31.12.13
Mais dois de Ribeirão a caminho do Rio Ave?
(a ser verdade, juntam-se a um lote já significativo de jogadores que o Rio Ave comprou em Ribeirão, começando em Marcelo e continuando em Feliz e Gilmar; o meu comentário: como sempre digo, confio nas opções de quem nos dirige, que terá visto nestes jogadores grandes potencialidades; mas não escondo que preferia ter lido que estes dois vão assinar contrato profissional pelo Rio Ave [uma coisa não invalida a outra])
Futsal: uma espécie de balanço
O que disse o Raul? Algumas ideias:
- "Depois do que fizemos na temporada passada toda gente está um bocadinho frustrada com esta campanha, mas temos que ser realistas pois as condições não são as mesmas, os atletas não são os mesmos, mas estamos dentro dos objectivos acordados entre a direcção e a equipa técnica";
- "quem observa os nossos jogos vê que temos um défice na finalização, mas a ansiedade é muita e existe falta de confiança em alguns jogadores";
- "as oscilações de dois ou três jogadores é que nos está a prender, os casos de Coelho, Vítor Hugo e Fábio Lima. (...) o regresso de Cardinal ao Rio Ave é pura especulação"
- "temos carências, sem mexer no orçamento vamos reforçar o ataque". "o reforço do plantel vai depender de saídas, mas o primeiro reforço (Brasileiro) deverá chegar antes do jogo com o Benfica. O jogador vai chegar de uma equipa da primeira divisão"
Amilton vem do Varzim (ATUAL)
Algumas notas:
- vi Amilton jogar contra o Rio Ave no jogo de pré-época e percebeu-se logo que era o melhor jogador daquela equipa. Ao longo dos meses seguintes foram-me chegando boas indicações. É muito tecnicista e lutador. Mas nem sempre titular no Varzim. Veremos se tem futebol (e cabeça) para a primeira divisão.
- Pedro Santos e Amilton ao mesmo tempo não parece fazer muito sentido. O Rio Ave tem oito avançados, com Del Valle. Ficará com nove? Sairá alguém? Renato Santos quase não jogou. ATUALizo: O Record de hoje diz que «Pedro Santos está a uma passo» e A Bola que já é jogador do Rio Ave.
- A Liga só aceita 27 jogadores - vai sair alguém?
- «Tiago Silva, avançado de 21 anos que se encontra vinculado ao Rio Ave e atualmente a jogar no Ribeirão», diz A Bola. Só se ninguém sabe...
30.12.13
Calisto bem e mal
(TdL Paços) Nuno Lopes, o melhor
Nuno Lopes: Lionn voltará em breve ao onze? Nuno foi o melhor em campo e mostrou estar melhor do que Lionn
Marcelo: outro gigante; limpou tudo
Roderick: na sombra de Marcelo; apareceu pouco;
Tiago Pinto: não apareceu em jogo como se esperava; muitas dificuldades para segurar Bebé;
Tarantini: só melhorou quando voltou ao seu lugar natural, na segunda parte;
Braga: gostei bastante, pelo dinamismo e entrega. Rematou várias vezes à baliza e podia ter marcado.
Diego Lopes: o elemento menos do meio campo; roubou algumas bolas, mas isso é mais tarefa do trinco do que propriamente de quem tem de municiar o ataque;
Ukra: ainda não foi o Ukra que já vimos esta época, mas melhorou um pouco face aos últimos jogos.
Joeano: passou ao lado do jogo
Hassan: fez um golo e teve mais uma ou duas boas oportunidades. Por vezes parece que desaparece, que 'adormece' e fica fora do jogo. Precisa de corrigir essa questão;
Luís Gustavo: teve alguns pormenores interessantes, sem brilhar;
Edimar: não se destacou, mas ate teve nos pés um lance que podia ter dado golo
Sandro Lima: pouco tempo em campo, foi suficiente para ganhar o penalti que deu o 2-0
Ruben não é o único que vem?
(TdL Paços) Rio Ave sempre melhor
Apesar do Paços ser uma equipa frágil, até podiam ter marcado. E Ederson teve algum trabalho, quer no início (dois lances) quer quando entrou Bebé.
Mas o Rio Ave mostrou mais capacidade durante os 90 minutos e foi um vencedor justo.
Nuno surpreendeu e do meu ponto de vista mal: Tarantini foi o trinco e isso fez com que perdesse acutilância no jogo (quantas vezes tem sido o melhor do ataque, sem ser atacante?); Hassan descaiu para a esquerda, ao lado de Joeano, e não me parece que tenha essas características e Braga foi médio. Aí, sim, Nuno ganhou a aposta, pois Braga quer nessa posição quer depois a extremo foi dos melhores. Também gostei que, pela primeira vez em muitos jogos, tenha abdicado do dois pivôs mais defensivos, para meter dois médios mais avançados, num lógica de 4-3-3. [de não tentar, de não experimentar novas soluções, ninguém pode acusar o míster].
Se acho que, globalmente, Nuno não esteve bem no desenho do onze, tenho obviamente que reconhecer - e com gosto - que ganhou a aposta (tal como aconteceu relativamente a Nuno Lopes).
Também não gostei das substituições, sempre na defensiva (se o Paços calha de empatar, depois de ter trocado Joeano por Luís Gustavo, poderia ter sido complicado).
Insisto nesta ideia: quer a zeros quer a ganhar 1-0 ou mesmo 2-0, o Rio Ave esteve sempre por cima do jogo e mostrou mais qualidades do que tem feito nos últimos jogos em casa.
Para confirmar já no próximo jogo?
29.12.13
Nuno volta a surpreender
Roderick na defesa, Tarantini a trinco com Braga e Diego Lopes e joeano no ataque com Hassan e Ukra
Rio Ave vai emprestar Tiago Silva ao Varzim?
(Sou dos que acham que a rivalidade com o Varzim é um dos traços da nossa identidade; não é nem nunca pode ser o mais importante, mas é bom que exista. Emprestar um jogador do Rio Ave ao Varzim é, por isso, um erro, do meu ponto de vista. Haverá certamente razões que tornam essa decisão muito válida, mas como não as conheço, fico com a minha. Mais: o meu ponto é sempre o mesmo: para quê ter jogadores emprestados que provavelmente nunca jogarão no Rio Ave?)
Nivaldo e Filipe Augusto não estão prontos?
Quanto a Ronny, a intoxicação renal aguda está curada. Mas o boletim médico desta semana fala em «Paragem. Em tratamento na especialidade hospitalar»
28.12.13
(TdL) Lionn de fora
Guarda-Redes: Salin e Ederson;
Defesas: Nuno Lopes, Tiago Pinto, Edimar, Marcelo, Vilas Boas,
Médios: Wakaso, Roderick, Luís Gustavo, Tarantini, Diego;
Avançados: Ukra, Renato Santos, Braga, Hassan, Joeano, Sandro Lima
Ainda a troca de Del Valle por Ruben
(Dos nossos emprestados no CNS 14ªj) Igor e André Costa
Igual resultado para o Gondomar em Vila Flor. E com um jogador do Rio Ave a marcar o primeiro golo, André Costa. Jogaram também Paulo Jorge, Baldaia e Mansilha entrou na segunda parte.
Finalmente o Tirsense: empate fora (1-1) mas apenas com André Dias no onze.
PS - Igor melhor marcador da série B do CNS com seis golos
(Não é nosso jogador mas foi. Bruno Graça, que está no Mirandela, marcou oautogolo que deu a derrota da sua equipa).
27.12.13
Por na agenda: Rio Ave - Setúbal (Taça da Liga) é quarta-feira
Nuno e a Taça da Liga
Rúben Ribeiro e Del Valle trocam de camisola?
(é uma excelente ideia: primeiro porque Rúben é um bom jogador, depois porque joga no nosso lugar mais carenciado - 10 - e depois porque extremos temos nós muitos; que o 'negócio' se faça!)
A melhor resposta
fonte: jornal Record |
Classificação na mesma
Porém, nunca tivemos a linha de água tão abaixo de nós, 9 pontos, nem a Europa tão distante acima, 6 pontos.
26.12.13
14 jogos, 10 equipas
fonte: galeria de imagens do site oficial do Rio Ave |
Nuno terá ficado satisfeito com o que viu, porque pela 2ª vez esta temporada não esgotou as substituições.
Os zeros também são novidade
O 14º jogo da temporada foi o 6º em que não marcámos e também o 6º em que não sofremos golos. Terminou assim em 3 jogos a melhor sucessão de jogos seguidos a marcar.
Amarelo de Diego Lopes dá direito a castigo.
Na defesa Lionn falhou pela 2ª vez uma partida da Liga. À falta de mais explicações do site oficial, o defesa terá falhado o jogo por opção técnica.
Natal é quando o Rio Ave quiser
Vilas Boas: adeptos «estão afastados e tenho pena»
Algumas ideias:
- «Eu sei que o Rio Ave tem adeptos mas estão um bocado afastados e tenho pena. Lembro-me de estar na II Liga a lutar para subir e ter o estádio cheio de adeptos do Rio Ave e isso motiva os jogadores. Sabemos que os adeptos querem bons espetáculos e nós tentamos, mas por vezes é preciso jogar para os pontos e essa mentalidade tem de mudar. (...) temos tentado agradar com bom futebol»;
- «Acreditamos que é possível» chegar à Europa;
- esteve mais perto de ir para o Benfica mas acabou por ir para o FC Porto, estreando-se com Mourinho frente ao Paços de Ferreira;
- recorda a estreia, com 18 anos, frente ao Nacional, em Vila do Conde, na II liga (treinador Horácio Gonçalves);
- «temos outros jogadores (da formação) que podem aparecer, como o Silvério ou o Nelson Monte. Quando for apenas um adepto vou gostar de ver jogadores da terra a jogar».
Desculpa Edimar, mas...
Tá?
25.12.13
A "maldição" é só para os jogos do campeonato?
O último sucesso caseiro do Rio Ave aconteceu frente ao Sertanense, para a Taça de Portugal, a 10 de novembro.
DOMINGO não temos Rodriguez
Vilas Boas? Roderick?
Um dos dois vai ser o titular ao lado de Marcelo, já que não imagino Nuno a mudar o meio da defesa por completo.
(Vilas Boas ou Roderick? Pela lógica, Vilas Boas. Mas Roderick precisa de se afirmar como central, já que na posição que Jesus imaginou para dele, a trinco, não terá grande futuro - no Rio Ave, a começar pela concorrência que parece bem melhor)
Ao olhar para a bancada nova do Paços de Ferreira...
Uma bancada que - penso - raramente se irá encher e que corre o risco de se tornar um elefante branco.
Mesmo sem essa bancada, os lugares disponíveis estavam ocupados a 50%.
O que é isto tem a ver connosco?
Penso que temos de aprender com os erros dos outros para não cometermos os mesmos.
24.12.13
O 'caso' Rafa Miranda
Seria de pensar que o jogador faria a sua evolução na equipa principal e que Nuno continuaria a apostar no avançado. Muito mais porque cedo se soube que iria continuar a treinar com o plantel principal.
Mas Rafa desapareceu das escolhas de Nuno, jogando - ainda que com alguma irregularidade - na equipa junior (ainda que treine com os grandes).
«Filipe Augusto e Nivaldo estão recuperados de lesões que os obrigaram a longas paragens»
(18j Juniores) Do empate em Coimbra
Maravalhas, André Gomes, Silvério, Monte e Raul; Abalo, Tiago Esgaio e Ceitil (Diogo Pereira 88); Sergio (Tiago Abreu 79), Touré e Bruno Sousa (Iuri 60).
23.12.13
20 é melhor do que 19
Mas não há problema.
Ninguém se vai importar se o Rio Ave em vez de 19 fizer 20 pontos, ganhando ao Marítimo na última jornada.
(com um empate fechamos a 18 pontos; não será negativo)
E do futsal de ontem, nada?
O problema com a finalização - que voltou a ser evidente - não atenuaria o facto de termos sofrido sete golos. Vítor Hugo na baliza teria feito melhor?
Não sei responder - só sei que a nossa equipa mistura azar, incompetência e desmotivação.
E não quero estar a repetir o que já escrevi.
Ederson foi o melhor da jornada
33 pontos para Ederson, mais um do que Edimar.
Seguem-se: Tarantini (29) e Marcelo (28).
Hassan, com 27, aparece logo a seguir, ele que foi suplente (os mesmos pontos que Ukra).
O titular menos pontuado foi Joeano, com apenas 20 pontos.
22.12.13
(14j Paços de Ferreira) Positivo e negativo
- aqueles 20 minutos finais;
- a entrada em jogo de Hassan;
- a mudança feita a 20 minutos do fim por Nuno;
- Nuno a puxar pela equipa depois do jogo acabar, junto do adeptos;
- mais de 100 adeptos do Rio Ave em Paços;
Negativo:
- os jogadores que foram diretamente para o balneário no final; [a foto não é cem por cento rigorosa, mas ajuda a esclarecer que Tarantini, Ukra, Luis Gustavo e Marcelo foram dos que apareceram; está um jogador junto à rede, Edimar]
- a primeira parte, ao nível do que se tem visto nos últimos 10 jogos, pelo menos;
Nuno e Joeano
(14j Paços) Um-a-um: Ederson
Nuno Lopes: 3 (teve receio de atacar? A defender esteve bem)
Marcelo: 3 (mais um jogo trabalhoso, mas regularmente bem)
Rodriguez: 2 (teve um ou dois lapsos, mas também teve uma duas boas intervenções)
Edimar: 4 (foi o melhor a defender mas também esteve bem quando passou para extremo; tentou sempre fazer a diferença)
Luís Gustavo: 3 (tem os melhores pés do plantel do Rio Ave, mas +ara fazer aquele lugar precisa de ser menos macio)
Tarantini: 3 (sem ter feito uma grande exibição, foi dos que mais tentou contrariar a apatia da primeira parte e dos que mais empurrou a equipa para a frente na segunda)
Diego Lopes: 2 (quase nota 1; pouco ou nada lhe saiu bem)
Braga: 2 (só se viu nos últimos 20 minutos quando passou para o meio campo. Até lá parecia ter desaprendido...)
Ukra: 2 (esteve bem nos últimos minutos, mas e no resto do jogo? O que se passa Ukra?)
Joeano: 1 (não resultou, mas sobretudo porque a sua presença em campo coincidiu com o pior momento da equipa)
Tiago Pinto: 3 (entrou e jogou muito bem)
Hassan: 3 (sim, fez mais em 15 minutos do que Joeano... Temos o grande Hassan de volta? Pelas indicações parece que sim)
21.12.13
(Juniores 18) Empate a zero em Coimbra
(14j Paços) Empate a zero mas com 20 minutos finais bons
PS - no final do jogo, apenas três ou quatro jogadores vieram agradecer aos cerca de 100 adeptos que apoiaram a equipa, especialmente à claque que nunca se calou (e que abafou os de Paços). Quem liderou esse agradecimento foi Nuno, que merece outro aplauso (como mostra a foto). Já os jogadores que se dirigiram para o balneário sem vir agradecer aos adeptos merecem um... A corrigir, por favor
Intervalo: Zero a zero em Paços
(14j Paços) Lionn na bancada
Sistema tático frente ao FC Porto - Nuno fala em erro (ATUAL.)
«Nuno Espírito Santo, treinador do Rio Ave, reconheceu esta sexta-feira que errou ao montar a equipa para defrontar o FC Porto, na última jornada (derrota por 3-1), algo que não se repetirá diante do Paços de Ferreira, adversário de sábado (16 horas). "Aquele sistema tático não corresponde à nossa maneira de jogar, mas pensei que fosse a melhor solução para esse jogo e até estou satisfeito com a prestação dos jogadores, que estiveram dentro do que se pedia no sistema montado", referiu o técnico na conferência de imprensa de lançamento do jogo em Paços de Ferreira».
ATualizo após o jogo com o Paços de Ferreira (21/12/13): está esclarecido; o que Nuno considerou um erro foi ter jogado sem ponta de lança frente ao FC Porto
20.12.13
(Dos nossos emprestados no CNS 13ªj) Igor destaca-se
Marcou o golo da vitória frente ao Guimarães B (João Paulo e Mendes também foram titulares).
No Tirsense, só André Dias foi titular (Zé Diogo entrou aos 71 minutos). Depois de ter marcado na semana passada, Gilmar não alinhou na vitória de 1-0 frente ao Famalicão.
Finalmente o Gondomar, apenas com Paulo Jorge e Baldaia (derrota polémica frente ao Salgueiros por 1-0)
O que se passa com Del Valle?
Nuno perdeu a confiança no jogador?
(a mim não me surpreende; já o meu camarada bloguista Gil tem outra opinião)
(14 Paços) Convocatória sem surpresa (Del Valle novamente de fora)
Guarda-redes: Salin e Ederson;
Defesas: Rodriguez, Lionn, André Vilas Boas, Tiago Pinto, Nuno Lopes, Edimar e Marcelo;
Médios: Luís Gustavo, Tarantini, Wakaso e Diego Lopes;
Avançados Hassan, Braga, Ukra, Sandro Lima, Joeano e Renato Santos
Edimar volta a defesa esquerdo (Nuno)
O nosso treinador justificou a opção por causa do jogo com o FC Porto, situação que não se aplica ao jogo de amanhã.
(Ou seja, Braga a extremo-esquerdo? Edimar! Edimar! Edimar! Edimar! Edimar!)
Um protesto
Desde a semana passada que A Bola deixou de o fazer, limitando-se aos três grandes, ao Braga e ao Guimarães e remetendo os outros, por vezes, para uma coluna com as horas dos treinos e os lesionados.
Regra geral essas notícias não são mais do que o banal, o óbvio ou o que está no site, mas sempre são melhor do que nada. Que é o que A Bola nos dá agora.
Vou ajudar Nuno a resolver as muitas dúvidas para amanhã
2) Tiago Pinto ou Edimar? Edimar a extremo esquerdo, Tiago Pinto a defesa;
3) Wakaso ou Luís Gustavo? Luís Gustavo
4) Diego Lopes ou Braga a '10'? Talvez Diego Lopes.
5) Hassan ou Joeano? Joeano.
6) Braga ou Edimar a extremo esquerdo? Edimar.
(seis dúvidas em onze lugares é muito. Apesar de tudo é sinal de que há alternativas)
Futsal: por na agenda
JVC pede contratação de novo avançado
- o ataque revela falta de agressividade e poder de concentração; «esperemos que algo seja feito e que no mercado de Inverno se consiga alguém que preencha essa indiscutível lacuna».
- Braga a ponta de lança pareceu-nos um erro crasso (afinal para que veio Joeano) não tendo mobilidade nem velocidade?
- Ederson tem qualidades mas ainda não tem o traquejo necessário para transmitir a confiança que Slain vinha a demonstrar;
19.12.13
Edimar teve todo o destaque da jornada
Perdemos um lugar na classificação,
Estatística engana?
Quanto aos golos marcados, tivemos a estreia de Edimar, o 8º jogador do nosso plantel a marcar.
Taça de Portugal: por na agenda
Ora dá mais um...
Que me lembre, foi a primeira vez que vi Braga iniciar uma partida na condição de capitão.
As (boas) festas do barrete verde
Um nota positiva entre as derrotas?
Por outro lado, pela primeira vez este ano, o tempo total jogado a perder ultrapassou o tempo total em que estivemos a ganhar.
Antecipando a jornada 14 e atendendo a que o Paços só fez 3 golos na Mata Real e que nós só sofremos 2 fora de casa e temos um excelente registo na condição de visitantes, as perspectivas para a próxima jornada são animadoras. São?...
Marcelo amarelo
18.12.13
Opções para o meio campo (e Júlio Alves)
Roderick e Vilas Boas não fariam, naquele contexto, a diferença que era necessária - e sem Tarantini o Rio Ave fica muito fraquinho.
Há oito avançados (com Ronny) mas não há uma alternativa válida a Tarantini e a Diego Lopes.
É uma falha, na constituição do plantel.
E isso leva-me a pensar o que estará Júlio Alves a fazer no plantel.
Em que circunstâncias será opção?
Haverá acertos em janeiro para o meio campo?
IgorXJoeano
Mas se é para não jogar, se é para entrar na parte final do jogo, não teria feito mais sentido ir buscar Igor ao Ribeirão? Já leva 5 golos e merece uma oportunidade.
Fez-se história - e ainda mal!
PS - o que todos desejamos é que a equipa não queira bater o recorde absoluto de derrotas em casa, 9, em 1979/80, a primeira época em jogámos no principal campeonato.
17.12.13
(17 juniores) Ainda a derrota com o FC Porto
Maravalhas, André Gomes, Silvério, Monte e Raul Tavares; Abalo, Tiago Esgaio e Ceitil (Diogo Pereira 46'); Sérgio, Rafa (Tiago Abreu 46') e Bruno Sousa (Fernando 73').
Notas:
- Pedro Cunha repetiu o onze da semana passada, o que significa que pela segunda semana consecutiva Bissourou e Alfaiate deixaram de ser opção;
- Tiago Abreu voltou a ser opção, embora como suplente;
- O «site» diz que André Gomes fez autogolo mas a ficha publicada no JN de segunda atribui os três golos a jogadores do FC Porto;
- Ao intervalo o Rio Ave já perdia 3-0;
(não é impossível, mas parece bastante difícil o Rio Ave conseguir um lugar entre os quatro primeiros. Faltam cinco jornadas, há ainda muitos pontos para conquistar, mas há oito equipas para três lugares. Dessas oito, o Rio Ave é penúltima pior classificada. Dá para ter esperanças?)
EdiRio, o melhor da jornada
Edimar somou 33 pontos, mais três do que Diego Lopes.
Seguem-se Marcelo (26) e quatro jogadores com 25 pontos (Ederson, Rodriguez, Braga e Ukra).
O titular menos pontuado foram dois: Tiago Pinto e Lionn (23).
16.12.13
EVANDRO!
O Rio Ave precisa de um novo guarda-redes?
2 - Coloca-lo no banco é só um castigo para exigir mais do francês?
3 - Ederson tem estado à altura?
A minha visão:
1 - Sim.
2 - Nim.
3 - Não.
Outras opiniões são bem-vindas.
Eis a minha (JPM): faz-nos falta um guarda-redes indiscutível. Daqueles que valem pontos e vitórias. Salin parece ter alguma dificuldade fora dos postes e Ederson (ainda?) não é aquele guarda-redes que eventualmente poderá vir a ser.
(13 FC Porto) Positivo-negativo
- aqueles 15 minutos na primeira parte, em que estivemos melhor do que o FC Porto;
- o fim do 'tabu' 4-2-3-1, o que significa que Nuno cedeu 'nos princípios'; as coisas não correram como gostaríamos, mas a disponibilidade de Nuno para se adaptar aos acontecimentos é positiva;
Negativo:
- o relvado;
- a segunda parte desgraçada!
Rio Ave empatou ou ganhou ao FC Porto?
(desculpem, mas tanto criticámos Brito pelo discurso 'pequenino', de perder por poucos frente aos 'grandes' e de sair orgulhoso quando se perde, e agora Nuno faz o mesmo???? O que diria se tivéssemos empatado ou ganhado? Ou jogado bem?)
(13 FC Porto) Um-a-um: EdiRio
Lionn: 2 (Lionn não deve ter dormido a pensar na maldade que Varela lhe fez e que deu origem ao segundo golo portista; não esteve mal no global, mas atacou menos do que se esperava; é impressão minha ou nesse lance estava a defesa-esquerdo??? terei percebido mal?)
Marcelo: 2 (deixou Jackson sozinho no segundo golo, mas até então esteve muito bem; no terceiro também não escapa 'ileso')
Rodriguez: 2 (quem não arrisca não petisca e Rodriguez expõe-se pouco durante o jogo; por isso falhou muito pouco, sem que - pela positiva - se visse algo que o destacasse)
Tiago Pinto 2 (Edimar protegeu-o e teve menos trabalho a defender. Apareceu algumas vezes no ataque, mas sem consistência)
Wakaso: 2 (foi dos mais lutadores, dos que se viu mais. Entre desarmes limpos e faltas, foi um dos protagonistas do jogo. Mas falta-lhe alguma coisa para fazer a diferença: velocidade e capacidade de construir);
Luís Gustavo: 1 (acho que passou ao lado do jogo, talvez por estar muito preso)
Diego Lopes: 2 (o normal; lutou muito, mas tem uma taxa de 'sucesso' muito baixa: muitos passes falhados, poucas situações de perigo por si originadas; já começa a ser cansativo, mas a equipa teria outro rendimento com um jogador com outras características naquela posição)
Braga: 1 (outro que passou ao lado; teve um lance em que podia ter feito a diferença e falhou)
Ukra: 1 (igual a Braga, mas sem o lance que poderia ter feito a diferença)
Edimar: 3 (pelo golo, mas sobretudo pelo lance, já que é ele que ganha a bola. Foi a surpresa tática, penso que se ressentiu um pouco, mas fez a diferença)
Joeano, Renato Santos, Hassan 1 (com mais ou menos tempo em jogo, nada mostraram)
Notas contra o Porto
2- Lionn, Diego Lopes, Wakaso, Edimar.
Positivo e negativo contra o Porto
(13 FC Porto) Levem a equipa ao Pneugiro!
É um Rio Ave triste, desinspirado, com pouco fôlego, que defende bem e marca raros golos.
Ontem o Rio Ave só se mostrou quando empatou e se manteve por cima nos minutos seguintes.
Qualquer um de nós reconhece mais capacidade aos jogadores do FC Porto, mas daí até não ter havido Rio Ave na segunda parte vai uma distância muito grande.
Eu acho que é uma distância preocupante.
Mas se o 'míster' está satisfeito, que interesse tenho eu em discordar?
Não critico Nuno por mudar (pelo contrário, até tenho de elogiar) a frente de ataque.
Critico por NUNCA conseguir antecipar os movimentos adversários, através das substituições, por apenas reagir e nunca agir. As substituições acabam por ser inócuas.
E, claro, critico Nuno por não levar o carro à oficina. Ou, então, Nuno é como aqueles condutores que vão a 40 na autoestrada e comentam para o lado que o resto do pessoal é que anda em excesso de velocidade. Nota 1 para o míster em jogo de nota 1
15.12.13
Quem tem medo do bicho papão?
Foi um jogo de nota 1, fraco, sem ideias, sem combatividade, sem nada para recordar. Jogámos contra o Porto mais débil dos últimos anos e quase nem cócegas lhes fizemos. Se fossemos defrontar um rolo compressor, eu entenderia que se tivessem tantos cuidados, contra este Porto não. Já se adiantaram mil explicações para os maus resultados em casa, mas hoje o que me fica na memória é apenas medo, um medo que se entranhou de tal forma que se calhar nem um mergulho com as bençãos de S. Bartolomeu nos ajuda. Custa-me perceber esta inibição, custa-me perceber a apatia de Nuno para com o jogo, custa-me ver tanto potencial desperdiçado. E mais não digo, porque corro o risco de falar demasiado com a voz da emoção.
Rio Ave perde 3 - 1 com Fc Porto
Uma segunda parte miserável sem uma unica jogada de perigo acaba por justificar este resultado. 45 minutos francamente maus em que a equipa se limitou a defender.
Rio Ave empata ao intervalo 1-1
O Porto marcou primeiro mas uma boa jogada de Edimar deu empate. Edimar está a jogar a extremo.
O Rio Ave defende bem e Braga até podia ter aumentado. Mas o empate é justo nesta altura.
Nuno surpreende
Edimar e Tiago Pinto no mesmo onze. Rio Ave sem ponta de lança. Ukra e Braga na frente
Coragem não falta a Luís Gustavo
Quatro jogos, quatro vitórias.
Cinco jogos, cinco vitórias?????
Jeferson sai do Rio Ave e vai para Angola
(Tenho pena já que sempre fui fã das qualidades de Jeferson e acho que - apesar do seu estilo desengonçado - foi dos jovens mais talentosos que passos pelo Rio Abve, naquela posição, nos últimos 10 anos).
Boa sorte para a nova vida na carreira de Jeferson!
14.12.13
(Futsal 15) Empate a dois com o Belenenses
(13 FC Porto) Del Valle de fora
Guarda-redes: Salin, Ederson;
Defesa: Rodriguez, Lionn, André Vilas Boas, Tiago Pinto, Nuno Lopes, Edimar e Marcelo;
Médios: Luís Gustavo, Diego Lopes, Roderick e Wakaso;
Avançados: Hassan, Braga, Ukra, Sandro Lima, Joeano e Renato Santos.
13.12.13
Nuno lembra frango que deu última vitória do Rio Ave
Fabinho continua muito pretendido
Sem lesionados!
Pela primeira vez em muito tempo, Basil Ribeiro e companhia estão de mãos nos bolsos.
(16j Juniores) Ainda o empate em Paços de Ferreira
12.12.13
Ukra bem lançado para ser o Rei?
Mas as suas cinco vitórias semanais, até agora, prometem pulverizar o recorde: até esta altura o rei mais 'vitorioso' conseguiu ser melhor em 10 jornadas (Tomás e Atsu).
Tarantini venceu sete vezes e o varzinista Gaspar em nove.
Ou seja, a manter este ritmo, Ukra vai fazer história.
Faltará, depois, perceber se será suficiente para ganhar (até hoje o Rei foi também aquele quye teve mais vitórias semanais).
(Dos nossos emprestados no CNS 12ªj) Gilmar marcou
André Dias e Gilmar alinharam de início no empate do Tirsense em Joana (1-1). O golo do Tirsense foi marcado por Gilmar.
Finalmente o Gondomar, com Paulo Jorge, Baldaia e André Costa. 2-2 frente ao Perafita (um dos golos do Perafita foi marcado pelo vilacondense/varzinista Tó Coentrão).
(na semana passada este inventário falhou; fica o pedido de desculpas)
11.12.13
Ukra mais destacado
Entre os 11 melhores várias alterações: Salin voltou a cair 2 lugares trocando com Braga que agora é 6º; Hassan trocou com Wakaso e é agora 9º, enquanto Rodriguez entrou no top 11 atirando Del Valle para 12º.
De regresso à metade superior da tabela
Temos a melhor defesa da Liga fora de casa e como visitantes só Sporting e Estoril fazem melhor que nós.
Ukra matador!
Fotografia © Virgilio Rodrigues / Algarvephotopress / Global Imagens |
O Rio Ave continua a marcar e a sofrer mais golos na segunda parte. Curioso é notar que ainda nenhum dos suplentes utilizados conseguiu agitar as redes adversárias.
Wakaso-Luís Gustavo
(curioso como Roderick deixou de ser opção)
PS - o nosso Rei Tarantini viu o amarelo e vai estar na bancada. Podia ser contra qualquer adversário, menos contra o FC Porto; Helton deve ter sido o primeiro a agradecer...
Mais novidades na equipa
4ª vitória fora
Luis Gustavo juntou-se aos titulares
No campo disciplinar, Tarantini viu o 5º amarelo e vai falhar o nosso próximo encontro contra o Porto em casa. Fica assim impossibilitado de repetir o belo golo que marcou na época passada.
10.12.13
Carlos, lembram-se?
Continua a fazer das suas...
PS - a minha definição para um grande guarda-redes: aquele que, através de através de defesas, muito vezes 'impossíveis', vale vitórias e segura resultados. Carlos era desses.
Provavelmente isto nunca aconteceu!
A criança Coentrão (e não só)
Fala-se dos extintos torneios inter-escolas, de onde surgiram talentos, com destaque para Fábio Coentrão.
Ukra rei x 5
30 para o goleador, mais três do que os seguintes.
Edimar, Tarantini, Diego Lopes e Braga somaram 27.
O titular menos pontuado foi Hassan com 23 (quatro de diferença), o que mostra o equilibrio geral.
9.12.13
400?
Diálogos imaginários 64
... dois treinadores, um nos jogos fora, que será Nuno, e outro para os jogos em Vila do Conde!
Da vitória de ontem em Olhão (em atualização)
-Luís Gustavo estreou-se;
-Joeano continua sem ter uma oportunidade;
- ataque com Braga, Hassan e Ukra;
- Nuno Lopes e Del Valle ficaram na bancada (no caso de del Valle é uma estreia em muito tempo)
- Tarantini viu amarelo e falha o próximo jogo;
- remates do Olhanense, 1; do Rio Ave, 10 (4 perigosos);
- De A Bola: «Quem joga tão mal só tem o que merece; Vilacondenses jogaram o suficiente...»;
- O Jogo: «ontem até foi fácil a vitória, num jogo em que o Olhanense rematou uma vez à baliza»;
- Nuno: «Penso que fomos superiores, fomos uma equipa equilibrada, com critério. (...). Dou os parabéns aos jogadores, fizeram um jogo exemplar»
(14j Futsal): começa a ser cansativo explicar
Não foi apenas o velho problema de eficácia. É verdade que o Rio Ave falhou três ou quatro golos 'feitos', mas sejamos claros - no futsal isso até é normal. Não é como no futebol, em que uma equipa pode ter uma oportunidade e marcar um golo (e ganhar 1-0). No futsal é normal haver várias oportunidades de golo e concretizar apenas uma percentagem (razoável...) desses lances. A percentagem atual do Rio Ave é que é muito baixa.
Mas além de produzir pouco ataque, o Rio Ave esteve ontem (mais uma vez) desastrado. Os três passes falhados de Formiga nos primeiros minutos foram um sinal do que viria a acontecer a seguir.
Não falta querer a esta equipa, como se viu na segunda parte, mas a primeira foi humilhante. O Braga parecia estar a jogar contra uma formação amadora ou pelo menos de um escalão secundário.
E parece-me claro, nesta altura, que muito dificilmente as coisas mudarão daqui para a frente. Temos de nos habituar a este Rio Ave, que - para mim, a partir de ontem - deixou de ser favorito a entrar no lote dos oito primeiros.
Por mim continuarei a apoiar, porque acredito que os jogadores e todos em geral estão a dar o máximo que podem (não o que sabem...), mas há muito que não levava cinco golos sem resposta em 20 minutos.
PS - O Braga apresentou-se em Vila do Conde com uma pequena mas muito organizada claque. A nossa claque é só do futebol ou é do Rio Ave? Já agora: quando perdíamos por 5-0 levantaram-se uns jovens (com ligação à ESEIG?) começaram a gritar Rio Ave, para se sentarem 30 segundos depois. Às vezes prefiro pensar que sou eu que preciso de mudar de óculos...
8.12.13
Futsal : Afinal o Braga ganhou 6-2
Virar 5-0 era quase impossível, mas a equipa deu alguns sinais de vida, quando - da primeira parte- parecia morta.
(o lance polémico nos segundos finais)
Futsal: derrota por 5-0 ao intervalo
Esta sim é a pior exibição da época. Um Rio Ave completamente adormecido, sem criatividade, sem soluções, perante um adversário que joga muito bem. Mas ha muito demérito da nossa parte. Não ha equipa, não ha coletivo.
Juniores empatam 2-2 mas fazem excelente exibição
Depois de sofrerem um golo aos 30 segundos, a equipa reagiu e mostrou qualidade. Quase dava para ganhar
Três vitórias logo?
Pedir três vitórias é exagerado?
Pontuar logo
É que não é tanto pelos pontos em causa - que são importantes - mas sobretudo porque a equipa precisa de mostrar que não caiu numa crise geral. Pontuar significará que o problema dos jogos em casa existe mas que não é dramático e que a equipa tem a qualidade que todos lhe reconhecemos.
Voltar do Algarve em branco poderá atirar a equipa para uma situação, sobretudo psicologicamente, desconfortável.
7.12.13
(12j Olhanense) Sete avançados para o Algarve
Defesas: Edimar, Lionn, Marcelo, Rodriguez, Vilas Boas, Nuno Lopes, Tiago Pinto;
Médios: Roderick, Luís Gustavo, Tarantini, Diego;
Avançados: Renato Santos, Ukra, Del Valle, Braga, Sandro Lima, Joeano e Hassan.
Notas:
- com três lesionados (Filipe Augusto, Ronny e Nivaldo) e um castigado (Wakaso), Nuno deixou em casa apenas três do plantel: Júlio Alves, Jeferson e Ângelo Meneses
Futsal: objetivos para esta segunda volta
Mas cada vitória continua a valer 3 pontos...
Diálogos imaginários 63
... também devia tirar o Ederson neste jogo do Algarve!
6.12.13
Informação atualizada, por favor
Quatro dias depois?
Nuno assume incidentes no balneário com Bruno Paixão (ATUAL.)
No essencial, o nosso treinador confirma o que ontem veio a público, justificando a a entrada no balneário com aquilo que considerou um comportamento de Paixão, que no seu entender desrespeitou o Rio Ave.
Nuno aguarda agora o processo da Liga para se defender.
(ATUAL. mais sobre o que Nuno disse)
PS - irá o Rio Ave tomar uma posição "definitiva" contra Bruno Paixão?
O meu comentário: Nuno muito bem!
3548 minutos desde o último golo de livre!
Contas feitas, são 3548 minutos desde então sem marcarmos um golo de livre direto.
Nuno quer fazer mais seis pontos
Faltam quatro jogos, dois em casa (FC Porto e Marítimo) e dois fora (Olhanense e Paços de Ferreira).
Não dará para fazer mais do que duas vitórias?
JVC: Salin, Joeano e substituições
5.12.13
João Viana, lembram-se?
Sobre o processo disciplinar a Nuno
Nuno, Bruno Paixão e o castigo; (ATUAL.)
(a noticia online)
Aguarda-se agora uma posição do Clube, para marcar a posição e defender Nuno.
ATUALizo: Só A Bola é que conta o caso; tanto quanto soube, a reação de Nuno foi sobretudo um protesto pela forma como Bruno Paixão se estaria a comportar no balneário, naquilo que terá sido considerado pelo míster um desrespeito ao Clube.
Futsal: balanço da primeira volta
O míster atribuiu o fraco desempenho nesta primeira volta a dois fatores: incompetência da equipa (no sentido de estar a fazer mal o que antes fazia bem ou quase sempre bem) e falta de sorte.
Para os adeptos - que não assistem aos treinos, que não convivem com a equipa nem conhecem os jogadores - tem sido uma desilusão.
Mais uma vez, o fantasma de Cardinal é muito forte.
Mas não se esperava que a equipa, recheada de jogadores talentosos, fraquejasse psicologicamente. Ninguém mais do que eles sentiu essa orfandade.
Faz falta um pivô que marque (mais) golos.
Por mim, que não percebo nada e só vejo os jogos em casa, continuo a ver o Rio Ave como uma da quatro melhores equipas do campeonato.
PS - sobre a utilização de jogadores do Caxinas prefiro não me pronunciar, enquanto não perceber o que é isto. Até porque já meti água quando disse que tinha os dados que faltavam para compreender o acordo.
27 de agosto de 1979
Na foto, Duarte e José Rachão, que viria a ser nosso treinador em 92/93 e em 93/94.
Mais sobre a época 79/80.
(obrigado Rui)
4.12.13
Uma pequena revolução.
Nos 11 mais pontuados, Salin caiu de 4º para 6º e foi passado por Diego Lopes e Edimar. Braga desceu até 8º, sendo passado por Lionn. Wakaso, Hassan e Del Valle fecham a lista, sendo que este último está ainda abaixo dos 200 pontos.
Liga abre processo a Nuno
Pelas declarações no final do jogo com o Benfica? Se sim, é uma vergonha. Nuno foi muito correto, tenha ou não razão. Aliás deve ser difícil encontrar um treinador mais correto na primeira liga.
A perder lugares
Mais 11
Luís Freitas Lobo explica o que se passa no Rio Ave (ATUAL.)
Ainda há algumas horas escrevi isto...
ATUALizo: e Rui Rodrigues, no Vilacondense, também não anda muito longe da mesma análise.
Há quanto tempo!
Estreias nos golos:
- Ukra estreou-se a marcar, o 7º jogador a marcar;
- Hassan estreou-se a assistir;
- Ederson sofreu os seus primeiros golos a contar para a Liga.
Temos 9 golos marcados contra 12 sofridos. O Rio Ave é o pior ataque em casa a par com Olhanense, Arouca e Académica e a pior defesa em casa a par com o Estoril. Em termos globais somos o 11º melhor ataque e a 6ª melhor defesa.
Igualada a pior série de derrotas
Foi a primeira vez que marcámos um golo num jogo em que perdemos.
(juniores 15) Ainda a derrota com o Braga
Notas:
- Monte saiu lesionado aos 25 minutos;
- Pedro Cunha mexeu no onze, retirando Neiva, Rafa, Bruno Sousa e Iuri;
- Sergio estreou-se a titular e André Gomes regressou ao onze, o que não acontecia desde a segunda jornada!;
Nuno e o problema dos jogos em casa
2) «o Rio Ave vai encontrar formas de resolver a questão dos jogos em casa. Até porque joga da mesma forma, com o mesmo modelo, em casa e fora».
Três novidades
Mas há mais: Ederson estreou-se a titular e Salin não jogou pela 1ª vez. Agora Marcelo, Tarantini, Braga e Ukra são os únicos jogadores titulares em todos os jogos deste campeonato. Totalistas apenas Marcelo e Tarantini. Quanto aos que jogaram em todas as partidas são 7.
3.12.13
Esmael marcou três
Mundial do Brasil: Quem é o jogador do Rio Ave que...
Luís Gustavo, que pelos vistos (a imprensa de hoje diz que será Roderick a substituir o castigado Wakaso) não consegue que lhe deem 90 minutos...
Sinceramente, não compreendo - porque nem Wakaso nem sobretudo Roderick mostraram até agora qualidade para aquele lugar.
(13j Futsal) Ainda o jogo de sábado. Bom? Mau?
Somos os bombos da festa...
Paixão Rioavista 6
Ukra volta a reinar
O marcador do golo Rioavista conseguiu 34 pontos, contra os 29 de Tarantini.
Seguem-se Lionn e Edimar, com 27; com 26 Rodriguez e Diego Lopes.
O titular menos pontuado foi Ederson, com apenas 16, mais dois do que Wakaso.
2.12.13
Do zelo ao desmazelo?
Sub10 vencem o FC Porto
A foto oficial 2013/14
Em cima, da esquerda da direita:
Salin, Sandro Lima, Hassan, Nivaldo, Marcelo, Tarantini, Vilas Boas, Jeferson, Ângelo Meneses, Ronny, Filipe Augusto, Roderick, Rodriguez e Ederson.
A meio:
Luís Rocha, Basil Ribeiro, Manuel Barbosa, "Toni" Passo, Miguel Ribeiro, Edmundo Alexandre, António Silva Campos, Nuno Espírito Santo, Rui Silva, António Dias, Rui Barbosa, Ian Cathro, Augusto Gama, ? [desconheço o nome, mas penso ser roupeiro] e Lino Castro.
Em baixo:
Ukra, Diego Lopes, Luís Gustavo, Edimar, Nuno Lopes, Braga, Julio Alves, Del Valle, Lionn, Tiago Pinto, Wakaso, Joeano e Renato Santos.
Notas:
- plantel com 27 jogadores
- faltam Tiago Silva (saiu para entrar Joeano?) e o fisioterapeuta Luís Pinto?
- Rodriguez não faltou...
(11j Benfica) positivo/negativo
Já sei: a arbitragem de Bruno Paixão! Foi boa? Claro que não. Isso seria o mesmo que pedir o impossível. Mas não houve disparates nem parvoíces nem nos deixou de cabelos em pé. Quando Bruno Paixão se limita a fazer uma má arbitragem, afinal como tantos colegas seus jornada após jornada, isso só pode ser positivo! [o segundo golo do Benfica? A mim pareceu-me falta sobre Matic, mas não ponho as mãos no fogo...]
Negativo: além do que o Gil disse, não gostei do novo símbolo que marcará os 75 anos do Rio Ave. É tão discreto que provavelmente não daremos por ele.