16.1.12

Um conselho a Yazalde

Yazalde interessa mesmo ao Bordeus? Vamos esperar.

O que eu acho de Yazalde é isto: se eu estivesse no lugar dele pensava muito bem no que fazer da carreira e na forma de progredir. Yazalde tem qualidades que precisa urgentemente de trabalhar melhor: é forte fisicamente, não é tosco, tem um apreciável gosto pela baliza. Mas, na minha opinião, Yazalde está a desperdiçar-se. Acho que tem de trabalhar mais, de se esforçar mais, de colocar mais empenho no que está a fazer. É lento nas suas movimentações, não tem mostrado poder de explosão e tem de melhorar a sua pontaria. Acredito que tudo isso se melhora com mais trabalho. Se eu fosse Yazalde, pedia ajuda aos treinadores do Rio Ave para iniciar trabalho especifico de forma a colmatar estes defeitos que lhe aponto. E se o clube não tivesse capacidade para o ajudar, contratava um personal trainer. Yazalde é jovem, mas não tão jovem assim ao ponto de poder esperar mais dois anos para dar um salto qualitativo no seu futebol. Se tem ambições para fazer mais, para jogar em equipas mais competitivas que o nosso Rio Ave, tem de fazer alguma coisa. Tem contrato com o Braga e isso é positivo para ele, mas não chega para garantir seja o que for. Ele tem de mostrar serviço. Este Yazalde não joga em Braga. Este Yazalde vai jogar no Rio Ave ou nem isso. Se se acomoda, vai escorregar ligas abaixo, eventualmente assinar um contrato financeiramente vantajoso com uma equipa de Chipre ou do leste europeu. Mas não vai conseguir alcançar todo o potencial que eu acredito que tem.
Faz alguma coisa por ti, Yazalde. És profissional e um profissional que quer ter sucesso dedica-se e empenha-se, sacrifica-se e motiva-se a chegar mais longe. Não fiques à espera. Espero que sejas humilde e crítico o suficiente de ti mesmo para fazeres isso e melhorares.