3.1.20

Créditos Vs Medos



Carvalhal é provavelmente o treinador com mais renome a treinar neste momento na Liga NOS.

Isso dá-lhe estofo para mesmo exaltado e alterado, como o próprio assumiu, dizer coisas que não o comprometam em termos de possíveis castigos.

Carvalhal soube dizer tudo o que queria e de forma a que toda a gente entendesse sem dar oportunidade a que alguém o conseguisse condenar.

Mas muito mais importante que isso é que esse mesmo crédito que possui, o possibilita de dizer isso, mesmo sem consultar e sem ter autorização ou aval de directores de comunicação, gerais, desportivos ou até mesmo de presidentes. Porquê? Porque é como ele diz: não precisa disto para viver.

E essa segurança possibilitou duas coisas que não aconteceram nos últimos anos:
1)  Ver um treinador do Rio Ave FC desancar na arbitragem como gente grande;
2) Ver o Presidente do Rio Ave FC ser quase obrigado, após a intervenção do seu treinador, a vir à sala de imprensa fazer o mesmo de uma forma vigorosa e concreta.

O segundo ponto (que na minha opinião só aconteceu graças ao primeiro) é raro… e se não é inédito com ASC, contar-se-ão pelos dedos de uma mão as vezes que isso aconteceu nestes 10 anos.

Já tinha vindo uma vez o Engº Edmundo falar (e bem), em Braga, o ano passado, naquele penalty sobre o Galeno.
Mas quando olhamos para o Rio Ave FC a sua imagem é ASC.
Todos sabemos quem é António Salvador, porque anda lá há 15 anos, mas poucos sabemos quem é o presidente da SAD do Boavista (porque caiu lá há um ano ou dois).
Portanto é muito diferente ser ASC a falar ou ser outro director...e Carvalhal conseguiu isso.

Fico a pensar é porque é que isto não aconteceu mais vezes...
Lembro-me por exemplo no lance do ano passado sobre o Gabriel em casa contra o Benfica e que acaba com golo do adversário, onde havia VAR, repito, onde havia VAR, ninguém, repito, ninguém… ninguém veio falar quando com VAR os erros são ainda menos toleráveis.
Há entidades em Portugal que mandam mais que a Liga e a Federação?
... Há medos?
Que Carvalhal se mantenha sempre coerente e os ajude a combater... sempre.