29.11.19

Primeiro Terço


Findo o primeiro terço da temporada, considero que a época é satisfatória. Não sendo má, não está a ser nada que se possa considerar bom.
Estamos na Taça da Liga onde sabemos que ganhando ao Gil Vicente em casa passamos às meias finais.

No campeonato os 3 pontos contra o Vitória FC (Setúbal) bem como na Taça de Portugal a passagem, foram fundamentais:

- 3 pontos muito importantes (todos os pontos são, mas numa sequência de 2 pontos em 12, estes ganham maior relevância);

- 16 equipas na sobram na Taça: 8 da Liga Nos e outra metade de outras Ligas. Sorteio favorável e o vencedor da competição tem acesso directo à Liga Europa.

No entanto, estas exibições foram pobres para o que a finalizar o primeiro terço da temporada onde eu esperava outra qualidade de jogo.

Além da exibições da equipa que estiveram longe de ser boas, ficam também algumas desilusões com jogadores que deveriam estar em melhor forma nesta fase.


Na baliza não vejo problema nenhum enquanto Pawel não for castigado ou se lesionar.
Paulo Vítor nas taças (e Carlos Alves no sítio do costume...).

Na defesa à direita, Figueiras está a subir, mas longe do que esperava neste momento. Contudo, não abre as covas que Junio e Nadjack nos habituaram. É verdade também que, não defendendo tão bem quanto Monte, dá mais apoio no processo ofensivo e com isto parece-me a solução mais completa. Gostava de o ver fazer 90 minutos 3 ou 4 vezes seguidas, tal como tiveram oportunidade de fazer os 2 estrangeiros, mesmo quando se enterravam a toda a hora. (já nem falo de Costinha porque sinto que não vale a pena).

Os centrais parecem-me seguros, mas com possibilidade de progressão enquanto dupla. Messias e Monte são boas alternativas.

Mateus está melhor. É um facto, mas precisa de se concentrar mais a defender. Isso trabalha-se. Tem de se focar mais no jogo.
De Pedro Amaral, escrevo mais uma vez: não vi nada que não tivesse visto em Tiago André.

Deixo o meio-campo para o fim.

Nas alas, Nuno Santos não está a desiquilibrar com a frequênca que o fazia na parte final da última época e Mané está agora a subir de forma e pode ser o nosso craque se não se lesionar.
Gabriel não explode e já ninguém espera nada dali.
O "Joker" Taremi está muitas vezes lesionado… talvez por isso nunca ninguém tenha arriscado tê-lo trazido para a Europa antes, mas vale o risco, sem margem para dúvidas, pela grande qualidade que demonstra a vários níveis pode ser decisivo.

Bruno Moreira, digam o que disserem, para mim, tem muita qualidade. Com extremos e médios que mal ajudam na primeira fase de pressão (e que portanto Moreira faz praticamente sozinho correndo como um animal), e sendo a alternativa Ronan que não descai nas alas nem desce para segurar bolas, Bruno Moreira é melhor solução.
É o Cristo lá do sítio? É… basta estar na bancada para perceber… Se segura a bola é porque cortou o contra-ataque da nossa equipa, se não segura é porque não domina uma bola… se está na ala para fazer a tabela ao extremo é porque devia estar na área, se o extremo fica desapoiado, é porque o gajo na área não faz nada e nem vai ali dar linha de passe. Ele tudo o que faça está mal.
Toda a gente criticava Guedes, quando se foi toda a gente sentia a falta.
Hassan era assobiado, mas no início desta época já todos sonhavam com o regresso.
Comparar Bruno com Vinicius é uma absurdo porque tínhamos um jogador de 17 milhões e nem fazíamos ideia.
Espero que Bruno Moreira não saia… para que muitos não tenham de chegar ao ponto de perceber a falta que faz à equipa quando virem que Ronan faz muito muito menos.

No meio-campo é que está o problema que não foi colmatado no mercado e portanto o único que será da responsabilidade da direcção. Não há um suplente de Filipe Augusto. Esse é Tarantini… que é o “8” titular. Portanto não há um “6” suplente.

Depois, Jambor , que para mim é “8”é muito bom com bola? É.
É mais jogador que Tarantini? Aceito a opinião (não concordo porque o jogo tem várias componentes e para mim Tarantini é mais completo)… mas Jambor é muito mole. Tarantini está cansado, porque tal como F Augusto, joga sempre, mas, por exemplo no jogo contra o Setúbal, perdemos o meio-campo com a sua saída. Jambor sem bola é nulo: não pressiona, não cobre, não tem muitas vezes noção do espaço.
Pior de tudo: agora nem Jambor há.

Diego ajuda muito pouco a defender. Piazon está a ser um flop (mas claro que à partida a contratação é excelente). Vitó não conta (entrou na Taça e... vamos ver a partir de agora sem Jambor se joga ou se se contratam médios para encostar outravez).

Da última vez escrevi que se tivesse de jogar Jambor teríamos de abdicar de Diego. E sinceramente vejo Diego a jogar bem, mas não o vejo a fazer a diferença. Piazon não merece a oportunidade? Jogar com FA a “6” e com 2 “8” Tarantini e Jambor não seria solução (agora Jambor está lesionado - FA, Tarantini e Vitó não seria interessante?).

PS1: Tínhamos um médio no banco no último jogo do campeonato, quando por norma, médios é o que mais se põe num banco de suplentes…
Está na hora de Vitó se assumir? Está na hora de Diogo Teixeira? Com o “6” que falta (pois não podemos esquecer que faltando Jambor falta também o suplente do suplente do 6)  está na hora de resgatar Martim ao Casa Pia?

PS2: Se houver penalty a favor em Braga espero que seja F Augusto a bater.