21.11.08

9ªj - Leixões - Uma questão de moral

Uma equipa moralizada faz toda a diferença. Este Leixões lembra-me o Rio Ave da 2ª liga de há duas épocas atrás. Com a moral em cima, ganhámos jogos em que nem jogámos muito mas onde fomos muito eficazes. Foi essa a ideia com que fiquei hoje. O Leixões troca bem a bola, ocupa todos os espaços, sai bem para o ataque, mas não fez um jogo em que tenha sido dominador único ou em que tenha evidenciado tamanha superioridade que por si só fizesse a diferença. Foi eficaz, ponto final, ganhou 3 pontos.

O Rio Ave ganhou ao Paços com muita coragem e vontade, mas o Leixões tem moral. Dominámos a segunda parte, claramente, mas depois o nosso débil ataque e o nosso pouco criativo meio-campo não conseguiram fazer com que a bola chegasse ao fundo da rede da baliza leixonense. A equipa quis, mas não tem substância para dar muito mais com adversários destes. Faltam ovos para a omelete e hoje a defender, fomos maus, maus, maus, maus...

Os jogadores
Gostei de R. Matias, mostrou-se confiante a defender e parece que podemos contar com ele. E o golo, claro. Destaco ainda Miguel Lopes por algumas boas iniciativas atacantes.

O treinador
Leva 1. Eusébio tem um estilo definido, não gosta de jogar com extremos puros, a equipa está rotinada para jogar assim. Não aprecio particularmente o estilo, mas não o critico hoje. Vai ser assim durante a época, a crítica tem de ser às opções para e durante o jogo. Eusébio escolheu uma equipa igual à que empatou com o Nacional (Sílvio lesionado foi substituído pelo outro lateral esquerdo do plantel e Livramento, castigado, pelo jogador que na Madeira entrou para o seu lugar na 2ª parte). Não encontro grandes defeitos nas opções, Eusébio tentou. Mas era preciso pontuar, empatar no mínimo e não se conseguiu. A equipa pode descer esta jornada abaixo da linha de água e não sendo no imediato preocupante, é desconfortável.

E para a semana Trofense, o aflito Trofense.

2 comentários:

Anónimo disse...

Perdemos, porra pra merda, isto já começa a roçar o ridiculo, e não venham cá com desculpas que ganhou aos grandes...nós é que parece que nao ganhamos a ninguem.
esta merda revolta...

Nota: JP o resulta infelizmente foi ao contrario pra proxima já sabe.
tn

Moisés Cambola disse...

Quero aproveitar este momento para reflectir, desabafar, dar um grito de revolta.
Os quase 70 anos de história do Rio Ave FC merecem, exigem, OBRIGAM A UMA MUDANÇA DE ATITUDES.
Não, não quero ser favorecido pelos Lucilios Baptistas, pelos Capelas ou pelos Paixões. Quero apenas que respeitem o meu clube, que respeitem o futebol, que respeitem o amor que sinto pelo Rio Ave, que quando errarem que seja para as duas equipas.

Acordei rouco, com azia, com uma dor na alma...nem sei como me fui apaixonar por um jogo que só me faz mal...
Acerca do jogo, lembro-me de aos 2 minutos (!) o Miguel Lopes (a sua 1º falta) ser logo amarelado por uma simples falta no meio campo do Leixões (inofensiva), o internacional Lucilio Baptista é que sabe, da mesma forma que soube assinalar o livre que dá o 1ºgolo do Leixões, falta inexistente...

O Rio Ave entrou a medo, deu 30 minutos de avanço ao Leixões, o Rio Ave fechou-se nos Arcos, o Rio Ave em casa não circulava a bola, não progredia, era o Leixões não era o Feyanoord, não percebo tanta intraquilidade, tanto medo, tanta passividade mister Eusébio, não percebo…

Após uma progressão do Rogério Matias pela esquerda (bom jogo) a entrar na area o Rio Ave cresceu na partida, chegou ao empate, veio para a segunda parte com vontade, com querer, empurrou o Leixões, foi no melhor Rio Ave do jogo que acabamos por sofrer contra a corrente, mais uma vez de bola parada.
O Leixões tem qualidade, mas também tem a estrelinha da sorte, aliada a um Lucilio Baptista que a partir do 2º golo do Leixões começou a marcar faltas atacantes contra o Rio Ave, assim não conseguiamos penetrar na area Leixonense, cortavam sempre o ritmo do jogo…
Lucilio Baptista dos melhores de Portugal, um Juiz Internacional…

Deixo ao novo (!) departamento de comunicação do Rio Ave, esta nota, ninguém falará dos lances que o Rio Ave é prejudicado, a comunicação social não dá cobertura nem ênfase ao Rio Ave enquanto vocês dirigentes não se impuserem, basta observarem quais os jornalistas que fazem cobertura ao Rio Ave Futebol Clube. O jornal o “Jogo” envia regularmente um conhecido poveiro que assina por AVG, André Veloso Gomes, Varzinista, anti-Rioavista, não consegue ser neutral, se em alguma noticia elogia o Rio Ave, na mesma noticia tem certamente uma critica, normalmente dá uma no cravo outra na ferradura… O jornal “Record” envia o também director do jornal “Matosinhos Hoje”o jornalista Leixonense Joaquim Queirós...está tudo dito.
Deixo isso á vossa atenção.

Mister Eusébio, sei que me lê, ou então vão dar-lhe o recado.

Respeito o seu trabalho, a sua dedicação ao Rio Ave, mas já vi clubes com muita dedicação, com muito amor descerem de divisão, gostar só de um clube não chega, é uma questão de mentalidade, ponha a equipa a jogar pelos adeptos, não pelo pontinho, mas sempre pelos 3 pontos. Já não o ouço falar da dinâmica de vitória, pois eu como sócio também não quero uma dinâmica de passividade, não quero um Rio Ave a entrar em campo com medo do adversário, seja ele quem for. QUEM NÃO TEM CORAGEM PARA VESTIR ESSE EMBLEMA, NÃO O PODE BLASFEMAR.

É meu dever e obrigação apoiar todos aqueles que andam com esse santo emblema ao peito, é isso que faço, dou o meu melhor, apoio qualquer que seja o treinador do Rio Ave, seja preto ou branco, portugués ou estrangeiro, use fato de gala ou fato de treino, seja bom ou mau falante. Não censuro a sua opção e estilo de jogo, não o censuro por gostar de jogar sem extremos, não o censuro por gostar do Rio Ave a circular a bola mas sem beleza e profundidade, gosta de futebol mastigado, gosta de futebol sem brilho, goste mas dê-me vitórias, coloque o Rio Ave numa posição tranquila, faça substituições a tempo e horas, não mexa só quando acaba de sofrer golos, já jogou futebol e sabe que mentalmente é difícil para quem entra...entrar já perder.

Vamos lá Rio Ave, o campeonato é uma maratona, ainda é cedo, mas no andar é que se faz caminho.

Se não gosta que o critiquem, cale os criticos com vitórias, cale-os com o sucesso do Rio Ave, dê chapadas de luva branca, nunca desejei levar tantas...

Coragem Mister!
Força Rio Ave!