Carlos Saraiva, não analise um jogador de 11 anos de clube, com tanta “Leviandade”. Ele é um fora de série dentro dos jogadores que passaram no Rio Ave. E provavelmente um grande jogador para um grande clube! Mas nunca um fora de série daqueles mesmo fora de série, porque se não, era-o mesmo!

Já agora ouça o seu “Professor”, pois é do RIO AVE que falamos!

João Paulo Meneses disse...

Caro Carlos, as tuas palavras compreendem-se porque não és rioavista; este é um blogue de rioavistas para rioavistas; que não são nem querem ser objectivos; que não vêem nem querem ver as coisas com racionalismo.
Só por teres dito que o Niquinha não é um fora de série vou dar-te um carolo, quando te vir (e se voltares às aulas, já sabes a nota!)

Anónimo disse...

o freitas lobo é mesmo de mindelo? não sabia...

Carlos Saraiva disse...

Então ainda bem que já acabei o curso...

http://chutodeletra.blogspot.com/

Anónimo disse...

é sim,euclides. e uma prima afastada é de Fafe!