26.7.21

A Taça da Liga, essa curiosa competição

que muito tem sido desvalorizada em Portugal, excepto se, pontualmente, isso servir os interesses dos clubes com mais adeptos, trouxe-nos um curioso início de época.



Como quem não quer a coisa, à socapa trouxe para a nossa realidade dois factos que não gostamos. Um é recente e o outro é, intrinsecamente, eterno. 

Comecemos por este, o eterno: jogar com o Varzim. Não é partida de campeonato, mas serviu para os de lá da fronteira virem reclamar e encher-se de galões tão invisíveis como a personagem que H.G. Wells criou ainda no século XIX. Soberba à parte, lá jogámos e ganhámos nos penalties. Contra o Varzim, já se sabe, nem interessa jogar bem, nem saber como se ganhou desde que se ganhe. E o sentimento é reciproco, não haja aqui falsos moralismos. Mas o que há em jogar com o Varzim que não gostamos? Nada, a vantagem nos confrontos directos até é nossa, mas avivou a ferida de saber que vamos jogar na mesma divisão que eles, sabendo que estávamos acima e descemos. E isto faz a ponte para o segundo facto: Arouca.

Arouca marcou a nossa queda na 2ª Liga. Jogássemos com eles estando as ligas invertidas e a esta hora quase nem nos lembraríamos que os tínhamos defrontado na liguilha de manutenção. Assim teremos de novo o sal a ser esfregado nas nossas feridas, teremos, pelo menos os adeptos, bem fresca a imagem de uma mão cheia de golos sofridos. Eliminar o Arouca da Taça da Liga não será compensação, não vai servir de consolo nenhum pela descida, o que aconteceu não pode ser mudado. Vencer os beirões deve ser visto apenas como mais um passo de consolidação de uma equipa que quer voltar aos patamares mais altos do futebol nacional. Ver o jogo com uma "vingança" é pensar pequeno e o Rio Ave tem de ser maior que essas miudezas.

E por falar em miudezas, nota final. Profissionalmente passo grande parte do meu tempo na Póvoa de Varzim. Hoje cometi o enorme erro de não levar comigo pastilhas para a azia para distribuir por uma série de pessoas. Pelo que me disseram, as pastilhas estavam esgotadas na cidade e tive de levar com o mau humor que essa maleita provoca. Em Agosto não cometerei o mesmo erro. (sejam as pastilhas para eles ou para mim!)



Domingo é em Arouca

 

e não dá na TV. 

25.7.21

Ganhar ao Varzim é aquela coisa.

Nem gostei do jogo. Varzim a criar mais perigo, nós ainda um pouco presos de movimentos e de ideias. O jogo foi entretido, disso não me queixo e muito menos do resultado. Ganhar ao Varzim, seja em que circunstâncias for, é ganhar ao Varzim, é ter o direito de andar emproado, de peito inchado como se fosse final da maior competição de futebol do mundo. 
Nem é preciso dizer nada, basta a atitude meio vaidosa, meio arrogante, a má disposição dos adversários compõe o resto do ramalhete desta alegria de uma vitória sobre os rivais.

Algumas notas soltas:
- Kieszek foi o melhor jogador do Rio Ave na época passada, mas não estando cá agora parece termos encontrado um sucessor à altura.
- Em vários momentos achei Aderllan um pouco macio, até pouco concentrado. Depois marcou o golo do empate e senti que estava a ser injusto com o central. Espero que tenha mesmo só sido o meu mau feitio a falar alto. 
- Costinha agradou-me, espero que seja a afirmação definitiva do jogador.
- Vítor Gomes ainda não está entrosado e  até devia ter visto vermelho na falta que lhe valeu um amarelo, mas deu toda a ideia de que vai ser reforço importante. 
- Zé Manel e Gabrielzinho passaram ao lado do jogo. 
- Ronan...
- Do banco vieram muitas "estrelas". Corresponderam. Se ficarem por cá, Geraldes e Mané, espero que fiquem com compromisso. 

"Quem gosta do Rio Ave tinha de estar aqui" (da Assembleia desta manhã)

Foi seguramente uma das assembleias gerais mais participadas na história recente (20 anos?) do Rio Ave FC, uma das mais quentes e uma das mais demoradas.

Houve várias intervenções críticas para ASC e Direção (mas também para o presidente da AG), mas houve igualmente elogios.

Na hora da verdade, o Relatório e Contas foi aprovada por esmagadora maioria [a votação poderia servir como um teste à popularidade do Presidente].

De todas as intervenções há esta frase, dita por Pedro Soares, que se deve reter: "quem gosta do Rio Ave tinha de estar aqui".

Como disse outro sócio, Adriano Rodrigues, a AG era o local para se fazerem as críticas, para se apontarem os erros, numa referência aos que apenas 'existem' nas redes sociais e nos bastidores, quase sempre para dizer mal.

Os sócios que intervieram (para criticar ou elogiar) merecem essa referência.

Algumas novidades (relativamente ao que se sabia, nomeadamente a entrevista ao Reis do Ave):

- o Presidente reconheceu que o seu maior erro foi não ter ido ao 4º treinador (despedindo mais cedo Miguel Cardoso);

- protocolo com a Agros suspenso; 

- primeira fase da Academia pronta e já em funcionamento (no final custará 1,7 milhões);

- a pandemia não tem diminuido a quotização, que continua a render cerca de 90 mil euros / época;

- o futsal vai gastar 90 mil euros (contra os 120 mil de épocas passadas);

- Ernesto Ramalho será o presidente-adjunto;

15:30, hora reservada.

O dia do derbi não começou bem, porque há falta de inteligência entre quem não joga. Será brincadeira de miúdos, gente da geração mais instruída de sempre, mas pouco educada e dotada. A crítica não é só para quem está a norte de Vila do Conde, o problema está espalhado por todo o lado, Varzim e Rio Ave são, infelizmente, apenas mais duas vítimas de adeptos que não fazem falta ao futebol.

Portanto, logo às 15:30 tudo aconteça em campo será sempre melhor para o futebol enquanto desporto. 

Para o jogo: tenho o sofá pronto. Não espero outra coisa que não seja uma vitória do Rio Ave. Este é daqueles jogos em que só se admite vencer. 

20.7.21

A casa continua em obras.

 Não, não é uma referência encapotada às obras que continuam a decorrer na zona do estádio, ou na falta delas na bancada nascente, tombada e não reerguida.

É mesmo alusão às novidades que continuam a ocorrer no clube. Têm sido mais entradas que saídas, pelo menos no que toca ao elenco de jogadores que estará ao serviço da caravela em 2021/2022.

Temos como caras "novas" até ao momento o guarda-redes Jhonatan, os defesas Hugo Gomes, Renato Pantalon ontem apresentado, Ângelo Meneses, Zimbabwé, Vítor Gomes, Joca, Ukra, Zé Manel e Pedro Mendes. Temos certamente questões para resolver com outros atletas que nos pesam na carteira ou que não fazem parte das opções do treinador, mas entre rumores e boatos, nada confirmado.

(acompanhe aqui a evolução do plantel, com as entradas, as saídas e as dúvidas)

Confirmada ontem foi a saída de Pedro Cunha do clube


Homens como Pedro Cunha fazem os homens do futuro e fazem os clubes. Pedro fez do Rio Ave sempre um clube bom, um clube melhor, dia após dia. Ter objectivos maiores do que aqueles que agora tinha é legítimo e natural. Não podia haver sinal maior que Pedro Cunha não estava acomodado, que não se achava apenas mais um, intocável, dono do seu quintalzinho dentro do Rio Ave.. Se há um sonho a cumprir, espero que o cumpra e que seja mesmo muito feliz, se aqui não for possível. Só lhe podemos estar gratos.

12.7.21

O regresso de Ukra

É a confirmação do que já se falava há alguns dias. Assina até 2022.

A foto acima é do Facebook do Rio Ave que fala no regresso do Rei. Tal afirmação não podia ser mais verdadeira. Em 2014-2015 Ukra foi eleito "Rei do Ave", prémio entregue por este mesmo blogue para distinguir o melhor jogador da temporada. Portanto, ao usar o epíteto de Rei para falar de Ukra, o Rio Ave está a reconhecer o nosso trabalho. Obrigado por isso! 

8.7.21

E se na Taça da Liga vamos à Povoa

para Liga recebemos a Académica a 8 de Agosto. O mês por excelência das férias dos portugueses tem mais 3 jogos, dois seguidos fora a 14 em Faro e a 22 de novo na Póvoa e finalmente recepção ao Leixões a 29.
(foto rioavefc.pt)

A época começa então bem movimentada com 2 derbis e com jogos com dois candidatos à subida. Começar com adversários fortes é sempre um pau de dois bicos. Corre bem e é um tónico muito bom, corre mal e pode deixar uma montanha pra escalar. 

Varzim na Taça da Liga, a abrir a temporada

Ironia das ironias (ou não...) vamos começar a época contra os nossos vizinhos da Póvoa daqui a pouco mais de duas semanas. Ainda não é campeonato, mas derby é derby e não há nada melhor do que um jogo assim para activar desde logo o modo competitivo no plantel. É como sempre, o resultado só pode ser um: vitória do Rio Ave! 

Rio Ave confirma saída de Tarantini entre fortes elogios à pessoa e ao atleta


A saída de Tarantini tornou-se uma novela entre os rioavistas. Desde o anúncio no jogador que se multiplicaram as reacções, os comentários, as opiniões. 
Entre o anúncio do ex-capitão e o comunicado do Rio Ave houve um hiato de apenas algumas horas, período curto, mas que bastou para incendiar o mundo das redes sociais.

A mim parece que a situação foi mal gerida. Não sei se só do lado do clube, se também do lado do jogador. Tarantini não iria ser eternamente jogador no Rio Ave, algum dia a carreira de atleta terminaria. 13 anos não são 13 dias e mesmo que haja algum tipo de atrito entre as partes, os clubes fazem-se de pessoas e a pessoa Tarantini confunde-se um pouco com a história do clube na quase última década e meia. Dito isto, acho que a saída deveria ter sido anunciada em conjunto, numa conferência de imprensa, num vídeo, em algo assim. Da forma como aconteceu ficará sempre a ideia que as partes estão de costas voltadas. A mim parece isso e entristece-me que assim seja. 

7.7.21

Tarantini não renova.

O jogador acaba de o anunciar nas redes sociais.
É o final de uma relação de 13 anos para aquele que se tornou num dos nossos ídolos e referências. Tarantini teve a honra de ser nosso capitão e fê-lo com grande dignidade.

Gostava que ficasse ligado ao clube. 

Borevkovic também vai para o concelho de Guimarães

 Ainda não há confirmação oficial, mas os jornais de hoje falam na saída de Borevkovic para o Guimarães como sendo um facto consumado. Os vitorianos pagarão ao Rio Ave pela transferência 1.5 milhões de euros. (ACTUALIZADO ABAIXO) É seguramente o valor possível atendendo à desvalorização que uma descida de divisão sempre acarreta. Há pouco mais de um ano falava-se no interesse de clubes ingleses no atleta, mas Borevkovic acabou por ficar em Vila do Conde e agora ruma ao Minho. Esperemos por detalhes da transferência, se vierem a ser conhecidos.

Toni sai na mesma altura que o seu compatriota Jambor, este para Moreira de Cónegos, eles que tinham chegado também na mesma época ao Rio Ave.

O jogador croata é um dossier arrumado. O presidente na entrevista que nos concedeu dizia que esperava a saída de alguns jogadores e a renegociação de contrato de outros. Toni saiu, vamos ver se há mais quem lhe siga os passos e já agora esperar pra ver quem renegoceia condições. 

Actualização a 08/07/2021: Rio Ave confirma saída, sem avançar valores de transferência ou mais detalhes. Jogador elogiado na hora da despedida. Já de Guimarães, por ser uma SAD, chegam todos os detalhes: "o Vitória SC fica detentor de 80% dos direitos económicos do central croata pelo valor de 1.200.000€, com uma opção de compra pelos restantes 20%".

2.7.21

A entrevista de António da Silva Campos ao Reis do Ave



Começou já a entrevista de António da Silva Campos ao Reis do Ave. 

Vamos actualizando este post à medida que a conversa for avançando.

As palavras do Presidente, 1º grande tema: a época passada.:

- as pessoas não têm noção do que é o futebol actual no que toca aos valores de transferências e formas de pagamento; Taremi é pago em 4 anos. Não ficamos de imediato com os bolsos cheios de dinheiro.

- a TV representa 50% do nosso orçamento;

- os clubes vendedores pedem sempre muito dinheiro e é muito dificil ir ao mercado.

- não se descobrem Taremis todos os dias.

- a linha da frente foi um problema e assumo isso. 

- não sei se André Pereira foi um fracasso. A culpa nunca é só do jogador. há um conjunto de situações que é preciso analisar.

- Sobre Mário Silva: 

- já tinha falado com ele no ano anterior. é um treinador jovem e ambicioso.

- não foi escolhido por acaso, tinha sido campeão europeu em Sub19 e sabia da sua capacidade de trabalho. 

- a Direcção tentou lutar contra os resultados negativos. Demos tudo o que tínhamos para que não caíssemos no abismo. Conversou-se com o treinador Mário Silva e como o treinador depende dos resultados, acordou-se a saída do treinador contra minha vontade. 

- Mário Silva teve muita dignidade e honestidade na hora da saída

Era uma escolha para apostar também nos elementos das camdas de formação do clube.

A campanha europeia:

- a eliminação foi um factor preponderante e teve um efeito negativo no grupo de trabalho.

- faltou um pouco de humildade aos nossos jogadores;

- Os jogadores tiveram falta de atitude e profissionalismo em vários momentos da época.

- A pandemia afectou também bastante o Rio Ave num momento crucial. 

- tínhamos muita qualidade individual e os jogadores diziam que a recuperação ia chegar, mas não chegava.

Pedro Cunha

- fui honesto com o Pedro desde a primeira hora, por todo o respeito que ele nos merece, por tudo o que representa no clube;

- o Pedro sempre soube que seria interino e se conseguisse que os resultados aparecessem, seria treinador até final da época.

- o balneário apesar da troca de treinador não reagia e os resultados não apareciam.

- não é bom um presidente ir muitas vezes ao balneário e procurei evitar isso.

- pedi ajuda aos capitães de equipa, alertei-os, mas não resultou. 

Os reforços de Janeiro e as saídas

- Diego Lopes já queria sair em 2019-2020. Foi prometido ao jogador que poderia sair se chegasse uma boa proposta.

- Diego estava em final de contrato e apareceu uma boa proposta. 

- Bruno Moreira deixou de ser uma aposta do treinador e teve uma boa oferta de 2 anos do Portimonense. 

- Piazon teve uma má reacção num treino com o Mário Silva quando percebeu que não seria titular. Não foi convocado para o jogo seguinte e foi falar com o empresário para sair do Rio Ave, já que tinha uma clausula que lhe permitia sair de novo para o Chelsea. O clube inglês recebeu uma proposta do Braga e nada havia a fazer pelo Rio Ave. 

- o mercado em Janeiro é muito limitado. Os bons jogadores não saem nessa janela de mercado. Não há muitas escolhas, não é apenas uma questão de scouting, nem de capacidade financeira.

- quando falha ou resulta uma contratação, a responsabilidade ou mérito é de todos, não só do scouting.

Miguel Cardoso

- quando saiu do clube tínhamos sido 5º. Houve desentendimento na sua saída da primeira passagem pelo clube, mas às vezes temos de engolir sapos em prol do que é melhor para o clube. Queríamos que o clube para onde fosse, negociasse com o Rio Ave. Não esqueci o atrito, mas não havia no mercado treinadores que entendêssemos que eram capazes de dar a volta ao mau momento.

- voltava a tomar a decisão de o contratar;

- Assumo o erro da contratação, não foi o treinador que esperávamos. 

- Lamento não ter chegado a acordo com o treinador para ele sair mais cedo. 

- A equipa estava amorfa, com falta de atitude e isso também é responsabilidade do treinador.

- não sou o único responsável pelo falhanço no que toca ao treinador, mas sou o principal.

- a nossa dignidade foi ofendida na derrota pesada por 0-3 em Arouca. 

- Acreditei até ao último segundo na permanência. 

- Na semana que antecedeu o jogo em Arouca, toda a gente acreditava que ia conseguir dar a volta ao resultado

- A situação no Bessa envergonhou-me. Nunca pensei que Miguel Cardoso fosse capaz de fazer o que fez nesse momento, mas mostra também que pessoa o treinador é.

O final da época e sobre o silêncio acerca da situação do clube: 

- não se deve falar antes do tempo.

- não há ninguém mais Rioavista que eu.

- sofri bastante por ter sido contaminado com Covid19, mas nunca deixei de trabalhar junto com a Direcção. Contratamos bons advogados para estudar o que se estava a passar com outros clubes, na esperança de podermos vir a ficar na primeira liga.

- reuni hoje com responsáveis para se mudar a lei, de forma a que não se favoreça quem não paga impostos. O Rio Ave paga por ano 6,1 milhões de euros em impostos. Fizemos exposições documentadas de irregularidades que aconteceram no passado recente.

- não podia vir para a praça pública falar sobre a nossa luta contra as irregularidades. Para vir todos os dias para a praça pública não contem comigo. 

A nova época 

- O clube está bem vivo, não estamos em desespero. 

- se aparecerem propostas dignas para alguns jogadores poderão sair. 

- o mercado da segunda liga está a mexer e temos informações que se está a pagar mais do que nalguns clubes de primeira liga. 

- há jogadores incomportáveis para ficarem no plantel pelo custo salarial. Mas não sairão a custo zero. 

- Borevkovic não quis ir para o Braga, apesar de termos negociado com o clube. 

- espero que alguns jogadores saiam, mas há muitos que vão ficar e estamos a renegociar alguns contratos. 

- o dossier Fábio Coentrão não está encerrado. Assim como Tarantini. 

- o perfil do treinador foi estudado várias semanas e esperamos que ele tenha muita sorte. 

- após escolha do treinador, o scouting apresentou várias soluções 

- Zé Manel extremo que passou pelo Boavista, por exemplo, vai ser reforço 

- Jambor trará compensação financeira futura para o Rio Ave.

-  vamos contratar um director desportivo, já o devíamos ter, mas não vamos entrar em loucuras salariais.

- sobre André Vilas Boas: procurou outra oportunidade e não lhe ia cortar as pernas.

- temos de voltar ao lugar que merecemos, a primeira Liga. Não podemos pensar de maneira diferente, apesar de saber que vai ser difícil. Com a nossa inteligência e astúcia e o plantel que vamos criar, vamos subir à primeira divisão

- o contrato com a Meo reduziu-se com a descida de divisão para apenas 20% do que era no ano passado.

- o orçamento deverá ser 1/3 do de 2020/2021.

- a obra da bancada fica suspensa depois da despromoção. Seria irresponsável iniciar essas obras agora.

- o clube não vai inscrever equipa B, por falta de capacidade financeira.

- temos de desinvestir, reestruturar-nos. Vamos assumir responsabilidade e continuar a dignificar o clube. 

Futsal

- por decisão da Direcção, vamos analisar pós e contras e tomaremos decisão na próxima quarta-feira sobre que rumo tomar para o futuro da modalidade.

- investimos muito para tentar subir, mas não temos sido felizes. Não podemos continuar assim.

A sede

Está em estudo para que venha a ser um museu que possa deixar os Rioavistas muito orgulhosos. 

Pouco a pouco, novidades

 Luis Freire foi apresentado e há muito tempo que não víamos o presidente ASC com um sorriso destes. 


O discurso do treinador é positivo, não podia deixar de o ser. Mas tão escaldado estou com a época que terminou que prefiro ver se não foi mais um discurso de dizer por dizer.

E escolhido o cozinheiro, começaram a chegar os ovos para se fazer a omoleta. A questão é que não são ovos "frescos". Significa isso que não tenham qualidade? Nada disso. Até estamos num momento em que a carne maturada virou moda e as conservas fermentadas ganham adeptos. 

Mas vamos por partes. Vítor Gomes. 

Excelente contratação. Uma mais-valia evidente de um jogador com grande experiência e conhecedor do clube. Não se importou por regressar com o clube na 2ª Liga, o que para mim merece desde já que se lhe tire o chapéu. Vai ser o capitão de equipa caso Tarantini decida terminar carreira?

Joca. 

Sim, já cá jogou, mas jogou tão pouco que não tenho uma opinião completamente formada, também porque não lhe segui a carreira depois disso. 

O Jogo de hoje diz que Ângelo Meneses, central que já esteve ligado ao clube também pode regressar e que Zimbabwé do Académico de Viseu será reforço. Aguardemos.