17.9.08

Memórias (tristes)

A BOla de ontem recordava um Rio Ave-FCPorto que terminou empatado, com um grande golo do Sérgio China (incentivado a rematar pelo Paulinho Santos, que não acreditava que daquela distância o China conseguisse).
Mas eu recordo-me de outro Rio Ave-FC Porto: um jogo da Taça, arbitrado por Martins dos Santos, em que - aos 15 minutos de jogo - dois jogadores do Rio Ave já tinham amarelos (Vandinho e Jaime, se não estou enganado). Foi uma vergonha. Martins dos Santos conseguiu encostar o Rio Ave sem qualquer razão. Os amarelos foram uma palhaçada. O FC Porto, de Mourinho e companhia, ganhou (2-1?) e seguiu em frente. Nunca mais esqueci esse jogo, tal a revolta que senti (foi a única vez que me apeteceu perder a cabeça com um árbitro, confesso, mais ainda do que Paulo Paraty no jogo com o Benfica). Uns anos depois viemos todos a saber que esse jogo foi referenciado no Apito Dourado e ditou a «reforma» de Martins dos Santos.
O futebol português está melhor depois do Apito Dourado.
Esperemos uma boa arbitragem de Pedro Proença, no domingo.

11 comentários:

Anónimo disse...

De facto Martis dos Santos era unico...Ainda bem que ja foi!!!
lembro-me de ser o unico que a correr batia com os calcanhares no rabo...Gostava de dancar e ser protagonista...

Anónimo disse...

verdade sim senhor...
lembro me perfeitamente desse jogo do martins dos santos, eu quando estava a ir para o estadio, ja ia com a pulga atras da orelha, martins dos santos a apitar, o jogo nao era transmitido na tv...

aqueles amarelos...meu deus...e que resultaram na expulsao do vandinho ainda na primeira parte...

o primeiro golo foi fora de jogo...

enfim...tambem eu pela primeira vez senti a corrupçao à frente dos olhos...

pena é que ninguém foi castigado no apito dourado por causa deste jogo!

ass. carlos

Anónimo disse...

Atenção… existem também uns “joguitos” do Rio Ave com o Sporting, onde o Rio Ave também se pode queixar do arbitro...Quero ver se aquando do Rio Ave –Sporting que esta perto o JPMeneses os vai buscar ao Baú, e os descreve com tanta acutilância como escreveu este!!!

...Comentador de Bancada!

João Paulo Meneses disse...

Caro comentador de bancada, essa foi maldosa! Já me viu em Alvalade com o cachecol do Rio Ave? Há leitores deste blogue que já viram? Lembra-se dos 4-0 ao Sporting; viu-me a festejar os golos do rio Ave?

Jogos onde o Rio Ave se pode queixar há muitos; iguais aos dois que referi?

Anónimo disse...

Já o vi de cachecol do Rio Ave em Alvalade, já o vi gritar, e também lembro-me dos 4-0, só não sei como estava ou ficou, bem lá por dentro!!!! 

Claro que com o Sporting não me lembro de nenhum tão escandaloso...

Eu só queria mesmo ser maldoso!


Aquele abraço...

Comentador de Bancada

Anónimo disse...

Rio Ave na Luz em que ficamos a jogar com 8!!!

Anónimo disse...

Rio ave em Faro, Jorge Coroado assinala 3 penaltis contra e nenhum existiu.Perdemos 2-1.Foi o maior escândalo, maior do que nos jogos com o Benfica, os já registados nos comentários anteriores, mais aquele em que vencemos 3-1 e fomos roubadinhos, perdoou-se um penalti ao benfica e assinalou-se outro contra nós inventado. No jogo contra o Porto para a taça foi um escândalo digno do Martins dos Santos(o mesmo que expulsou 3 na Luz) e contra o Sporting tb foram vários os casos

Anónimo disse...

Esse também foi um Roubo de Vigário, ou melhor Olegário, seria?
Ajudem-me…!

…Comentador de Bancada!

Anónimo disse...

Bem (me) queria(ça) Lembrar do tal arbitro, persona não grata para o Rio Ave...em minha opinião, este foi o pior arbitro para o RioAve nos ultimos tempos...(6 anos)
...Comentador de Bancada

João Paulo Meneses disse...

mas esse jogo do Coroado (de que me lembro mas não vi) teve um mérito; provocou a saída de Calisto, a subida de CBrito e uma recuperação fantástica - ou estou enganado?

Renato Sousa disse...

Esse jogo com o F.C. Porto para a taça ainda me está atravessado. Lembro-me de terem sido dois jogadores do Rio Ave expulsos, um deles o Niquinha, por indicação do fiscal de linha por supostas palavras, em que o Niquinha nem esbraceja... quando se sabe como era o comportamento de Jorge Costa e Fernando Couto, por exemplo, com os árbitros e ficavam impunes.
O pior é que apesar de apitos dourados, os grandes responsáveis vão continuar impunes e a rirem-se de tudo isto.