7.8.11

Ainda o jogo de ontem (Jorginho, André Dias, Rafinha e o ataque)

Algumas notas soltas tiradas do jogo de ontem:
- Jorginho parece estar a fazer uma 'travessia do deserto' neste início de época em Vila do Conde; ontem foi terceira opção para o meio campo, Rafinha entrou antes dele; dir-se-ia que Brito sacrificou Jorginho para dar uns minutos a Rafinha, mas esse argumento não serve para mais nenhum jogador (compare-se o onze inicial com os que entraram a seguir); neste momento, mesmo sem Tarantini e com Braga abaixo do que seria de desejar, já será uma surpresa para mim se Jorginho for titular no próximo sábado;
- André Dias merecia, penso, mais oportunidades a defesa-esquerdo; desde que Tiago Pinto recuperou que Brito ainda não voltou a contar com ele, nomeadamente para o deixar fazer 45 minutos; não é uma questão de justiça ou de gratidão para quem aguentou o barco numa hora difícil, é porque, para mim, André já mostrou que é bom jogador e, eu sei que isto é polémico, mas assumo-o, que até pode fazer melhor do que Tiago Pinto [o André de Guimarães foi muito melhor do que o Tiago de ontem];
- pela primeira vez vi Rafinha mais do que cinco minutos; mesmo assim foi pouco para ter uma ideia mais definitiva, ainda que me pareça que pode merecer uma oportunidade; mas com Braga, Tarantini, Jorginho e Vítor Gomes parece-me difícil; se nenhum dos quatro sair entretanto, Rafinha deveria sair;
- o ataque é, neste momento, a principal preocupação: precisamos de outros extremos, que façam a diferença (que, com velocidade e técnica, sirvam Tomás e tentem marcar golos) e não estou convencido que Dinei e Gilmar, juntos, sejam melhores do que Cícero; se estiver enganado cá estarei para o reconhecer;