31.8.15

Rio Ave empresta Filipe Augusto por uma época ao Braga

É oficial.
O SC Braga anuncia que chegou a acordo com o Rio Ave FC para a cedência, por uma temporada, do jogador Filipe Augusto.
O meu comentário:
Para o jogador, de quem fui grande fã: vai e não voltes!
Para a Direção: gostaria de ouvir uma explicação, mas parece-me óbvio que manda quem pode e, neste caso, manda Jorge Mendes (vê-se bem, por ser um empréstimo)

Filipe Augusto quase a assinar pelo Braga?

Filipe Augusto vai ser reforço do Sporting Braga, apurou o Maisfutebol. O médio brasileiro, 22 anos, está nesta altura a fazer exames médicos para assinar um vínculo de longa duração com os Guerreiros do Minho.

(espero a confirmação para deixar uma opinião)

Pedro Cunha daqui a pouco na Linear

O sensacional início de campeonato da equipa sub19 do Rio Ave é motivo mais do que suficiente para uma entrevista em direto a Pedro Cunha. A partir das 18h na Linear.

A campeã do mundo de pesca... é do Rio Ave!

(vamos lá convidá-la para vir a Vila do Conde ver um jogo!)

Setúbal: notas de um jogo que eu não vi

De facto não vi, nem pude acompanhar em directo o relato do Paulo Vidal. Do que fui lendo e do resumo televisivo que depois pude ver, a equipa que jogou em Setúbal não deixou ficar mal as nossas cores (mesmo sendo as alternativas) e honrou o nosso emblema.

imagem: desporto.sapo.pt


O resultado foi uma espécie de roleta russa e mais uma vez os nossos jogos em Setúbal trouxeram golos e emoção em abundância. Começa a ser tradição. Nessa linha, Yazalde voltou a marcar com a nossa camisola em Setúbal, tal como fizera no jogo que evoquei no fim de semana. Mas não só isso: Vilas Boas marca pela 1ª vez na 1ª Liga e os nossos golos foram apontados por dois jogadores naturais de Vila do Conde.

Sabia-se que o castigo de Monte traria alterações ao onze. Por falta de informação sobre convocados não se sabia da lesão de Tarantini. A equipa não se ressentiu muito e pontuou onde não tinha pontuado no ano passado. Não sendo possível vencer, continuamos a somar pontos. Na próxima jornada esperamos mais 3.

Yazalde: chegar, ver e vencer. É rei!

Suplente nas duas últimas jornadas, Yazalde entrou em Setúbal, a tempo de ser o melhor jogador do Rio Ave!
Seguem-se Vilas Boas (35) e Kayembé (34).
Ukra foi o titular menos pontuado, com apenas 24 pontos (Novais, que fez os últimos minutos, e foi o jogador menos pontuado, dos 14 utilizados, fez 20). 

O universo Rioavista em choque com a "notícia" de Filipe Augusto em Braga

Se ASC quiser  estar sintonizado com os adeptos Rioavistas e tiver capacidade/margem negocial para isso, tem de impedir a ida de Filipe Augusto para Braga.
Espero que seja possível convencer o jogador a ficar.

PS - O Record de hoje diz que Paulo Fonseca prefere Sérgio Oliveira em vez de Filipe Augusto. É embaraçoso...

Os nossos adeptos em Setúbal

Ao lado do Paulo Vidal, em Setúbal, e, portanto, distante, dos nossos adeptos, pude testemunhar o apoio quase incansável  e em grande número.
Já o disse, foram muitas as ocasiões em que os 100 de Vila do Conde se sobrepuseram aos 2 mil de Setúbal, antes, até do golo de Yazalde.
Como diz o Tiago, não há muitos clubes que arrastem uma centena de adeptos a 400 quilómetros de distância e com o jogo na televisão.
PS - não quero ser tinhoso, mas acho que continua a faltar um pouco mais de empenho da equipa junto dos adeptos. No início do jogo, e enquanto o capitão Vilas Boas escolhia o campo, foi preciso Lionn chamar os colegas para virem agradecer aos adeptos. Não custa assim tanto,l caramba!

30.8.15

Jogador a jogador com o Setúbal

Num jogo em que o calor se fez sentir exageradamente, os jogadores foram heróis.
Cássio - 2, duas boas defesas, a ser preponderante e um erro fatal;
Ukra - 2, ainda longe do grande jogador que é e todos conhecemos;
Lionn, Capela, Zeeglar, Bressan, Wakaso, Filipe Augusto, Guedes - 3, lutaram muito, aguentaram o adversário e ainda tiveram forças para o grande final do jogo;
Heldon - 4, esteve nos melhores momentos atacantes do Rio Ave, um perigo a transpor a defesa adversária;
André Vilas Boas - 4, bem a defender e marcou o golo de empate mesmo ao cair do pano à verdadeiro ponta de lança.
Yazalde - 3, veio dar dinâmica ao ataque do Rio Ave, veio trazer a esperança da reviravolta;
Kaiembé - 3, dinâmica no ataque.
Novais - 2, pouco tempo em jogo, integrou-se bem no conjunto.

Afinal o plantel não estava fechado; chega médio criativo

Informa o Rio Ave:
Filip Krovinovic tem 20 anos (celebrou ontem o 20º aniversário), é uma das maiores promessas do futebol croata. É já apontado como um dos jogadores mais valiosos do futebol europeu.
Médio criativo, aos 17 anos jogou pela primeira vez na 1ª Liga croata e desde então é muito cobiçado por vários clubes e referência para a Croácia onde é apontado como um dos valores mais seguros e promissores. Formado no Lokomotiv de Zagreb, passou depois pelo Dinamo, antes de rumar ao NK Zagreb. Internacional sub 21 pela Croácia, Filip Krovinovic, assina por 4 épocas com o Rio Ave FC e promete trazer magia ao campeonato português.
O jogador irá estar nos serviços da selecção sub 21 da Croácia durante a próxima semana, nos compromissos de qualificação para o Europeu da categoria».
«Gosto do estilo de Iniesta e de jogar como ele.»
(foto: Rio Ave FC)

Surpresa?
Sim, se pensarmos que Pedro Martins tinha 'fechado' o plantel.
Mas para quem, como eu, ainda há dias escreveu sobre a falta de um médio criativo, esta pode ser uma boa notícia.
(alguma coisa relacionada com a hipotética saída de Filipe Augusto? Ao nível de empresários, não. Krovinovic é representado por António Araújo, o mesmo que tem em Vila do Conde Lionn e Edimar)

(3j Setúbal) Um-a-um: Yazalde (mais Filipe Augusto e... Zeegelar)

Cássio: 2 (talvez a pior decisão de Cássio, desde que chegou a Vila do Conde, quando comete o penalti da igualdade; fez algumas boas defesas, uma delas 'impossível')
Lionn: 3 (está menos 'atravido' no ataque? A defender foi quase sempre uma barreira intransponível)
Capela: 3 (o melhor jogo de Capela desde que chegou a Vila do Conde; esteve sempre bem
Vilas Boas: 3 (compensou uma outra falha com algumas intervenções arrojadas e o golo do empate)
Zeegelar: 3 (um 'caso' este holandês: a defender mostra algumas dificuldades de posicionamento e recuperação; a atacar foi o melhor elemento do Rio Ave)
Wakaso: 3 (a recuperar a forma, foi o polícia que a equipa precisava; só lhe falta ganhar confiança para ajudar, nos passes, o ataque)
Filipe Augusto: 4 (a quantidades de bolas que recuperou é impressionante; além disso, não tem receio de ir aos lances, não joga sempre para trás no um-para-um e tem um pulmão gigante!)
Bressan: 3 (correu muito mas não esteve 'sempre' em jogo)
Heldon: 2 (inconstante; pés magníficos mas nem sempre a escolher o melhor caminho...)
Guedes: 2 (passou ao lado, mas tentou)
Ukra: 1 (por ser o fã nº1 de Ukra, e esperar dele apenas e sempre o máximo, não posso ignorar que , apesar de algumas tentativas e cruzamentos, passou ao lado; até parecia que estávamos a jogar com menos um)
Kayembé: 3 (agitou, com a sua entrada)
Yazalde: 4 (o melhor em campo; não se limitou a agitar e a tentar; marcou e até podia ter bisado; merece oportunidade a titular);
Novais: 1 (sem tempo para mais)

Filipe Augusto em Braga? O bom e o mau de Jorge Mendes

Não sei o que pensa Filipe Augusto, mas acredito que o tenham convencido de que poderá brilhar mais em Braga. Jorge Mendes, que investiu no jogador e ainda não obteve o retorno devido, também pensará que com a Liga Europa conseguirá  mostrar mais e melhor de Filipe Augusto.
Daí esta notícia que fala na saída do nosso segundo melhor jogador (depois de Marcelo) para Braga.
A confirmar-se é um daqueles casos em que estamos reféns da ligação a Jorge Mendes.
Por muito que o Rio Ave não queira, o jogador e o seu empresário decidirão.
Ninguém no Rio Ave deseja uma coisa destas, mas não podemos fazer nada (o Clube terá 10% do passe do jogador e não 'risca').
Resta pensar que sem Jorge Mendes não tinhamos visto Filipe Augusto com a camisola do Rio Ave FC:

Ainda o empate em Setúbal (substituições, Cássio, adeptos e Ukra)

1) Quantos jogadores do Setúbal seriam titulares no Rio Ave? Suk?
2) Dito isto, que é um termo de comparação que não esgota a avaliação de uma partida de futebol, quero deixar claro que o Rio Ave é melhor, mostrou mais qualidade, melhores opções no banco, mas não fez tudo para merecer a vitória;
(foto Record)
3) É verdade que o calor era muito, mas o Setúbal teve mais garra e compensou as evidentes fragilidades com mais entrega em certos períodos - e a nossa equipa não se pode queixar de falta de apoio (muitas vezes no estádio ouviam-se mais os 100 de Vila do Conde do que os dois  mil de Setúbal!)
4) O momento do jogo foi a entrada de Yazalde (principalmente) e de Kayembé; Houve outra dinâmica, outra entrega e o golo.
5) O penalti cometido por Cássio é incrível pela ingenuidade num guarda-redes tão experiente e tão... bom! Não devia ter ido à bola, sequer, mas depois, aquele penalti, naquele local, nem eu! (antes, Cássio tinha feito duas excelentes defesas, é bom dizê-lo);
6) Por muito que me custe dizê-lo (e custa!), o Rio Ave jogou muitos minutos com 10. Aquele Ukra faz mal ao nosso Ukra!
(parece o mesmo Ukra mas não é...; foto Mais Futebol/Lusa)

PS - Pedro Moreira foi o 19º. Não está a ser fácil este arranque de campeonato, mas ainda há muito tempo para fazer uma grande época!

29.8.15

Quarta vitória dos Juniores

0-2 em Tondela

Rio Ave empata 2-2 em Setúbal. Incrível

Estivemos a ganhar 1-0, ficamos a perder 2-1 mas empatamos aos 90.
Fomos melhores. Perdemos dois pontos.
Incrível como Cássio comete o penalti que dá o 1-1 e incrível como conseguimos empatar.

Empate a zero em Setúbal ao intervalo

Bom jogo.  Equilibrado.
Tivemos boas oportunidades para marcar mas o Setúbal também.

Heldon e Filipe Augusto titulares

Tarantini ausente com queixas numa coxa.
Cássio.
Lionn, Capela, Vilas Boas e Zeegelar.
Wakaso, Filipe Augusto e Bressan.
Heldon, Guedes e Ukra.
Rio Ave de vermelho.

Vamos lá ver se é assim

Cássio,
Lionn, Capela, Vilas Boas e Edimar;
Filipe Augusto, Tarantini e Bressan;
Heldon, Guedes e Yazalde.

Prince na segunda divisão inglesa

Pelos vistos a época de Prince no Rio Ave não impressionou por aí além.
Nem o Alatanta nem outras equipas que o quisessem 'adquirir'.
Vai jogar na segunda divisão inglesa (Bolton), mas novamente por empréstimo do Atalanta.

Só me dão razões para eu não gostar do Braga...

Empresa de vice-presidente do Braga acusada de poluir o Rio Ave

Boas memórias de Setúbal

As duas últimas temporadas não trazem saudades dos resultados dos jogos em Setúbal; foi sempre a perder.

Mas nos últimos 5 anos há dois jogos que recordo de sorriso rasgado: a vitória por 5-3 e aquele renhido 3-3 com Tomás a empatar já depois da hora e o Rio Ave a jogar com menos um. Esse golo estará sempre entre os melhores e mais emocionantes que me recordo! (desse plantel sobram Tarantini e Yazalde que depois de muitas voltas ao mundo voltou a Vila do Conde)


Plantel vai ainda "sofrer um emagrecimento"

Martins admitiu, no entanto, que o plantel vai ainda "sofrer um emagrecimento". "O grupo ainda é extenso e há jogadores de qualidade aqui que precisam de sair para evoluírem e jogarem com regularidade, para regressarem mais fortes"

Eu já nem votava nele, mas...

De qualquer forma é um líder paralamentar...

O líder parlamentar do PSD fez esta noite uma comparação futebolística para demonstrar a "impreparação" política de António Costa para ser líder do PS. Num jantar-conferência da Universidade de Verão (UV) do PSD, Luis Montenegro defendeu que o secretário-geral do PS "faz lembrar aqueles jogadores do meio da tabela, que no Rio Ave ou no Nacional jogam muito bem, mas quando chegam aos grandes não se conseguem impôr". Luís Montenegro admitiu que António Costa pode ter sido "um ministro da Justiça, da Administração Interna e um eurodeputado muito bom", mas não é um bom líder da oposição. E continuando no futebol acrescentou:"Costa é muito bom para a Liga Europa, mas não tem jeito para jogar na Champions".

28.8.15

Pedro Martins assume objetivo europeu!

Vamos lá Pedro!
"Espero daqui um por um ano estar a falar do Rio Ave na Europa",

Será Guedes?

"Tenho o Guedes, o Zé Pedro, Yazalde e Postiga, um deles, tenho a certeza, de que ficará no top 5 dos melhores marcadores",

Sem convocados para Setúbal

O Rio Ave não divulgou lista de convocados para o jogo de amanhã em Setúbal.
Mind games?
Hassan,  como já se esperava,  não será substituído no plantel.

Quem foi o melhor contra o Braga?

Não foi um, foram dois. Hassan e Cássio foram os mais pontuados, 42 pontos para cada um deles. Tarantini foi 3º com 38. Entre os titulares o menos foi pontuado foi Nelson Monte que somou 26, menos que qualquer um dos 3 suplentes utilizados.

Após duas jornadas, Cássio lidera a pontuação acumulada, Guedes é 2º e Tarantini, 3º. Hassan segue para Braga ocupando o 5º lugar com uns respeitáveis 70 pontos.

Rematar mais

O Rio Ave soma quatro pontos mas quer em Belém quer frente ao Braga vimos a equipa fazer jogos de grande entrega mas pouco domínio.
Sinal disso, a equipa tem rematado pouco à baliza e criado poucas oportunidades de golo - apesar dos quatro marcados.
Em dois jogos, a estatística conta 12 remates.
Apenas o Tondela, com 10, tem menos.
A Académica, por exemplo, tem 21. O Benfica 49!
O Moreirense tem 13.
O FC Porto 27.
Só para dar alguns exemplos.
Até agora tem corrido muito bem: quatro golos em 12 remates.
Mas precisamos de chutar mais vezes à baliza.
A começar já este sábado em Setúbal!

27.8.15

Onze anos depois, continuamos órfãos de Ricardo Nascimento

Lia Miguel Sousa Tavares em A Bola desta semana, sobre a falta de um médio criativo nos azuis e brancos, e lembrei-me... de Ricardo Nascimento.
Sim, os anos passam e continuamos órfãos de um médio como Ricardo Nascimento.
Já lá vão 11 anos e foi só uma época (2004/05).
Em onze anos não encontramos ninguém à altura!
É Bressan?
Devo dizer que no início da época passada acreditei que sim - pelo que me 'venderam' e pelo jogo no Estoril. Mas não se confirmou.
Será desta?
Será o misterioso Zé Paulo???
(Pelo que se vê nos veteranos do Rio Ave, aos 41 anos ainda faz a diferença...)

O plantel 2015/16 (com o mercado fechado)

(atualizado a 01/9/2015)

Entradas.

Rafa  Miranda (ataque)
Aníbal Capela (defesa)
Pedrinho (defesa)
Yazalde (ataque)
José Postiga (ataque)
Guedes (ataque)
Zé Pedro (ataque)
Kizito (ataque)
Rui Vieira (baliza)
João Novais (médio)
Pedro Paulo (avançado)
Zé Paulo (médio)
Kayembé (avançado/defesa) [emprestado FC Porto]
Heldon (avançado) [emprestado pelo Sporting]
Edimar (defesa) [emprestado pelo Chievo]
Filip Krovinovic (médio, 4 épocas)
(16)
(Iuri emprestado ao Farense)
(Silvério emprestado ao Fafe)
(Bruno Sousa emprestado à UD Oliveirense)

Saídas.

Certas:
Diego Lopes (Benfica)
Ederson (Benfica)
Prince (emprestado pela Atalanta ao Bolton)
Pap Sow (?)
Júlio Alves (?)
Del Valle (emprestado ao Kasimpasa)
Boateng (Moreirense)
Jony (?)
Tiago Pinto (Osmanlispor)
Jebor (emprestado ao Ponteferradina)
Esmael (Al Ittifaq, Arábia Saudita)
Hassan (Braga)
Filipe Augusto (empréstimo ao Braga)


Continuam
Carlos Alves
Vilas Boas
Monte
Abalo
Roderick
Zeegelar
Cássio
Tarantini
Pedro Moreira
Lionn
Wakaso
Marcelo
Bressan
Luís Gustavo
Ukra
(15)
(16+15=31)

26.8.15

Futsal: Rio Ave esclarece

Esclarece o que se passou e bem.

O Rio Ave acaba de publicar um comunicado oficial em que desmente as informações do comunicado do Póvoa Futsal.
Duas versões muito distintas.
E nada nos faz duvidar da palavra dos nossos dirigentes.
Três jogadores e não nove, que o nosso Clube identifica como sendo caxineiros, que estavam livres.

Diálogos imaginários 92

- AS: Pronto, já tens metade do Hassan!
 - PF: a metade cima ou de baixo?

Hassan - saída já é oficial.

O Rio Ave já confirmou a saída de Hassan (mas, se lerem bem, não vão encontrar qualquer informação sobre o novo clube do jogador...).
Hassan agradeceu aos adeptos o salto na carreira - mas será mesmo um salto? Porque somos fãs de Hassan, desde que o vimos jogar pela primeira vez nos juniores, esperamos que sim, mas temos algumas dúvidas...
(esta é a nova camisola de Hassan; desculpa, mas é uma cor que não te fica bem, Kouka!

O Rio Ave na Direção da Liga

Vai ser mais fácil agora fazer valer os nossos direitos???

Algumas notas estatísticas - 4

Nota positiva para já nos golos: temos 4 marcados e 1 sofrido, marcámos nos 2 jogos e só sofremos no que disputámos em Belém.

Na "mancha" dos golos, vemo-nos sempre a marcar dentro da área enquanto os adversários já nos marcaram um de fora. Curiosidade: 2 golos sofridos de cabeça e dois golos sofridos na sequência de bolas paradas.

Algumas notas estatísticas - 3

Dois jogos, dois resultados diferentes, já estivemos a vencer e a perder, mas no final tem sido sempre a pontuar.

Curiosidade: a tendência ao intervalo foi a mesmo do resultado final.

Algumas notas estatísticas - 2

Em 2 jogos já conhecemos 2 onzes iniciais distintos. Pedro Martins parece ir manter a tendência do ano passado apresentando muitas vezes alterações à equipa inicial em jogos consecutivos.

Para já, foi uma alteração por sua opção, mas na próxima jornada já terá de apresentar um novo onze inicial fruto da expulsão de Monte.

Ukra ainda deve jogar em Setúbal

Enquanto Hassan parece ir apenas até Braga (infelizmente, digo eu que não queria que fosse para lá, mas as coisas são como são...), já Ukra vai até à Turquia, pelo que dizem as duas linhas que A Bola hoje publica sobre o assunto. Não se fala de clube, mas adianta-se que o jogador ainda deve jogar contra o Setúbal.

Confesso que o assunto já me cansa e a resolver-se deve ser também um alívio para o jogador que, apesar de todo o profissionalismo que tem, parece algo afectado psicologicamente pelo arrastar da situação.

Duas jornadas, algumas notas estatísticas - 1

Em duas jornadas ainda não há muito a dizer sobre números, mas já há algumas curiosidades:

- foram convocados 20 jogadores, e jogaram já 16;
- temos 7 totalistas (todos os minutos jogados);
- já tivemos 1 jogador expulso, num total de 4 amarelos e 1 duplo amarelo (na época passada Filipe Augusto viu vermelho directo logo na 1ª jornada, mas com duas jornadas completas tínhamos 2 amarelos e 1 vermelho);
- Bressan que até está de pé quente com 1 golo e 1 assistência foi substituídos nos 2 jogos.

Podem conferir aqui.

Ainda da transferencia de Hassan...

(que, até este momento, não foi confirmada pelos clubes)

Segundo se sabe, Hassan vai assinar por cinco anos, o Braga paga 700 mil euros por metade do passe, ficando a outra metade, dividida em partes iguais, no Rio Ave e em Jorge Mendes.
(o meu comentário: dinheiro é dinheiro e o Rio Ave precisa; gostariamos todos que fosse para outro clube, até pelo valor do atleta, mas está visto que não foi possível; 700 mil euros é pouco, mas o mercado está a fechar... e, realmente, não parece mau negócio; para Jorge Mendes ter 25% do passe é porque terá entrado com algum quando foi preciso pagar os direitos de formação?

25.8.15

Hassan no Braga

Eu não ponho um gosto nisto!
(Informação da TVI 24)

Sobre os juniores do futsal

Após o programa do 12º Jogador da Rádio Linear de hoje foi-nos transmitido que nenhum dos 9 jogadores que representavam o Povoafutsal era oriundo do concelho da Póvoa de Varzim.
(Do mal o menos.)
Na época passada tivemos uma experiência (má) idêntica com o Caxinas Futsal. Os jogadores vieram com o treinador e quando ele saiu, eles sairam também. Esperemos que se acautele esta situação com os juniores que vão passar a representar o Rio Ave.

Brasileiros em Portugal: "'Refugos', veteranos e candidato a craque"

Os destaques são dos brasileiros da revista Lance online. 

Ainda os 9 juniores contratados ao Póvoa Futsal

Não tenho informações internas, mas parece-me óbvio que o Rio Ave foi 'forçado' a contratar uma equipa junior para poder competir no nacional (exigência legal).
Inicialmente ouvi falar em pelo menos um protocolo com uma equipa do concelho, mas pelos vistos alguma coisa obrigou a esta medida extrema.
O que dizer?
Basicamente, é forçoso reconhecer que se fosse connosco também não gostávamos que nos fizessem isso. E que espero que tenhamos agido dentro da legalidade, como é óbvio.
A terminar: que o Rio Ave esclareça o caso, para não passarmos por um bando de malfeitores...

Diga 32...

... os jogadores no plantel, via site do Clube

Diálogos imaginários 91

- Bruno Sousa, Zé Pedro, Luis Gustavo, Abalo, Kizito, Postiga, Ukra, Hassan...
- ... e aqueles tipos do Reis do Ave a chatearem-me...

Filipe Augusto fica - consequências

Pelos vistos Filipe Augusto fica mesmo e isso é uma excelente notícia!!!
(foto:Record)
Mas ao nível da gestão do plantel há consequências:
Wakaso, Pedro Moreira e Luis Gustavo vão ter muito menos oportunidades, para já não falar de Abalo.
Como não acredito que o Rio Ave volte a jogar, pelo menos regularmente, em 4-4-2 (nesse caso, abrir-se-ia mais um lugar no meio campo),  Filipe Augusto, Tarantini e Bressan/Zé Paulo serão as opções de meio campo.
Pedro Moreira faz de '6' e '8', mas Wakaso e Luis Gustavo não (têm feito).
Como se tem visto, emprestar jogadores não é fácil, mas alguma coisa tem de ser feita.
Até João Novais se vai ressentir, mais cedo ou mais tarde.

O relvado...

O Gil escreveu aqui que o relvado está em grande forma.
Isso não impede que seja necessário, pelo menos uma vez por semana, treinar em Fão - mesmo não havendo tão cedo jogo em Vila do Conde (escrevo isto porque, sem ser um observador atento dos outros clubes, não me parece que utilizem dois relvados diferentes para treinar).

24.8.15

O que se espera para mudar?

A propósito deste texto do João Paulo:

Não é preciso uma busca muito apurada para encontrar queixas de treinadores em todos os países a propósito da data de fecho do mercado de transferências e das dificuldades em fechar planteis. De quem é a culpa? Dos clubes? Dos agentes? Dos jogadores? Não seria melhor pedir a quem manda para alterar as regras?  Não querendo tirar valor aos nossos jogadores, o que me parece é que anda meio mundo a ver o que consegue arranjar no mercado e só avança para determinados jogadores se não arranjar melhor. Quem era mesmo desejado foi contratado antes dos inícios dos campeonatos, os demais serão se forem, se não forem é porque não eram assim tão importantes, digo eu. Isto de depender de terceiros para fazer negócios é tramado.

Rio Ave contrata nove juniores do Povoa Futsal!

O que dizer disto?

Uma semana de muitas decisões

A menos que fique tudo para a ultima da hora (segunda é dia 31...), vamos ter certamente várias novidades esta semana.
Para além do trio Ukra, Hassan e Filipe Augusto, há a necessidade de reduzir o plantel com alguns empréstimos - e desde a entrevista de Pedro Martins só saiu Silvério.
Dos 15 reforços que entraram, só jogaram cinco nas duas primeiras jornadas.
Dos 32 jogadores,  só jogaram 16.
Mesmo sem Ukra, Hassan e FA, ficam 29 elementos.
Três notas:
- Não é só dificil vender, emprestar também parece complicado; a equipa B, na próxima época, resolverá certamente esta questão, mas há que avaliar, mais tarde, se não comprámos jogadores a mais;
- Se Filipe Augusto continuar, até me faço sócio outra vez [ok, não é possível estatutariamente, mas é uma forma de falar...  houve quem me contactasse a perguntar se tinha saído de sócio...], mas é para mim incompreensível como é que Jorge Mendes não consegue colocar um jogador com a classe, a qualidade e o potencial de Filipe Augusto.  Será por isso que há mais jogadores a deixar a Gestifute?
- Ukra? O verdadeiro Ukra tem estado ausente; este é apenas o seu fantasma...

Diálogos imaginários 90

- O que eu estava a chamar ao Capela...
- ... era para o Aníbal, e não para si...

Hassan e Cássio: os extremos tocam-se e são reis! (CORR)

Vitória artilhada no Rei do Ave desta semana.
Cássio e Hassan conseguiram 42 pontos, mais três do que terceiro classificado, Lionn.
Seguem-se Tarantini, com 38, e Wakaso, com 37.
Monte (26) e Ukra (28) foram os titulares menos pontuados.

Jogar ao Domingo só em Setembro

Podem dispensar o rádio a pilhas para o picnic do próximo domingo: o Rio Ave joga sábado à tarde em Setúbal, às 16h15. Parece que só em Setembro teremos um domingo futeboleiro.

Pedro Martins e Bressan

No final do jogo com o Braga, perguntaram a Pedro Martins sobre Bressan.
Eis a resposta:
«Veio de um campeonato diferente, já não competia com muita regularidade, teve défice de jogo e está a ganhar tudo isso. Está também a adaptar-se ao futebol português. Há uns que rapidamente se adaptam, outros precisam mais tempo. É o caso dele. Mas sempre soubemos que era um jogador de qualidade. No ano passado entrou muito bem porque a equipa estava num momento de forma fabuloso. Espero que seja consistente e regular toda a época
O que interpreto? Depois da 'desilusão' da época passada, Pedro Martins está à defesa. E espera para ver. Sobretudo enquanto Zé Paulo "não existe"...

23.8.15

Hassan joga em Setúbal, marca e parte?

O Record diz que Hassan ainda joga em Setúbal e que parte a seguir.
Vamos aguardar.
Mas o nosso avançado está em forma.
Só por interferência arbitral não é o melhor marcador do campeonato.

Juniores somam três vitórias

2-0 ao Braga.

Diálogos imaginários 89

- Estás a ver a minha cara?...
- voltas a perder contra 10 e será pior...

22.8.15

Jogador a jogador com o Braga

Num jogo atípico, pouquíssimos remates de ambos os lados, menos de cinco durante os 90 minutos, a vitória assenta bem ao Rio Ave pela alma que demonstrou.
Cássio - 4 (apenas duas defesas, mas com muita qualidade e a garantir a vitória);
Lionn, Capela, Zeeglar, Bressan, Wakaso, Tarantini, Hassan, Guedes, André Vilas Boas, Heldon e Filipe Augusto - 3 (heróis a defender durante os últimos setenta minutos, após vinte minutos de jogo repartido no meio campo);
Monte - 2 (por causa do primeiro amarelo; o segundo é injusto);
Ukra - 2 (longe do jogador das últimas épocas, parecia estar distante). 

Passaporte para 5

Setembro leva-nos 4 atletas às suas selecções nacionais, 3 africanos e o bielorrusso Bressan. Já na próxima semana o jovem Carlos Alves vai estar no estágio dos sub-19 portugueses.

Alma

Quer em Belém quer ontem contra o Braga o Rio Ave demonstrou uma entrega, uma capacidade de luta e uma fé muito grande nas suas capacidades e num resultado positivo.
A sorte que de certa forma faltou em Belém ontem esteve connosco - mas o Braga não foi esmagador, apenas dominador.
Pedro Martins resume bem o espirito da equipa: alma!

Contra o Braga, positivo e negativo: Temos placard e temos relvado

Positivo:
Agradou-me ver de novo o placard electrónico em funcionamento. Agora que já funciona há que dar-lhe o maior e melhor uso possível.
O que também me agrada é o nosso relvado. Está em grande forma!

Negativo:
O lance da expulsão de Monte, um exagero, um erro de julgamento do árbitro.

De 0-2 a 1-0, cinco mudanças

Mudando guarda-redes, 3 defesas e um médio, assim se passou da derrota da época passada, para a vitória de ontem.


(2j Braga) Um-a-um: Cássio, Tarantini e Hassan à frente

Cássio: 4 (está em grande forma e é o guarda-redes que nos vai levar aos lugares de topo)
Lionn: 3 (atacou pouco e a equipa ressente-se disso; alguns problemas na defesa mas entrega total)
Capela: 3 (discreto)
Monte: 3 (vítima de uma expulsão injusta, esteve sempre em jogo)
Zeegelar: 3 (o melhor da defesa; apareceu no ataque e mostrou qualidade)
Wakaso: 2 (parece-me que não está num  bom momento de forma; falta confiança? Não é aquele Wakaso 'exterminador' da época passada, embora tenha tentado estar em todo o lado)
Tarantini: 4 (atacar e a defender, todo o terreno; segurou a equipa quando esta mais precisava; está quase no ponto)
Bressan: 3 (marcou o livre que deu o golo,  correu até cair para o lado mas ainda não é o Bressan que exigimos...)
Ukra: 2 (não foi um bom jogo e as coisas não lhe sairam bem)
Hassan: 4 (marcou e teve mais um ou outro lance muito bom)
(foto: Lusa/Record)
Guedes: 3 (ajudou a equipa, só não fez o que se lhe pede - mas nem sempre isso é possivel, claro...)
Vilas Boas: 3 (teve muito trabalho, mas conseguiu ajudar a equipa)
Heldon: 2 (não entrou bem e não conseguiu mostrar-se, ajudando a equipa)
Filipe Augusto: 3 (transborda qualidade. Jogou poucos minutos, não contribuiu com nenhum lance especialmente importante, mas fez o suficiente para alegrar o meu coração...)

Hassan na Turquia

A confirma-se a notícia de hoje do Record, Hassan é mais um que parte para a Turquia...
(foto: Lusa/Record)
E deixa um milhão nos cofres do Rio Ave???

Contra o Braga, um a um

Cássio: 4. Sempre bem, segurissimo e com uma defesa primorosa com a ponta dos dedos quando parecia que o efeito da bola o tinha traído.
Marvin: 3. A defender parece-me que por vezes se desconcentra, mas a verdade é que foi um adversário muito difícil para os extremos do Braga.
Monte: 3. Esteve muito bem até ser expulso com aquilo que eu considero ter sido excesso de zelo do árbitro.
Capela: 3. Pareceu-me que começou algo nervoso e receoso, mas depois acertou o passo e na hora do maior aperto este bem.
Lionn: 3. Tanto ele como Marvin não tiveram muitas vezes apoio dos médios do seu lado, mas esteve sempre muito concentrado e foi muito difícil de ultrapassar.
Wakaso: 4. Pulmão a sério. Foi dos que obrigou o Braga a ter de usar preferencialmente as alas para atacar.
Tarantini: 3. Apareceu mais no jogo quando ficámos com menos 1.
Bressan: 4. Uma assistência para golo e depois muito kms a correr para compensações defensivas. Na bancada onde me sentei foi contestado várias vezes, mas para mim Bressan foi precioso: esteve em todo o lado, correu que se fartou, recuperou, estorvou, sacrificou-se pelo colectivo. Dele espera-se futebol de maior requinte, mas, como diria Jaime Pacheco, não podendo tocar violino, hoje tocou bombo e tocou bem.
Ukra: 2. Ainda não sabe se fica, ainda não está em forma, mas esteve ligado, apesar de não se ter destacado muito.
Guedes: 2. Não é um jogador que intimide defesas. Não fez a diferença pela velocidade, não criou desequilíbrios, foi ajudando o meio-campo.
Hassan: 4. O que se pode pedir a um avançado que tem pouco jogo para intervir? Que quando tiver uma oportunidade a concretize. Hassan fez isso.
Vilas Boas: 3. Entrou quase sem aquecer e esteve certo regular, sem arriscar, cumprindo perfeitamente a sua função.
Heldon: 1. Ainda teve uma ou outra oportunidade de incomodar a defesa bracarense, mas não conseguiu ser o elemento que se pretendia para lançar perigo em contra-ataque.
Filipe Augusto: 1. Não acrescentou nada de susbstancial, pareceu-me fora de sítio e um pouco descoordenado da equipa por isso mesmo.

21.8.15

2j - Braga - Com muita cabeça e coração

Andamos com azar com as arbitragens? Parece. Mas temos duas coisas preciosas connosco que nos têm feito ultrapassar as dificuldades: cabeça e coração. Ironicamente, o coração de Hassan atrasou a saída do Rio Ave e a cabeça hoje deu-nos 3 pontos.

O jogo não foi um primor, mas foi entretido. O Rio Ave pode não ter feito muito para chegar à vantagem, mas depois foi enorme para conter o adversário. Enquanto foi 11 contra 11 pareceu-me que havia alguma confusão táctica na nossa equipa. Para ser sincero não cheguei a perceber bem se estávamos em 4-4-2 se em 4-3-3. Guedes estava muito móvel, Hassan estava móvel, Bressan corria por todo o lado, Wakaso dava músculo ao nosso jogo enquanto Tarantini parecia um pouco fora de acção. Pouco depois dos 15 minutos iniciais, o Braga tomou conta do nosso jogo e limitava as nossas saídas ofensivas. De facto, não me lembro de um remate nosso à baliza deles. Apesar deste domínio, de Braga não veio nenhum susto sério para a nossa baliza. E depois golo, nosso como convinha. Vira-se o tabuleiro ao contrário, Monte vê 2 amarelos em poucos minutos e havia que ser inteligente. Saem Bressan e Guedes,  entram Heldon e Vilas Boas, reorganiza-se a defesa e Tarantini começa a aparecer a sério. O Rio Ave blinda o centro do terreno, o Braga esforça-se por chegar à área sempre pelas alas, mas depois nunca encontra o caminho para o fundo da nossa baliza. Encontraram a barra e um poste, mas sempre com remates de meia-distância, que de resto não havia como furar a nossa muralha. Havia, ainda assim, o temor que um ressalto enganasse Cássio, que uma queda braguista na nossa área levasse a um penalty. Mas nada disso aconteceu. Vencemos, com muito coração, mas muito mais cabeça.

Ganhamos 1-0 ao Braga

Mesmo com menos um durante os últimos 30 minutos.
Foi um jogo bastante dificil para o Rio Ave, porque o Braga quis mostrar que é candidato aos primeiros lugares e porque jogámos a última meia hora com 10, ja que Monte foi (injustamente) expulso.
A verdade é que o Rio Ave teve sorte, mas pelo que fez na primeira parte não merecia ser derrotado.
Talvez o empate fosse mais justo, mas ter mais tempo de bola e chutar por chutar, que foi o que o Braga fez, não é sinal de bom futebol.
Cássio esteve outra vez muito bem, juntando-se Tarantini e Hassan (estes dois, quer a defender quer a atacar).
O Rio Ave soube sofrer, soube ser solidário e soube aguentar.

1-0 ao intervalo frente ao Braga

Bom jogo do Rio Ave. Vários lances perigosos da nossa equipa. Braga dominado no meio campo.

Sai Yazalde e entra Guedes no onze

Rio Ave regressa ao 4-3-3 com Hassan,  Guedes e Ukra.
Meio campo com Wakaso, Tarantini e Bressan.
Novais passa de titular para a bancada.

Com o Braga

No jogo de abertura da segunda jornada o Rio Ave recebe, hoje, o Braga. O que se espera deste jogo?
Antes de mais uma arbitragem que não tenha qualquer influência no resultado final.
Que não haja lesões.
Depois que o Rio Ave seja superior ao Braga e ganhe.
Que seja uma boa casa, maioritariamente adeptos do Rio Ave.
Por último que não haja violência, verbal ou física.
É esperar de mais?
Não, é o que deve haver em todos os jogos do Rio Ave.

Um desabafo, uma reflexão e uma canção

No ano passado publicámos notícias, o mais completas possíveis, de TODOS os jogos da equipa de juniores, com informações sobre o jogo, os que alinharam e os minutos, algumas fotos, etc. Dos jogos que vi e de outros, muitas vezes com o que saiu na imprensa ou com a ajuda das fichas de jogo, fornecidas pelo Rio Ave Futebol Clube aos jornalistas. Gostaria de continuar a fazê-lo este ano, mas não imaginam como é difícil que o Clube colabore com o envio dessa informação. Para mim é um mistério perceber porquê, mas apenas posso lamentar.
PS - Lembrei-me disto porque faz agora 12 anos que comecei a escrever sobre o Rio Ave, na Internet, E como eram diferentes as coisas em 2003. Desde logo, eram ainda uma minoria os que tinham acesso regular à Internet. Depois, os blogues eram uma novidade absoluta.
Hoje que os blogues estão a ser substituídos pelas redes sociais (Facebook e Twitter, sobretudo), faz sentido continuar?
E vale a pena continuar, mesmo - como se viu acima - havendo coisas que infelizmente nunca mudam (sim, às vezes apetece desistir)?
Bem, para quebrar a rotina, permitam-me responder com uma canção:

20.8.15

Notas sobre a convocatória

1) Filipe Augusto, se é convocado, é para jogar. Se jogar, sai Novais e o Rio Ave volta ao 4-3-3?
2) Hassan continuará titular ou dois golos de Guedes dão-lhe entrada no onze?
3) Ukra a suplente?
4) Heldon não pode ser suplente!!!
5) Capela ou Vilas Boas? A exibição de Capela não foi de molde a 'garantir' a titularidade...
6) Kayembé foi o 19º em Belém; e agora?
Podemos jogar com 13 ou 14????

Era uma vez o Ribeirão...

Há vários anos que os destinos do Rio Ave e do Ribeirão se cruzavam.
Desde 2011 que passou a haver jogadores nossos lá e jogadores deles cá.
De lá vieram Marcelo (e só isso bastava), mas também Ederson, por exemplo.
E ainda nos deram uma ajuda com Hassan e esteve para ser equipa B.
Agora ficou a saber-se que o Ribeirão faliu (900 mil euros de dívidas) e que foi constituído o Ribeirão 1968 para entrar na segunda divisão distrital de Braga.
Para mim, que estou por fora, é difícil compreender que um clube que vendeu tantos jogadores tenha chegado a este ponto.
Ficaram à espera de Peter Lim?





Filipe Augusto convocado

Pedro Moreira sai da convocatória e entra Filipe Augusto.
De resto é a mesma de Belém:
- Guarda-redes: Cássio e Rui Vieira.
- Defesas: Lionn, Pedrinho, Capela, Vilas Boas, Nelson Monte e Kayembé.
- Médios: Tarantini, Bressa, Filipe Augusto, João Novais e Wakaso.
- Avançados: Guedes, Hassan, Ukra, Marvin, Heldon e Yazalde.

19.8.15

Edimar já está. Mas por empréstimo

É o reforço que faltava.
Mas vem por empréstimo do Chievo.

Juniores ganham 2-0 ao Moreirense

Mendes (e Mércio)

Um amigo Rioavista viu o Famalicão-Olhanense deste sábado e ficou impressionado pela exibição de João Mendes - lembram-se dele? - a ponto de nos sugerir um texto.
Mendes é um extremo talentoso, cuja carreira tem somado mais baixos do que altos, e que foi várias vezes emprestado, depois de ter chegado de Braga  na mesma altura em que Tiago Pinto.
Aos 27 anos, poderá lançar definitivamente a sua carreira , a tempo ainda de se afirmar na primeira divisão?

PS - falar do Famalicão é falar do nosso Mércio (2001/02 e 2002/03). Aos 35 anos ainda 'manda' na equipa!

Juniores do Rio Ave com enorme aproveitamento

Uma coisa é certa: os jogadores que terminaram na época passada a formação estão todos a jogar.
Agora é Zé Domingos que foi contratado pelo Trofense (ele que já tinha sido dado no Oliveira do Hospital) e onde vai encontrar André Gomes.
Alguém sabe o que é feito de Diogo Neiva?

Miguel Ribeiro suspenso um mês - o que é isto? Rio Ave "revoltado"

O diretor desportivo do Rio Ave, Miguel Ribeiro, foi suspenso por um mês, após o encontro com o Belenenses (3-3), anunciou hoje o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
«O Rio Ave está revoltado pelo facto de o diretor-geral do clube, Miguel Ribeiro, ter sido punido com um mês de suspensão e 765 euros de multa por alegadas ofensas à reputação do árbitro Manuel Mota no final do encontro do passado sábado, frente ao Belenenses. Fonte do clube garante que será interposto recurso e que o sentimento é de “indignação profunda” entre os vila-condenses.
Isto porque, mesmo sentido que havia sido prejudicado pela anulação do golo de Hassan que teria valido a conquista dos 3 pontos, o Rio Ave optou por não se manifestar contra a atuação do juiz bracarense. “Foi assumida a opção pelo silência apesar de nos sentirmos prejudicados e nem sequer o técnico Pedro Martins se referiu aos lances polémicos apesar de ter sido questionado a esse respeito durante a conferência de imprensa no Restelo”, explicou a Record a mesma fonte do emblema dos Arcos.
Tendo em conta que existem diversas testemunhas que podem atestar o facto de Miguel Ribeiro não ter dirigido qualquer palavra incorreta equipa de arbitragem de Manuel Mota, o Rio Ave refere que este castigo “só pode resultar de um erro”, tendo já seguido instruções para o Departamento Jurídico no sentido de contestar de imediato esta sanção, marcando assim posição em defesa do clube logo no arranque do campeonato para evitar que casos destes se repitam»

(Mas o que é isto???? Já? Um mês? Acho que só há um caminho: levar isto até ao fim!)

18.8.15

"Ukra e Hassan vão mesmo sair"

... garante O Jogo.
Jogam frente ao Braga?

Quem marcou o segundo golo do Rio Ave?

Os jornais desportivos foram unânimes em considerar autogolo de Gonçalo Brandão.
Mas a Liga mantém que o segundo golo do Rio Ave em Belém é de Guedes.
Em que ficamos?

Rio Ave quer renovar com Lionn

Aplaude-se, sem dúvida, a iniciativa da Direção.
Terá alguma coisa a ver com o mercado estar aberto até 31 de agosto?
É que nesta altura não costuma haver renovações.

Rei... Guedes, absoluto! (ATUAL.)

Vitória esmagadora de Guedes na primeira jornada!
44 pontos para o avançado, mais 7 (!) do que Heldon e mais 8 do que Tarantini.
Seguem-se  Cássio e Bressan (ambos com 35) e Monte (34).
Capela, com apenas 24 pontos, foi o jogador menos pontuado.

PS - E assim recomeça o Reis do Ave, para a sexta edição. E com mais um contribuinte: Vitor Carvalho junta os seus aos nossos votos (passam a ser os três do blogue, mais o Paulo Vidal, A Bola, Record, O Jogo, Mais Futebol e Correio da Manhã)

17.8.15

Três coisas (de que vale a pena falar?) sobre o jogo em Belém

1) O sistema tático; se não estou enganado, foi a primeira vez que Pedro Martins apostou num 4-4-2 de início num jogo da Liga. Sou dos que defendo que os sistemas táticos devem servir os vários momentos de uma equipa ao longo de um campeonato, mas é verdade que a equipa denunciou falta de entrosamento e enquanto jogámos com Hassan e Yazalde 'perdidos' no ataque o resultado (justo) era 3-1... Voltará Pedro Martins ao 4-4-2? Não vejo porque não, mas com mais treino [dos jogos de preparação não me lembro de um em 4-4-2, mas não vi o de Barcelos];
2) A utilização de Ukra e Hassan. Na semana em que Pedro Martins disse que achava muito difícil continuar a contar com Ukra e Hassan, um foi titular e outro suplente utilizado. É, parece-me, estranho. Para os jogadores, para o resto do plantel e para o Clube (adeptos...). Ambos estarão com a cabeça fora de Portugal e isso acaba por se ressentir, embora não possa estar em causa o seu profissionalismo. A verdade, por outro lado, é que são jogadores do Rio Ave, recebem ordenado e no caso de Hassan até faz sentido que jogue, para mostrar que está bem. Não é uma situação fácil, em suma;
3) A titularidade de Monte, Numa semana em que apareceu 'emprestado' e depois 'vendável', acaba a titular. O que pensar? Várias coisas, mas fico-me com esta: como defendi, tem valor para jogar e (antecipo desde já) foi o defesa mais pontuado da jornada!

Jogador a jogador frente ao Belenenses

Cássio - 4: duas grandes defesas deram confiança à equipa (e aos adeptos);
Lionn - 2: sentiu dificuldades a defender e atacou pouco;
Capela - 2: acusou a pressão do primeiro jogo oficial com as cores verde e brancas, esteve na grande penalidade (desnecessária) que sofremos;
Monte -  2: Prático, atento, jogou simples;
Zeeglar - 2: atacou bem, mas a defender foi várias ultrapassado;
Wakaso - 2: até sofrer o amarelo lutou e usou o físico, a partir do amarelo resguardou-se;
Tarantini - 3: verdadeira alma do Rio Ave e lembrou que para marcar golo é necessário rematar;
Bressan - 3: pertencia-lhe municiar o ataque, fez-lo e ainda marcou um golo a aproveitar um erro clamoroso do guarda redes adversário;
João Novais - 2: também acusou a pressão do primeiro jogo oficial ao serviço do Rio Ave, começou bem, mas aos poucos foi desaparecendo;
Hassan - 2: a surpresa da equipa inicial. Longe do Hassan da época passada, melhorou quando o Rio Ave deixou de jogar em 4x4x2;
Yazalde - 2: Valente, aguentou os defesas, retinha a bola, faltou-lhe a finalização, o "faro" da baliza adversária e  tentar o golo;
Ukra - 2: pouco interventivo, vendo-se mais na marcação de livres;
Heldon - 4: segundo suplente a entrar e a mexer com o jogo. A partir desse momento o Rio Ave transfigurou-se, para bem melhor, e fez acreditar que era possível a reviravolta no marcador;
Guedes - 4: terceiro suplente a entrar, marcou dois golos (é o que se pede a um avançado), o segundo de belo efeito e um grande golo em qualquer parte do mundo.

16.8.15

(Juniores) O onze inicial frente ao Feirense

Carlos Alves;
Tiago André, Tiago Letras, Filipe e  Virgilio:
Bruno Pacheco, Vitó e Regize;
João Silva, Manel e Marcelo;
(em atualização)

(Canistan Regize é um jovem francês que aparece vindo do clube francês EntenteSSG)


Hassan defende-se (e bem!)

Hassan falou sobre a situação surreal que viveu nos últimos três meses (e que de certa forma continua a viver), causada por essa grande instituição chamada Benfica.
«Eu estou bem. Não tenho nenhum problema de saúde». Na «flash-interview» da «Sport Tv», o jogador egípcio disse não ser a si que cabe responder, mas «às pessoas que trataram isto» para explicar por que falhou a transferência para o Benfica. Hassan fez antes questão de frisar: «Ninguém tem o direito de pôr em causa a minha saúde, a minha vida.»
(foto: maisfutebol)

(Empate em Belém) Um-a-um: Cássio, Heldon e... Guedes

Cássio: 4 (sofreu três golos - podia ter feito melhor no segundo? - mas também um punhado de grandes defesas, sobretudo na primeira parte);
Lionn: 2 (apagado; sem chama; pouco subiu ao ataque)
Capela: 2 (irregular)
Monte: 3 (muito interventivo, esteve quase sempre seguro e resolveu bem algumas situações complicadas);
Zeegelar: 3 (o melhor da defesa; apareceu muito mais no ataque do Lionn; é seu o cruzamento para o primeiro golo do Rio Ave)
Wakaso: 2 (não foi o Wakaso potente de outros jogos)
Tarantini: 3 (tentou liderar o meio campo, fazer as transições e apareceu várias vezes para marcar; mas penso que foi dos que mais se ressentiu com o 4-4-2)
João Novais: 1 (além de um ou outro bom pormenor, passou ao lado)
Bressan: 3 (marcou, fez mais dois remates, mas parece-me que falhou naquilo que seria mais importante: o distribuidor de jogo que a equipa precisa para alimentar o ataque)
Hassan: 2 (muito sozinho, aguentou 90 minutos e só nao marcou o golo da vitória porque Mota anulou)
Yazalde: 2 (na pré-época fez jogos muito melhores!)
Ukra: 2 (foi o primeiro suplente a entrar, mas quase não se viu)
Heldon: 4 (classe!)
Guedes: 4 (dois golos em 20 minutos)

Ainda o empate em Belém (Heldon e Guedes, os bons amigos...)

Em complemento ao que foi escrito no final do jogo, deixo mais estas ideias:
- O Rio Ave até esteve a ganhar, mas o golo resultou da única oportunidade e... da da oferta de Ventura,
- Um Rio Ave apático, lento, sem ligação entre setores, parecendo claramente que o 4-4-2 foi uma má opção (os atacantes andaram sempre 'aos papeis'...; no meio campo faltava clarividência);
- A perder 3-1, Pedro Martins fez entrar Heldon, Guedes e Ukra e o Rio Ave passou em pouco  minutos para um 4-2-4. Beneficiando também de alguma quebra física (anímica?) do adversário, o Rio Ave veio para a frente, com Heldon aos comandos e Guedes apareceu em dois lances de golo (no primeiro pode ter sido autogolo, mas a Liga atribui o lance ao avançado do Rio Ave, e isso é que conta).
- Heldon foi decisivo e mostrou classe.
- A vitória seria um resultado injusto, mas só não apareceu porque Manuel  Mota anulou um golo limpo a Hassan, depois de Heldon ter mandado ao poste (tudo isto nos últimos segundos).
- Em conclusão: podia ter sido uma entrada em falso, mas tudo acabou 'em bem'; Pedro Martins tem muito trabalho pela frente. Concordo com Pedro Martins: "Foi um ponto conquistado com coragem, determinação e querer".
PS - este é o lance do primeiro golo do Belenenses, dois jogadores aparecem isolados frente a Cássio, depois de um livre. Como é possível? Nem no campeonato de aldeias...

15.8.15

Juniores ganham 1-0 ao Feirense

3-3 em Belém; Heldon e Guedes decisivos

Há um Rio Ave antes e depois da entrada, na parte final, de Heldon e de Guedes.
O Rio Ave, antes, estava apático, lento, sem criatividade e soluções, com muitas dificuldades na ligação inter-sectores.
O Rio Ave perdia por 3-1.
Depois, a classe de Heldon fez a diferença e Guedes ajudou.
Empate a 3-3, que premeia os últimos 15 minutos do jogo.
No último minuto Heldon mandou ao poste e o bandeirinha anulou um golo limpo a Hassan!
Resultado justo

(em atualização)

1-1 ao intervalo em Belém.

Jogo fraco do Rio Ave.
Marcou na única oportunidade de golo depois de uma falha do guarda redes adversário.

Surpresa em Belém

Monte a titular ao lado de Capela.
Zeegelar na esquerda
4-4-2 com Wakaso, Tarantini, Novais e Bressan.
Hassan e Yazalde

Começa hoje o campeonato de juniores

"Uma equipa nova", diz Pedro Cunha, construída a partir dos sub18 da época passada.
Sobre o plantel, podem ver aqui.
(Oscar, Filipe Almeida, Tiago André, Virgilio,Bruno Pacheco, Vitó, André Sena, Pedro Matos e Manuel Lopes, pelo menos, continuam da equipa do ano passado)

A estreia é frente ao Feirense, pelas 17h.

Monte a caminho de Itália???

Diz o Record: "havendo uma proposta concreta, e continuando paradas as vendas de Ukra e Hassan, a saída é um cenário a ter em conta".
E diz também que poderá ser titular logo.

O que pensar?

14.8.15

"Algumas fraquezas no plantel" (???)

A Bola diz hoje que Pedro Martins "convive ainda com algumas fraquezas no plantel e outras incertezas - Ukra e Hassan que prosseguem em Vila do Conde".

Quais fraquezas, pergunto?
Será consequência ainda da entrevista do míster ao Record?
Está a deixar construir-se uma ideia negativa da equipa?

Pedro Martins esclarece algumas dúvidas

Como se previa, Pedro Martins aproveitou a conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Belenenses para esclarecer algumas questões:

- Objetivos: «O Rio Ave vai ter novamente um papel importante no futebol português, queremos ficar nos oito primeiros lugares do campeonato e tentar chegar à final da Taça de Portugal ou da Taça da Liga.»
- Plantel fechado: «No que diz respeito a entradas, o grupo está fechada, mas sobre as saídas não posso pronunciar-me, o mercado é que vai ditar»; "o plantel ainda vai ter de 'emagrecer', ora com vendas ora com cedências de jogadores mais jovens a outros clubes";
- Lacunas no plantel: «Estou muito satisfeito com o plantel que tenho, é aquilo que pretendemos». 
- Ukra e Hassan: «O Ukra e o Hassan vão a jogo frente ao Belenenses»;
- durante a pré-época, houve "algumas dificuldades na constituição do plantel", mas assegurou que, de momento, "está reunido um grupo de trabalho de qualidade". "Em termos de entradas estou satisfeito, nas saídas não posso controlar";

(1j Belenenses) Ukra e Hassan convocados; Rafa e 15zito não.

Pedro Martins leva 19 a Belém:
Guarda-redes: Cássio e Rui Vieira;
Defesas: Lionn, Pedrinho, Capela, Vilas Boas, Nélson Monte e Kayembe;
Médios: Tarantini, Bressan, Pedro Moreira, Novais, Wakaso;
Avançados: Guedes, Hassan, Ukra, Marvin, Heldon e Yazalde.

Notas:
- Ukra e Hassan são surpresa, já que não fizeram os últimos jogos...
- Nem Pedro Paulo nem Zé Paulo;
- mas sobretudo, falta Rafa;
- Kizito também não (tal como Bruno Sousa ou Zé Pedro)
- Marcelo, Postiga e Roderick ainda recuperam

Estará Heldon operacional?

AO que se sabe, o jogador treinou nas últimas semanas na Academia de Alvalade mas isso não significa que esteja em forma.
Partindo do pressuposto de que não aguentará 90 minutos, não será titular.
Eis o meu onze para amanhã:
Notas:
- Edimar não foi apresentado; 
- Wakaso ou Pedro Moreira?
- Zé Paulo ainda não é alternativa a Bressan;
- Se Yazalde ficar na área, Pedro Paulo poderá ser extremo? E 15zito?

Silvério: Famalicão e não Fafe?

O Fafe anunciou a semana passada Silvério como seu jogador.
Agora o Famalicão diz o mesmo.
O jogador também o confirmou no seu FB.
Passou-se certamente alguma coisa...
(o Famalicão está na II Liga, o que valoriza mais o jogador, mas na época passada não foi opção para Daniel Ramos; será agora?)

13.8.15

"É evidente que faltam chegar reforços". É???

«A equipa de Vila do Conde encara o arranque da Liga com muitas interrogações. O «onze» perdeu elementos como Ederson, Prince, Tiago Pinto e Dell Valle, e o futuro de Filipe Augusto, Ukra ou Hassan permanece em dúvida. Pedro Martins recebeu Aníbal Capela, Pedrinho, Kayembe ou Heldon, mas é evidente que faltam chegar reforços ao Estádio dos Arcos, para fazer mais uma época tranquila. Os resultados da pré-época também foram medianos, o que só serviu para alimentar as dúvidas com o Rio Ave inicia a participação na Liga 2015/16».

É assim tão evidente?
A verdade é que, contando já com Edimar, não deve chegar mais ninguém.

Tarantini vai ultrapassar Niquinha?

O zerozero lembra - e bem - que Tarantini pode, ainda esta época, passar a ser o jogador do Rio Ave com mais jogos na I Liga. O médio tem atualmente 176 jogos, o recordista na equipa (Niquinha) tem 198. Ou seja, precisa de fazer 23 jogos.

(Que interessante coincidência, já que se trata de dois jogadores com características muito semelhantes, e não apenas pelo lugar no terreno de jogo; são dois jogadores que não sabem jogar mal, dois lutadores, dois pêndulos dos respectivos planteis, dois líderes, duas figuras do Clube. Curiosidade final: jogaram juntos em 2008/2009)

Época 2015/2016

Aproxima-se o início de mais uma nova época do Rio Ave.
É natural que os sócios e adeptos façam previsões do que esperam para o seu clube. Previsões essas baseadas nas saídas e entradas, seja das equipas técnicas, seja de jogadores.
No caso do Rio Ave é, ainda muito difícil fazer-se qualquer previsão, já que a dois dias do início do campeonato ainda não se tem a certeza de quem vai fazer parte definitivamente do plantel.
Há jogadores que estão a treinar e que irão sair. Há a possibilidade de ainda entrarem jogadores e da cedência de outros.
Sabemos que o "mercado" fecha a 31 de agosto, pelo que é natural que a base do plantel sofra alterações.
Mas o que espero desta época?
Bons resultados, se possível com boas exibições, estando na luta pelos oito primeiros lugares. Difícil? Certamente que sim, mas a estabilidade que o Rio Ave fornece, seja por parte da Direção/Gerência, seja pelos sócios, torna a tarefa mais fácil.
E não há nada melhor que começar a época a ganhar. A vitamina "V" (vitória) é o mais importante factor de motivação dos jogadores.

Ainda a saída de Nelson Monte

Continuo a fazer a ressalva do eventual equívoco por parte do jornal, mas como tenho o JVC como bem informado, aqui ficam mais uma notas (insisto: gostaria de ver esta notícia 'desmentida'):
1) Nelson Monte teve poucas oportunidades na época passada mas, sempre que foi chamado, cumpriu (lembram-se da tragédia de Braga?);
2) Já na época passada Monte mereceu mais oportunidades e aqui dissemo-lo (incompreensível como se dá a titularidade a Pap Sow e não a Monte, por exemplo);
3) Esta teria de ser uma época de consolidação para o jogador: teria de se afirmar como primeira opção na sua/nossa, entre Marcelo, Vilas Boas e Capela. Só assim pode ganhar a experiência e maturidade que lhe faltam.
4) O treinador, pelos vistos, não entende assim.
5) Pedro Martins preferirá fazer sair o jogador, emprestando-o, para jogar mais. Tem ou não valor para jogar o Rio Ave?
6) Por muitas razões, incluindo esta, nunca serei presidente do Rio Ave. Mas se fosse, obrigava o treinador a apostar no jogador.
7) Aquilo que o JVC diz sobre o aproveitamento da formação não pode ser ignorado: quantos jogadores realmente aproveitamos? Para que serve andar nos nacionais se depois os nossos bons jogadores vão para o Fafe?
Fico por aqui.
A confirmar-se, mais uma vez, esta (eventual) saída de Monte é um (primeiro) prego na minha consideração profissional pelo míster!
PS - e a saída de Abalo? Fez a pré-época a lateral esquerdo, sacrificou-se pela equipa e não vai ter oportunidades. Há muitos jogadores para o seu lugar? Eu preferia Abalo a Luis Gustavo, por exemplo.

Monte vai ser emprestado (crítica forte do JVC ao aproveitamento dos jovens)

Do JVC desta semana:
(Quero acreditar que o JVC se enganou e que, nomeadamente, Monte vai continuar; a ser verdade, infelizmente, subscrevo o que diz o jornal. Não consigo compreender como é que não se aposta em Monte, depois do que aconteceu na época passada. Voltarei ao assunto mais tarde, que ainda estou em 'estado de choque'...)

12.8.15

Há seis candidatos à Europa e o Rio Ave é um deles

Como são diferentes hoje as coisas!
Começa o campeonato e o Rio Ave é logo colocado como equipa candidata à Europa!

A lacunas do plantel

Acredito que o plantel está fechado - embora três ou quatro jovens possam sair até final de agosto.
É com estes que vamos, é com estes que partimos para mais um campeonato.
Como disse várias vezes, um guarda-redes e um ponta de lança (dos que marcam 15 golos por época) são as minhas lacunas gritantes do plantel.
Mas não volto a falar do assunto.
Força equipa, vamos a eles!


Plantel com 30 jogadores (sem Ukra, Hassan e Filipe Augusto)

(Marcelo e Postiga não estão a treinar [ATUALIZO: Postiga começou ontem a treinar)
Quantos vão ficar?
Quantos vão ser emprestados?

«Heldon é o grande reforço do Rio Ave»

«Foi o Pedro Martins que me trouxe para aqui. É por ele que vim e, claro, também por mim, porque estou a precisar. Trabalhámos três anos e meio juntos, temos uma boa relação e foi isso que mais balanceou nesta escolha, porque também tinha outros projetos, até de outros países. O Pedro convenceu-me a vir aqui.»

10 anos de quotas de sócios

O texto do Vítor Carvalho sobre as receitas previstas com os sócios abriu alguma discussão (tão saudável quanto rara no nosso Clube).
E o que fiz foi procurar nos meus arquivos os valores em causa na última década.
Nalguns casos a informação está incompleta porque os valores ainda não se conhecem (as contas de 2014/15 não estão fechadas, por exemplo), noutros apenas encontrei as contas fechadas (o mais importante) mas não as previstas.
Mas acho que se percebem duas coisas:
- as receitas subiram bastante desde os mandatos do presidente Paulo de Carvalho;
- as receitas têm vindo a cair desde 2010/11;
Agora falta saber se há mais sócios ou não.

Receitas com quotas dos sócios (fonte: relatórios de contas e orçamentos aprovados): 
Época
Previstas
Realizadas
2015/16
180000
?
2014/15
170000
?
2013/14
200000
190473
2012/13
300000
187756
2011/12
300000
200020
2010/11
?
242693
2009/10
?
223133
2008/09 (ASC)
?
179035
2007/08 (Paulo Carvalho)
?
100011
2006/07 (Paulo Carvalho)
?
116913
2005/06 (Paulo Carvalho)
?
140649