17.11.14

Não nos precipitemos

Ontem era possível fazer melhor? É sempre possível fazer melhor. Houve jogadores que desaproveitaram a oportunidade para fazer melhor? Talvez. Mas a meu ver têm atenuantes. Se não vejamos:
- O Rio Ave apresentou o 17º onze inicial diferente em 22 jogos:
- a defesa de ontem nunca tinha jogado junta;
- o meio-campo e o ataque jogaram juntos pela segunda vez. Estes 6 jogadores jogaram todos a titulares com a mesma disposição táctica há 6 jogos atrás, a 19 de Outubro no jogo da Taça com o Coimbrões.

Acho que o grande problema é que a equipa não tinha rotinas. Com rotinas vem a confiança e vem também alguma segurança de movimentos e consequentemente algum arrojo. Os jogadores não se conhecem? Sim, conhecem, mas não jogam suficientes vezes juntos em competição para se sentirem confortáveis. Mas nem jogam juntos em competição muitas vezes, nem separados. Outro dado: da equipa inicial de ontem Cássio tem 1650 minutos, Prince 1403 e depois disso todos tinham menos de metade dos 1920 minutos de jogo já disputados esta época. 6 jogadores tinham menos de 10 presenças, 3 tinham menos de 5. Abaixo dos 70 minutos de utilização média tínhamos 7 jogadores.

Podemos julga-los antes quando forem integrados, um por sector, em onzes iniciais mais rotinados? Eu acho que sim, que era isso o que devíamos fazer.