20.4.24

A culpa: dos outros e a própria

O Rio Ave empatou 1-1 com o Arouca. Claro que ao ver 3 bolas na baliza nas quais foram assinalados foras-de-jogo é natural que isso cause alguma frustração e até desilusão. Aliás, mal acaba o jogo a minha sensação foi essa: merecíamos ganhar. Contudo, a verdade é que nesses lances não há dúvidas: é fora-de-jogo. Podia ser um acaso, mas não é. O Arouca é a 4ª equipa na Europa com mais fora-de-jogo provocados e quando o adversário tem mérito há que reconhecê-lo e aquilo é provavelmente fruto de muito trabalho na organização e subida da linha defensiva no tempo e espaço certos.

Além disso o Arouca fez 4 remates para cada 1 do Rio Ave (19-5) e teve mais bola. É certo que tivemos uma bola ao poste, mas eles também tiveram 3 bolas na cara do guarda-redes e nós uma que nem remate deu (Fábio Ronaldo finta o guarda-redes e deixa-se desarmar pelo defesa - corte limpo).

Depois podemos ir aos erros. É certo que na jogada do golo do Arouca há falta sobre o Aziz e devia ter sido marcada. Não é lance de video árbitro porque recuperamos a bola e deixa de ser o mesmo lance, mas o árbitro que estava em cima errou.O erro é grave? Não me parece. É um erro normal numa falta a meio-campo (outra coisa é a quantidade de erros e aí percebeu-se que o árbitro é fraco, muito fraco, mas neste lance em concreto não é um erro grave). Muito mais grave é o erro do Tanlongo: depois de conquistar a bola quer sair a jogar rodeado de jogadores do Arouca? Quando tinha linha de passe ou em último caso despachava a bola para onde fosse pois teve tempo para isso... O pior é que este jogador perdeu 3 bolas na primeira parte em zona de perigo (2 passes mal feitos e um desarme sofrido) e a reacção do treinador foi bater palmas. Ora bem, se lhe batem palmas e volta para a segunda parte... toca a fazer igual.

Mais tarde, e aí sim, onde o Rio Ave FC se pode queixar do árbitro é no lance sobre o Fábio Ronaldo aos 63m41s em que este é empurrado no ombro e que resvala para a cara, pois o árbitro tinha marcado este tipo de faltas e passado uns minutos, Patrick William tem uma falta semelhante onde até o jogador do Arouca vai para cima do bandeirinha e a falta é assinalada. É penalty e ficou por marcar.

Erros próprios e erros de arbitragem que, apesar de não termos sido a melhor equipa, podem ter-nos tirado 2 pontos, que nos dariam outra tranquilidade para ir a Vizela num jogo em que podemos "matar" de vez um oponente que tem a mesma luta que nós.

Uma palavra para o Patrick William que joga pouco e que ontem foi o melhor em campo. Não perdeu bolas estúpidas como o fizeram Tanlongo e os seus parceiros da defesa, limpou o que tinha a limpar e daquele lado o Arouca não apareceu e ainda apoiou o grego dando solução na linha ofensiva à esquerda.

Se não houvesse um dos 3 lugares da defesa com lugar cativo, seria interessante perceber o que Nóbrega, Josué ou Patrick poderiam fazer nesse lugar do meio. E sim, estou a falar de Aderllan, que de facto a limpar e a ficar na sobra da luta dos colegas com os avançados tem estado bem e melhor que noutros tempos, mas continua a perder bolas que não pode e ontem foi só mais uma. Erros que já nos custaram uma descida e erros que já este ano nos custaram pontos. E mais ninguém tem oportunidade de mostrar o que vale naquele lugar do centro... é estranho.

Desde que Joca voltou e que Teixeira joga ao meio, apesar de não estarmos a jogar por aí além, as coisas melhoraram: a classe é outra.

Fábio Ronaldo apesar de pouco em jogo, no 1 para 1 é o que mais desequilibra. Não tendo o fulgor de outras fases, parecendo até perdido em campo por vezes e achei por vezes estranho a forma como deixava de correr aos lances, o certo é que, com verdade desportiva, teria sofrido o penalty que nos teria dado a vitória e seria disso que hoje estaríamos a falar.