19.1.20

Carvalhal corre atrás dos 25 de Ramos


O jogo de hoje contra o Boavista tem um aliciante extra.
Em caso de vitória, o Rio Ave FC de Carvalhal alcança na primeira volta os mesmos 25 pontos que o Rio Ave FC de Daniel Ramos alcançou na segunda do ano passado. Daniel Ramos que é o actual treinador do Boavista e se vencer, alcança o Rio Ave FC na tabela classificativa no final desta primeira volta.

Não deixa de ser curioso que Carvalhal tem um plantel melhor, mais equilibrado e com jogadores que escolheu. Fez uma pré-época onde preparou o ano conforme o que planeou.

À época fui contra a saída de Ramos, contudo, ao aparecer o nome de Carvalhal compreendi a opção e apoiei. Carvalhal é um treinador teoricamente melhor. Tem mais curriculum. Hoje tem oportunidade de, em números, mostrar que pior não é. Espero que o consiga a bem do nosso clube.

Curioso apenas comparar a forte contestação que Ramos foi alvo e que Carvalhal, apesar de tudo, não é.
Todos sabemos qual é o problema de Ramos e escrevi-o vezes sem conta o ano passado. É o mesmo problema de Fábio Coentrão. É o mesmo problema de Tiago André.
São vilacondenses. Um problema sério para quem quer vingar no Rio Ave FC.

Carvalhal fica e quero que fique. Acho bom que fique. Quem quer evoluir tem de ter estabilidade.
Não exijo a Carvalhal o 5º lugar que poderá dar indirectamente a Europa. Mas acho que o próprio devia impor para dentro e transmitir para fora aquilo que é o exigível: dê para que lugar der o objectivo devem ser os 51 pontos. Melhorar o que se tem conseguido, igualando a melhor pontuação dos últimos anos, fazendo metade dos pontos possíveis na época.


PS: espero que F. Augusto seja titular e que faça um jogo ao nível do que é o seu hábito. Se falhou 3 passes graves na Luz, também me atrevo a dizer que mais nenhum jogador do nosso plantel, com um amarelo, se arriscaria e acima de tudo conseguiria fazer os 3 cortes na área que ele conseguiu sem cometer grande penalidade. Arrisco-me mesmo a dizer que se com ele perdemos 3-2, sem ele perderíamos 5-2. Foram muitas mais as vezes que acertou do que as que errou; goste-se ou não, os erros que cometeu não deram golos ao adversário.