31.12.16

Em grande

O ano de 2016 termina em grande para o Rio Ave FC, futebol profissional.
Nada melhor que terminar o ano que uma vitória.
Agora se a vitória for perante um adversário "considerado o quarto grande", ainda melhor.
E se essa vitória foi em casa desse adversário, então estamos quase a atingir o Olimpo.
Por último se somarmos a rivalidade que surgiu nas últimas épocas, com picardias de ambos os lados, contestação a arbitragens q.b., celeuma em vários lances e com vários protagonistas, não há nada melhor.
Por tudo isto, e não só, tenho de agradecer a Luís Castro e seus comandados, porque nos ofereceram uma boa prenda de fim de ano.

Os próximos dois jogos do Rio Ave para a Liga

Rio Ave - Chaves, domingo, dia 8, às 16h00
Belenenses - Rio Ave, domingo, dia 15, às 20.15 horas

eis a lista dos próximos quatro jogos, em menos de duas semanas:

TdLiga 3/1 - 18h30 - Marítimo- Rio Ave (terça)
16j, 8/1, 16h00: Rio Ave - Chaves (domingo)
TdLiga  11/1 - 20h15-  Rio Ave - Covilhã (terça-feira)
17j, 15/1 - 20h15: Belenenses - Rio Ave (domingo)

Paixão Rioavista 24

É o nosso homem do Mindelo.
Sim, do Mindelo, em Cabo Verde!
Uma paixão que começou aos 12 anos e que o próprio não sabe explicar.
A 3,300 quilómetros, Nilson Fernandes vai acompanhando o que se passa por cá e tem uma página no Facebook chamada Amor ao Clube.
O seu maior sonho; vir a Vila do Conde ver o Rio Ave jogar!

30.12.16

Derrota em futsal

O RAFC perdeu 5-0.
Jogo para ver já a seguir, 00:05H no canal da equipa adversária.

Futsal: repetir março de 2013

23 de março de 2013. O Rio Ave foi ganhar 3-1 ao Sporting em futsal.
Um Rio Ave, nesse jogo, sem Cardinal e Vitor Huigo, que começou com estes cinco Alex, Coelho, Formiga, Israel e Fábio Lima.

Hoje, às 19h em Odivelas, podemos pensar num resultado idêntico?
Muito difícil, não é impossível.
Muito dificil porque o Sporting é hoje uma equipa tão boa ou melhor do que a 2013; e porque o Rio Ave não tem, hoje, as soluções que tinha nessa época. Além do jogo de castigo a Ruben Reis
Dignificar a camisola do Rio Ave sempre!

O melhor jogo do Rio Ave desde Luís Castro?

No final do jogo, Luís Castro fugiu à questão: "Se olharmos pela segurança desmontada com bola, pela pressão alta na saída do Braga, pela forma como a condicionámos, pela forma tranquila que tivemos com bola e de acordo com os dados estatísticos, é uma exibição conseguida da nossa parte. A não ser nos últimos instantes, em que o Braga se atira todo para a frente, não passámos por perigo. Fomos dinâmicos, boa exibição da nossa parte, não sei se é o melhor jogo da nossa parte".

Já o site do Clube não tem dúvidas; "Uma fantástica exibição". E pelos comentários do Rui Rodrigues na Linear também se percebeu que, no global, foi uma exibição de qualidade.
(foto: SC Braga)

Por que é que importa saber se foi ou não o melhor jogo? Apenas porque isso nos pode fazer concluir que o Rio Ave está a melhorar de jogo para jogo, que está a jogar melhor e que podemos esperar uma segunda volta com mais qualidade (já agora, também, o apuramento para as meias finais da Taça da Liga)

29.12.16

Rio Ave derrota Braga por 2-1

Uma vitória que já tardava.
2-1 em Braga.
.
Muitos elogios da linear para Rúben Ribeiro.

Taça da Liga : ao intervalo, Rio Ave vence 2-1 em Braga

Roderick e Heldon marcaram.

Onze para Braga sem surpresas

Kizito, Guedes e Heldon no ataque.
Krovinovic sai do onze (Wakaso, Tarantini e Rúben Ribeiro).
Marcelo regressa.
O 19 é Vitó.

Juniores vencem 2-1

Namora e Rogério voltaram a marcar.

Jaime e/ou Vitó terão logo "o seu momento"?

Luis Castro prometeu que sim. Estaria  a referir-se ao jogo de logo?
Vejamos os avançados: são cinco (Guedes, Jaiminho, Kizito, Heldon e Yazalde). Jaime terá finalmente a oportunidade que merece?
Mais dificil é a vida para Vitó no meio campo... (Tarantini, Krovinovic, Vitó, João Novais, Wakaso, Rúben Ribeiro); quem sai?
Não esquecer que Luis Castro disse que "O primeiro jogo dita muito do futuro das equipas na prova. Uma derrota complica muito o apuramento, o empate deixa tudo em aberto e a vitória abre muito as portas da qualificação. Vamos à procura de abrir bem a porta"

28.12.16

Cássio mais Rei

Já vimos que a jornada 15 trouxe-nos 2 vencedores semanais, Ruben Ribeiro e Tarantini. Foi a segunda vez que tivemos uma dupla a vencer e foi também a segunda vez que tivemos um suplente a vencer.
Tarantini e Ruben Ribeiro numa imagem de outros tempos
No acumulado da pontuação, Tarantini cimentou o 3º lugar e tem Roderick, o 2º, a 6 pontos de distância. Cássio aumentou também a diferença para Roderick, são agora 21 pontos que os separam. Os 11 melhores são os mesmos da jornada anterior. Destaque apenas para a queda de Marcelo de 6º para 10º lugar fruto da ausência por castigo.

Europa mais longe de nós

Após a derrota na jornada 15, o Rio Ave manteve o 6º lugar. O Guimarães venceu o Arouca e tem agora 7 pontos de vantagem sobre nós. 

Na próxima jornada recebemos o Chaves e o Guimarães recebe o Benfica.

Vamos recuperar a diferença da jornada 14 e também empurrar o 7º mais para longe?


E de golos?

De golos temos um balanço neutro. Entrámos na 15ª jornada com mais 2 marcados que sofridos, mas agora vamos com 19 para cada lado.
foto expresso.pt
Gil Dias continua, claro, a ser líder com 3 marcados, seguido de Guedes, Filipe Augusto e Krovinovic que marcaram 2 golos cada. 

Uma derrota 4 jogos mais tarde

E depois de 4 jogos seguidos sempre a somar 3 pontos, a viagem a Lisboa não resultou tão bem. Uma derrota interrompeu o nosso melhor ciclo naquele que foi apenas o 2º jogo da Liga em que não marcámos golos! Mantemos mais de 50% dos pontos em disputa já somados. 

foto sapo.pt

Taça da Liga: convocados para amanhã em Braga

Marcelo regressa, Filipe Augusto por precaução e Gil Dias por opção ficam de fora.

Vitó e Jaiminho também estão entre os eleitos.

11 inovado

A estreia do nosso Capitão trouxe um 11 inicial inédito. Teria de ter sido Monte a fazer parelha com Roderick para pelo menos a defesa não conhecer uma nova combinação. No empate em Braga da jornada 2 foi o jovem Monte a substituir Marcelo. No entanto, o treinador mudou também outras peças. Lionn era baixa certa por lesão, mas até tem sido Pedrinho o defesa direito mais utilizado. 
Marcelo vs Jonas, uma imagem que desta vez não se viu na Luz.
foto maisfutebol.io.pt
Mas da defesa para a frente Luis Castro promoveu duas mudanças em relação ao jogo anterior, ambas por opção sua. Tarantini ficou no banco e Filipe Augusto foi titular e Ruben Ribeiro regressou ao onze por troca com Gil Dias. Tanto o bi-Rei Tarantini como Gil Dias acabariam por entrar ao intervalo.

A estreia do capitão

André Vilas Boas tornou-se no 23º jogador a ser utilizado pelos nossos treinadores esta época. Já tinha estado no banco por 6 ocasiões mas só agora pôde reclamar minutos de utilização.
foto rioavefc.pt

Olhando para o quadro de utilizações dos nossos atletas, vemos que faltam estrear 7 na Liga, sendo que 2 são guarda-redes. Os azarados Leandrinho e Capela e os ex-júniores Tiago André, Vitó e Jaiminho para já também só contam a história dos jogos pelo que vêem da bancada.

O jogo da 15ª jornada não adicionou cartões ao nosso registo disciplinar, pelo que de momento está todo o plantel muito longe de ter de cumprir algum castigo por esse motivo.

27.12.16

Gonçalo (im)Paciência

Aperta-se o cerco; Paciência está cada vez mais próximo.

PS - ficamos com Guedes, Yazalde, Ronan e Paciência (mais Heldon, Gil Dias, Kizito, Cherif e Jaime nas alas)?

O estilo de Luís Castro

O que é já se pode dizer de Luis Castro?
Não é fácil 'tirar a pinta' ao nosso míster.
Em campo, parece ser um treinador conservador, pouco dado ao risco e a mudanças bruscas.
Fora, uma frase resume aquele que parece ser o seu estilo: "Não me deixo perturbar minimamente pelos sucesso nem pelos insucessos, nem fico eufórico nem deprimido, sabemos o que queremos para cada jogo". Com ele os jornalistas têm dificuldade de encontrar os títulos das entrevistas, mas para os adeptos fica a segurança de perceberem que é alguém que sabe e pensa o que diz.

(este texto será atualizado oportunamente; ainda estamos a descobri-lo...)

Silvério e outros exemplos

Em complemento a este texto, gostaria de deixar mais algumas ideias: quem evoluiu mais nestes dois anos, Silvério ou Nelson Monte?
A resposta não é objetiva, mas penso que todos concordam que sem jogar, sem competir, a evolução não será a mesma.
Silvério fez 30 jogos pelo Famalicão a época passada (4 golos) e mais 16 esta época (46 no total).
Monte apenas 3 esta época, a que se acrescentam  os 17 de 2015/16 (20).
Não sei o que pensam os próprios jogadores (e para este caso pouco interessa) porque o objetivo é reforçar a ideia de que jovens atletas, para evoluir, precisam de jogar.
Na Luz, sem Marcelo, Luis Castro chamou Vilas Boas.
Com o regresso de Capela, ficam a ser cinco os centrais (jogam dois, um está no banco e dois na bancada) - faz sentido?
Faz sentido ter um jogador como Cheriff no plantel, emprestado, se não joga?
E como evoluirá Nadjack se não sai da bancada?
Quando chegarmos a meados de janeiro a fase de grupos da Taça da Liga já terá acabado. Continuando em prova, há mais dois jogos, incluindo final. Não faz sentido ter 30 jogadores no plantel,

26.12.16

Sobre os dois últimos jogos dos juniores

Com um jogo a meio da semana, não foi possível manter a estatística atualizada. Aqui fica relativamente aos dois jogos:

Frente à Oliveirense alinharam:
Carlos Alves; João Pedro, Lassana, Ruben Pereira, Nuno Namora; Diogo Teixeira, Leitão (Diogo Almeida 45), Ruben Gonçalves; Manuel Namora (Pauleta 80), Ricardinho e Rogério (Ferreirinha 77).

Marcaram Rogério, Manuel Namora (2), Ricardinho (2) e Lassana (foi a estreia de Lassana e de Rogério, este ao fim de 14 jogos no ataque).

Carlos Alves, João Pedro, Ruben Pereira, Lassana, Nuno Namora; Diogo Teixeira (Gonçalo Torres, 79′), Leitão (Diogo Almeida 58′), Ruben Gonçalves; Namora, Ricardinho e Rogério (Ferreirinha, 73′).
Ou seja, o mesmo onze que jogara no sábado.
(hoje destacamos um dos três jogadores que não falharam qualquer encontro: Ruben Gonçalves [os outros são Manuel Namora e Ricardinho]. Médio ofensivo, Ruben é o segundo melhor marcador da equipa, com 5 golos. Natural de Valongo, onde fez toda a formação, Ruben está em Vila do Conde há três épocas)

Francês compra 60% do Gil Vicente por 6 milhões?

Não tem diretamente a ver connosco mas como os leitores sabem estas coisas das SAD interessam-nos bastante. Para estarmos atentos e percebermos o que se vai passando.
A Bola de hoje diz que um empresário francês, dono do Lille, vai comprar 60% do Gil Vicente por 6 milhões. Isto segue-se à aprovação, recente, da criação da SAD pelos sócios, depois do presidente da equipa ter dito que "Sem SAD só teríamos equipas para a 3.ª Divisão".

CAN:Yazalde não, Kizito sim; e Wakaso? (ATUAL,)

Yazalde não consta da mais recente lista de convocados da Guiné-Bissau para a CAN. Ou recusou o 'convite' guineense ou surgiu outra questão qualquer. Já Kizito parte para estágio após o jogo desta quinta-feira em Braga.
PS - falta conhecer a lista do Gana para saber se Wakaso fica ou vai

25.12.16

Mudar o lugar dos adeptos adversários na bancada nascente

Recentemente falou-se de como seria vantajoso mudar os adeptos adversários para a outra ponta da bancada nascente, uma vez que, onde estão, acompanham e pressionam o juiz de linha (com o Guimarães terá sido o último exemplo).
É bem visto e - admito - nunca tinha pensado nisso.
Mais surpreendido fiquei ao saber que a Direção já pensou no assunto mas que isso implicaria novas casas de banho e algum investimento na adaptação dos espaços.
A pergunta é: quantos pontos teremos perdido com a situação atual? Quanto valeriam esses pontos? Mais ou menos do que os custos da mudança?
Não sei responder.
Mas vale a pena pensar no assunto,

O que janeiro nos vai trazer

Parece evidente, pelo que tem sido dito, que janeiro vai mexer com o plantel do Rio Ave.
Entrará certamente alguém e, inevitavelmente, terá de sair alguém (alguns...)

Algumas notas:
- com excesso de jogadores (o maior plantel da primeira liga?), quem entra terá de ocupar o 'lugar' (em termos de vagas na Liga) de quem sai;
- defesa (três defesas-direitos!) e meio campo têm excesso de contingente;
- vem aí a Taça da Liga, oportunidade para alguns jogadores se poderem mostrar. Mas, afastados da Taça de Portugal, não acredito que a opção seja apenas 'rodar jogadores'. Não me admirava que o Rio Ave assumisse a candidatura ao primeiro lugar do grupo - e isso far-se-á sempre com os melhores;
- Luís Castro ainda tem sido mais conservador do que Capucho na gestão do plantel - ou seja, jogam basicamente os mesmos. O que é que isto significa? Que alguns jogadores dificilmente terão a sua vez.
- Capela está de volta e é 'reforço';
- Nestes anos de ASC raramente se viram rescisões de contrato, pelo que podemos esperar mais a opção dos empréstimos (e não estou apenas a falar dos três jovens da formação, mas também de jogadores como Nadajck ou Monte - este, em particular, é um caso sério: cada época que passa nestas circunstâncias atrasa a sua evolução e desvaloriza-se!; nos próximos dias falarei de outros)

24.12.16

Tiago André ou Rafa?

Dos três emprestados, Heldon é o único que me parece indiscutível.
Hoje queria falar de Rafa.
Tem sido sempre titular e até já fez um ou dois jogos acima da média.
Mas, no geral, é um jogador que não faz a diferença.
Seria muito diferente com Tiago André?
Do que conheço do jogador, penso que tem qualidade e uma grande margem.
Como poderá Tiago André evoluir se não tem oportunidades?


Jogador de Singapura na lista do Rio Ave?

Chama-se Hariss Harun, é centro-campista e a estrela da seleção de Singapura.

(há algum fundo de verdade ou é mais um que usa o nome do Rio Ave para se promover?)

23.12.16

Os três jogos da Taça da Liga - nenhum na televisão (vamos a Braga!)

- Braga - Rio Ave (29 dez. 19.30h)
- Marítimo - Rio Ave (3 jan. 18.30h)
- Rio Ave - Covilhã (11 jan. 20.15h)

Filipe Augusto - apenas susto

Acabei de ler no JN que a saída de Filipe Augusto na quarta-feira, na Luz, se deveu apenas a precaução, face às queixas que sentiu.
Excelentes notícias, sem dúvida.

Três reis... magros!

O prémio, esta jornada, é a dividir por três:
Cássio, Tarantini e Ruben Ribeiro somaram 31 pontos.
Seguem-se Pedrinho (29), Wakaso e Rafa (26).
O titular menos pontuado foi Guedes (21). Apenas Yazalde somou menos (18)

Celis (Benfica) vem emprestado?

É mais um nome...
a Bélgica não é a única opção para Celis. Da Colômbia, curiosamente, surgem informações que colocam o Rio Ave como destino do médio de 23 anos.
(é médio, uma zona em que temos excesso de contingente...; nunca o vi jogar, não sei nada sobre este colombiano de 23 anos)

22.12.16

(Um-a-um frente ao Benfica) Wakaso ao lado de Cássio, Ruben e Tarantini

Cássio: 3 (não foi por ele; fez o que pôde)
Pedrinho: 2 (irregular, sobretudo quando apanhado 'desprevenido' pela rapidez do ataque benfiquista; mas foi o melhor da defesa)
Vilas Boas e Roderick: 2 (estão nos dois golos benfiquistas; dá a ideia de que poderiam ter feito mais e melhor; Vilas Boas não se mostrou neste regresso ao onze)
Rafa; 2 (pouco se viu)
Wakaso: 3 (não brilhou, mas lutou e teve influência positiva; acabou por ser o melhor. Ou pelo menos o mais regular)
Filipe Augusto; 2 (abaixo do que já fez esta época; o 'casamento' com Wakaso parece tê-lo prendido)
Krovinovic; 2 (tentou, é certo, mas pouca coisa saiu bem)
Ruben Ribeiro: 3 (foi dos mais desinspirados na primeira parte, sobretudo nos primeiros minutos em que nada lhe saiu bem, mas o melhor na segunda)
Heldon: 3 (tentou desequilibrar mas apenas o conseguiu uma ou duas vezes)
Guedes: 1 (ao lado; defendeu melhor...)
Tarantini: 3 (entrou bem em jogo, apareceu na defesa e no ataque e esteve perto do golo)
Gil Dias: 2 (alguém terá corrido mais do que ele, da defesa ao ataque, do ataque à defesa? outra coisa completamente diferente é conseguir resultados de tanto esforço)
Yazalde: 1 (pouco tempo em campo)

As críticas de Tarantini ao Benfica no final do jogo. Justas?

Tarantini surpreendeu no final do jogo, dizendo que "era difícil mas fomos atrás. Não diria que o Benfica entrou forte, mas nós não entrámos da forma que queríamos e isso ditou o resultado. Depois disso, o jogo ficou pior porque o Benfica controlou. Ficam preocupados quando as equipas ditas pequenas gerem assim o jogo, mas o Benfica fez isso e não valoriza nada o futebol. Não é este o futebol que queremos apresentar. Queremos futebol mais bonito, com mais golos. Continuamos a trabalhar e há que valorizar o que fizemos hoje depois do 2-0".
É uma posição corajosa, mas serão críticas justas?
Não consigo ter uma opinião definitiva, tenho dúvidas.
É óbvio que o Benfica não 'meteu o autocarro', mas encolheu-se, quando passou a ganhar 1-0. E faz o 2-0 quando o Rio Ave estava por cima. A ganhar 2-0, abrandaram ainda mais. Normal? 
Uma coisa é certa: as palavras de Tarantini têm uma contrapartida, da primeira vez que o Rio Ave fizer a mesma coisa (a ganhar, encolher-se). 

Pontuar a primeira derrota de LC

Derrota na Luz não é desprestigiante, desde que a equipa tenha lutado até à exaustão, tenha utilizado os seus métodos, tenha "pressionado" o adversário, tenha mostrado a sua raça.
A primeira parte não vimos o nosso Rio Ave. Na segunda parte melhoramos substancialmente.
Nota relevante: o Rio Ave fez menos faltas do que o Benfica num jogo disputado na Luz.
Cássio: 3. Sofreu dois golos sem culpa. Esteve sempre atento.
Pedrinho: 3. O melhor na defesa.
Vilas Boas, Roderick e Rafa Soares: 2. Tremideira sempre que o Benfica mudava de velocidade.
Krovinovic, Wakaso, Filipe Augusto e Rúben Ribeiro: 2. Muitas dificuldades em contrariar o meio campo adversário, deixaram-nos jogar com tranquilidade e pouca acutilância atacante. 
Heldon: 2. Não se dá lá muito bem no 4x4x2.
Guedes: 1. Não por sua culpa, mas porque a bola nunca chegou em condições ao atacante.
Tarantini: 4. O regresso do "velho" capitão. Levou a equipa mais para o último terço do campo.
Gil Dias: 2. Não fez grande diferença, num momento em que o Benfica estava mais defensivo.
Yazalde: 1. Tal como Guedes. Se a bola não chega em condições ao ataque, pouco podem fazer. 

Da derrota ontem na Luz

Uma equipa só joga o que a outra deixa jogar?
A ser assim, o Benfica não deixou o Rio Ave jogar nos primeiros 15 minutos e acabámos por perder o jogo,
Mas não poderia o Rio Ave ter entrado de outra forma? Como foi possível estar tão apática frente a um adversário como o Benfica? O Rio Ave nesse quarto de hora perdeu dezenas de bolas, raramente acertou um passe e tremeu na defesa como já não se via - tudo mérito do Benfica?
Depois o Rio Ave equilibrou, teve boas jogadas, mas sem criar perigo. O primeiro lance de golo acontece apenas aos 60 minutos (Ruben Ribeiro).
Foi o Benfica que se encolheu na segunda parte ou foi o Rio Ave que teve o mérito?
Sinceramente não sei.
Cinco jogos depois, ainda tenho dificuldades em caracterizar a nossa equipa.
Os quatro primeiros jogos não foram verdadeiros testes ao que pode e sabe fazer esta equipa, mas ontem também não deu para tirar grandes ilações - aguardemos.
Uma reparo apenas para Luis Castro; Yazalde tinha melhores características para o jogo de ontem, já que tem mais mobilidade, é mais lutador e recuperador do que Guedes - que poucas vezes tocou na bola.




21.12.16

Filipe Augusto saiu por lesão

Esperemos que seja coisa ligeira. E que esteja operacional para o próximo jogo do campeonato.

A primeira derrota de Luís Castro.

O Rio Ave perdeu 2-0 na Luz.
A vitória da melhor equipa, como é evidente, num jogo difícil de analisar. A nossa equipa teve uma entrada em falso,  ficou a perder e nunca mais recuperou. Ainda equilibrou,  sofreu o segundo e o jogo como que acabou nesse momento.
A segunda parte foi novamente equilibrada e o Rio Ave até podia ter marcado mas Ederson não deixou.
Faz pouca diferença mas um golo seria uma diferença mais justa.

Arbitragem tão fraca como os comentários da BTV.

Rio Ave perde 2-0 ao intervalo na Luz

Entrada completamente em falso da nossa equipa que resultou no primeiro e um pouco anedótico golo do
Benfica. O Rio Ave equilibrou e até passou a jogar melhor mas contra a corrente sofreu o 2-0. Natural mas injusto

Rio Ave na Luz em 4-4-2

Na mouche! (parecia logico)
Wakaso, Filipe Augusto, Ruben e Krovinovic.
Pedrinho, Vilas Boas, Roderick e Rafa Soares.
Ataque: Heldon e Guedes
(foto: Facebook Rio Ave)

Juniores perdem 3-0 com o FC Porto

(jogo realizado esta tarde no Olival)

Curiosidade:
Juniores jogam com FC Porto, equipa principal com o Benfica e o futsal com o Sporting na próxima jornada!

Logo é em 4-4-2?

Depois da experiência bem sucedida de Wakaso e Filipe Augusto juntos e ao vivo, porque não juntar também Krovinovic e Ruben Ribeiro e apresentar um Rio Ave em 4-4-2 na Luz (Heldon e Yazalde ou Heldon e Guedes ou até Heldon e Gil Dias na frente)?
O míster alinha????
Ou prefere manter o 4-3-3, sem Ruben Ribeiro e apostando em três homens no ataque?
Ps- Monte ou Vilas Boas no lugar de Marcelo?

20.12.16

Sem Marcelo e Lionn na Luz

Marcelo castigado, Lionn lesionado (é azar!).
Regressa, após muitas semanas de fora, Nadjack que é Eliseu...

Eis os 19:
Guarda-redes: Cássio e Rui Vieira;
Defesas: Eliseu, Nélson Monte, Roderick, Pedrinho, Rafa Soares e Vilas Boas;
Médios: Filipe Augusto, Tarantini, Krovinovic, João Novais, Wakaso e Rúben Ribeiro;
Avançados: Guedes, Kizito, Heldon, Gil Dias e Yazalde.

É (outra vez) croata o rei

Krovi!
Krovi!
Krovinovic, o rei da jornada.
O croata fez 43 pontos, mais dois do que Heldon.
Seguem-se Wakaso, Roderick (36) e Filipe Augusto.
Tarantini foi o titular menos pontuado e o segundo menos pontuado dos 14 utilizados (só Ruben Ribeiro teve menos)

PS - aproveito o pretexto de estar a falar do jogo com o Nacional para referir que a imprensa especializada concorda que há grande penalidade por assinalar a favor do Nacional (falta de Pedrinho). Não tenho opinião (nem vi as imagens), mas registo.

E a frescura física?

O Benfica tem mais quase 24 horas de descanso e preparação do que o Rio Ave.
Fará diferença?
Amanhã à noite veremos.
A verdade é que o Rio Ave jogou no domingo, treinou ontem e parte hoje para Lisboa.
E o que seria estranho era o contrário, o Rio Ave com mais um dia de descanso do que um 'grande',..
(foto: Rio Ave FC)

Luís Castro promete ir em busca do 5º lugar

"Os nossos objetivos são sempre de sermos melhores. E se estamos agora em sexto queremos ir para o quinto lugar e por aí fora. Mas, mesmo querendo isso, podemos cair em lugares mais baixos. Sinto é que há potencial nos jogadores para sermos melhores", diz, numa entrevista ao JN.

Luís Castro também fala na necessidade da equipa B, diz que os jovens terão o seu momento e reconhece que gostaria de ter Gonçalo Paciência na equipa, mas não deixa de reconhecer que "o Gonçalo é um miúdo que quando cheguei ao F. C. Porto era sub-13 e sempre lhe reconheci grandes capacidades. Acho que continua a ser um jogador aquém do que todos esperam dele. Se um dia o tiver como jogador será na tentativa de ele não ficar tão aquém. Se gostava de contar com ele? Claro que gosto de ter sempre os melhores comigo. Mas, neste momento, os jogadores que tenho são os melhores"

Notas aos jogadores do jogo contra o Nacional

Cássio, 3. Muito seguro numa série de defesas que não sendo vistosas não eram fáceis.
Rafa, 2.
Marcelo e Roderick, 3. Exibição quase a papel químico um do outro, bom entendimento, bom desempenho global.
Lionn, 3. A cumprir até à lesão.
Wakaso, 4. Gostei muito. Foi prático, simples, lutador.
Tarantini, 2. Não esteve ao nível daquilo que sabe fazer e que sempre esperamos dele.
Krovinovic, 4. Gosto de o ver, sempre a tentar ser simples e rápido nas decisões que toma. E depois teve aquele golo num momento delicioso de inspiração.
Gil Dias, 2. Teve oportunidade para alguns daqueles seus slaloms gigantes, mas não teve sorte e por vezes inspiração.
Guedes, 2. Regular.
Heldon, 4. É sempre dos jogadores de quem se espera mais no Rio Ave e foi dos nossos melhores.
Filipe Augusto, 3. Traz sempre algo de diferente para melhor. Ontem até teve uma asneira enorme quando quase isolou um adversário, mas no resto trouxe mais vida ao nosso meio-campo.
Pedrinho, 3. Substituiu muito bem Lionn. Terá feito penalty? O árbitro achou que não.
Ruben Ribeiro, 1. É pena que Ruben não seja mais objectivo algumas vezes. Chegou a fazer-me desesperar ao prender a bola em demasia.

19.12.16

Que bom que é pontuar

Quando se ganha é um prazer pontuar a equipa. Ainda por cima quando é a quarta vitória consecutiva.
Num jogo incaraterístico na primeira parte, tivemos um início da segunda parte fulgurante. Dois golos em dois minutos começa a ser imagem de marca do "novo" Rio Ave.
Cássio: 3. Sempre atento e seguro.
Lionn, Marcelo, Roderick e Rafa Soares: 3. Uma desatenção geral que deu golo, mas quase sempre no sítio certo no momento certo.
Wakaso: 3. Lutador, raçudo como só ele sabe.
Tarantini: 2. Pouco inspirado, foi substituído naturalmente ao intervalo.
Krovinovic: 4. Lutou, tentou desequilíbrios, rematou e marcou o segundo golo - um "golaço".
Heldon: 3. Classe e velocidade.
Gil Dias e Guedes: 2. Apagados.
Filipe Augusto: 3. Preciso na marcação de cantos.
Pedrinho: 3. Substitui o lesionado Lionn e não se sentiu qualquer diferença.
Rúben Ribeiro: 2. Não trouxe a chama que erra preciso na parte final do jogo.

(Um-a-um frente ao Nacional): Filipe (+ Krovinovic e Heldon) - magia de Natal

Cássio: 3 (teve três ou quatro intervenções em que segurou)
Lionn: 3 (bem até sair, sobretudo no ataque)
Marcelo: 3 (está a recuperar a confiança)
Roderick: 3 (outro jogador a subir de rendimento. Atreveu-se várias vezes a sair com a bola dominada)
Rafa: 2 (o elemento menos da defesa; um pouco abaixo dos colegas, nas combinações e na capacidade de resolver no último terço da equipa)
Wakaso: 3 (entrou bem. tentou verticalizar várias vezes, nem sempre com o acerto no passe)
Tarantini: 2 (discreto; não surpreendeu ter sido o primeiro a sair)
Krovinovic: 4 (pelo golo excelente, mas também pelo dinamismo que deu à equipa)
Gil Dias: 2 (mais um jogo a tentar, sempre, mas a conseguir quase nunca)
Guedes: 2 (muito bem a defender...)
Heldon: 4 (classe em vários momentos; o único a desequilibrar)
Filipe Augusto: 4 (não podia ter entrado melhor - do canto magistralmente apontado aconteceu golo; e quase repetia a seguir. Ao contrário do que costuma acontecer perdeu algumas bolas em passes mal medidos, mas foi sempre o primeiro a dar o corpo na recuperação dessas bolas. O melhor, mais uma vez)
Pedrinho: 3 (ataca menos do que Lionn, mas garantiu consistência defensiva)
Ruben Ribeiro: 1 (parece ter acusado os minutos que passou no banco; entrou dessintonizado com a equipa, não conseguindo deixar a sua marca; pareceu individualista)

E da vitória de ontem, o que há a dizer?

1) Que a primeira parte voltou a ser cinzenta, com poucas oportunidades;
2) Que Filipe Augusto, no regresso, fez (mais uma vez) a diferença;
3) Que o Rio Ave fez 5 minutos de sonho (parecia o jogo com o Sporting);
4) Que o adversário equilibrou depois e que acabámos um pouco aflitos.
5) Que o Rio Ave fez mais para ganhar o jogo (o Nacional parecia apostar no empate ou na sorte de um contra-ataque) e que por isso a vitória é merecida.

Dito isto, ainda não percebi a opção de Luis Castro por deixar o melhor elemento do plantel no banco*. Aliás, parece-me que ele próprio percebeu o erro e corrigiu ao intervalo. Felizmente as coisas correram bem.
(foto: zerozero)

Quatro vitórias seguidas é obra e tem de ser enaltecido.
Veremos com que espírito o Rio Ave entra em campo na Luz depois de amanhã.

* terá a ver com o facto de haver algum clube interessado em Wakaso e, portanto, com a necessidade dele jogar? Mas nesse caso não será o Braga, que conhece Wakaso de cor e salteado...

Contra o Nacional, positivo e negativo

Postivo:
O golo de Krovinovic! Madre mia!, que coisa mais bonita!

A quarta vitória seguida. Está a ser uma série magnifica de pontos. Luis Castro está em grande.


Negativo:
Lesão de Lionn. O rapaz anda com muito azar.

Equipa desligada após o 2-0. Marcar 2 golos sem deixar o adversário respirar foi muito bom, mas depois não tivemos continuidade e andámos a sofrer sem necessidade.

14j - Nacional: pouco entretenimento, muito contentamento

Alguém ainda se lembra dos jogos seguidos sem ganhar? Bem, eu lembro, mas convivo melhor com as vitórias. Mesmo naqueles jogos em que se jogou mal e o que me fica na memória é só o resultado final. Hoje foi quase assim e só digo quase porque o golo de Krovinovic é tão espantoso que não o vou esquecer. Aconselho a que o vejam, se possível a jogada completa porque vale a pena. E pra ver golos e jogadas assim vale a pena ir aos estádios. Pra ver o que aconteceu até ao intervalo, mais vale fazer outra coisa qualquer.
A minha visão geral sobre o que aconteceu é que a sorte continua do nosso lado. O primeiro golo é um autogolo, o segundo tem um precioso ressalto num defesa que coloca a bola em Krovinovic e defrontamos um adversário fraco, muito inferior a nós e que apesar de ter mostrado alguma vontade após ter feito um golo, não teve qualidade pra mais. Mas, reforço a minha ideia inicial, convivo muito bem com estas vitórias.

Fiquei surpreendido com a escolha da equipa inicial. Não sei qual terá sido a ideia ou as limitações dos jogadores que possam ter condicionado as escolhas do treinador, mas tirar Filipe Augusto da equipa, por exemplo, deixa-me muitos pontos de interrogação. Não consegui ouvir a conferência de imprensa, nem encontrei para já uma explicação do treinador na imprensa escrita. No final das contas, tudo resultou em mais 3 pontos, ninguém irá valorizar muito as mudanças. Ou não.

18.12.16

2-1 ao Nacional.

Primeira parte fraca.  Recomeço inspirado pela entrada de Filipe Augusto. Dois golos em cinco minutos.
Depois a equipa caiu e acabou o jogo um pouco aflita.
Quarta vitória

Surpreendente: Filipe Augusto no banco

Wakaso vai ser titular.  Filipe Augusto no banco. Como se explica???
Mas há mais: krovinovic e Lionn são titulares nos lugares de ruben ribeiro e Pedrinho. Aqui percebe - se é aceita - se.

O mesmo onze daqui a pouco?

É o mais provável.
Eu, contudo, apostaria no regresso de Yazalde para o lugar de Guedes (o menos pontuado em Arouca).
E de Kizito para o de Gil Dias - apenas porque, depois do que aconteceu em Arouca, Kizito deve estar superconfiante e podemos beneficiar disso.
Da mesma forma, eu apostaria em Krovinovic para o lugar de RR.
Estes ou outros, daqui a pouco, rumo à vitória!

PS - há muitos centrais no plantel, mas gostaria de ver o regresso de Capela.

Futsal: da vitória ontem (revolta e reviravolta)

Ao intervalo o Rio Ave perdia 3-2 com o Unidos Pinheirense. A segunda parte foi de reviravolta e de alguma revolta.
Reviravolta porque a nossa equipa quis ganhar o jogo e lutou muito por isso. Só que não foi apenas raça, foi tambem qualidade. Foi o melhor jogo que vi do Rio Ave, sinal de que a equipa está melhor, mais confiante e com novos argumentos para lutar pelo playoff.
Mas revolta também porque por duas vezes a equipa de arbitragem prejudicou - do meu ponto de vista - a nossa equipa; quando Ruben Reis vai para a baliza e sofre falta, o árbitro entende que há simulação e expulsa-o (segundo amarelo); logo a seguir, Cristiano é travado em falta pelo guarda-redes adversário, nada é assinalado, e os UP marcam.
Felizmente, e apesar da revolta, a nossa equipa manteve o sangue-frio e soube beneficiar da precipitação do treinador adversário que, a perder por 1, apostou no 5x4. Marcámos mais três golos assim.
Não há dúvida que Lincoln trouxe segurança defensiva, que Balão também beneficia com isso e que, em geral, toda a equipa esteve bem: Ruben Reis, mais uma vez, o melhor.
Falta uma jornada para a primeira volta terminar. Vamos ao Sporting dia 30.



Há Rio Ave - Nacional por 20 minutos

O Nacional aterrou ontem no Sá Carneiro às 23h40. Tinha de o fazer até à meia noite, caso contrário o jogo seria adiado. Foi por pouco...
Rumo à vitória logo!

17.12.16

Futsal : vitória por 7-4. O árbitro não conseguiu estragar

Grande exibição, cheia de raça.
Arbitragem muito infeliz mas que não chegou para nos prejudicar.

Juniores vencem por 6-0

Resultado histórico frente à Oliverense

Colombo & Zappa - 91


Luís Castro convence JVC


16.12.16

Yazalde na CAN pela Guiné-Bissau?

O presidente da equipa de Vila do Conde considerou que poderão ser necessários reforços e referiu que está «atento ao mercado». «A possível ida do Yazalde à CAN pode obrigar-nos a tal  [14 janeiro a  5 de fevereiro]. Postiga? Será difícil, tem outros planos para o final da sua carreira. Gonçalo Paciência? Em algum nome vão acertar».

Capucho por Luís Castro - a mudança mais acertada

O Maisfutebol foi perceber porque razão os clubes portugueses que já mudaram de treinador o fizeram. E o caso do Rio Ave é o mais evidente: pelo contraste com a época passada e, já agora, pelos nove pontos conseguidos em três jornadas.

Helder Postiga é o desejado para o ataque (ATUAL.)

O JVC desta semana diz que regressa dentro de dias da Índia. Fez 10 jogos (o último dos quais esta semana) , marcou dois golos.

(Postiga ou Gonçalo Paciência? Nem há dúvidas!)
ATUALizado: "Postiga? Será difícil, tem outros planos para o final da sua carreira", disse ontem ASC.

15.12.16

A ironia

Logo na semana após ter sido o titular menos pontuado, Kizito sai do banco para jogar aos 88 minutos e é o jogador com mais pontos. Não me recordo de termos um vencedor semanal com tão pouco tempo de jogo. Foi a primeira vitória semanal do extremo.
foto:rioavefc.pt
Na classificação geral, Kizito mantém-se no 18º lugar. O líder continua a ser Cássio, agora seguido por Roderick que relegou Tarantini para 3ª lugar. Os 3 do pódio são os únicos com mais de 400 pontos acumulados. Wakaso caiu 4 lugares e é agora o 9º.

Classificação estabilizada

A vitória em Arouca não nos permitiu uma aproximação ao Guimarães que ocupa o último lugar europeu, mas deixou a linha de despromoção mais longe. Foi uma afirmação de que estamos de olhos colados em quem está acima de nós na classificação. As equipas imediatamente abaixo do 5 lugar continuam ainda muito próximas entre si. Nós cumprimos com a nossa parte e temos na próxima jornada mais uma hipótese para continuarmos ambiciosos em chegar ainda mais alto.

13 em 13 para 17.

foto: jn.pt
Vitória em Arouca sem golos sofridos e voltámos a ter balanço positivo entre os marcados e sofridos.
Foi a estreia de dois novos nomes na lista de marcadores que Gil Dias ainda lidera. São agora 13 marcadores em 13 jogos num total de 17 golos marcados.
E há várias curiosidades entre os números dos nossos golos marcados:
- foi o primeiro autogolo que nos beneficiou esta época;
- foram os primeiros golos apontados por suplentes (ressalvando a questão do autogolo após cruzamento do Kizito);
- golo de Ronan foi o terceiro conseguido já depois dos 90 minutos, num total de 7 golos nas segundas partes dos nossos jogos;
-num mundo onde os destros têm predominância, é curioso constatar que apenas 4 dos nossos golos surgiram de pé direito. 5 foram obtidos de cabeça e 8 de pé esquerdo.

Uma combinação ganhadora

Luis Castro teve de mudar a equipa que tinha vencido o jogo com Tondela. Yazalde foi baixa forçada, Heldon regressou de lesão e atirou Kizito para o banco e Ruben Ribeiro que cumpriu castigo tirou Krovinovic do 11 inicial. O treinador usou assim o mesmo 11 da sua estreia, o que foi a Setúbal vencer. E voltámos a vencer, mas a verdade é que foi do banco que saltou quem fez a diferença para vencermos o encontro.
foto: dn.pt

Wakaso - "todos me querem, eu quero alguém..."

Agora Braga! [Há sempre Braga nestas coisas...]
Segundo o jornal A Bola, o médio foi o escolhido pela SAD minhota para substituir Mauro, que sofreou uma lesão grave e não joga mais esta temporada.
(foto: Global Imagens/zerozero)

O Rio Ave "nos" quartos da Taça

Silvério será o nosso representante - ontem foi decisivo na vitória do Leixões sobre o Tondela.
(foto: Estela Silva/Lusa/JN)

(por falar em jogadores do Rio Ave ou, no caso, ex-Rio Ave: Trigueira brilhou na baliza do Setúbal e logo, em Guimarães, vai estar, como um dos treinadores do Vilafranquense, Quinzinho - lembram-se da época em que aqui jogou? Vai fazer 20 anos...)

E venham mais 3!

Com a vitória em Arouca completámos nova serie de 3 vitórias seguidas. Se na anterior tínhamos vencido 2 jogos em casa e 1 fora, agora vencemos 2 fora e 1 em casa. 3-3 em vitórias, portanto. Venha agora o Nacional para continuarmos nesta senda de vitórias.
foto: radiolinear.pt
Com mais estes 3 pontos o Rio Ave somou até agora mais de 50% dos pontos em disputa. Foi a segunda vez que vencemos um jogo que estava empatado ao intervalo. E sendo assim, comparando resultados ao intervalo e resultados finais temos um empate em numero de pontos, 20.

O clube dos mil

Cássio e Roderick já tinham mais de mil minutos de jogo e agora juntaram-se a eles mais 4 atletas, Rafa, Marcelo, Pedrinho e Tarantini. Olhando para a tabela de utilização dos nossos atletas salta à vista a queda de Wakaso. O valoroso ganês teve escassa utilização nos últimos 3 jogos ao cumprir um jogo de castigo e ao perder o seu lugar na equipa inicial para Filipe Augusto que voltou à competição em grande forma.
foto: rioavefc.pt
Do jogo de segunda-feira não veio nenhum cartão para o Rio Ave. Por isso continua tudo como dantes no quartel de Abrantes, o que é o mesmo que dizer que Marcelo continua a 1 amarelo de ter de cumprir 1 jogo de castigo.

14.12.16

Juniores: do empate (1-1) em Santa Maria da Feira

Jogaram estes 13:
Carlos Alves; João Pedro, Ruben Pereira, Lassana e Nuno Namora; Diogo Teixeira, Leitão e Ruben Gonçalves; Manuel Namora, Ricardinho (Ferreirinha aos 85) e Rogério (Diogo Almeida aos 69').

Notas:
- Pedro Cunha só fez uma alteração no onze que empatou com o Paços de Ferreira; saiu Tiago Dias do centro da defesa e regressou Ruben Pereira (que viu um amarelo no primeiro minuto!);
- Até nos suplentes as opção foram as mesmas, exceto no caso de Pauleta , que jogou com o Paços. O treinador só fez duas substituições.
- Ferreirinha continua a somar minutos como suplente utilizado (4º jogo consecutivo)
- Manuel Namora marcou aos 25, mas o Feirense empatou aos 37. 11º golo de Namora.
- 7º empate a 1 golo em 16 jornadas.
(hoje destacamos o central de origem francesa  Mamadou Lassana N´Diaye, conhecido como Lassana. 18 anos; seis jogos, cinco deles a titular.)

Kizito alishinda na ni King

Kizito - cinco minutos em jogo e a vitória como melhor da semana!
O ugandês somou 37 pontos, mais 4 do que Marcelo e Ruben Ribeiro.
Seguem-se, com 32, quatro jogadores: Roderick,. Pedrinho, Filipe Augusto e Krovinovic.
O titular menos pontuado foi Guedes, com apenas 25 pontos.

Wakaso no Guimarães?

A notícia é de O Jogo de ontem: Pedro Martins quer outro 'nº 6' e pediu à direção do Vitória para contratar Wakaso já em janeiro.
A notícia merece alguns comentários:
- Wakaso só é jogador livre no final da época; antes o seu passe terá de ser vendido pelo Rio Ave; o Rio Ave só o venderá ao Guimarães, acredito, se não tiver melhor alternativa;
- Quanto pagará o Guimarães por Wakaso? 200, 300 mil? Como o Presidente Campos costuma dizer, o Rio Ave não está em saldos.
- Quererá o jogador sair, muito mais agora que há Filipe Augusto (no pressuposto de que FA fará toda a época em Vila do Conde)? Não é uma questão fácil.
Estará Wakaso interessado em renovar? Não parece...
[com Filipe Augusto, Pedro Moreira e Wakaso, o Rio Ave tem - pelo menos - três jogadores para a mesma posição. E digo pelo menos porque Novais, Tarantini e mesmo André Vilas Boas podem fazer essa posição; Pedro Moreira também está em final de contrato]