19.4.10

Gaspar mais Rei em jornada de mudanças

Gaspar ganha um ponto a Bruno Gama e aumenta para 13 a sua vantagem.

Tal como o JPMeneses adiantou neste texto, Gama não conseguiu de novo aproximar-se do central. Neste particular duelo, Gama levou a melhor por 10 vezes, Gaspar em 17 ocasiões. A maior diferença de pontos foi na 25ª jornada, 10 pontos. Gama até foi suplente, mas a goleada sofrida com o Sporting não ajudou em nada Gaspar que é defesa e por isso mais susceptível de ser penalizado. Gaspar faz em média 25,22 por jogo, contra 24,74 do avançado. Nesta perspectiva, Gaspar somará 757 pontos no final da época contra 742 de Gama. Mas o número é apenas especulativo, obviamente. Gama pode muito bem abrir o livro e fazer mais que um golo num jogo e baralhar todas as contas. O maior número de pontos num jogo pertence-lhe, foram 39 contra o Leixões quando marcou os 2 golos da vitória.

Curiosamente, Bruno Gama até é líder se considerarmos apenas os votos da imprensa, sendo Gaspar o segundo. Porém, se considerarmos apenas os nossos votos, o defesa é primeiro e o avançado apenas quarto em igualdade com Zé Gomes.

Se o Rio Ave jogasse no próximo jogo com os 11 mais votados, teríamos: Carlos, Sílvio, Gaspar, FFaria, Zé Gomes, Vilas Boas, Wires, Vitor Gomes, Gama, Chidi e Sidnei.

Na restante tabela do prémio Rei do Ave!, todas as mexidas aconteceram entre os 10 mais votados: Zé Gomes passa Carlos e é agora 4º e Sílvio (7º) e Wires (6º) passaram Vítor Gomes que desceu para a 8ª posição.